terça-feira, agosto 09, 2022

Extra: Outras Bandas – Heróis Portugueses [Tágide]

Após ter realizado a iniciativa inédita Heróis Portugueses, em que os autores do colectivo informal Tágide ilustraram tributos às 100 principais personagens da banda desenhada portuguesa, compilada no fanzine Outras Bandas #5 (Agosto de 2021), o grupo retomou o mesmo desafio com uma segunda ronda do projecto, desta vez celebrando outras 50 das mais famosas personagens da BD nacional, que foram reunidas em Outras Bandas #7 (Maio de 2022).

Com personagens bem conhecidas do público, entre figuras clássicas e criações contemporâneas, houve ainda espaço para recordar alguns heróis desaparecidos, assim se procurando cultivar uma memória viva da Arte Sequencial portuguesa e prestar uma justa homenagem aos autores que, desde o século passado, trouxeram o sector da BD lusitana até aos mais auspiciosos dias de hoje. Definitivamente, com 150 heróis de quadrinhos destacados, já não se pode argumentar que a banda desenhada portuguesa não é feita de heróis, como noutros países, ou que estes pecam em carisma suficiente para se implementar no mercado.

Os critérios de selecção passaram por escolher personagens clássicas, modernas e contemporâneas, e privilegiar o destaque a heróis de apresentação icónica e não tanto a protagonistas de novelas gráficas; razão porque ficaram de fora certas obras fundamentais da BD nacional. Tanto quanto possível, procurou-se ainda seleccionar heróis que tenham constituído uma colecção ou sido publicados/reeditados em vários títulos, assim se legitimando a sua popularidade.

O projecto global contou com contributos pela quase totalidade dos membros do colectivo informal: António Coelho, Daniel Maia, Eduardo Martins, Filipa Lopes, Henrique Gandum, João Raz, Jorge RoD! Rodrigues, José Bandeira, Maria João Claré, Mário André, Nuno Dias, Patrícia Costa, Pedro Cruz, Rafael Marquês, Rui Serra e Moura, Sérgio Santos, Shania Santos, Susana Resende e Yves Darbos, além do ilustrador convidado João Faial.

Visão de Infante Portugal, por Nuno Dias (2020)

Visão de Aurora Boreal, por Maria João Claré (2022)

Outras Bandas #5 – Heróis Portugueses e Outras Bandas #7 – Heróis Portugueses II são uma manifestação independente, respeitadora do Direito de Autor dos criadores representados, que estão inteiramente creditados. Com edição de Tágide, a coordenação do projecto coube a Daniel Maia.

Sem comentários:

Enviar um comentário