José de Matos-Cruz | 24 Jan. 2015 | Edição Kafre |
Ano XII – Semanal – Fundado em 2004
PRONTUÁRiO

CALENDÁRiO

1924-01FEV2014 - Orlanda Amarílis Rodrigues
Fernandes Ferreira, aliás Orlanda
Amarílis: Escritora cabo-verdiana, autora de Cais de Sodré Té Salamansa (1974) - «Considerada a renovadora do
conto da ficção cabo-verdiana, onde a figura feminina ganhou um papel de
destaque, mostrando as vivências, os sentimentos e a visão do mundo das
mulheres de Cabo Verde na diáspora» (Diário de Notícias).
12FEV-18MAI2014 - No Centro de Arte
Moderna/CAM, em Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian apresenta O Peso do Paraíso, exposição de
escultura de Rui Chafes. >IMAG.65-299-364-427-461
MEMÓRiA
19AGO1915-29JAN1975 - Manuel Guimarães: Pintor, decorador, cartazista, ilustrador e
cineasta português, director de Nazaré (1952) - «Verificada que foi
a impossibilidade de fazer um filme de tese, o realizador menosprezou qualquer
ideia fundamentalmente temática, e enveredou pela hipótese de planificar um
documentário sem cunho de divulgador e ao mesmo tempo de obra artística de
facetas distintas» (Mário Alves). >IMAG.47-74-86-131-137-150-223-334-347
ANUÁRiO
1555-1632 - Manuel de Sousa Coutinho, aliás Frei Luís de Sousa: Fidalgo português,
tornado frade dominicano e autor de História de São Domingos -
«Ofereceu-se-lhe à vista, não longe do caminho, posto sobre um penedo alto e
descoberto ao vento e à chuva, um menino pobre e bem mal reparado de roupa, que
vigiava umas ovelhinhas que ao longe andavam pastando. Notou o Arcebispo a
estância, o tempo, a idade, o vestido, a paciência do pobrezinho: e viu
juntamente que ao pé do penedo se abria uma lapa, que podia ser bastante abrigo
para o tempo. Movido de piedade, parou, chamou-o, e disse-lhe que se descesse
abaixo pera a lapa e fugisse da chuva, pois não tinha roupa bastante pera a
esperar» (A Vida do Arcebispo de Braga Dom Frei Bartolomeu dos Mártires).
>MAG.48-175-189-307-327-368
1772-1865 - Durante este período, doutoraram-se
na Universidade de Coimbra:
Faculdade de Filosofia - 66 alunos; Faculdade de Matemática - 53; Faculdade de
Medicina - 84; Faculdade de Direito - 212; em Cânones (até 1837) - 194; em
Teologia - 203 estudantes.
COMENTÁRiO

François Truffaut: …Volto um pouco atrás na conversa, porque o senhor ia dizer qualquer
coisa sobre o realismo do enquadramento, e o estado de espírito no plateau...
Eu interrompi-o...
Alfred Hitchcock: Ah, sim! Estou de acordo
consigo: muitos cineastas preocupam-se com o plateau no seu conjunto, e a
atmosfera de rodagem; no entanto, só deveriam ter uma ideia em consideração: o
que aparecerá na tela. Como você sabe, eu nunca olho pelo visor, mas o operador
de imagem sabe muito bem que não quero espaço em redor das personagens, e que
lhe compete reproduzir fielmente os desenhos que levamos preparados. Nunca nos
devemos impressionar com o espaço que a câmara é capaz de captar, pois o
principal é sabermos que, para obter a imagem final, podemos pegar numa tesoura
e cortar o que está a mais, o espaço inútil. Outro aspecto ligado a esta
questão, é que convém não malbaratar esse espaço, pois poderemos, sempre,
servir-nos dele em termos dramáticos. Por exemplo, em Os Pássaros / The Birds
(1963), quando os pássaros atacam a casa protegida, e Melanie se lança para
trás de um sofá, eu mantive a câmara bastante longe dela e servi-me do espaço
para sugerir o vazio, o nada perante o qual ela assim recua. Depois, introduzi
uma variante, quando virei a câmara para ela, mas colocando-a bastante alta,
para dar a sensação de angústia em crescendo. E , por último, há um terceiro
movimento, que consta do seguinte: para cima, e em redor. Mas , o
importante era o grande espaço do princípio. Se tivesse filmado, logo de
início, junto da rapariga, dar-se-ia a impressão de que ela estava a retroceder
ante um perigo que estaria a ver, mas oculto ao público. Porém, eu pretendia
mostrar que recuava por força de um perigo que não existia, e, daí, o recurso a
todo esse espaço diante dela. Pois bem, os realizadores cujo trabalho consiste,
simplesmente, em posicionar os actores diante do cenário, e que colocam a
câmara a uma distância maior ou menor, consoante as personagens estão sentadas,
de pé ou deitadas, o que eles fazem é confundir as ideias, e o seu trabalho
nunca é explícito, pois não significa nada.
François Truffaut
- O Cinema
de Alfred Hitchcock
VISTORiA
A
Fome de 1522

Abalavam estas misérias as entranhas de El-rei.
Mandou fazer com tempo grandes diligências pera que decesse de Antre Douro e
Minho e da Beira tudo o que se achasse de centeio e milho; e, não contente com
isto, que todavia foi de muita importância, despachou navios, à custa de sua
fazenda, com letras e dinheiro, que fossem carregar de trigo à França e
Frandes.
Manuel de Sousa Coutinho,
Frei Luís de Sousa
- Os Anais
de D. João III (excerto)
BREVÁRiO
Universal edita em Blu-ray, Os Pássaros/The Birds
(1963) de Alfred Hitchcock; com Rod Taylor e Tippi Hedren. >IMAG.3-4-14-19-26-29-44-48-49-51-71-85-111-112-142-146-163-168-179-188-191-238-271-280-283-288-307-312-327-351-354-377-381-384-386-428-429-440-449-495
Deutsche Grammophon edita em CD, Plácido Domingo:
[Giuseppe] Verdi (1813-1901). >IMAG.72-89-156-188-203-308-314-318-328-420-438-440-464-483-496-497
INCM/Imprensa Nacional - Casa da Moeda edita, com
Fundação Arpad Szènes-Vieira da Silva, Escrita Íntima - Maria Helena Vieira da
Silva [1908-1992] e Arpad Szènes [1897-1985] - Correspondência 1932-1961. >IMAG.14-39-42-75-134-168-182-224-227-382-386-392-434-461-486-490-499
Deutsche Grammophon edita em CD, The Gulda [Wolfgang Amadeus] Mozart [1756-1791]:
Ten Sonatas and a Fantasy pelo pianista Friedrich Gulda (1930-2000). >IMAG.36-55-68-90-102-106-118-172-186-205-216-217-220-227-277-284-285-290-317-321-342-349-375-406-431-449-475
A Esfera dos Livros edita O Assassino do Aqueduto
de Anabela Natário; sobre Diogo Alves (1810-1841). >IMAG.28-108-145-209-257
Decca edita em CD, Igor Stravinsky [1882-1971] - Le Sacre du Printemps -
100th Anniversary Collector’s Edition. >IMAG.186-302-317-324-375-498
Relógio D’Água edita O Falecido Mattia Pascal de
Luigi Pirandello (1867-1936); tradução de José Marinho. >IMAG.110-112-165-223-470-484
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