terça-feira, março 24, 2015

IMAGINÁRiO #549

José de Matos-Cruz | 01 Fevereiro 2016 | Edição Kafre | Ano XII – Semanal – Fundado em 2004


PRONTUÁRiO

VERTENTES
Revelado em Portugal com Crónicas Incongruentes (1986) e Quotidiano Delirante (1987), Miguelanxo Prado logo atraiu os leitores, sensibilizados por uma visão crítica, irónica ou onírica. A sofisticada narrativa, o grafismo estilizado deste artista galego (nascido na Corunha, em 1958), adquiriram outras virtualidades com O Manancial da Noite (1991), de colaboração com Fernando Luna; reafirmando-se pessoalmente em Quotidiano Delirante - Tomo 2 (1990), sobre os rituais urbanos, rurais e periféricos; O Traço de Giz (1993), uma surpreendente obra-prima insular; Tangências (1995), através do elã homem/mulher; Pedro e o Lobo (1995), sobre um conto de Serguei Prokofiev; até Carta de Lisboa (1995), em transfiguração estética da nossa capital. Distinguido com o Troféu de Honra no Amadora Bd ’94, Prado regressou até nós com Fragmentos da Enciclopédia Délfica (1985), a sua surpreendente e recuperada obra de estreia; ou A Mansão dos Pimpão (2005), que recebeu os Prémios ao Melhor Argumento e ao Melhor Álbum Estrangeiro no Salão do Comic de Barcelona… Sarcástico, mas aliciante argumentista; caricatural, mas expressivo ilustrador, Prado explora lances de aparente rotina, sobre o indivíduo e a sociedade, além do tempo, transfigurando-os esteticamente, em flagrantes de perturbante actualidade. LIMAG.117-241-263


CALENDÁRiO         

¸11DEZ2014 - NOS Audiovisuais estreia Uma Noite Na Praia (2013) de São José Correia; com Lucinda Loureiro e Victor Norte.

®1941-22DEZ2014 - António Montez: Actor português de teatro, televisão e cinema - «…Um grande profissional, […] um homem que me ensinou muito. Ensinou-me literalmente a falar e deixou que eu partilhasse momentos que recordo como pertencendo à categoria dos melhores da minha vida» (Heitor Lourenço). LIMAG.10

¯1944-22DEZ2014 - John Robert Cocker, aliás Joe Cocker: Cantor britânico, intérprete de You Are So Beautiful (1975) e You Can Leave Your Hat On (1986) - «Era uma pessoa incrível e adorável, que deu tanto ao mundo que vamos todos sentir muito a sua falta» (Paul McCartney).
                   
¢03-16JAN2014 - Em Lisboa, Eka Palace apresenta Psicobullets and Pills - exposição de pintura de Sara Franco. LIMAG.168-248-416-430

¢30JAN-03MAI2915 - No Porto, Museu de Arte Contemporânea de Serralves expõe Forma Aberta de Oskar Hansen.

¢12FEV-31MAI2015 - No Centro de Arte Moderna/CAM, em Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian expõe Isto É Uma Ponte de Bernard Frize.

¢12FEV-31MAI2015 - No Centro de Arte Moderna/CAM, em Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian expõe Antes e Depois de Miguel Ângelo Rocha.

¢20FEV-31MAI2015 - No Porto, Museu de Arte Contemporânea de Serralves expõe Architectonisation de Monica Sosnowska.
   
MEMÓRiA

¯04FEV1906-1945 - Dietrich Bonhoeffer: Poeta e teólogo alemão - «Se embarcas no comboio errado, não adianta seguires pelo corredor na direcção oposta». LIMAG.510

E1807-05FEV1876 - William J. Bailey: Físico britânico, radicado na América - «Quem nunca duvidou, nunca acreditou. Onde está a dúvida, está também a verdade - pois uma é a sombra da outra».

¨1470-03FEV1536 - Garcia de Resende: Cronista, poeta, médico, arquitecto, autor de Miscelânea e Variedade de Histórias (ed. 1554) - «Muitos emperadores, reis e pessoas de memória, polos rimances e trovas sabemos suas estórias e nas cortes dos grandes Príncepes é mui necessária na gentileza, amores, justas e momos e também para os que maus trajos e envenções fazem, per trovas sam castigados e lhe dam suas emendas» (Prólogo ao Cancioneiro Geral - 1516 - excerto). LIMAG.92-296


VISTORiA
     
Da Caça
¨Ó que caça tam real
que se caça em Portugal!

Rica caça, mui real,
que nunca deve morrer,
pera folguar de lhe correr
toda jente natural.

Linda caça, mui sobida,
se descobre em nossa vida,
a qual nunqua foi sabida,
nem seu preço quanto val.

O da gram mata Lixboa,
onde toda caça voa!
Arabia, Persia e Goa,
tudo cabe em seu curral.

Calequd e Cananor,
Melláqua, Tauriz menor,
Adem, Jafo jnterior,
todos veem per huú portal.

