quarta-feira, novembro 22, 2017

IMAGINÁRiO-Extra: CADERNO DIÁRIO DA MEMÓRIA de MÁRIO AUGUSTO

O fenómeno e o sucesso logrados com A Sebenta do Tempo – Manual de Memória Para Esquecidos, em 2016, estimularam  Mário Augusto à revelação de Caderno Diário da Memória, também publicado sob chancela da Bertrand Editora. Revisitando e atribuindo outras valências ou abordagens a um manancial fascinante, irresistível, agora mais detalhado em referências, e numa perspectiva acentuada pelas vivências pessoais.

Minúcia, entusiasmo e curiosidade continuam a assinalar esta reiniciada viagem de Mário Augusto, privilegiando aspectos múltiplos do gosto e da arte, da cultura e do entretenimento que o influenciaram e divertiram, como a tantos de nós, a partir dos anos de 1960, constituindo paralelamente um imenso e intenso panorama sobre a história recente, cujas implicações ou experiências sociais e individuais acabariam por envolver Portugal ao Mundo.

Recuperando e expandindo, ou recolhendo novos apontamentos d’A Sebenta do Tempo, este Caderno Diário da Memória amplia, ilustra e comenta, assim, um abundante universo em que as leituras empolgantes, a banda desenhada, as músicas preferidas mas ainda a rádio, o cinema e a televisão são algumas das atracções principais. Tal como os brinquedos e as colecções, os livros e as revistas, os discos, os cromos ou os jogos predilectos.

As personalidades e os acontecimentos, a aprendizagem e a publicidade, os objectos e os rituais de época, tornam-se manifestações e testemunhos de uma actualidade fecunda e em vertiginosa transformação, que Mário Augusto lembra e partilha, evoca e restitui, ao seu estilo reflectido e informativo, informal e revelador. Formulando um desafio auspicioso, para que voltemos a percorrer os nossos próprios e favoritos momentos únicos.

IMAG.33-139-598-Extra

Sem comentários:

Enviar um comentário