terça-feira, setembro 01, 2015

IMAGINÁRIO #569


José de Matos-Cruz | 01 Julho 2016 | Edição Kafre | Ano XII – Semanal – Fundado em 2004


PRONTUÁRiO
 
CRISPAÇÕES

Género primordial do imaginário americano e, entre a marginalidade e a aventura, sempre revitalizado pelo elã de uma saga original, enquanto território mítico, o Western sagra tempos perigosos e violentos, em que avassalava a lei da bala - com justiça calada por heróis insolidários, entre impropérios dos facínoras. 
Assim ressalta um imaginário fecundo e fluente, que Hollywood mitificou, como homenagem cinéfila às mais expressivas tradições de culto popular. Tal repercutiu-se em quadradinhos, logo pela escola europeia - da qual Hermann ou Jean Giraud são referências primordiais. Reunindo-se dez anos após L’Oeuil du Chasseur (1987), pela senda criminal, Philippe Foerster (argumento) & Philippe Berthet (ilustração) culminaram, em Cães da Pradaria / Chiens de Prairie (1996), as proezas crepusculares de J.B. Bone, um velho fora-da-lei com a cabeça a prémio e o furor no coração, arrostando os seus fantasmas silenciosos e uma orfandade omnipresente…
Por tais transes persiste, afinal, o entendimento profundo e peculiar do Western - porventura, a expressão épica mais intensa e virtual, através dos seus códigos de exaltação e persistência num itinerário pioneiro, entre o esgar da ganância e a expiação do mal.


CALENDÁRiO

15MAI-30AGO2015 - Em Lisboa, Museu do Design e da Moda/MUDE expõe Caleidoscópio - A Alta-Costura de Christian Lacroix, sendo curadora Anabela Becho.

®18MAI-31AGO2015 - Palácio da Cidadela de Cascais expõe Visitas Espectaculares - Pintores e Arquitectos Nos Palcos Portugueses; organização do Museu da Presidência da República e do Museu Nacional do Teatro e da Dança, sendo comissário José Carlos Alvarez. IMAG.11-17-150-170-205-208-317-332-368-471-501

1930-21MAI2015 - Joaquim Durão: Jogador português de xadrez, Mestre Internacional - «Foi o único xadrezista português a defrontar Bobby Fischer, nas Olimpíadas de Havana, Cuba, em 1966» (José Durão).

22MAI2015 - Em Lisboa, na zona de Belém, é inaugurado o novo Museu Nacional dos Coches, concebido pelo arquitecto brasileiro Paulo Mendes da Rocha, em colaboração com o atelier de Ricardo Bak-Gordon. IMAG.41-204

¢22MAI-27SET2015 - No Porto, Museu de Arte Contemporânea de Serralves expõe Um Realismo Cosmopolita: o Grupo KWY Na Colecção de Serralves, sendo curadora Catarina Rosendo.

¸28MAI2015 - Vende-se Filmes produziu, e estreia com Midas Filmes, O Indispensável Treino da Vagueza (2014) e Fora da Vida (2015) de Filipa Reis e João Miller Guerra. IMAG.430-466-490

µ29MAI-26JUL2015 - No Estoril, Espaço Memória dos Exílios apresenta Das Guerras Mundiais - exposição de fotografias cedidas pela Embaixada da Federação da Rússia.
              
PARLATÓRiO

OA geração que inicia uma revolução dificilmente a completará…
Fundamental, é aplicar a lei de modo igual aos homens de todas as condições…
Se eu pudesse ir para o céu com um partido, de modo algum seria esse o meu destino…
Sempre que fizermos algo, mesmo que ninguém venha a saber, convém agirmos como se o mundo estivesse a olhar para nós…
Não devemos morder a tentação, antes de nos certificarmos de que tem algum anzol oculto…
Nunca nos arrependeremos de ter comido com moderação…
Quantos sofrimentos acabaram por nos custar os males que nunca ocorreram…
Certos anúncios contêm as únicas verdades que merecem a credibilidade de um jornal…
Thomas Jefferson

