quarta-feira, novembro 18, 2020

FUNDA|MENTAL 68

José de Matos-Cruz | 16 Janeiro 2021 | Edição Kafre | Ano III – Semanário – Desde 2019

FENDA|MENTAL

JUSTA|POSIÇÃO


18JAN1911-02DEZ1969 - José María Arguedas Altamirano, aliás José Maria Arguedas: Escritor peruano, ficcionista e poeta, antropólogo e tradutor - «
Illa denomina certa espécie de luz e os monstros que nasceram feridos pelos raios da lua. Illa é um menino de duas cabeças ou um bezerro que nasce decapitado; ou um penhasco gigantesco, todo negro e luzidio, cuja superfície é atravessada por um largo veio de rocha branca, de opaca luz; é também illa uma maçaroca cujas fileiras de milho se entrecruzam ou formam remoinhos; são illa os touros míticos que habitam no fundo dos lagos solitários, das altas lagoas rodeadas de espadana, povoadas de patos negros. Todos os illa causam o bem ou o mal, mas sempre no grau supremo.» (Os Rios Profundos - excerto, 1958).

20JAN1920-31OUT1993 - Federico Fellini: Cineasta italiano, realizador de A Doce Vida / La Dolce Vita (1960) - «Falar sobre sonhos é como falar de filmes, uma vez que o cinema utiliza a linguagem dos sonhos; anos podem passar em um segundo, e nós podemos ir de um local para outro. É uma linguagem feita de imagens. E, no verdadeiro cinema, cada objecto e cada luz significam alguma coisa, como em um sonho».

20JAN1940-30JUN1995 - Jorge Manuel Rosado Marques Peixinho, aliás Jorge Peixinho: Músico português, compositor e pianista; fundador do Grupo de Música Contemporânea de Lisboa (1970); em cinema, actor e autor musical (desde Brandos Costumes - 1974 de Alberto Seixas Santos).

22JAN1944-24JAN2019 - José Manuel Domingues Alves Mendes, aliás Zé Manel: Artista português de banda desenhada, cartunista e ilustrador, designer e cenógrafo, autor de vitrais, distinguido com o Prémio de Honra do AmadoraBD 2011, filho de António Alves Mendes/Méco - «Embora reservado, fazia parte, com gosto, de tertúlias onde pontificavam artistas e intelectuais, mas sem nunca lhe apetecer o palco e as luzes, nem ceder à tentação do deslumbramento, mesmo no auge da sua brilhante carreira» (Dinis de Abreu).

ÁGUA|FORTE

FUNDA|MENSAL

ACTUAL|IDADE

19ABR1932-29AGO2020 - Ernesto Manuel Geraldes de Melo e Castro, aliás E.M. de Melo e Castro: Escritor português, poeta e ensaísta, criador plástico e crítico literário; engenheiro têxtil, artista experimental e professor universitário; casado com Maria Alberta Menéres, pai de Eugénia Melo e Castro; radicado no Brasil; autor de Ideogramas (1962) - «O objecto deste poema é aquela casa em frente / 6 meses / 3 meses / um telhado para colocar. // O objecto são umas quatro paredes / lentas / penosas / 6 meses ou mais – quem sabe? // Pelas quartas-feiras / Uma carga de tijolo, / uma caixa grande de vidros de cor, / três centos de pregos, / para um homem lentamente habitar. // O objecto deste poema / é a lentidão sagrada do construir / da casa sita em frente da minha janela. // O objecto é o mistério da renovação do tempo. // O objecto é a quase realização / um telhado para colocar / 6 meses / 3 homens / uma habitação para cá do infinito.» (Objecto-Casa - in Antologia Para Iniciantes, 2003).

05MAI1931-30AGO2020 - José Fernando Marques da Costa Vaz Pereira, aliás José Vaz Pereira: Escritor e publicista português, editor, ensaísta e tradutor, crítico de cinema e de literatura; actor em Meus Amigos (1974 - António da Cunha Telles); colaborador de Cinéfilo, O Tempo e o Modo, Jornal do Fundão, Diário de Lisboa, Expresso, A Capital, Diário Popular, Sete, O Independente ou Visão - «…Defendeu sempre o cinema que valia a pena defender, tinha causas e uma visão do cinema valiosa, sabia separar o trigo do joio» (José Manuel Costa).

23FEV1938-05SET2020 - Jiří Menzel: Cineasta e encenador checo, argumentista e realizador de cinema e televisão, actor e professor (Academia de Cinema de Praga), distinguido com o Oscar ao Melhor Filme Estrangeiro por Comboios Rigorosamente Vigiados / Ostře Sledované Vlaky (1966) - «Eu não lograria sucesso se não fosse por nomes como Milos Forman, Věra Chytilová ou Jan Němec, que atribuíram ao cinema checo um brilho insuspeito, e tinham em comum uma reacção natural à desonestidade de filmes ideológicos, da corrente dominante».

10SET2020 - Leopardo Filmes produziu, e estreia Ordem Moral (2020) de Mário Barroso; com Maria de Medeiros e Marcello Urgeghe.

PASSA|TEMPO


Imprensa Nacional edita
Bocage [1765-1805] ou O Elogio da Inquietude de Daniel Pires. F|M.35-48

Cotovia edita Sem Fiordes - caos e/ou processo criativo de Teresa Villaverde.

Sem comentários:

Enviar um comentário