PRONTUÁRiO
RIVALIDADES
Sondando
um género com as maiores tradições no cinema americano - a
aventura criminal, cuja memória se mitificou em mais de meio século
- Andrzej
Bartkoviak
explora em Romeo
Deve Morrer
(2000) -
seu filme de charneira como realizador - um confronto sem tréguas e
avassalado pela resistência ou subversão de estranhos códigos e
valores. Ao ritual exterminador, expiatório, corresponde o contraste
psicológico e afectivo dos protagonistas: Jet
Li,
impondo-se em Hollywood pela senda marginal, numa aguerrida
cumplicidade com a cantora Aaliyah.
Graças à execução do veterano produtor Joel Silver, o resultado é
um espectáculo feérico, estigmatizado entre a ambição e a
insolitude. Coadjuvando as expectativas dos argumentistas Eric Bernt
e John Jarrell - sobre a efusão alegórica de uma cumplicidade
romântica, a partir de circunstâncias tensas e trágicas - Li
reivindica a essência
de uma intriga evocativa de Romeu
e Julieta,
em que o virtuosismo de William Shakespeare fosse modernizado
ao estilo hip
hop pelas
artes marciais. Habitual director de fotografia, Bartkoviak evoca uma
exacerbação clássica / humanista que se precipita sobre o
território portuário de Oakland, como microcosmo de rivalidades
raciais e de conflitos sangrentos. Assim, o crepúsculo ético e
social da democracia
deflagraria, com o assassinato do filho de um dos mais poderosos
gangues
orientais, deixando implícita uma retaliação vingadora por parte
da família
afro,
cujo líder está aliás inocente. O desempenho circunstancial sobre
a verdade e a mentira, a falta de escrúpulos e os compromissos
fatídicos, será assumido por um precário casal, representativo das
duas comunidades.
CALENDÁRiO
16JUN-09SET2018
- Em Lisboa, Museu do Dinheiro e Torreão Nascente da Cordoaria
Nacional apresentam Escutar as
Águas - exposição múltipla
com obras da Colecção Schneider e de Artistas Portugueses, sendo
curador Paulo Pires do Vale.
19JUN-17SET2018
- Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto/FAUP expõe
Neighbourhood: Where Álvaro
Meets Aldo - sobre Álvaro
Siza Vieira e Aldo Rossi (1931-1997), sendo curadores Nuno Grande e
Roberto Cremascoli.
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22JUN-01OUT2018
- Em Lisboa, Museu Calouste Gulbenkian expõe Terceira
Fábrica. De Caxemira a Lisboa, Via Caldas
- instalações de Praneet Soi (Índia), sendo curador João Carvalho
Dias.
29JUN-02SET2018
- No Centro Cultural de Cascais, Fundação D. Luís I apresenta
Pintar É Uma Maneira de
Pensar - exposição de artes
plásticas de Victor Belém (1938-2015).
29JUN-24SET2018
- Em Lisboa, Museu Calouste Gulbenkian expõe 13
Shots - instalações de
Aimée Zito Lema (Holanda), sendo curadoras Luísa Santos, Ana
Cachola e Daniela Agostinho.
01JUL2018
- Fundado em 1864, o jornal Diário
de Notícias passa a diário
digital, com uma edição semanal em papel (aos domingos).
