José
de Matos-Cruz | 16 Junho 2020 | Edição Kafre | Ano XVI – Semanal –
Fundado em 2004
PRONTUÁRiO
CARICATURAS
Alargando
o território da aventura a todo o mundo, a banda desenhada europeia
amplia também as expectativas de entretenimento, para suscitar um
apelo que escapa à realidade e às vivências do quotidiano, entre
os desafios de uma história nostálgica ou de um futuro virtual.
Assim propõe a saga de Woker
(1997)
-
cujo primeiro lance desvenda O
Segredo da Tanzânia.
Cumprindo à risca a propensão heróica para os leitores dos sete
aos setenta e sete anos, e com bem-humorada cumplicidade artística,
de homenagem a André Franquin, os autores Achdé (Hervé Darmenton)
& Roger Widenlocher estilizam uma caricatura da nossa civilização
sofisticada, mas decadente, com um fascínio exótico, exorbitante,
pela mais primitiva e libertária exploração galáctica! Nos
misteriosos desafios da Cultura Pazteca, os fanáticos dos
quadradinhos, que são também potenciais cinéfilos, referenciarão
outros imaginários alternativos, do virar da esquina até ao nível
planetário. Quanto ao destino profético que inspira Woker, em busca
dos pais, mais novidades soaram com Os
7 Trovões de Sonautone…
IMAG.249-350-402-448-558
CALENDÁRiO
20OUT2018-10FEV2019
- Em Guimarães, Centro Internacional das Artes José de Guimarães
apresenta Constelação
Cutileiro - exposição de
escultura, desenho e fotografia de João Cutileiro, sendo curadores
Nuno Faria e Filipa Oliveira.
IMAG.68-532-563-577-579-594-630-737
27OUT2018-13JAN2019
- No Porto, Culturgest apresenta Fatamorgana
- instalação / vídeo de
Salomé Lamas, sendo curador Delfim Sardo. IMAG.491-663-751
1946-28OUT2018
- José António Salgado Sarmento de Matos, aliás José Sarmento de
Matos: Olisipógrafo e historiador de arte, autor de A
Invenção de Lisboa (2008) -
«Lisboa é uma cidade ondulante. Convida à deambulação».
01NOV2018
- NOS Audiovisuais estreia Raiva
(2018) de Sérgio Tréfaut; sobre Seara
de Vento de Manuel da
Fonseca, com Hugo Bentes e Leonor Silveira.
IMAG.3-91-158-204-354-362-533-564-682
1945-03NOV2018
- Maria Adelaide Fernandes Guinot Moreno, aliás Maria Guinot:
Cantora, letrista e compositora portuguesa, autora e intérprete de
Silêncio e Tanta Gente -
«E troco a minha vida por um dia de ilusão».
1932-07NOV2018
- Francis Lai: Músico e pianista francês, distinguido com o Oscar à
Banda Sonora por Love Story /
História de Amor (1969 -
Arthur Hiller) - «Um grande compositor de Nice» (Christian
Estrosi). IMAG.294
08NOV2018
- NOS Audiovisuais estreia Carga
(2017) de Bruno Gascon; com Ana Cristina Oliveira e Michalina
Olszanska.
09NOV-29DEZ2018
- Em Odivelas, Centro Cultural Malaposta apresenta Respira
Por Ti - exposição de
pintura de Teresa Antunes.
10NOV-09DEZ2018
- No Centro Cultural de Cascais, Fundação D. Luís I apresenta, no
ciclo OitoXOito, Múltiplo
de Nadia Susana.
10NOV2018-06JAN2019
- No Centro Cultural de Cascais, Fundação D. Luís I apresenta
Substância do Tempo
- exposição de fotografia, instalação e vídeo de Rosa Nunes.
O
tema inesgotável,
no
seu triângulo de ouro
se
resume a experiência
Deus
reside no homem.
Robert
Bréchon
MEMÓRiA
1889-17JUN1960
- Pierre Reverdy: Poeta francês ligado ao surrealismo e ao cubismo -
«O orgulho leva a dizer não, e a fraqueza sim. A franqueza, ambas
as coisas, mas sem paixão». IMAG.722
1922-18JUN2010
- José de Sousa Saramago, aliás José Saramago: Escritor e
jornalista português, Prémio Nobel da Literatura (1998) - «Há uma
pergunta que me parece dever ser formulada e para a qual não creio
que haja resposta: que motivo teria Deus para fazer o universo? Só
para que num planeta pequeníssimo de uma galáxia pudesse ter
nascido um animal determinado, que iria ter um processo evolutivo que
chegou a isto?».
