terça-feira, abril 07, 2020

FUNDA|MENTAL 36

José de Matos-Cruz | 16 Maio 2020 | Edição Kafre | Ano II – Semanário – Desde 2019

FENDA|MENTAL

JUSTA|POSIÇÃO

18MAI1935-25DEZ2010 - Manuel Ivo Soares Cardoso Cruz, aliás Manuel Ivo Cruz: Compositor português, maestro, musicólogo e historiador, biógrafo - filho do maestro Ivo Cruz (1901-1985), fundou e dirigiu os Cursos Internacionais da Costa do Estoril, foi maestro-director do Teatro Nacional de São Carlos, e distinguido com o Prémio Moreira e Sá do Orfeão Portuense (1969), ou com a Ordem do Rio Branco (Brasil).

19MAI1890-26ABR1916 - Mário de Sá-Carneiro: Escritor português, poeta e ficcionista - «Nada me expira já, nada me vive – / Nem a tristeza nem as horas belas. / De as não ter e de nunca vir a tê-las, / Fartam-me até as coisas que não tive. // Como eu quisera, enfim de alma esquecida, / Dormir em paz num leito de hospital… / Cansei dentro de mim, cansei a vida / De tanto a divagar em luz irreal. // Outrora imaginei escalar os céus / À força de ambição e nostalgia, / E doente-de-Novo, fui-me Deus / No grande rastro fulvo que me ardia. // Parti. Mas logo regressei à dor, / Pois tudo me ruiu… Tudo era igual: / A quimera, cingida, era real, / A própria maravilha tinha cor! // Ecoando-me em silêncio, a noite escura / Baixou-me assim na queda sem remédio; / Eu próprio me traguei na profundura, / Me sequei todo, endureci de tédio. // E só me resta hoje uma alegria: / É que, de tão iguais e tão vazios, / Os instantes me esvoam dia a dia / Cada vez mais velozes, mais esguios…» (Além-Tédio - in Dispersão, 1914).

22MAI1859-07JUL1930 - Arthur Ignatius Conan Doyle, aliás Arthur Conan Doyle: Médico e escritor escocês, criador de Sherlock Holmes (1887), autor de História do Espiritismo (1926) - «O mundo está cheio de coisas óbvias, mas em que ninguém - mesmo por um momento - logra reparar… Ao eliminarmos o impossível, o que resta - por mais incrível que pareça - só pode ser a verdade».

ÁGUA|FORTE

FUNDA|MENSAL

ACTUAL|IDADE

18JAN-19ABR2020 - Pavilhão Branco do Museu de Lisboa apresenta Qualquer Coisa de Intermédio - exposição de fotografia de Catarina Botelho, sendo curadora Sandra Vieira Jürgens.

09MAR1948-29JAN2020 - Manuel Resende, aliás Mika Ahtisaari: Escritor português, poeta, tradutor e jornalista - «Rasga este poema depois de o leres / E depois espalha os bocados / Pelo vasto mundo / Ou então na tua rua, vai à aldeia, à praia, / Atira-o ao mar, deita-o ao lixo, / Para que venha o vento, o sol, a chuva, os homens do lixo, / Acabar com ele de vez. / Passado um dia, / Sai de casa e procura / Encontrá-lo de novo.» (Sai de Casa - in O Mundo Clamoroso, Ainda, 2004).

30JAN2020 - Em Lisboa, Fundação Arpad Szènes-Vieira da Silva apresenta, no Museu, a exposição de pintura Arpad Szènes (1897-1985) - Obras da Colecção do Museu.

23ABR1929-03FEV2020 - Francis George Steiner, aliás George Steiner: Escritor e filósofo franco-americano, ficcionista e ensaísta, linguista e crítico literário, professor de literatura comparada - «Para meu espanto, que alguns considerarão ingénuo, podemos usar a fala humana para amar, construir, perdoar, mas também para torturar, odiar, destruir e aniquilar.» (Gramáticas da Criação - excerto, 2001).

03FEV2020 - Em Lisboa, Museu da Presidência da República expõe Da Encomenda à Criação. Paula Rego No Palácio de Belém. F|M.12-23-29

04FEV-30ABR2020 - Em Algés, Palácio Anjos apresenta Picasso. Mestre Universal - exposição de desenho, cerâmica e litografia de Pablo Picasso (1881-1973), sendo curadora Helena Alonso. F|M.7

09DEZ1916-05FEV2020 - Issur Danielovitch, aliás Isador Demsky, aliás Izzy Demsky, aliás Kirk Douglas: Artista americano de ascendência russo-judaica, actor de cinema, rádio e televisão, realizador e produtor (1955 - Bryna), intérprete de O Grande Ídolo / Champion (1949 - Mark Robson), ou de Spartacus (1960 - Stanley Kubrick), escritor e fotógrafo, pai de Michael Douglas, distinguido com um Oscar Honorário (1996) «pelos cinquenta anos como uma força criativa e moral na comunidade do cinema».

15FEV-24MAI2020 - Em Vila Franca de Xira, Museu do Neo-Realismo apresenta Rui Filipe [1928-1997]: Em Busca do Absoluto - exposição de pintura, estudos inéditos e espólio artístico, sendo curadora Paula Loura Batista.

28FEV-31MAI2020 - Em Belém, Terreiro das Missas apresenta, em parceria com Van Gogh Museum / Amsterdam, Meet Vincent Van Gogh (1853-1890). 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário