segunda-feira, outubro 29, 2018

IMAGINÁRiO #741

José de Matos-Cruz | 01 Fevereiro 2020 | Edição Kafre | Ano XVI – Semanal – Fundado em 2004
 
PRONTUÁRiO

VITALIDADE
No panorama da banda desenhada franco-belga, Hermann distingue-se entre os artistas mais talentosos, sólidos e versáteis, conjugando as tradições da acção, sob o signo heróico, com o testemunho crítico, sobre a realidade em transe. Basta recordar alguns segmentos determinantes da sua extensa carreira: Jugurtha (com guiões por Laymillie), Bernard Prince e Comanche (por Greg), Nic (por Morphée), Le Secret des Hommes-Chiens (por Yves Huppen). Mas é como autor integral, que o argumentista e ilustrador Hermann atinge, porventura, a expressão da sua plena vitalidade: Abominable, Missié Vandisandi ou Sarajevo-Tango, o épico Les Tours de Bois-Maury - conjugando todas as paisagens intemporais, todos os horizontes da história, em conflitos, dramas, humores, emoções, confrontos. Ainda nesta modalidade, muitos dos fiéis leitores privilegiam o culto de Jeremiah - cuja vigésima aventura se exalta em Mercenaires (1997), sob chancela Dupuis pela vertente Repérages. Tudo começa algures numa região desolada, durante uma tempestade de areia. Jeremiah e Kurdy chegam à aldeia mineira de Sears & Como, com um velhote, Angus Greenspoon, enquanto um estranho grupo paramilitar assola a região…
 IMAG.319-519-569-697

CALENDÁRiO

26MAI-22SET2018 - Em Matosinhos, Galeria Municipal apresenta Real Vinícola - Uma Reconversão - exposição de fotografia de Luís Ferreira Alves, sendo curador Guilherme Machado Vaz.

28JUN-15OUT2018 - No Porto, Museu de Arte Contemporânea de Serralves expõe E Depois, a História | Besides, History de Go Hasegawa, Kersten Geers e David Van Severen, sendo curadora Giovanna Borasi, e com adaptação curatorial por Carles Muro.

10JUL-14OUT2018 - Em Lisboa, Garagem Sul do Centro Cultural de Belém expõe Histórias Construídas | Building Stories de Vylder Vinck Taillieu, Maio e Ricardo Bak Gordon, sendo curadores Amélia Brandão Costa e Rodrigo da Costa Lima.

1939-15JUL2018 - Altino Martins da Costa, aliás Altino do Tojal: Jornalista e escritor português, autor de Os Putos (1973) - onde se encontram «alguns dos melhores contos contemporâneos da infância e adolescência pobres» (Óscar Lopes).

VISTORiA


Os dez Princípios de um Código de Conduta
1. Não tenhas certeza absoluta de nada.
2. Não consideres que valha a pena proceder escondendo evidências, pois as evidências inevitavelmente virão à luz.
3. Nunca tentes desencorajar o pensamento, pois com certeza tu terás sucesso.
4. Quando encontrares oposição, mesmo que seja de teu cônjuge ou de tuas crianças, esforça-te para superá-la pelo argumento, e não pela autoridade, pois uma vitória dependente da autoridade é irreal e ilusória.
5. Não tenhas respeito pela autoridade dos outros, pois há sempre autoridades contrárias a serem achadas.
6. Não uses o poder para suprimir opiniões que consideres perniciosas, pois as opiniões irão suprimir-te.
7. Não tenhas medo de possuir opiniões excêntricas, pois todas as opiniões hoje aceitas foram um dia consideradas excêntricas.
8. Encontra mais prazer em desacordo inteligente do que em concordância passiva, pois, se valorizas a inteligência como deverias, o primeiro será um acordo mais profundo que a segunda.
9. Sê escrupulosamente verdadeiro, mesmo que a verdade seja inconveniente, pois será mais inconveniente se tentares ocultá-la.
10. Não tenhas inveja daqueles que vivem num paraíso dos tolos, pois apenas um tolo o consideraria um paraíso.
Bertrand Russell
- Autobiografia

VISTORiA

Os Treze Anos - Cantilena

Já tenho treze anos,
que os fiz por Janeiro:
madrinha, casai-me
com Pedro Gaiteiro.

Já sou mulherzinha;
já trago sombreiro,
já bailo ao Domingo
com as mais no terreiro.

Já não sou Anita,
como era primeiro;
sou a Senhora Ana,
que mora no outeiro.

Nos serões já canto,
nas feiras já feiro,
já não me dá beijos
qualquer passageiro.

Quando levo as patas,
e as deito ao ribeiro,
olho tudo à roda,
de cima do outeiro.

E só se não vejo
ninguém pelo arneiro,
me banho co’as patas
Ao pé do salgueiro.

