sábado, março 25, 2023

Extra: Análise crítica - CoBrA: Operação Goa [Ala dos Livros]

As obras de banda desenhada que aliem a imersão histórica ao alcance ficcional são escassas, por autores portugueses. Tais expectativas consumam-se agora, sob chancela editorial da Ala dos Livros, em CoBrA: Operação Goa – por Marco Calhorda (argumento) e Daniel Maia (desenho) – forjando uma trama de implicação recente e subtil contexto artístico.


Em incidência, a invasão de Goa (Dezembro de 1961) pelo exército indiano, pondo fim a quatrocentos e cinquenta anos de domínio territorial português. Virtualmente, eis a intervenção clandestina de Jorge Jardim – através da sua agência secreta CoBrA – para lograr o resgate dos milhares de soldados feitos prisioneiros de guerra.

No vórtice do tempo e por cenários fluidos,
CoBrA: Operação Goa traça um jogo aliciante de sombras e reflexos, ambíguo e obscuro, intenso ou matizado, entre política e espionagem, astúcia e diplomacia, coragem e abnegação, ameaças e cumplicidades, altos valores ou golpes baixos, envolvendo a tensão do poder e a correlação de forças, no foro pátrio ou a nível internacional.

Marco Calhorda compõe uma narrativa complexa mas insinuante, uma intriga volúvel e testemunhadora, entre os vectores da realidade e da especulação, a que o estilo gráfico de Daniel Maia, versátil e meticuloso, dinâmico e sofisticado, corresponde nos detalhes circunstanciais e pelos contrastes a preto e branco.

F|M.7-15-24-29-55-74-79-91-98-103-131-133-171-173

Sem comentários:

Enviar um comentário