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PARLATÓRiO
…Tudo
isto vem do vício do modo como entre nós se administra, vem da
política miserável que a tal respeito se tem seguido. Custa crer
que haja ainda quem conserve um contrato que não presta para nada,
que é absurdo, que tem pretensões de uma medida financeira; mas que
não é senão um foco de vexames! Não é um contrato financeiro, é
um escândalo. Não é útil ao País, é sim vexatório para os
povos. Somos nós os únicos na Europa que conservamos uma coisa tão
inaudita, é uma instituição que cumpre acabar com ela de uma vez
para sempre. Só não acaba com ela a administração que não pode,
não sabe ou não tem honra para administrar os negócios públicos!…
José
Estêvão
-
Discurso na Câmara dos Deputados (08JAN1852 – excerto)
MEMÓRiA
25DEZ1899-1957
- Humphrey DeForest Bogart, aliás Humphrey Bogart: Actor americano,
«a maior estrela masculina do cinema norte-americano de todos os
tempos» (American Film Institute) - «Tenho o meu nome ligado a mais
maus filmes do que qualquer outro actor conhecido na história do
cinema»
IMAG.35-52-91-114-256-338-513-529-578-581-594-654-705
26DEZ1809-1862
- José Estêvão Coelho de Magalhães, aliás José Estêvão:
Jornalista e político português - «Revolucionário, militar,
parlamentar, jornalista, advogado, professor, mação e filantropo, a
sua presença em todas as áreas da actividade nacional marcou, de
forma indelével, a primeira metade do século XIX português com a
qual tende a confundir-se. Ninguém, melhor do que ele, traduziu as
contradições e os conflitos de um período tão complexo onde a
realidade se esconde, muitas vezes, perante leituras simplistas e
apressadas em que as ideologias predominam» (Júlio Rodrigues da
Silva). IMAG.32-244-252-296-393
26DEZ1949-2011
- Fernando Jorge da Ponte de Lima Barreto, aliás Jorge Lima Barreto:
Compositor, intérprete e musicólogo português, co-fundador do
grupo Telectu - «Uma força, o maior, a palavra pioneiro nele terá
de ser repetida muitas vezes, vezes sem conta, porque ele foi
pioneiro em tudo» (Vítor Rua). IMAG.364
31DEZ1869-1954
- Henri-Émile-Benoît Matisse, aliás Henri Matisse: Artista
plástico francês, mestre do fauvismo, distinguido na Bienal de
Veneza (1950) - «Na verdade, um pintor não tem outros inimigos
sérios, a não ser os seus maus quadros… Eu não pinto coisas.
Pinto a diferença entre coisas».
IMAG.489-522
COMENTÁRiO
Matisse
Era
um artista no sentido medieval do termo. O seu trabalho era muito
simples, escolhido para exprimir o que ele mesmo sentia. Era um
trabalhador sem obstinação. Nos seus cadernos de trabalho, várias
páginas têm apenas alguns riscos. Afinal, esses traços,
reconhecíveis por todos, mostram de maneira evidente a sua
significação, o resultado de muitas horas de trabalho.
Régine
Pernoud
ANTIQUÁRiO
29DEZ1959
- Em Lisboa, o Presidente da República Américo Thomaz inaugura o
Metropolitano - então, a décima quarta rede de metro da Europa, e a
vigésima quinta a nível mundial; o bilhete simples custa 1$50
escudos, e tem duas linhas em Y, de Sete Rios e de Entre Campos até
à Rotunda do Marquês de Pombal e, a partir daí, uma linha única
até aos Restauradores.
IMAG.101
ANUÁRiO
1959
- Arthur Duarte realiza o documentário Metropolitano
de Lisboa,
com produção da Tobis Portuguesa; recolhido
nos Restauradores por Artur Agostinho, um casal - Francisco Callado e
Gina Mayo - é convidado a visitar o novo transporte subterrâneo da
capital, pouco tempo antes da inauguração, sendo prestadas
informações e esclarecimentos aos futuros utentes.
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BREVIÁRiO
Cavalo
de Ferro edita Octaedro de
Julio Cortázar (1914-1984); tradução de Isabel Pettermann.
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Universal
edita em CD com DVD (de Nadia Zhdanova), sob chancela Deutsche
Grammophon, Wolfgang Amadeus Mozart
[1756-1791] / [Serguei]
Rachmaninov
[1873-1943]: Concertos pelo
pianista Grigori Sokolov, com Mahler Chamber Orchestra sob a direcção
de Trevor Pinnock, e BBC Philharmonic sob a direcção de Yan Pascal
Tortelier. IMAG.36-55-68-90-102-106-118-172-186-205-216-217-220-227-277-284-285-290-317-321-342-349-375-406-412-431-449-457-475-500-503-529-534-547-589-597-640-666-667-688-703-707-708-715-721-725
Dom
Quixote edita O Castelo dos
Destinos Cruzados de Italo
Calvino (1923-1985); tradução de José Colaço Barreiros.
IMAG.51-439-482-531-631-676-686-714
Cavalo
de Ferro edita A Consciência
das Palavras de Elias Canetti
(1905-1994); tradução de Paulo Osório de Castro. IMAG.388-478-524
EXTRAORDINÁRiO
OS
SOBRENATURAIS - Folhetim Aperiódico
A
MELANCOLIA FIXA DO CONTROLADOR DE ONDAS -
4
Nada
e o Centro do Mundo. Assim se faz história.
Em
tortuosa caminhada, pela orla dos penhascos, desde o Guincho até à
Boca do Inferno, Damião de Magalhães parou a mirar uns quantos
gatos, que ali acordavam, espreguiçando. Também ele estava meio
entorpecido, pelo frio e pela ansiedade, que lhe tolhiam um paradeiro
na cartografia de seu porvir.
– Continua
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