quinta-feira, dezembro 16, 2021

Extra: 18º Troféus Cental Comics '2021

O 18º Troféus Central Comics iniciou no fim de semana passado e até dia 18, Sábado, a ronda final de votação para determinar quais as melhores obras e autores publicados em 2020, em Portugal. O prémio, único no país, consagra aos leitores e profissionais do sector a decisão sobre que candidatos devem ser finalistas aos prémios e quais são eleitos como vencedores. A votação é realizada online no portal, sem requerer registos e garantindo absoluto sigilo – AQUI.

Entre as quinze categorias constantes no prémio (i.e. Melhor Publicação, Desenhado e Argumento Nacional, Melhor Publicação, Desenho e Argumento Estrangeiro, Melhor Publicação Humor, Clássica e Independente, Melhora Obra Curta, Melhor Colecção/Série, Melhor Autor em Publicação Estrangeira, e Melhor Filme, Série e Videojogo baseado em BD), vamos encontrar cerca de trinta obras distribuídas no ano transacto, com maior expressão de nomeações para as editoras Ala dos Livros, Arte de Autor e Levoir, com seis indicações cada, e a editora Escorpião Azul, com sete.

Entre os autores
nomeados encontramos nomes conhecidos dos universos literários d´O Infante Portugal e da Aurora Boreal: Eugénio Silva obteve duas nomeações alusivas ao álbum Zé do Telhado: De Lanceiro a Salteador; Luís Louro teve o álbum O Corvo 4: Inconsciência Tranquila nomeado para três prémios e mais um pela reedição comemorativa de Alice; Filipe Abranches, autor/editor da antologia Umbra, cujo vol.2 está nomeado, também tem a concurso a BD "Camping Gás", co-escrita com Pedro Vieira Moura e desenhada por Bárbara Lopes; Daniel Maia foi nomeado pela banda desenhada auto-conclusiva escrita por Marco Fraga Silva, “Quim e Manecas dão cabo do Covid-19!”, in Virara Página: Antologia de BD, que por sua vez foi indicada para outro prémio, assim como foi o fanzine Outras Bandas, que Daniel edita através do colectivo Tágide.

Por último, é de salientar que a imagem do poster desta edição do Troféus Central Comics é da autoria de
Nuno Dias, o jovem autor que irá contribuir com o seu talento para a antologia da Aurora Boreal, cuja edição foi adiada para 2022.

Sem comentários:

Enviar um comentário