domingo, novembro 01, 2020

FUNDA|MENTAL 66

José de Matos-Cruz | 01 Janeiro 2021 | Edição Kafre | Ano III – Semanário – Desde 2019

FENDA|MENTAL


JUSTA|POSIÇÃO


02JAN1920-06ABR1992 - Isaak Judah Ozimov, aliás Isaac Asimov: Professor universitário de Bioquímica e escritor de novelas de ficção científica, nascido na Rússia e naturalizado americano, autor das Três Leis Fundamentais da Robótica - «O aspecto mais lamentável da vida actual, é que a ciência ganha em conhecimento mais rapidamente do que a sociedade adquire em sabedoria».

02JAN1923-09JAN1980 - Mário Henrique Baptista Leiria, aliás Mário-Henrique Leiria: Escritor português ligado ao surrealismo, ficcionista e poeta, tradutor - «Uma garrafa de gin / estava a preocupar / o pescador / a garoupa e o rodovalho / não tinham aparecido / pró jantar / que fazer? / telefonou ao ministro / da pesca e do trabalho / mas o ministro / estava a trabalhar / na cama / com a mulher / foi então / que a garrafa de gin / sugeriu discretamente / porque não / telefonar ao presidente? / telefonaram / o presidente da nação / estava em acção / na cama / com a mulher / nessa altura / até que enfim / encontraram a solução / o pescador / foi para a cama / com a garrafa de gin» (
Gin Sem Tónica - in Contos do Gin-Tonic, 1973).

04JAN1710-16MAR1736 - Giovanni Battista Draghi, aliás Giovanni Battista Pergolesi: Compositor, organista e violinista italiano, autor de
La Serva Padrona (1733 - «o primeiro andamento é o dueto mais completo e mais comovente jamais composto» - Rousseau) ou de Stabat Mater (1736).

06JAN1888-18JAN1968 - Emmerico Hartwich Nunes, aliás Emmerico Nunes: Artista plástico português, de mãe alemã, pintor, ilustrador e caricaturista - «…Ficou ligado aos primórdios e à evolução do modernismo português e definindo, de certo modo, uma faceta do seu ecletismo, nos anos 20 e 30, especialmente» (José-Augusto França).


SUPER|VISÃO


LEIS DO COMPORTAMENTO ROBÓTICO


Primeira Lei - Um robô não pode causar dano a um ser humano nem, por omissão, permitir que um ser humano sofra.
Segunda Lei - Um robô deve obedecer às ordens dadas por seres humanos, excepto quando essas ordens entrarem em conflito com a Primeira Lei.

Terceira Lei - Um robô deve proteger sua própria existência, desde que essa protecção não colida com a Primeira nem com a Segunda Lei da Robótica.

Isaac Asimov
- I, Robot (excerto - 1950)


Certamente, cada vez mais pessoas seguiriam esse caminho fácil e natural de satisfazer as suas curiosidades e necessidades de saber. E cada pessoa, à medida que fosse educada segundo os seus próprios interesses, poderia então começar a fazer as suas contribuições. Aquele que tivesse um novo pensamento ou um apontamento de qualquer tipo sobre qualquer campo, poderia apresentá-lo e, se ainda não constasse na Biblioteca Informatizada Global, seria mantido à espera de confirmação e, possivelmente, acabaria por ser incorporado. Cada pessoa tornar-se-ia, simultaneamente, um professor e um aprendiz.

Isaac Asimov
-
Choice of Catastrophes (excerto - 1979)

FUNDA|MENSAL

ACTUAL|IDADE

04JAN1954-09AGO2020 - Waldemar dos Santos Alonso de Almeida Bastos, aliás Waldemar Bastos: Músico angolano, com carreira internacional e radicado em Portugal (1982); compositor e cantor, guitarrista e violonista; editado em álbum (desde
Estamos Juntos - 1983), e intérprete de Rainha Ginga e de Muxima (1998 - álbum Preta Luz), ou de Velha Chica (1999 - álbum O Primeiro Canto); distinguido como Artista do Ano / World Music Awards (1999 - Mónaco) - «Em mim convivem as culturas africana e portuguesa» (2016).

13AGO2020 - NOS Audiovisuais estreia
Golpe de Sol (2018) de Vicente Alves do Ó; com Ricardo Pereira e Oceana Basílio. F|M.1


15JAN1934-17AGO2020 - Mário Manuel Veloso de Araújo Cabral, aliás Nicha Cabral: Corredor de automóveis, ginasta e violinista; competidor de ralis (desde 1955) ou de Fórmula 2 e de Fórmula 3, primeiro piloto português de Fórmula 1 (após 1959 - Grande Prémio de Portugal / Circuito de Monsanto); consultor (anos de 1980 - Ford Lusitana) e formador, empresário têxtil, antiquário e galerista de arte - «No fundo, tive sorte e azar. Não levava aquilo a sério. A Fórmula 1 não era o circo de agora e não tinha um
manager. Tinha uns amigos e tal… Mas gostei da aventura».

PASSA|TEMPO

Saída de Emergência edita
Fundação de Isaac Asimov (1920-1992); tradução de Jorge Colaço.

Sem comentários:

Enviar um comentário