quarta-feira, julho 01, 2020

FUNDA|MENTAL 48

José de Matos-Cruz | 16 Agosto 2020 | Edição Kafre | Ano II – Semanário – Desde 2019

FENDA|MENTAL

JUSTA|POSIÇÃO

16AGO1867-18MAR1900 - António Pereira Nobre, aliás António Nobre: Poeta português - «Vaidade, meu amor, tudo vaidade! / Ouve: quando eu, um dia, for alguém, / Tuas amigas ter-te-ão amizade, / (Se isso é amizade) mais do que, hoje, têm. // Vaidade é o luxo, a glória, a caridade, / Tudo vaidade! E, se pensares bem, / Verás, perdoa-me esta crueldade, / Que é uma vaidade o amor de tua mãe… // Vaidade! Um dia, foi-se-me a Fortuna / E eu vi-me só no mar com minha escuna, / E ninguém me valeu na tempestade! // Hoje, já voltam com seu ar composto, / Mas eu, vê lá! eu volto-lhes o rosto… / E isto em mim não será uma vaidade?» (Vaidade, Tudo Vaidade! - in , 1892).

18AGO1922-18FEV2008 - Alain Robbe-Grillet: Escritor e cineasta francês, realizador de Trans-Europa Expresso / Trans-Europ-Express (1966) - «Entre a literatura e o cinema existe a mesma antinomia que entre uma frase e um objecto. É por isso que eu não adapto os meus romances ao ecrã, nem escrevo livros a partir dos meus filmes: por vezes publico, sob o nome de cine-romance, o guião técnico de um filme ou a sua planificação. Uma descrição literária não funciona, de modo algum, como um imaginário. Até mesmo a frase escrita que se coloca na boca da personagem romanesca, não pode comparar-se à réplica dita por um actor. Escrever um romance é, para mim, um labor difícil e lento. Redigir um argumento, pelo contrário, não me causa qualquer problema de escrita; faço-o rapidamente, poupando uma grande parte à imaginação sobre os próprios locais de filmagens. Rodo um filme em quatro ou seis semanas. Em contrapartida, demoro seis meses a trabalhar na montagem. Finalmente, existe também uma enorme diferença entre o escritor a sós com uma página branca, e o realizador de um filme que dirige uma equipa artística e técnica, e que deverá lutar contra a rigidez das pessoas e dos cenários, fazendo-os participar o mais possível na criação colectiva».
 

19AGO1915-20JAN1975 - Manuel Fernandes Pinheiro Guimarães, aliás Manuel Guimarães: Cineasta português, realizador (ficcionista e documentarista), argumentista e produtor, encenador, pintor e ilustrador.

PORTA|VOZ

A expressão nouveau roman é um rótulo conveniente, aplicável a todos aqueles que procuram novas formas para o romance, formas capazes de expressar (ou de criar) novas relações entre o homem e o mundo, a todos aqueles decididos a inventar o romance, em outras palavras, a inventar o homem.
Alain Robbe-Grillet



FUNDA|MENSAL

ACTUAL|IDADE

13OUT1945-16ABR2020 - Daniel Bevilacqua, aliás Christophe: Artista e músico francês, cantor e compositor, popularizado com Aline (1965), actor de cinema - «Autor de hits nos anos ’60, experimentador audaz nos anos ’70, conheceu diversas carreiras…» (Paris Match - 2020).

05JUN1973-17ABR2020 - Luís Filipe Duarte Ferreira da Silva, aliás Filipe Duarte: Artista português, actor de teatro, televisão (como Equador - 2008, sobre a obra de Miguel Sousa Tavares) e cinema (como A Outra Margem - 2007 ou Cinzento e Negro - 2015 de Luís Filipe Rocha), dobrador em filmes de animação (como Tarzan, em produções da Disney) - «Recebi dele a mais bela oferta que um actor me pode fazer: dar vida ao ser imaginário, que é a personagem, com a sua própria vida humana. Não são muitos os actores que o conseguem fazer e, por isso, a memória dos que o fazem, é a que mais perdura em mim ao longo dos anos… Não era apenas um grande actor, era também um ser humano excepcional» (Luís Filipe Rocha - 2020). F|M.39

22JAN1938-c.19ABR2020 - Peter Hill Beard, aliás Peter Beard: Artista americano, fotógrafo, diarista, escritor e cineasta; licenciado em História de Arte (1961 - Universidade de Yale); autor de The End of the Game (1965), realizador de The Bicentennial Big Foot Blues (1976), com carreira nos EUA (revistas de moda, como Elle ou Vogue) e testemunho da vida selvagem em África (África do Sul, Tanzânia, ou vivência no Quénia) - «A última coisa que resta na natureza é a beleza das mulheres, por isso sinto-me muito feliz ao poder fotografá-la» (1990).

PASSA|TEMPO

Imprensa Nacional edita Bocage ou O Elogio da Inquietude de Daniel Pires. F|M.35

Universal edita em CD, sob chancela Deutsche Grammophon, Serguei Rachmaninov [1873-1943]: Piano Concertos 2 & 4 pelo pianista Daniil Trifinov, com The Philadelphia Orchestra sob a direcção de Yannick Nézet-Séguin.

Antígona edita As Trevas e Outros Contos de Leonid Andréev (1871-1919); tradução de Nina Guerra e Filipe Guerra.

Sem comentários:

Enviar um comentário