sábado, agosto 24, 2019

FUNDA|MENTAL 2

José de Matos-Cruz | 01 Setembro 2019 | Edição Kafre | Ano I – Semanário – Desde 2019

FENDA|MENTAL

JUSTA|POSIÇÃO

01SET1920-19MAI1984 - Jacinto de Almeida do Prado Coelho, aliás Jacinto do Prado Coelho: Escritor português, investigador, crítico literário, professor universitário - «Ler colectivamente (em diálogo com a obra literária, em diálogo de leitor com outros leitores) é, com efeito, além de prazer estético, um modo apaixonante de conhecimento… Não há, suponho, disciplina mais formativa que a do ensino da literatura. Saber idiomático, experiência prática e vital, sensibilidade, gosto, capacidade de ver, fantasia, espírito crítico – a tudo isto faz apelo a obra literária, tudo isto o seu estudo mobiliza… A literatura não se faz para ensinar: é a reflexão sobre a literatura que nos ensina.» (Como Ensinar Literatura - Ao Contrário de Penélope - excerto, 1976).

02SET1943-30JAN2004 - José Álvaro Morais: Cineasta português, realizador (ficcionista e documentarista), argumentista, produtor, técnico de montagem.

03SET1883-24JAN1969 - António Sérgio de Sousa Júnior, aliás António Sérgio: Escritor português, ensaísta e polemista, pensador e pedagogo - «De todos os homens procurei aprender; e ambicioso aproveitar-me com inteligência – com a minha própria inteligência crítica –, daquilo que aprendi dos outros homens. O que enquadra bem no meu organismo de ideias (modesto organismo, sem dúvida alguma, mas creio que evidente para quem me saiba ler), tudo que enquadra é de facto meu, ainda que o digam, comigo, muitas outras pessoas. É por este critério inteligente e orgânico que o verdadeiro crítico tem de ver as coisas, e não pela semelhança de algumas frases, a que correspondem por vezes pensamentos diversos, e até opostos. A ambição deste seu criado não é dizer coisas extravagantes, não é dizer coisas originais: é dizer coisas lúcidas, coerentes, exactas, verdadeiras, bem ligadas; é ser vertebrado – e omnívoro; omnívoro –, mas vertebrado. E pelo que se coordena, ou que se não coordena, com a minha própria vertebralidade – é que todo crítico inteligente avaliará do que é meu, e do que não é meu.» (Resposta a Uma Consulta, excerto - in Seara Nova, 1938).

04SET1824-11OUT1896 - Josef Anton Bruckner, aliás Anton Bruckner: Compositor austríaco - «Ficou na história da música como uma sinfonia de excelência. O conjunto de nove sinfonias, número vivo desde o ciclo de Beethoven, alcançou um estatuto de grande erudição devido às dimensões e sonoridades monumentais» (Rui Pereira).

06SET1904-05MAR1984 - Pedro da Cunha Pimentel Homem de Mello, aliás Pedro Homem de Mello: Escritor português, poeta, folclorista e pedagogo - «Povo que lavas no rio, / Que vais às feiras e à tenda, / Que talhas com teu machado / As tábuas do meu caixão, / Pode haver quem te defenda, / Quem turve o teu ar sadio, / Quem compre o teu chão sagrado, / Mas a tua vida, não! // Meu cravo branco na orelha! / Minha camélia vermelha! / Meu verde manjericão! / Ó natureza vadia! / Vejo uma fotografia… / Mas a tua vida, não! // Fui ter à mesa redonda, / Bebendo em malga que esconda / O beijo, de mão em mão… / Água pura, fruto agreste, / Fora o vinho que me deste, / Mas a tua vida, não!» (Povo, excerto - in Miserere, 1948).

07SET1909-28SET2003 - Ilías Kazantzóglu, aliás Elia Kazan: Cineasta americano de ascendência grega, realizador (A Leste do Paraíso / East of Eden - 1955), actor e produtor - «Muitas vezes, quando parte para a rodagem de um filme, um bom cineasta não sabe exactamente o que vai fazer. Mas qualquer realizador de cinema tem de impressionar, independentemente da sua própria obra… Nós somos pessoas desesperadas».

FUNDA|MENSAL

ACTUAL|IDADE

22MAR-19MAI2019 - No Porto, Museu Nacional de Soares dos Reis apresenta Júlio Resende [1979-2000] - A Palavra e a Mão - exposição de pintura e desenho, estudos e projetos, em relação com escritores como Vergílio Ferreira, Eugénio de Andrade, Mário Cláudio, Vasco Graça Moura, Fernando Namora ou José Viale Moutinho.

06JAN1968-29ABR2019 - John Daniel Singleton, aliás John Singleton: Cineasta americano, argumentista e produtor, realizador de Rapazes do Bairro / Boyz N the Hood (1991) - «A sua paixão era revelar a experiência negra ao mundo» (Ice Cube).

05MAI1946-30ABR2019 - Elizabeth Santos Leal de Carvalho, aliás Beth Carvalho: Cantora e compositora brasileira, a madrinha do samba, autora de Andança (1969) - «O samba está eternamente de luto» (Babi Cruz).

09MAI2019 - Desforra Apache estreia Hotel Império (2018) de Ivo M. Ferreira; com Margarida Vila-Nova e Rhydian Vaughan.

PASSA|TEMPO

Quetzal edita A Puxar ao Sentimento de Vasco Graça Moura (1942-2014).

Não (Edições) lança Espaços Em Branco de Paul Auster; tradução Maria da Conceição Sendas.

Sem comentários:

Enviar um comentário