quarta-feira, agosto 15, 2018

IMAGINÁRiO #730

José de Matos-Cruz | 08 Novembro 2019 | Edição Kafre | Ano XVI – Semanal – Fundado em 2004

PRONTUÁRiO

AFEIÇÕES
Em 1989, o veterano Herbert Ross (1927-2001) realizou Flores de Aço / Steel Magnolias, transpondo um argumento de Robert Harling, baseado em peça teatral de que também é autor, com grande sucesso na Broadway. As principais personagens são mulheres, e elas protagonizam o desafio de uma afirmação solidária - para além das tensões, das angústias, dos egoísmos ou das diferenças pessoais. Assim, quatro amigas partilham as emoções, assumem os percalços, restabelecendo-se dos desencantos, exorcizando os seus fantasmas. É do passado que conservam essa peculiar cumplicidade - numa pequena cidade do Luisiana, Natchitoches, onde Harling se inspirou na corajosa experiência materna - apesar dos distintos rumos, quanto às respectivas existências: uma como mãe e doméstica; outra irascível e solitária, mas rica; a terceira casada com o ex-presidente da câmara; a última proprietária dum salão de beleza - onde todas se costumam encontrar. Tal núcleo virtual reconstitui-se com duas jovens: uma recém-chegada, aceite como empregada naquele estabelecimento; e a filha da primeira, que opta pelo matrimónio e ter crianças, apesar de doença à qual pode sucumbir. Um dilema na vertigem da afeição e da morte, transfigurada por seis actrizes extraordinárias: Shirley MacLaine, Olympia Dukakis, Sally Field, Julia Roberts, Daryl Hannah e Dolly Parton.

CALENDÁRiO

17OUT1948-13MAI2018 - Margaret Ruth Kidder, aliás Margot Kidder: Actriz canadiana naturalizada americana, intérprete de Lois Lane na saga fílmica de Superman (1978-1987) - «Na tela, era mágica. Como pessoa, foi a mulher mais simpática, divertida e carinhosa que conheci» (Mark Hamill).

17MAI-01SET2018 - Em Lisboa, Galeria Zé dos Bois apresenta A Invenção do Sim e do Não - exposição de pintura de Jorge Queiroz, sendo curador Natxo Checa. IMAG.351-603-621-666-715

18MAI-17JUN2018 - Museu das Artes de Sintra / Mu.Sa apresenta A Paisagem - Imagem de Sintra - exposição de pintura, desenho e gravura (meados do Século XVIII / finais do Século XIX).

24MAI2018 - NOS Audiovisuais estreia O Labirinto da Saudade (2018) de Miguel Gonçalves Mendes; sobre a obra epónima / com a participação de Eduardo Lourenço. IMAG.17-123-175-189-331-419-475-498

VISTORiA

Retrato

Eu não tinha este rosto de hoje,
assim calmo, assim triste, assim magro,
nem estes olhos tão vazios, nem o lábio amargo.
Eu não tinha estas mãos sem força,
tão paradas e frias e mortas;
eu não tinha este coração que nem se mostra.
Eu não dei por esta mudança,
tão simples, tão certa, tão fácil:
Em que espelho ficou perdida a minha face?
Cecília Meireles
EPISTOLÁRiO

El-Rei D. Manuel II ao Primeiro Ministro

Meu caro Teixeira de Sousa
Forçado pelas circunstâncias vejo-me obrigado a embarcar no yatch real Amelia. Sou português e sê-lo-ei sempre. Tenho a convicção de ter sempre cumprido o meu dever de Rei em todas as circunstâncias e de ter posto o meu coração e a minha vida ao serviço do meu Pais. Espero que ele, convicto dos meus direitos e da minha dedicação, o saberá reconhecer! Viva Portugal! Dê a esta carta a publicidade que puder. Sempre mº afectuosamente
Manuel R.
- yatch real Amelia - 5 de Outubro de 1910
PARLATÓRiO

Grace Kelly

Ela entregou-se com empenho às artes, à cultura e ao envolvimento social, particularmente através da sua atenção às crianças, aos incapacitados e aos idosos.
Rainier III do Mónaco


MEMÓRiA

1528-08NOV1599 - Francisco Guerrero: Compositor espanhol da Renascença - «Considerava que a música polifónica devia estar muito presente nas cerimónias religiosas, e assim o mostrou ao Papa Pio V, na dedicatória de um dos seus livros de música. Além disso, era de opinião que a música sacra devia contar com poucos ornamentos e ser mais austera, para assim honrar a Deus» (Mercedes Cebrián Coello). IMAG.389-677

09NOV1929-2016 - Imre Kertész: Escritor húngaro, sobrevivente do Holocausto, distinguido com o Prémio Nobel da Literatura em 2002 (por «uma escrita que suporta a experiência frágil do individual contra a bárbara arbitrariedade da História»). IMAG.613

1901-09NOV1969 - Cecília Benevides de Carvalho Meireles, aliás Cecília Meireles: Poetisa e pintora brasileira - «Há pessoas que nos falam e nem as escutamos, há pessoas que nos ferem e nem cicatrizes deixam, mas há pessoas que simplesmente aparecem em nossas vidas e nos marcam para sempre».