IMAG.38-75-155-158-196-198-224-241-245-252-263-268-311-331-385-394-412-475-521-539-553-564-585-655-664-666-672
1914-19JUN1980
- Joseph Gillain, aliás Jijé: Artista belga de banda desenhada,
argumentista e ilustrador, autor de Jerry
Spring, distinguido com o
Grand Prix de la Ville de Angoulême (1977). IMAG.531
1952-22JUN2010
- Christian Desbois: Editor e galerista francês, sob o signo dos
quadradinhos, promotor de François Schuiten e Jacques de Loustal -
«Interessa-me o imaginário da banda desenhada - mas nunca digo bd,
pois esta sigla acabou por ter uma conotação pejorativa» (Livres
Hebdo - 2007). IMAG.312-400
22JUN1940-2016
- Abbas Kiarostami: Poeta, fotógrafo e cineasta iraniano,
argumentista, produtor e realizador de O
Sabor da Cereja (1997) - «Um
filme é, em grande medida, uma voz comum e universal, que não
podemos limitar a uma cultura em concreto. Mas, para ser universal,
tem que enraizar-se na sua própria cultura». IMAG.287-629
ANUÁRiO
1920-2012
- Robert Bréchon: Poeta e ensaísta francês, tradutor de Fernando
Pessoa, amigo de António Ramos Rosa: «Dois poetas que se conhecem e
se lêem há mais de quatro décadas, para além de cada um deles ter
sido, ao longo desses anos, um entusiasta mediador da poesia (e da
literatura em geral) da língua do outro» (Ana Paula Coutinho Mendes
- 2004). IMAG.498
VISTORiA
Uma
vaca se perdeu nos campos com a sua cria de leite, e se viu rodeada
de lobos durante doze dias e doze noites, e foi obrigada a
defender-se e a defender o filho, uma longuíssima batalha, a agonia
de viver no limiar da morte, um círculo de dentes, de goelas
abertas, as arremetidas bruscas, as cornadas que não podiam falhar,
de ter de lutar por si mesma e por um animalzinho que ainda não se
podia valer, e também aqueles momentos em que o vitelo procurava as
tetas da mãe, e sugava lentamente, enquanto os lobos se aproximavam,
de espinhaço raso e orelhas aguçadas. Subhro respirou fundo e
prosseguiu, ao fim dos doze dias a vaca foi encontrada e salva, mais
o vitelo, e foram levados em triunfo para a aldeia, porém o conto
não vai acabar aqui, continuou por mais dois dias, ao fim dos quais,
porque se tinha tornado brava, porque aprendera a defender-se, porque
ninguém podia já dominá-la ou sequer aproximar-se dela, a vaca foi
morta, mataram-na, não os lobos que em doze dias vencera, mas os
mesmos homens que a haviam salvo, talvez o próprio dono, incapaz de
compreender que, tendo aprendido a lutar, aquele antes conformado e
pacífico animal não poderia parar nunca mais… O primeiro a falar
foi o soldado que sabia muito de lobos, a tua história é bonita,
disse…, a vaca não poderia resistir a um ataque concertado de três
ou quatro lobos, já não digo doze dias, mas uma única hora, Então,
na história da vaca lutadora é tudo mentira, Não, mentira são só
os exageros, os arrebiques de linguagem, as meias verdades que querem
passar por verdades inteiras, Que crês tu então que se passou…
Creio que a vaca realmente se perdeu, que foi atacada por um lobo,
que lutou com ele e o obrigou a fugir talvez mal ferido, e depois se
deixou ficar por ali pastando e dando de mamar ao vitelo, até ser
encontrada, E não pode ter sucedido que viesse outro lobo, Sim, mas
isso já seria muito imaginar, para justificar a medalha ao valor e
ao mérito um lobo já é bastante. A assistência aplaudiu pensando
que, bem vistas as coisas, a vaca merecia a verdade tanto quanto a
medalha.
José
Saramago
-
A Viagem do Elefante
(2008 - excerto)
BREVIÁRiO
Assírio
& Alvim edita Sobre a Arte
Literária de Fernando Pessoa
(1888-1935); organização de Fernando Cabral Martins e Richard
Zenith.
IMAG.26-28-64-82-130-131-157-182-187-196-207-211-236-264-323-326-330-333-343-347-376-382-384-385-395-399-403-404-417-426-433-450-460-467-491-507-509-524-540-551-556-561-576-593-596-604-605-612-613-617-622-632-638-640-645-662-663-687-691-712-716-733-743-756
Asa
edita Watchers
- álbum em quadradinhos com argumento e ilustração de Luís Louro.
IMAG.4-11-187-430-493-551-584-685
EXTRAORDINÁRiO
OS
HUMANIMAIS - Folhetim Aperiódico
À
TRIPA SOLTA, A COBRA É MOLE
- 1
4
de Agosto de 1880
Renegando
as suas origens naturais, Esther Barreno, dita a Xarolas, estava
mesmo convencida de que os rústicos eram, todos eles, uma cáfila de
débeis mentais. Outrora, o fero pai
que vivia na Serra da Estrela como lavrador, e possuía um belo
rebanho de gado
deixara-se dormir enquanto as ovelhas iam pastando. Então,
entrou-lhe pela boca uma cobra que não pôde ser tirada, e o fez
morrer asfixiado no meio das mais cruéis agonias.
– Continua
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