quinta-feira, junho 08, 2017

IMAGINÁRiO #666

José de Matos-Cruz | 08 Julho 2018 | Edição Kafre | Ano XV – Semanal – Fundado em 2004

PRONTUÁRiO

TRADIÇÕES
Um dos filmes de Leitão de Barros (1896-1967) que maior consenso granjeou, cumulando admiradores e rendendo críticos, Ala-Arriba! (1942) é, também, o único que «faria da mesma forma, segundo o mesmo estilo técnico, e reincidindo no mesmo casting». O argumento original inspirou-se em O Poveiro, obra de A. Santos Graça, rica em termos descritivos; elaborou-o Alfredo Cortez, partindo de um caso verídico. Houve, depois, que encontrar soluções de compromisso, na planificação - como esclareceu Fernando Fragoso, que assistiu à sua génese - para «tornar compreensíveis certos usos e costumes dos poveiros». Consciente do terreno em que se movia, Leitão de Barros - sempre determinado entre o documentário e a ficção, num jogo de incidências recíprocas - alertou que Ala-Arriba! deve «ser considerado num plano especial». Tendo recorrido a actores profissionais ou amadores, de Maria do Mar (1930) - que medeia a trilogia litoral, após Nazaré, Praia de Pescadores e Zona de Turismo (1929) - a Lisboa, Crónica Anedótica (1930), fora deste contexto ambiental, Leitão de Barros deixa aos «pescadores autênticos, peixeiros, operários humildes dos arredores da Póvoa de Varzim» a assunção dos seus dramas e vivências. Só Maria Olguim, como suporte, e Luís Pinto, que narra a tradição, vêm de fora…
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CALENDÁRiO

08MAR-15ABR2017 - Em Lisboa, Galeria Baginski apresenta Romanian Dances - exposição de pintura de Mariana Gomes.

10MAR-22ABR2017 - Em Lisboa, Galeria 3+1 apresenta A Múmia e o Astronauta exposição de pintura de Jorge Queiroz. IMAG.351-603-621

11MAR-22ABR2017 - No Porto, Galeria Ap’Arte apresenta Tempos do Nosso Tempo - exposição de pintura de Gil Teixeira Lopes. IMAG.236-499

13MAR-22ABR2017 - Em Lisboa, Casa-Museu Medeiros e Almeida expõe Isto Não É Só Um Écran - Noronha da Costa - 50 Anos de Pintura (1967-2017), sendo curador Bernardo Pinto de Almeida. IMAG.32-405-495-498-604

16MAR2017 - Cinemundo estreia Malapata (2017) de Diogo Morgado; com Marco Horácio e Rui Unas. IMAG.200-248-253-408-541

16MAR-29ABR2017 - Em Lisboa, Galeria Quadrado Azul apresenta Walls and Torsos - exposição de escultura, desenho e material impresso de Gonçalo Sena. IMAG.597

192618MAR2017 - Charles Edward Anderson, aliás Chuck Berry: Músico americano, compositor e intérprete, pioneiro do rock’n’roll - «Com o silêncio definitivo da sua guitarra Gibson, morre mais um pouco do rock e da sua envolvente mitologia» (João Gobern). IMAG.384

18MAR-29OUT2017 - Em Vila Franca de Xira, Museu do Neo-Realismo expõe Carlos de Oliveira [1921-1981]: A Parte Submersa do Iceberg - sobre «um dos maiores vultos da literatura portuguesa do Século XX», sendo curador Osvaldo Silvestre. IMAG.79-237-329-440-544-553

30MAR-25JUN2017 - Em Lisboa, Museu do Design e da Moda/MUDE expõe, no Palácio Pombal, O Mais Profundo É a Pele - sobre a colecção de pele tatuada e desenhos do Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciência Forense/INMLCF, sendo curadores Catarina Pombo Nabais e Carlos Branco.

PARLATÓRiO

Muitos artistas assemelham-se a crianças grandes. Picasso, por exemplo, tem um rosto juvenil. Churchill, também. E Stravinski, Orson Welles, Hindemith. Poderia citar-se, igualmente, Mozart. Claro que não conhecemos, exactamente, a sua fisionomia. Mas, a julgar pelos retratos pintados, parece uma criança grande. E Beethoven, lembra um miúdo colérico.
Quando entro num estúdio, ou disponho de uma câmara, com técnicos à volta, apercebo-me disso. Então, digo: «É engraçado, vamos iniciar um jogo». Lembro-me exactamente como, quando era pequeno, retirava os brinquedos do baú, antes de brincar… Um pouco mais ou menos, a sensação que tenho quando começo a realizar um filme.
Ingmar Bergman