1907-09NOV1969 - Carlos Augusto da Silva Ramos, aliás Carlos Ramos: Músico português, fadista e guitarrista - «Genuíno e típico alfacinha a todo o pano, com agradabilíssimo pendor romântico, foi um dos intérpretes de Fado mais benquistos perante o genérico auditório português. Possuidor de uma voz harmoniosa e quente, que dominava como queria, sob postura tranquilamente modesta e discreta, conseguiu lançar-se numa carreira artística a tempo integral, no decurso da qual protagonizou grandes êxitos, sobretudo no início da década de sessenta, divulgado através da rádio com frequente apreço» (António Torre da Guia). IMAG.150-249

10NOV1759-1805 - Johann Christoph Friedrich von Schiller, aliás Friedrich Schiller: Poeta e filósofo alemão - «Queres conhecer-te a ti mesmo, olha como agem os outros: / Queres compreender os outros, olha em teu próprio coração… / O que rejeitares do momento, / Eternidade nenhuma o restituirá!». IMAG.71-252-513

12NOV1929-1982 - Grace Patricia Kelly, aliás Grace Kelly: Actriz americana de cinema, princesa do Mónaco - «A emancipação da mulher fê-la perder o seu mistério». IMAG.47-250-381-386-495

15NOV1889-1932 - Manuel Maria Filipe Carlos Amélio Luís Miguel Rafael Gabriel Gonzaga Xavier Francisco de Assis Eugénio de Bragança Orléans Saboia e Saxe-Coburgo Gotha, aliás El-Rei D. Manuel II, o Patriota: «Um Homem que viveu intimamente, em perfeita lealdade consigo mesmo, o juramento que prestara ao País de o servir como Monarca Constitucional e na melancolia do exílio, em vez de deixar mirrar a alma na estreiteza corrosiva do ressentimento e da desforra» (Joaquim de Carvalho).  
IMAG.42-250-293-429-591

COMENTÁRiO

Grace Kelly
François Truffaut: …Não tenho a certeza de que o seu gosto coincida com o da maioria das pessoas. Parece-me que o público masculino gosta das mulheres chamativas, e isso poderia confirmar-se pelo facto de algumas delas atingirem o estatuto de estrelas, embora intervenham quase sempre em filmes medíocres - como Jane Russell, Marilyn Monroe, Sophia Loren, Brigitte Bardot. Creio que a grande maioria do público aprecia o sexo explícito ou, como o senhor diz, «o sexo estampado no rosto».
Alfred Hitchcock: É possível, mas você mesmo concorda comigo, que elas só têm feito filmes maus. E porquê? Porque, com elas, não pode haver surpresa nem, portanto, cenas impecáveis; com elas, não há a descoberta do sexo. Tome em atenção o princípio de Ladrão de Casaca / To Catch a Thief (1955). Fotografei Grace Kelly impassível, e a posição mais frequente que escolho é a de perfil, com um ar clássico, muito esbelta e glacial. Mas, enquanto caminha pelos corredores do hotel, e Cary Grant a acompanha até à porta do quarto, o que faz ela? Sem rodeios, mete os seus lábios entre os do homem.
François Truffaut: Isso é verdade, mas aí esperava-se tudo, menos uma tal reacção. No entanto, em meu entender, a sua teoria do sexo um pouco frígido é algo que o senhor consegue impor, independentemente da inclinação natural do público, a quem apetece ir logo ver as tais mulheres fáceis.
Alfred Hitchcock: Talvez tenha razão, mas não se esqueça de que, quando um filme meu acaba, sente-se que os espectadores estão satisfeitos.
François Truffaut: Eu não me esqueço, mas atrevo-me a propor uma hipótese: não acha que esse aspecto dos seus filmes agrada mais ao público feminino do que ao masculino?
Alfred Hitchcock: É possível, mas responder-lhe-ei que, num casal, é a mulher quem escolhe o filme que vão ver; e direi mais, é ela quem decide, no fim, se era bom ou mau. As mulheres podem suportar a vulgaridade na tela, desde que não a protagonizem pessoas do seu próprio sexo. O meu trabalho com Grace Kelly consistiu em proporcionar-lhe, de Chamada Para a Morte / Dial M For Murder (1954) a Ladrão de Casaca, papéis cada vez mais interessantes, de um filme para o outro. Em Ladrão de Casaca, que era sobretudo uma comédia nostálgica, eu sabia que não podia optar por um final completamente feliz. Por isso rodei aquela cena que decorre numa árvore, quando Grace Kelly segura Cary Grant por uma manga. Cary Grant deixa-se convencer, casará com Grace Kelly, mas a sogra irá viver com eles. Deste modo, será um epílogo quase trágico.
François Truffaut
- O Cinema de Alfred Hitchcock

BREVIÁRiO

Universal edita, sob chancela Parlophone, Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band (Anniversary Edition) por The Beatles.  
IMAG.40-70-136-153-261-294-360-374-443-463-609-705

Sem comentários:

Enviar um comentário