segunda-feira, janeiro 06, 2020

FUNDA|MENTAL 22

José de Matos-Cruz | 01 Fevereiro 2020 | Edição Kafre | Ano II – Semanário – Desde 2019 

FENDA|MENTAL

JUSTA|POSIÇÃO

02FEV1939-03FEV2003 - João César Monteiro Santos, aliás João César Monteiro: Cineasta português, realizador (ficcionista e documentarista), argumentista, produtor e actor, escritor, crítico e ensaísta.

04FEV1799-09DEZ1854 - João Baptista da Silva Leitão de Almeida Garrett, Visconde de Almeida Garrett: Escritor e político português, ficcionista, poeta e dramaturgo - «Era assim, tinha esse olhar, / A mesma graça, o mesmo ar, / Corava da mesma cor, / Aquela visão que eu vi / Quando eu sonhava de amor, / Quando em sonhos me perdi. // Toda assim; o porte altivo, / O semblante pensativo, / E uma suave tristeza / Que por toda ela descia / Como um véu que lhe envolvia, / Que lhe adoçava a beleza.» (Não És Tu, excerto - in Folhas Caídas, 1853).

04FEV1900-11ABR1977 - Jacques André Marie Prévert, aliás Jacques Prévert: Poeta francês, autor de Paroles (1945) - «E Deus expulsou Adão com golpes de cana-de-açúcar / e assim fabricou o primeiro rum na terra. // E Adão e Eva cambalearam / pelos vinhedos do Senhor / a Santíssima Trindade encurralava-os / mesmo assim continuaram a cantar / com voz infantil de tabuada / Deus e Deus quatro / Deus e Deus quatro / e a Santíssima Trindade chorava… // Por cima do triângulo isóscele e sagrado / um biângulo isopicante brilhava / e eclipsava o outro.» (E Deus Expulsou Adão… - in Histoires, 1963).

06FEV1908-20AGO1993 - Aquilino Rodrigues Mendes Júnior, aliás Aquilino Mendes: Cineasta português, realizador documentarista, director de fotografia e produtor; técnico de laboratório, da Cinemateca do Ministério da Agricultura e da Tobis Portuguesa; carreira no Brasil e nos EUA.

SUPER|VISÃO

Eu muitas vezes, nestas sufocadas noites de estio, viajo até à minha janela para ver uma nesguita de Tejo que está no fim da rua, e me enganar com uns verdes de árvores que ali vegetam a sua laboriosa infância nos entulhos do Cais do Sodré. E nunca escrevi estas minhas viagens nem as suas impressões pois tinham muito que ver! Foi sempre ambiciosa a minha pena: pobre e soberba, quer assunto mais largo. Pois hei-de dar-lho. Vou nada menos que a Santarém: e protesto que de quanto vir e ouvir, de quanto eu pensar e sentir se há-de fazer crónica.
Era uma ideia vaga; mais desejo que tenção, que eu tinha há muito de ir conhecer as ricas várzeas desse Ribatejo, e saudar em seu alto cume a mais histórica e monumental das nossas vilas. Abalam-me as instâncias de um amigo, decidem-me as tonteiras de um jornal, que por mexeriquice quis encabeçar em desígnio político determinado a minha visita.
Pois por isso mesmo vou: pronunciei-me.
Almeida Garrett
- Viagens Na Minha Terra (excerto - 1846)
FUNDA|MENSAL

ACTUAL|IDADE

13JUN1938-14OUT2019 - Manuel António de Sotto-Mayor da Silva Amado, aliás Manuel Amado: Pintor, arquitecto e actor português - «Deixa uma obra pictórica extensa e coerente, marcada por lugares desabitados, que o público português e mesmo estrangeiro pôde apreciar, em exposições regulares a partir de 1975» (Luísa Soares de Oliveira).

11JUL1930-14OUT2019 - Harold Bloom: Escritor americano, professor de Humanidades na Universidade de Yale, analista e crítico literário, autor de A Angústia da Influência (1973) ou de O Cânone Ocidental (1994) - «Shakespeare é Deus».

1976-16OUT2019 - Ricardo Tércio: Desenhador (Nervoso - 2015) e ilustrador português (Milagreiro de André Oliveira, Dofus Monster de Dobbs), autor de quadradinhos com carreira internacional (Marvel - Spider-Man Fairy Tales, Avengers Fairy Tales; Image), animador (Droid i.d.), membro do colectivo The Lisbon Studio - «Custa a crer que este extraordinário artista largou o lápis, pela última vez» (C.B. Cebulski).

17OUT2019 - Alright Creative Entertainment estreia, com NOS Audiovisuais, Mutant Blast (2018) de Fernando Alle; com Maria Leite e Joaquim Guerreiro.

26OUT2019-02FEV2020 - No Centro Cultural de Cascais, Fundação D. Luís I apresenta As Minhas Propriedades - exposição de pintura de Avelino Sá.

05NOV-24NOV2019 - Em Lisboa, Livraria Ler Devagar / LxFactory apresenta Teotónio | Retrospectiva - exposição de artes plásticas de Teotónio Agostinho.

ÁGUA|FORTE
Ricardo Tércio

PASSA|TEMPO

Tinta da China edita Brasil Em Campo de Nelson Rodrigues (1912-1980); selecção e organização de Sónia Rodrigues.

Fundação Calouste Gulbenkian edita A Cidade Virtuosa de Alfarabi (870-950).

Sem comentários:

Enviar um comentário