José
de Matos-Cruz | 24 Setembro 2019 | Edição Kafre | Ano XVI – Semanal –
Fundado em 2004
PRONTUÁRiO
CONTRASTES
Transposição
do romance Requiem
For a Dream
de Hubert
Selby
- considerado um dos mais importantes escritores do pós-guerra, e
autor do argumento com o realizador Darren
Aronofsky
-, A
Vida Não É Um Sonho
(2000)
gira em volta de três habitantes de Coney Island: Sara, uma mulher
madura, fanática de concursos de televisão, e que é escolhida para
o seu favorito; o filho Harry, que costuma penhorar o aparelho de tv
da mãe, para comprar heroína e curtir
com um amigo; e a namorada de Harry, Marion, decepcionada pois não
era apenas um apartamento e um psiquiatra o que pretendia dos pais
ricos mas ausentes. Cada uma destas personagens vacilará, da euforia
para o abismo: Sara obcecada por uma dieta, para aparecer esbelta na
televisão; Harry, prosperando
com Tyrone como traficante de drogas; Marion, ao naufragar no
desencanto de um amor traído… A direcção de Aronofsky é
subjugadora mas virtualista, na correspondência entre a denúncia
crepuscular e os aliciantes da conversão imaginética. Um vínculo
que, inerente à actual tendência, consolida a abordagem dramática
de uma sociedade solitária, hostil, sem recursos ou alienada,
resvalando para o pesadelo
capitalista.
IMAG.8
CALENDÁRiO
12ABR-16SET2018
- Em Lisboa, Palácio Pimenta - Museu da Cidade expõe Lisboa,
Cidade Triste e Alegre: Arquitectura de Um Livro -
sobre a obra (1959) de Victor
Palla (1922-2006) e Costa Martins (1922-1996), sendo comissária Rita
Palla Aragão.
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1932-14ABR2018
- Jan Tomáš Forman, aliás Milos Forman: Cineasta de origem checa,
naturalizado americano (1977), realizador de Voando
Sobre Um Ninho de Cucos
(1975) ou Amadeus
(1984) - «Foi um criador capaz de conservar a energia dos seus
trabalhos iniciais no tão peculiar contexto de Hollywood,
preservando mesmo um desejo de realismo cuja pertinência a passagem
dos anos reforçou» (João Lopes). IMAG.36-532
20SET1929-15ABR2018
- Vittorio Taviani: Cineasta italiano, em dupla com o irmão, Paolo
Taviani, realizadores de Pai
Patrão
(1977) ou César
Deve Morrer
(2012) - «Narraram a história, a realidade e as contradições do
país desde os anos ‘60» (La
Reppublica).
20ABR-17JUN2018
- No Centro Cultural de Cascais, Fundação D. Luís I apresenta
Birmânia: Momentos
- exposição de fotografia de Lorie Karnath (EUA).
ANTIQUÁRiO
30SET1929
- Em Londres, a BBC inaugura as suas emissões regulares de
televisão. Significando visão
à distância, e permitindo
apresentar imagens acompanhadas de som, a primeira e remota versão
do invento data do Século XIX, sendo denominada fototelegrafia.
Em 1923, o escocês John Logie Baird contribuiu para o seu
aperfeiçoamento. Em finais da década de 1920, efectuaram-se os
primeiros testes de transmissão televisiva.
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PARLATÓRiO
O
avanço irresistível das ciências naturais, desde os tempos de
Galileu, fez a sua primeira paragem perante o estudo das partes
superiores do cérebro, o órgão das relações mais complicadas do
animal com o mundo exterior… Agora, estamos, realmente, num momento
crítico para as ciências naturais, para o cérebro, na sua mais
alta complexidade - o cérebro humano - que criou e continua a criar
as ciências naturais, tendo-se convertido em objecto destas mesmas
ciências.
Ivan
Pavlov
COMENTÁRiO
Heidegger
Só
o homem pensa e conhece a Morte. Ou porque seja, com Scheler, o único
animal que objectiva, dizendo eu e o Mundo; ou porque, com Heidegger,
viva um tempo primordial onde o passado se acusa no presente e onde o
futuro se abre à projecção da sua angústia.
Heidegger
encontra, com efeito, na existência humana perdida no mundo e na
existência humana reencontrando-se, os caracteres fenomenológicos
da existência. A fenomenologia da existência é, para ele, a
ontologia da realidade. Existência, que se encontra na existência
humana, pois que nenhuma existência há que não esteja nesta
envolvida – ele o conclui por um renovo do argumento ontológico de
Santo Anselmo. O primeiro carácter dá a inquietação, o mal-estar
e o medo, que o homem banal adormece na uniformidade do mal de todo o
Mundo. O segundo carácter dá a angústia perante o desamparo da sua
existência finita e humilhada. Esta angústia é, sobretudo, a
angústia perante a Morte, temporalização primordial, em que o
passado e o presente se englobam num verdadeiro futuro.