Miro-me nas águas,
rostinho trigueiro,
que mata de amores
a muito vaqueiro.

Miro-me, olhos pretos
e um riso fagueiro,
que diz a cantiga
que são cativeiro.

Em tudo, madrinha,
já por derradeiro
me vejo mui outra
da que era primeiro.

O meu gibão largo
de arminho e cordeiro,
já o dei à neta
do Brás cabaneiro,

dizendo-lhe: «Toma
gibão domingueiro,
de ilhoses de prata,
de arminho e cordeiro.

«A mim já me aperta,
e a ti te é laceiro;
tu brincas co’as outras
e eu danço em terreiro.»

Já sou mulherzinha;
já trago sombreiro,
já tenho treze anos,
que os fiz por Janeiro.

Já não sou Anita,
sou a Ana do outeiro;
madrinha, casai-me
com Pedro Gaiteiro.

Não quero o sargento,
que é muito guerreiro,
de barbas mui feras
e olhar sobranceiro.

O mineiro é velho;
não quero o mineiro:
Mais valem treze anos
que todo o dinheiro.

Tão-pouco me agrado
do pobre moleiro,
que vive na azenha
como um prisioneiro.

Marido pretendo
de humor galhofeiro,
que viva por festas,
que brilhe em terreiro;

Que em ele assomando
co’o tamborileiro,
logo se alvorote
o lugar inteiro.

Que todos acorram
por vê-lo primeiro,
e todas perguntem
se ainda é solteiro.

E eu sempre com ele,
romeira e romeiro,
vivendo de bodas,
bailando ao pandeiro.

Ai, vida de gostos!
ai, céu verdadeiro!
ai, Páscoa florida,
que dura ano inteiro!

Da parte, madrinha,
de Deus vos requeiro:
Casai-me hoje mesmo
com Pedro Gaiteiro.
António Feliciano de Castilho

MEMÓRiA

28JAN1800-1875 - António Feliciano de Castilho: Escritor e pedagogo português - «Eu! Respondia o triste, eu pôr machado / Na boa da minha árvore?  primeiro / Me falte lume alheio o inverno todo, / Que eu mate a que a meu pai já dava sestas; / A que de meu avô me foi mandada, / Que a mão pôs para si; e a que nos braços / Me embalou tanta vez sendo menino.» (Quem Poupa as Árvores Encontra Tesouros - excerto).
 IMAG.32-39-52-59-99-118-161-260-354-406-519-585

1872-02FEV1970 - Bertrand Arthur William Russell, aliás Bertrand Russell: Escritor, matemático e filósofo inglês, Prémio Nobel da Literatura (1950) - «O truque da filosofia é começar por algo tão simples que ninguém ache digno de nota, e terminar por algo tão complexo que ninguém entenda».
 IMAG.261-371-573-610

1932-02FEV2010 - Rosa Maria de Bettencourt Rodrigues Lobato de Faria, aliás Rosa Lobato de Faria: Actriz e escritora portuguesa - «A imaginação é magia e é arte / que nos faz inventar, sonhar e viajar. / Com imaginação podemos ir a Marte / ou ao centro da Terra, ou ao fundo do mar.» (Imaginação - excerto).
 IMAG.256-288-367

04FEV1900-1977 - Jacques André Marie Prévert, aliás Jacques Prévert: Poeta francês, autor de Paroles - «Pelas barras do bloco penitenciário / uma laranja / passa como um raio / e cai como uma pedra / dentro do sanitário / E o prisioneiro / todo lambuzado de merda / resplandece / todo iluminado de alegria / Ela não me esqueceu / Ela ainda pensa sempre em mim» (O Meteoro).
IMAG.185-262-606-639

05FEV1940-2014 - Hans Rudolf Giger, aliás H.R. Giger: Artista plástico suíço, pintor, escultor e designer, ligado ao surrealismo e ao fantástico, colaborador em Alien, o 8º Passageiro (1978 - Oscar aos Efeitos Visuais) - «Os pesadelos e terrores nocturnos, de que sofro cronicamente, são também fontes regulares de inspiração».
 IMAG.514

06FEV1950-2015 - Stephanie Natalie Maria Cole, aliás Natalie Cole: Cantora e compositora americana, filha de Nat King Cole - «Nunca consegui fazer a transição de rapariguinha para jovem mulher… E isso afecta-me». IMAG.599

07FEV1910-1999 - Joaquim Martins Correia: Artista plástico português, escultor e pintor - «Deixou uma obra altamente personalizada, rompendo com o academismo dominante da escultura naturalista e realista» (Lagoa Henriques).
IMAG.236-261-585-716

BREVIÁRiO

PIM edita O Mistério da Rua Saraiva de Carvalho de Reinaldo Ferreira (1897-1935).
IMAG.6-53-142-161-175-533-622-738
 

Sem comentários:

Enviar um comentário