quinta-feira, fevereiro 20, 2020

FUNDA|MENTAL 29

José de Matos-Cruz | 24 Março 2020 | Edição Kafre | Ano II – Semanário – Desde 2019
 
FENDA|MENTAL

JUSTA|POSIÇÃO

24MAR1762-17FEV1830 - Marcos António da Fonseca Portugal, aliás Marcos Portugal: Compositor português, e organista celebrado de música erudita, com carreira e sucesso internacional - em 1792, partiu para Itália, graças à protecção do príncipe regente e futuro Rei D. João VI; em 1801, a sua ópera Non Irritare le Donne foi seleccionada para reabrir o Teatro Italiano de Paris.

28MAR1810-13SET1877 - Alexandre Herculano de Carvalho e Araújo, aliás Alexandre Herculano: Escritor português, ficcionista, poeta, dramaturgo, historiador e jornalista - «Convosco eu sou maior; mais longe a mente / Dos céus se imerge livre, / E se desprende de mortais memórias / Na solidão solene, onde, incessante, / Em cada pedra, em cada flor se escuta / Do Sempiterno a voz, e vê-se impressa / A dextra sua em multiforme quadro.» (A Arrábida, excerto - in A Harpa do Crente, 1838).

30MAR1904-20FEV1987 - Edgard Félix Pierre Jacobs, aliás Edgar Pierre Jacobs, aliás E.P. Jacobs: Artista belga, cantor lírico, pintor e cenógrafo, argumentista e ilustrador de banda desenhada, criador de As Aventuras de Blake e Mortimer (1946) - «Comecei a trabalhar com Hergé no dia 1 de Janeiro de 1944. Individualista como ele, e como ele, habituado a trabalhar sozinho, poderiam presumir-se dificuldades de adaptação ou certa incompatibilidade de ideias ou de humor. Nada disso, o meu labor com ele foi dos mais benéficos, a nossa mútua procura de perfeição, tal como a convergência das concepções pessoais sobre o métier, tornaram as nossas discussões de trabalho particularmente enriquecedoras e construtivas.» (Un Opéra de Papier - excerto, 1981).

SUPER|VISÃO

Dai às paixões todo o ardor que puderdes, aos prazeres mil vezes mais intensidade, aos sentidos a máxima energia e convertei o mundo em paraíso, mas tirai dele a mulher, e o mundo será um ermo melancólico, os deleites serão apenas o prelúdio do tédio. Muitas vezes, na verdade, ela desce, arrastada por nós, ao charco imundo da extrema depravação moral; muitíssimas mais, porém, nos salva de nós mesmos e, pelo afecto e entusiasmo, nos impele a quanto há bom e generoso. Quem, ao menos uma vez, não creu na existência dos anjos revelada nos profundos vestígios dessa existência impressos num coração de mulher? E porque não seria ela na escala da criação um anel da cadeia dos entes, presa, de um lado, à humanidade pela fraqueza e pela morte e, do outro, aos espíritos puros pelo amor e pelo mistério? Porque não seria a mulher o intermédio entre o céu e a terra?
Alexandre Herculano
- Prólogo a Eurico, o Presbítero (excerto - 1844)
ÁGUA|FORTE

(1953) Aventuras de Blake e Mortimer

FUNDA|MENSAL

ACTUAL|IDADE

05DEZ2019-24MAI2020 - Em Cascais, Fundação D. Luís I apresenta, na Casa das Histórias Paula Rego, Desenhar, Encenar, Pintar - exposição de desenhos, gravuras, pinturas e criações tridimensionais de Paula Rego, sendo curadora Catarina Alfaro. F|M.12-23

1921-08DEZ2019 - Arquimedes da Silva Santos - Escritor e médico português, neuropsiquiatra e pedagogo, poeta ligado ao neo-realismo, autor de Voz Velada (1958) - «Nesta hora indecisa de aurora / angustiada entre a noite e o dia / nosso povo levanta de novo / a bandeira da democracia!» (Companheiros, Unidos! - excerto, 1945).

12DEZ2019 - Em Bogotá, Colômbia, os Caretos de Podence, tradicionais mascarados do Nordeste Transmontano, são declarados Património Cultural Imaterial da Humanidade, pela UNESCO.
12DEZ2019 - Desforra Apache estreia Frankie (2019) de Ira Sachs; coprodução de O Som e a Fúria, com Isabelle Huppert e Greg Kinnear.

PASSA|TEMPO

Daniel Maia edita, para Tertúlia BDzine #187 (Tertúlia BD de Lisboa), o fanzine Além Lino; escrito pelo colectivo Tágide, sendo ilustradores António Coelho, Daniel Maia (também autor da capa), Maria João Claré, Patrícia Costa, Pedro Cruz, Shania Santos e Yves Darbos; em celebração, as virtudes e idiossincrasias de Geraldes Lino (1936-2019), autor e divulgador português de banda desenhada, colecionador, articulista e palestrante, editor, fanzinista e blogger.

Em As Aventuras de Blake e Mortimer, Asa II edita O Vale dos Imortais - O Milésimo Braço do Mekong de Yves Sente, Teun Berserik & Peter Van Dongen, segundo as personagens de Edgar P. Jacobs (1904-1987).

Sem comentários:

Enviar um comentário