Leonardo
Coimbra
-
O Homem às Mãos Com o
Destino (1936)
Crítica
de Cinema
Entre
as críticas das várias Artes é a crítica de cinema aquela que, em
geral, vejo fazer mais ligeiramente, e ela afigura-se-me tanto ou
mais complexa que as outras. Não é isto apenas pelas específicas
qualidades intelectuais do crítico, mas também pelas dificuldades
práticas do próprio acto de crítica.
Não
basta ser sincero e impessoal, e ter uma cultura genérica. É
necessário um amplo conhecimento material da coisa
cinematográfica, complexa, multímoda e volúvel. Além da cultura
artística, ela obriga a uma prolixa variedade de conhecimentos
técnicos, verdadeiros segredos da alquimia dos estúdios e
laboratórios, abrangendo especializações tão restritas que raros
podem, em consciência, afirmar dominá-las a todas. Só de termos
técnicos há um verdadeiro dialecto.
Para
as Artes Plásticas, Literatura e Dramaturgia os cânones, salvo
interpretações subjectivas, estão de há muito fixados e estudados
em pormenor. O mesmo não sucede com o cinema. É fácil a qualquer
anotar as qualidades de espectáculo e construção dramática de uma
película, impressões globais para que basta cerrar os olhos e rever
in mente
o filme. Mas se o crítico quiser pronunciar-se em pormenor sobre o
valor técnico e plástico, logo se agigantam dificuldades.
Ao
espectador só lhe interessa a sensação recebida. Mas tudo isto é
necessário notar e tudo isto é simultâneo, tudo isto se atropela a
cada instante perante os olhos daquele que não pode perder de vista
os valores intelectuais, artísticos, técnicos e emocionais da
história que as imagens lhe contam.
Roberto
Nobre
-
Anuário Cinematográfico
Português (1946)
Alicia
de Larrocha
Nos
últimos anos de vida, ninguém lhe tirava o sorriso do rosto. Como
se fossem colares de pérolas, acumulava prémios, doutoramentos
honoris causa e
distinções e condecorações várias. De tal forma representava o
temperamento espanhol que o seu nome mais parecia uma marca gerida
pela Inditex.
João
Santos (2014)
MEMÓRiA
1867-24SET1939
- Karl Lämmle, aliás Carl Laemmle, aliás Carl Lemmle: Produtor do
cinema americano, nascido na Alemanha, fundador dos estúdios
Universal (The Universal Film Manufacturing Company - 1912).
IMAG.595
1923-25SET2009
- Alicia de Larrocha i de la Calle, aliás Alicia de Larrocha:
Pianista espanhola, nascida na Catalunha - «Nunca te preocupes.
Sobretudo, ocupa-te!». IMAG.396-566
26SET1849-1936
- Ivan Petrovich Pavlov, aliás Ivan Pavlov: Fisiologista russo,
distinguido com o Prémio Nobel da Medicina (1904) - «O homem é,
ainda, um desconhecido. Só a ciência logrará lançar luz sobre
essas trevas». IMAG.552
26SET1889-1976
- Martin Heidegger: Filósofo alemão - «O homem age como se fosse o
senhor e o mestre da linguagem - quando, na verdade, a linguagem
permanece a mestra do homem… Só há mundo, onde houver linguagem».
IMAG.392-564
1903-27SET1969
- José Roberto Dias Nobre, aliás Roberto Nobre: Escritor, cineasta
e ilustrador português, historiador de cinema - «O cinema
português, abstruzo e timorato, não tem sido mais avesso a Eça de
Queiroz que a qualquer outro dos nossos escritores consagrados, com
excepção para o meigo e sorridente, embora talentoso, Júlio
Dinis.» (Crítica e
Autocrítica Em Eça de Queiroz -
1945). IMAG.13-58-244-269-335-347-412
BREVIÁRiO
Dom
Quixote edita Praça de Itália
de Antonio Tabucchi
(1943-2012); tradução de Idalette Caçoilo.
IMAG.269-273-404-421-535-621-672
Universal
edita em CD, sob chancela Deutsche Gremmophon, Ludwig van Beethoven
[1770-1827]: Sonatas; 32
Variações Em Dó Menor pelo
pianista Evgeny Kissin.
IMAG.134-163-202-204-210-228-229-236-237-239-255-268-285-298-303-323-360-375-384-409-430-431-432-436-442-445-452-458-481-502-529-581-604-605-635-647-666-667-681-707
Sextante
edita O Arquipélago Gulag de
Aleksandr Soljenitsin/Alexander Soljenitsine (1918-2008); tradução
de António Pescada. IMAG.147-209-474-535-638-686
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