sábado, janeiro 21, 2017

IMAGINÁRiO #646

José de Matos-Cruz | 8 Fevereiro 2018 | Edição Kafre | Ano XV – Semanal – Fundado em 2004

PRONTUÁR
iO

ALTERNIDADES

Algures no abismo mais profundo, no recôndito mais obscuro da alma humana, vacilam os valores, avassalam os desígnios, pelo confronto entre bem e mal. O que se tornar predominante - sob esta perspectiva original, em cada homem ou mulher - assim, também, determinará os heróis ou os perversos. Eis a dinâmica tradicional, romanesca, pela qual se forjaram os mitos e cresceram as lendas. Desde o século passado, com uma significativa exploração nas histórias em quadradinhos. Porém, os tempos actuais são de crise ritual, e o próprio imaginário aventuresco se debate para ressurreição de demónios e divindades. Inspirado numa realidade fantástica, de ocorrência aparentemente excepcional,
O Protegido/Unbreakable (2000) aborda uma tal transição fantasmagórica, no universo gráfico e lúdico, a qual se transfere fatalmente para a gente comum - quanto aos que protagonizam uma correlação de forças como essência radical, quanto à sua virtual vitimação. Desde sempre, Elijah Price - afectado por uma doença rara, em que os seus ossos quebram à mais leve pressão - viveu com esta maldição. Isolando-se dos outros meninos, fanático da bd, enfim colecionador / vendedor de ilustrações valiosas. E obcecado pelo drama dos seus azares e inibições, que deverão ter uma oposta alternativa pessoal: alguém que nunca tenha estado doente, com uma sorte incrível, um justiceiro potencial, sem mesmo se ter apercebido… Realizador, argumentista e produtor, M. Night Shyamalan consagra O Protegido pelas vertentes ética, ficcional e estética que na América, sob a feição clássica, forjaram o culto adolescente da banda desenhada, e celebraram o cinema como a sétima arte. IMAG.30-33-216


CALENDÁRiO

22SET2016-14JAN2017 - Em Lisboa, Galeria Ratton apresenta Calendário - exposição de pintura de Maria Beatriz. IMAG.81-642

14OUT-12NOV2016 - No Porto, Sismógrafo apresenta
Flor de Sal - exposição de fotografia Diana Carvalho, sendo curador Nuno Faria.

20OUT2016 - Museu de Évora expõe Marcas da Inquisição Em Évora: Acervos do Museu e da Biblioteca Pública.
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20OUT2016 - Nitrato Filmes estreia O Ornitólogo de João Pedro Rodrigues; com Paul Hamy e Chan Suan. IMAG.68-165-272-456-487-572

22OUT2016-08ABR2017 - Em Cascais, Fundação D. Luís I expõe, no Forte S. Jorge de Oitavos, A História da Fotografia Aérea - Arquivo Histórico da Direcção Geral do Território.

27OUT2016-29JAN2017 - Em Lisboa, Atelier-Museu Júlio Pomar apresenta Void - exposição de pintura e desenho de Júlio Pomar & Julião Sarmento, sendo curadora Sara António Matos.
IMAG.19-33-312-341-427-437-449-461-495-505-524-534-552-553-554-562-582-596-604-610-620-625-631

28OUT-27NOV2016 - No Centro Cultural de Cascais, Fundação D. Luís I expõe Miguel Ventura Terra [1866-1919] - Vida e Obra - Casas de Cascais. IMAG.447

26OUT-31DEZ2016 - Em Lisboa, Museu Colecção Berardo apresenta Para Um Retrato Colectivo Em Portugal, No Fim dos Anos 40 - exposição de fotografia de Fernando Lemos, sendo curador Pedro Lapa. IMAG.398

28OUT-03DEZ2016 - Bedeteca da Amadora apresenta Banda Escrita: Rui Zink - Uma Exposição Em Torno do Trabalho do Argumentista.
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VISTORiA

Há homens que lutam um dia e são bons.
Há outros que lutam um ano e são melhores.
Há outros, ainda, que lutam muitos anos e são muito bons.
Há, porém, os que lutam toda a vida, estes são os imprescindíveis.