VISTORiA

§ 45. Meios gerais empregados no Governo do Senhor Rei D. José para promover a introdução das Artes fabris em Portugal, e seus bons efeitos.
¨Os grandes subsídios dados pelo Governo, para a introdução das artes fabris em Portugal, a isenção de direitos sobre as matérias primas vindas de fora, assim como também aqueles de exportação sobre tais Manufacturas, e suas entradas francas nos Domínios do Ultramar, a introdução proibida no Reino de correspondentes manufacturas estrangeiras, e a rigorosa observância das leis repressivas do contrabando têm sido os princípios políticos a que se deveu a diversidade, e multiplicidade de estabelecimentos úteis; por efeito dos quais ficaram no país enormes somas, que antes passavam a nações estrangeiras, com gravíssimo prejuízo de Portugal, de cujas somas se poderá formar juízo comparando a balança do comércio de uns anos com outros, cuja balança se principiou a formar no Reinado da Rainha N. S. Que Deus Guarda à custa do Cofre da Real Junta do Comércio, que seria de muita utilidade publicar-se pela imprensa, para ilustração da parte pensante e instruída da nação principalmente para aqueles que influem no Governo poderem descobrir em um golpe de vista objectos de tanta importância; e até calcular os desastrosos efeitos que poderá produzir o tratado de comércio de Fevereiro de 1810, se se não tomarem em séria consideração, quanto antes, para se lhes obstar por todos os meios possíveis.
O tratado feito por Methuen, e Roque Monteiro Paim, ainda que arruinou muitas artes fabris, que havia no Reino, principalmente aquelas de lanifícios, cujas manufacturas estrangeiras não eram admitidas antes deste tratado, que teve por objecto a admissão dos panos ingleses, em compensação dos vinhos de Portugal pagarem de entrada em Inglaterra uma terça parte menos do que aqueles de França, e isto sem especificar a proporção de direitos de entrada dos ditos lanifícios, nem de outro género algum, tem sido modificado pelo Governo regenerador do Sr. Rei D. José.
Recordações de Jacome Ratton sobre ocorrências do seu tempo em Portugal de Maio de 1747 a Setembro de 1810

MEMÓRiA

¨ 1811-01JUL1896 - Harriett Beecher-Stowe: Escritora e abolicionista americana - «Quando entramos numa situação tensa, e tudo está contra nós, até parecer que não conseguimos aguentar nem mais um minuto, há que não desistir, pois esse é justamente o momento em que a maré irá mudar». IMAG.326

¯01JUL1926-2012 - Hans Werner Henze: Compositor alemão - «A beleza intemporal e o compromisso contemporâneo são aquilo que a sua obra tem de único» (Schott Music). IMAG.433

1271-04JUL1336 - Isabel de Aragão: Rainha Santa Isabel, casada com D. Dinis I - «É indiscutivelmente uma das mais notáveis figuras femininas da nossa história e também um mito popular e religioso que alcançou, desde cedo, uma invulgar projecção a nível nacional» (M. Lourdes Cidraes). IMAG.305

O 1743-04JUL1826 - Thomas Jefferson: Político americano, o principal autor da Declaração da Independência (1776), e Presidente dos EUA (1801-1809) - «Nada consegue impedir o homem que tem a atitude mental correcta de atingir os seus objectivos; e ninguém, neste mundo, logrará ajudar o homem com a atitude mental errada». IMAG.89-178-414

¢1840-06JUL1916 - Bertrand-Jean Redon, aliás Odilon Redon: Pintor francês, artista gráfico, ligado ao simbolismo e co-fundador do Salon des Indépendants (1884) - «Dou liberdade à minha imaginação, no sentido de utilizar tudo o que a litografia pode oferecer-me. Cada uma das minhas muitas peças é o resultado de uma procura apaixonada do máximo que pode ser extraído da conjugação do uso de lápis, papel e pedra».

07JUL1736-1820 - Jacome Ratton: Industrial e comerciante, nascido em França, autor de Recordações de Jacome Ratton sobre ocorrências do seu tempo em Portugal de Maio de 1747 a Setembro de 1810 (1813). IMAG.169-336
           
GALERiA

Grupo KWY – Ká Wamos Yndo
¢A partir de finais dos anos 1950, o grupo KWY foi responsável pela abertura da arte portuguesa ao contexto internacional e pela franca adesão às novas linguagens figurativas que, sob a égide da reconstrução económica do pós-guerra, deram impulso a um dos períodos mais estimulantes da cultura europeia do Século XX. Constituído pelos artistas portugueses Lourdes Castro, René Bertholo, António Costa Pinheiro, João Vieira, José Escada e Gonçalo Duarte, pelo búlgaro Christo e pelo alemão Jan Voss, o grupo congregou-se em Paris em torno da edição da revista KWY, publicada entre 1958 e 1964. Caracterizados pela ausência de manifesto artístico ou de um grande programa teorizador, os doze números da revista registam as mudanças artísticas e sociais ocorridas na época e atestam a força com que a realidade, os acontecimentos quotidianos e o imaginário visual das grandes cidades irrompem no espaço da arte. Do diálogo estabelecido entre as práticas individuais destes artistas e as múltiplas colaborações em projetos editoriais de variadas proveniências, transparece um ambiente cosmopolita e transnacional que sustenta a revisão e ultrapassagem dos valores artísticos do pós-guerra pela atenção ao presente imediato.
        
BREVIÁRiO

¨Teorema edita Os Interessantes de Meg Wolitzer; tradução de Raquel Dutra Lopes.

¨Clube do Autor edita Serpentina de Mário Zambujal. IMAG.288

Sem comentários:

Enviar um comentário