sábado, novembro 28, 2020

FUNDA|MENTAL 69

José de Matos-Cruz | 24 Janeiro 2021 | Edição Kafre | Ano III – Semanário – Desde 2019

FENDA|MENTAL

JUSTA|POSIÇÃO


27JAN1832-14JAN1898 - Charles Lutwidge Dodgson, aliás Lewis Carroll: Escritor inglês, ficcionista e poeta, desenhador e fotógrafo, reverendo anglicano, matemático e professor do Christ College (Oxford), autor de Alice No País das Maravilhas (1865) ou de Alice Através do Espelho (1872) - «Os conservadores são pessimistas quanto ao futuro, e optimistas quanto ao passado». F|M.8

28JAN1800-18JUN1875 - António Feliciano de Castilho: Escritor e pedagogo português - «Salve, princípio e fim dos meus passeios! / Salve, ó tu, cujo tecto, alva casinha, / cobre há perto de um lustro os meus autores, / meus castelos no ar, meus fáceis versos! / Salve, com o teu rosal; com as tuas limas, / festivo ornato das paredes brancas; / com o teu portão patente opresso de heras; / brasão futuro do obumbrado pátio! / Salve outra vez, meu presbitério! Salve!» (O Presbitério da Montanha - excerto, 1905).

SUPER|VISÃO


Gatinho inglês… – começou ela, meio tímida, pois não tinha muita certeza se ele iria gostar de ser tratado desse modo.
O Gato fez um sorriso ainda mais largo.

Ora, vejam! Parece que ele está a gostar muito… – pensou Alice, e continuou – Poderia dizer-me, por favor, como é que eu faço para sair daqui?
Isso depende muito de para onde pretende ir! – exclamou o Gato.
Para mim tanto faz, para onde quer que seja… – respondeu Alice.
Então, pouco importa o caminho que tome. – disse o Gato.
– …Contanto que eu vá ter a algum lugar… – acrescentou Alice, explicando-se melhor.
Ah, então certamente chegará lá, se continuar a andar bastante… – respondeu o Gato.

Lewis Carroll
-
Alice No País das Maravilhas (excerto - 1865)

Meia-noite!
É a hora em que uma fantasia desta idade, inebriada com as exalações do sangue juvenil a ferver em torrentes, magnetizada pelos fantasmas dos heróis e heroínas das novelas, se acolhe ao leito como a um asilo para gozar presente o seu futuro, longe dos olhos e ouvidos que lho profanem, longe da luz que lho descore, longe de realidades terrestres que lho agoirem.
Hora das feiticeiras! Das feiticeiras de ambas as espécies: das terríveis e barbudas, que espipam pelas chaminés a cavalo no pau da vassoura, para se irem por cima de toda a folha para as encruzilhadas com as suas asas de morcego; das alvas e melindrosas, que voam com as suas asas de anjo sem que nem as estrelas as percebam, para se irem reclinar, entre flores, em paraísos de que só elas têm a chave.

Deixemos pois a donzela no mistério da sua câmara. As trevas, em que de súbito se mergulhou, segredam-nos que nos apartemos reverentes.

António Feliciano de Castilho
-
Mil e Um Mistérios / Romance dos Romances (excerto - 1900)

FUNDA|MENSAL

ACTUAL|IDADE

06JUN-31DEZ2020 - Em Évora, Centro de Arte e Cultura / Fundação Eugénio de Almeida apresenta Strata - exposição de vitral e pintura por Deanna Sirlin (EUA), sendo curador José Alberto Ferreira.

08NOV1945-08SET2020 - Vicente Jorge Lopes Gomes da Silva, aliás Vicente Jorge Silva: Jornalista e cineasta português; director do Comércio do Funchal (1966), chefe de redacção e director-adjunto do Expresso (criador da Revista), fundador do Público (1990); analista, crítico, cronista; comentador televisivo; documentarista (como Vicente, Fotógrafo - 1978) e ficcionista (como Bicicleta, ou O Tempo Que a Terra Esqueceu - 1979), actor (A Corte do Norte - 2008 de João Botelho); realizador essencial de Porto Santo (1997) - «Não olhem para mim, por favor, como um candidato a um artista maldito, alguém que fez um filme que não foi compreendido».

20JUL1938-10SET2020 - Enid Diana Elizabeth Rigg, aliás Diana Rigg: Actriz inglesa de teatro (desde 1957, e membro da Royal Shakespeare Company em 1959), televisão (como Emma Peel em Os Vingadores / The Avengers - 1965-1968, da ABC Tv) e cinema (como Teresa di Vicenzo, casada com James Bond em 007 - Ao Serviço de Sua Majestade / On Her Majesty’s Secret Service - 1969 de Peter R. Hunt) - «Passou os últimos meses a reflectir com alegria sobre a sua vida extraordinária, cheia de amor, riso e um profundo orgulho da profissão» (Rachel Stirling).

17SET-28NOV2020 - Em Lisboa, Galeria ZDB / Zé dos Bois apresenta Budonga - exposição de ilustrações por Fernando Brito, do catálogo de um hipotético museu de antiga civilização (sobre novela de Pedro Proença), sendo curador Natxo Checa.

PASSA|TEMPO

Bertrand edita A Menina Com os Olhos Ocupados de André Carrilho.

Sem comentários:

Enviar um comentário