PRONTUÁRiO
AFEIÇÕES
Em
1989, o veterano Herbert Ross (1927-2001) realizou Flores
de Aço
/ Steel
Magnolias,
transpondo um argumento de Robert Harling, baseado em peça teatral
de que também é autor, com grande sucesso na Broadway. As
principais personagens são mulheres, e elas protagonizam o desafio
de uma afirmação solidária - para além das tensões, das
angústias, dos egoísmos ou das diferenças pessoais. Assim, quatro
amigas partilham as emoções, assumem os percalços,
restabelecendo-se dos desencantos, exorcizando os seus fantasmas. É
do passado que conservam essa peculiar cumplicidade - numa pequena
cidade do Luisiana, Natchitoches, onde Harling se inspirou na
corajosa experiência materna - apesar dos distintos rumos, quanto às
respectivas existências: uma como mãe e doméstica; outra irascível
e solitária, mas rica; a terceira casada com o ex-presidente da
câmara; a última proprietária dum salão de beleza - onde todas se
costumam encontrar. Tal núcleo virtual reconstitui-se com duas
jovens: uma recém-chegada, aceite como empregada naquele
estabelecimento; e a filha da primeira, que opta pelo matrimónio e
ter crianças, apesar de doença à qual pode sucumbir. Um dilema na
vertigem da afeição e da morte, transfigurada por seis actrizes
extraordinárias: Shirley MacLaine, Olympia Dukakis, Sally Field,
Julia Roberts, Daryl Hannah e Dolly Parton.
CALENDÁRiO
17OUT1948-13MAI2018
- Margaret Ruth Kidder, aliás Margot Kidder: Actriz canadiana
naturalizada americana, intérprete de Lois Lane na saga fílmica de
Superman
(1978-1987) - «Na tela, era mágica. Como pessoa, foi a mulher mais
simpática, divertida e carinhosa que conheci» (Mark Hamill).
17MAI-01SET2018
- Em Lisboa, Galeria Zé dos Bois apresenta A
Invenção do Sim e do Não -
exposição de pintura de Jorge Queiroz, sendo curador Natxo Checa.
IMAG.351-603-621-666-715
18MAI-17JUN2018
- Museu das Artes de Sintra / Mu.Sa apresenta A
Paisagem - Imagem de Sintra -
exposição de pintura, desenho e gravura (meados do Século XVIII /
finais do Século XIX).
24MAI2018
- NOS Audiovisuais estreia O
Labirinto da Saudade (2018)
de Miguel Gonçalves Mendes; sobre a obra epónima / com a
participação de Eduardo Lourenço.
IMAG.17-123-175-189-331-419-475-498
VISTORiA
Retrato
Eu
não tinha este rosto de hoje,
assim calmo, assim triste, assim magro,
nem estes olhos tão vazios, nem o lábio amargo.
Eu não tinha estas mãos sem força,
tão paradas e frias e mortas;
eu não tinha este coração que nem se mostra.
Eu não dei por esta mudança,
tão simples, tão certa, tão fácil:
Em que espelho ficou perdida a minha face?
assim calmo, assim triste, assim magro,
nem estes olhos tão vazios, nem o lábio amargo.
Eu não tinha estas mãos sem força,
tão paradas e frias e mortas;
eu não tinha este coração que nem se mostra.
Eu não dei por esta mudança,
tão simples, tão certa, tão fácil:
Em que espelho ficou perdida a minha face?
Cecília
Meireles
EPISTOLÁRiO
El-Rei
D. Manuel II ao Primeiro Ministro
Meu
caro Teixeira de Sousa
Forçado
pelas circunstâncias vejo-me obrigado a embarcar no yatch
real Amelia.
Sou português e sê-lo-ei sempre. Tenho a convicção de ter sempre
cumprido o meu dever de Rei em todas as circunstâncias e de ter
posto o meu coração e a minha vida ao serviço do meu Pais. Espero
que ele, convicto dos meus direitos e da minha dedicação, o saberá
reconhecer! Viva Portugal! Dê a esta carta a publicidade que puder.
Sempre mº afectuosamente
Manuel
R.
-
yatch
real Amelia
- 5 de Outubro de 1910
Grace
Kelly
Ela
entregou-se com empenho às artes, à cultura e ao envolvimento
social, particularmente através da sua atenção às crianças, aos
incapacitados e aos idosos.
Rainier
III do Mónaco
MEMÓRiA
1528-08NOV1599
- Francisco Guerrero: Compositor espanhol da Renascença -
«Considerava que a música polifónica devia estar muito presente
nas cerimónias religiosas, e assim o mostrou ao Papa Pio V, na
dedicatória de um dos seus livros de música. Além disso, era de
opinião que a música sacra devia contar com poucos ornamentos e ser
mais austera, para assim honrar a Deus» (Mercedes Cebrián Coello).
IMAG.389-677
09NOV1929-2016
- Imre Kertész: Escritor húngaro, sobrevivente do Holocausto,
distinguido com o Prémio Nobel da Literatura em 2002 (por «uma
escrita que suporta a experiência frágil do individual contra a
bárbara arbitrariedade da História»). IMAG.613
1901-09NOV1969
- Cecília Benevides de Carvalho Meireles, aliás Cecília Meireles:
Poetisa e pintora brasileira - «Há pessoas que nos falam e nem as
escutamos, há pessoas que nos ferem e nem cicatrizes deixam, mas há
pessoas que simplesmente aparecem em nossas vidas e nos marcam para
sempre».