Bertolt Brecht
 
MEMÓRiA

08FEV1828-1905 - Jules Gabriel Verne, aliás Jules Verne: Ficcionista e poeta francês - «Como poderá apreciar a felicidade, aquele que nem um só instante foi tocado pelo sopro da desgraça?». IMAG.28-35-59-85-245-257-508

10FEV1898-1956 - Eugen Berthold Friedrich Brecht, aliás Bertolt Brecht: Poeta, dramaturgo e encenador alemão - «Quem ainda está vivo nunca diga: nunca. / O que é seguro não é seguro. / As coisas não continuarão a ser como são.». IMAG.94-333-574-635

1654-12FEV1728 - Agostino Steffani: Cantor, compositor e organista italiano, diplomata e bispo católico, autor de óperas, composições sacras, obras de câmara, coros e peças orquestrais - «Foi um criador de primeira linha, tendo fundido a melodia italiana e o contraponto germânico com a tendência francesa para o ritmo de dança e os instrumentos de sopro» (Music and Letters). IMAG.445-476-520

1877-12FEV1968 - José Tomás da Fonseca: Escritor português, autor de Na Cova dos Leões (1957) - «Sabe, e não quer pôr cobro a semelhante malvadez – para não dizer indignidade –, como a Cova da Iria tem enriquecido alguns e empobrecido tantos!» (ao Patriarca de Lisboa). IMAG.122 -292-303-429-465-513-601

13FEV1728-1793 - John Hunter: Cientista e cirurgião escocês, professor e pioneiro de técnicas experimentais, como tratamento cirúrgico de aneurismas, transplantes e regeneração de tecidos e doenças venéreas, entre os fundadores da anatomia patológica, fisiologista, coleccionador devotado ao estudo de animais de todo o mundo, serviu na Armada Britânica, sendo autor de Observações e Reflexões Sobre Geologia, a partir de estudos na planície do Alentejo (1762-1763). IMAG. 439

COROLÁRiO

Por meados do século XVIII, não era fácil encontrar corpos humanos para dissecar. Por isso, John Hunter (1728-1793) e os seus colegas de anatomia serviram-se dos cadáveres de pessoas que tinham sido enforcadas. Havia, então, em Londres, a quadrilha dos chamados Ressurreicionistas, que roubavam os corpos de necrotérios, uma prática ilegal e que provocou a indignação popular.
No entanto, John Hunter terá, mesmo, obtido o cadáver de um gigante irlandês, Charles Byrne (1761-1783), que ganhara a vida como atracção de circo. Hunter estabeleceu um valor de aquisição. E, ao que se presume, é o esqueleto de Byrne que se encontra, actualmente, em exibição no Hunterian Museum do Royal College of Surgeons, em Londres.

VISTORiA

E o Ídolo entrou no seu novo santuário, um dos mais, senão o mais rico da cidade, tanto é o ouro, a prata e os estofos preciosos que ali se exibem ao olhar deslumbrado dos que vivem sem conforto e sem pão, em lares que são tocas de bichos ou pocilgas.
Ao mesmo tempo que se violentava a consciência popular, preparavam-se, de longe e de largo, outros processos de obrigar as massas a mostrar que tinham fé. Já concorriam a Fátima milhares e milhares de convictos. Mas não era bastante. Reclamavam-se legiões.
Cruzes de madeira ou cruzes de ferro são hoje, não símbolos de amor, piedade e redenção, mas chuços com que certos missionários ameaçam os que não se lhes ajoelharem aos pés, nos confessionários, onde se inculcam como verdadeiros e únicos enviados de Deus.
Ninguém, pois, deixe alastrar a credulidade que facilmente degenera em superstição, sendo a mais perigosa a das aparições de agentes sobrenaturais. Venham donde vierem! Trazidas por um ignorante ou por um sábio, por um cardeal ou por um papa, neste ramo do maravilhoso, a autoridade é sempre a mesma. Combatê-la é, portanto, um sagrado dever moral e cívico!
Tomás da Fonseca
- Na Cova dos Leões (1957 - excertos)
BREVIÁRiO

E-Primatur edita Tempos Difíceis de Charles Dickens (1812-1870); tradução de Sofia Castro Rodrigues e Virgílio Viseu. IMAG.117-278-357-447-488-552-624-635

Distrijazz edita em CD, sob chancela Resonance, Getz / Gilberto ’76 por Stan Getz (1927-1991) e João Gilberto. IMAG.521

Antígona edita A Nebulosa de Pier Paolo Pasolini (1922-1975); tradução de Manuela Gomes. IMAG.57-89-135-147-228-314-361-427-537

EXTRAORDINÁRiO

OS SOBRENATURAIS - Folhetim Aperiódico

MAL TORNA AO CRIADOR QUEM, SUJEITO, SE REFAZ - 3
No âmbito das cerimónias que emularam o trágico defunto, o Major Joel Crespo foi até ao Teatro Vaz de Moraes, no Parque Mayer, atraído por A Revolução de Abril, a velha fita de Arthur Lopes de Barros. Aí, a vaga Ofélia Toledo exuberou em palco durante a homenagem, ofuscando mesmo a embaraçada filha do protagonista – Pulquéria Galhardo, um esfregão lacrimoso ao lado do noivo Inocêncio Pernate.
Continua

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