MEMÓRiA

20FEV1888-05JUL1948 - Louis-Émile-Clément-Georges Bernanos, aliás Georges Bernanos: Escritor e jornalista francês, autor de
Diário de Um Pároco de Aldeia - «O vento que a máquina deslocava deixara de ser, como de princípio, o obstáculo a que eu me apoiava com todo o meu peso, tinha-se tornado um corredor vertiginoso, um vazio entre duas colunas de ar activado a uma velocidade fulminante.». IMAG.593

14JUL1918-2007 - Ernst Ingmar Bergman, aliás Ingmar Bergman: Cineasta e encenador sueco - «Não tenho religião. É algo que, para mim, não significa nada. Só me interessa, na medida em que se trata de um poder que impõe às pessoas limites e restrições». IMAG.28-112-113-125-158-186-215-331-362-399-412-422-470-495-540-620

INVENTÁRiO

FANNY E ALEXANDRE
Um olhar perturbante sobre a realidade, esmaltado por visões volúveis entre a história e o imaginário, tal é a estratégia indispensável para envolver o fenómeno espectacular de certos filmes - que, à primeira vista, se consumariam no impacto insinuante dos seus efeitos e artifícios. Aliás, prenúncios contemplados desde sempre pelo cinema - com uma inquietação simbólica, como Ingmar Bergman sagrou em Fanny e Alexandre / Fanny och Alexander (1982), com Erland Josephsson e Harriet Andersson.
Uma pequena aldeia sueca, pelo início do Século XX. As únicas alterações derivam das mudanças de estação, ao longo do ano. O teatro local fora comprado por um rico comerciante, depois de casar com uma jovem e popular actriz de Estocolmo. Tendo-se instalado no outro lado da praça, numa acolhedora vivenda, três filhos nasceram. Entretanto, Helena enviuvou, dedicando-se à família e aos negócios herdados…
Realizador e argumentista, sobre implicações autobiográficas de infância, Ingmar Bergman sagra «uma história ao mesmo tempo tranquila, terrível e divertida. O meu filme mais romântico» - galardoado com três Oscars. 

BREVIÁRiO

Paulinas edita
Diário de Um Pároco de Aldeia de Georges Bernanos (1888-1948); tradução de João Gaspar Simões.

Zest edita Portugal por/by Urban Sketchers de Urban Sketchers Portugal. IMAG.544-631

Porto Editora lança Cadernos de Lanzarote III de José Saramago (1922-2010). IMAG.38-75-155-158-196-198-224-241-245-252-263-268-311-331-385-394-412-475-521-539-553-564-585-655-664

Artes & Letras edita Sonetos Completos de Antero de Quental (1842-1891).IMAG.59-147-338-367-371-577-585-639

Porto Editora lança Ronda das Mil Belas Em Frol de Mário de Carvalho. IMAG.327-410-528-541-542-543-581-603-612-618

Dom Quixote edita As Mentiras Que as Mulheres Contam de Luís Fernando Veríssimo.

ANUÁRiO

1528-1584 - Frei Heitor da Covilhã, aliás Frei Heitor Pinto: Escritor português, monge da Ordem de São Jerónimo, autor de
Imagem da Vida Cristã Ordenada Por Diálogos - «Assim como as ervas do Outono nascem frescas com as primeiras águas, mas queimam-se logo com os frios de Novembro, assim as amizades inconstantes começam com as primeiras palavras do primeiro encontro e acabam-se à primeira experiência que delas se faz».

COMENTÁRiO

Ninguém é bom senão Deus. Assim como o centro é um indivisível, e está no meio e dele saem as linhas para a circunferência, assim Deus é uma unidade simplícissima, um acto puríssimo, que está em todas as coisas, do qual procedem os raios de formosura das criaturas. Ele está dentro em nós, e é fonte de todo o ser, sendo mesmo nosso ser, mais íntimo a nós que nós.
Frei Heitor Pinto
VISTORiA

seguindo o fio
da tinta
que desenha
as palavras
e tenta
fugir ao tumulto
em que as raízes
grassam,
engrossam, embaraçam
a escrita
e o escritor:
Carlos de Oliveira
- Micropaisagem (1969)
EXTRAORDINÁRiO

OS SOBRENATURAIS - Folhetim Aperiódico

MAL TORNA AO CRIADOR QUEM, SUJEITO, SE REFAZ
- 12

E se tivessem nascido outros? Como assim, únicos – a divergência que entretanto assumiriam.
E se pudessem morrer autênticos? Quem então, impessoais – anteriores ao sobressalto da sua coincidência.
Continua

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