1907-09NOV1969
- Carlos Augusto da Silva Ramos, aliás Carlos Ramos: Músico
português, fadista e guitarrista - «Genuíno e típico alfacinha a
todo o pano, com agradabilíssimo pendor romântico, foi um dos
intérpretes de Fado mais benquistos perante o genérico auditório
português. Possuidor de uma voz harmoniosa e quente, que dominava
como queria, sob postura tranquilamente modesta e discreta, conseguiu
lançar-se numa carreira artística a tempo integral, no decurso da
qual protagonizou grandes êxitos, sobretudo no início da década de
sessenta, divulgado através da rádio com frequente apreço»
(António Torre da Guia). IMAG.150-249
10NOV1759-1805
- Johann Christoph Friedrich von Schiller, aliás Friedrich Schiller:
Poeta e filósofo alemão - «Queres conhecer-te a ti mesmo, olha
como agem os outros: / Queres compreender os outros, olha em teu
próprio coração… / O que rejeitares do momento, / Eternidade
nenhuma o restituirá!». IMAG.71-252-513
12NOV1929-1982
- Grace Patricia Kelly, aliás Grace Kelly: Actriz americana de
cinema, princesa do Mónaco - «A emancipação da mulher fê-la
perder o seu mistério». IMAG.47-250-381-386-495
15NOV1889-1932
- Manuel Maria Filipe Carlos Amélio Luís Miguel Rafael Gabriel
Gonzaga Xavier Francisco de Assis Eugénio de Bragança Orléans
Saboia e Saxe-Coburgo Gotha, aliás El-Rei D. Manuel II, o Patriota:
«Um Homem
que viveu intimamente, em perfeita lealdade consigo mesmo, o
juramento que prestara ao País de o servir como Monarca
Constitucional e na melancolia do exílio, em vez de deixar mirrar a
alma na estreiteza corrosiva do ressentimento e da desforra»
(Joaquim de Carvalho).
IMAG.42-250-293-429-591
COMENTÁRiO
Grace
Kelly
François
Truffaut: …Não
tenho a certeza de que o seu gosto coincida com o da maioria das
pessoas. Parece-me que o público masculino gosta das mulheres
chamativas,
e isso poderia confirmar-se pelo facto de algumas delas atingirem o
estatuto de estrelas, embora intervenham quase sempre em filmes
medíocres - como Jane Russell, Marilyn Monroe, Sophia Loren,
Brigitte Bardot. Creio que a grande maioria do público aprecia o
sexo explícito ou, como o senhor diz, «o sexo estampado no rosto».
Alfred
Hitchcock: É possível, mas você
mesmo concorda comigo, que elas só têm feito filmes maus. E porquê?
Porque, com elas, não pode haver surpresa nem, portanto, cenas
impecáveis; com elas, não há a descoberta do sexo. Tome em atenção
o princípio de Ladrão de
Casaca / To Catch a Thief (1955).
Fotografei Grace Kelly impassível, e a posição mais frequente que
escolho é a de perfil, com um ar clássico, muito esbelta e glacial.
Mas, enquanto caminha pelos corredores do hotel, e Cary Grant a
acompanha até à porta do quarto, o que faz ela? Sem rodeios, mete
os seus lábios entre os do homem.
François
Truffaut: Isso
é verdade, mas aí esperava-se tudo, menos uma tal reacção. No
entanto, em meu entender, a sua teoria do sexo um pouco frígido é
algo que o senhor consegue impor, independentemente da inclinação
natural do público, a quem apetece ir logo ver as tais mulheres
fáceis.
Alfred
Hitchcock: Talvez tenha razão,
mas não se esqueça de que, quando um filme meu acaba, sente-se que
os espectadores estão satisfeitos.
François
Truffaut: Eu
não me esqueço, mas atrevo-me a propor uma hipótese: não acha que
esse aspecto dos seus filmes agrada mais ao público feminino do que
ao masculino?
Alfred
Hitchcock: É possível, mas
responder-lhe-ei que, num casal, é a mulher quem escolhe o filme que
vão ver; e direi mais, é ela quem decide, no fim, se era bom ou
mau. As mulheres podem suportar a vulgaridade na tela, desde que não
a protagonizem pessoas do seu próprio sexo. O meu trabalho com Grace
Kelly consistiu em proporcionar-lhe, de Chamada
Para a Morte / Dial M For Murder (1954)
a Ladrão de Casaca,
papéis cada vez mais interessantes, de um filme para o outro. Em
Ladrão de Casaca,
que era sobretudo uma comédia nostálgica, eu sabia que não podia
optar por um final completamente feliz. Por isso rodei aquela cena
que decorre numa árvore, quando Grace Kelly segura Cary Grant por
uma manga. Cary Grant deixa-se convencer, casará com Grace Kelly,
mas a sogra irá viver com eles. Deste modo, será um epílogo quase
trágico.
François
Truffaut
-
O Cinema de Alfred Hitchcock
BREVIÁRiO
Universal
edita, sob chancela Parlophone, Sgt.
Pepper’s Lonely Hearts Club Band (Anniversary Edition) por
The Beatles.
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