Talhamar da grã riqueza,
Damasquo com fortaleza,
Troia, Cairo, cõ sa grãdeza,
nom domarom nunqua tal.

Ho mui sabio Salamom,
que fez o grande montom,
teve [sa] parte e quinhom,
mas nom todo ho cabedal.

Ouro, aljofar, pedraria,
gomas e especearia,
toda outra drogaria
se recolhe em Portugal.
?Garcia de Resende
- Da Caça Que Se Caça Em Portugal (excerto)

A Insurreição dos Peles-Vermelhas
¨Davy Crockett deslizou sorrateiramente do selim e, sem ruído, avançou por entre as moitas, até encontrar um enorme carvalho, perto da margem do rio Tallapoosa. Ficou tão quieto, colado à árvore, que parecia fazer parte do tronco. Dali podia, com os seus olhos penetrantes, vigiar o rio em ambas as direcções.
Não se avistava qualquer ser vivo; no entanto, as marcas frescas de mocassins, na terra mole da margem, mostraram a Crockett o que ele queria saber. Furtivamente, rastejou de novo por entre as moitas.
Em voz baixa, dirigiu-se aos homens que o aguardavam no lugar onde deixara o cavalo.
– Os Creek passaram por aqui – disse – e dirigiram-se para sul, ainda não há muito tempo. O que pensa fazer, major?
O major Russell observou o céu.
– O melhor é voltarmos para o acampamento, antes que a escuridão nos impeça de vermos o caminho – replicou. – Vamos!

?Enid Lamonte Meadowcroft
- Davy Crockett (excerto) - Tradução de Ana Ribeiro

INVENTÁRiO

PEDRO SÓ
¸Em 1971, Alfredo Tropa realizou Pedro Só, com produção do Centro Português de Cinema/CPC e da Média Filmes. Em causa, Pedro, Romance de Um Vagabundo de Manuel Mendes - que feleceu sem conhecer a adaptação final por Tropa, numa sua primeira longa metragem, aliado aos jornalistas Afonso Praça - também intérprete; e Fernando Assis Pacheco - que lhe revelara a obra. Eis a errância de um camponês de aldeia montanhosa do interior - que, após uma rixa entre famílias, se põe em fuga… Segundo Tropa, «Pedro não é analfabeto, mas sim o chamado vagabundo consciente, revoltado contra os preconceitos, um homem rebelde e livre». António Montez foi o protagonista, com Jorge Ramalho no companheiro e Ermelinda Duarte como prostituta; intervêm ainda actores do teatro universitário, e o povo de Trás-os-Montes. Com orçamento estimado em mil contos, sob direcção de João Matos Silva, a rodagem decorreu na região de Mirandela - em Múrias e Valbom dos Figos. Elso Roque assinou a fotografia, com interiores decorados por António Casimiro. Numa linha ficcional de implicações dramáticas e sociais, ressalta um testemunho sobre os rituais quotidianos, as fainas e as comunidades, através do tempo e das paisagens. Elemento aliciante é a música tradicional, executada pela Banda de Nogueira; e de Manuel Jorge Veloso, com poemas de Assis Pacheco para a voz de Manuel Freire. Pedro Só estreou no Apolo 70, em Junho de 1971; exibido no Festival de Valladolid em 1972, recebeu uma Menção Especial do Júri.
      
ANTIQUÁRiO

X06FEV1336 - No Convento de São Francisco, em Évora, celebram-se os desposórios do Infante D. Pedro, futuro D. Pedro I, filho de El-Rei D. Afonso IV e de D. Beatriz de Castela, com a Infanta D. Constança Manuel, filha de D. João Manuel de Castela. LIMAG.38-189-324-509

ANUÁRiO

¨ 1898-1966 - Enid Lamonte Meadowcroft: Escritora americana - «Depois de verificares que a razão te assiste, segue para diante… Por isso, bater-me-ei pelo que considero justo, custe o que custar!» (Davy Crockett).

BREVIÁRiO

¨Edições 70 lança O Império da Visão - Fotografia No Contexto Colonial Português (1860-1960); organização de Filipa Lowndes Vicente.

¨Esfera dos Livros edita História da Expansão e do Império Português de João Paulo Oliveira e Costa, José Damião Rodrigues e Pedro Aires Oliveira.
        
EXTRAORDINÁRiO

OS SOBRENATURAIS - Folhetim Aperiódico

ENTRE AS TERRAS DO SOL E O REINO DAS TREVAS - 12
Portanto, Hélio Alvorada tinha duas opções. Ou entrava no recém Túnel d’El-Rei – que ligava ao Pinheiro e, antes de ali chegar, desapareceria no âmago das trevas. Ou seguiria até à nova Ponte de D. Pia Maria, e lá havia de se soltar – qual precipício, para o vazio inanimado.

– Continua   

Sem comentários:

Enviar um comentário