José
de Matos-Cruz | 16 Março 2018 | Edição Kafre | Ano XV – Semanal
– Fundado em 2004
PRONTUÁRiO
TENDÊNCIAS
Como
em todas as artes e com todas as modas, também a banda desenhada
recupera vertentes tradicionais, para reflectir as suas vanguardas.
Uma tendência de culto pelos anos ’50 e ’60, logo na América do
século passado, quadros da história são recriados em quadradinhos
- como a prestigiosa série Age
of Bronze,
lançada sob chancela Image Comics em 1998. Pelo número # 10, o
argumentista/ilustrador Eric Shanower propôs-nos Sacrifice
-
um arco heróico/lendário em várias partes, que principia com a
triunfal chegada de Helena a Tróia. O orgulhoso Paris parece
desprezá-la, perante o rei Príamo, seu venerável pai. Entretanto,
o Conselho divide-se, entre prestar guarida a Helena ou expulsá-la.
E também Eneias se debate em conflitos do coração… Um autor de
Batman,
Ed Brubaker considera Age
of Bronze o
mais emocionante testemunho, sagrado em bd, sobre antigas culturas e
religiões. Para Louise Hitchcock, investigadora da Universidade de
Los Angeles, trata-se de uma fascinante convergência entre os mitos
de Homero e a civilização mediterrânica.
CALENDÁRiO
15OUT2016-15JAN2017
- No Porto, Museu de Arte
Contemporânea de Serralves apresenta The
Living Wedge - exposição de
pintura de Michael Krebber (Alemanha), sendo comissário João Ribas.
10NOV2016-04JAN2017
- Em Lisboa, Galeria Cristina Guerra apresenta Bad
Thoughts - exposição de
escultura de Erwin Wurm (Áustria).
17NOV-10DEZ2016
- No Porto, Palacete dos Viscondes de Balsemão apresenta Porto
- Invicta e Monumental -
exposição de pintura de Álvaro Mendes.
17NOV-23DEZ2016
- Em Lisboa, Galeria Pedro Cera apresenta In
Order of Appearance -
exposição de pintura de Ana Manso.
25NOV2016-08JAN2017
- No Centro Cultural de Cascais, Fundação D. Luís I apresenta Time
| out of time - exposição
de fotografia de António Lopes. IMAG.519
25NOV2016-14JAN2017
- Em Lisboa, Galeria Vera Cortês apresenta Attempting
Exhaustion - exposição de
fotografia de Daniel Blaufuks. IMAG.475-546-583
1930-26NOV2016
- Arlindo Duarte de Carvalho, aliás Arlindo de Carvalho: Compositor
e maestro português, autor de Chapéu
Preto, e distinguido com a
Medalha de Honra da Sociedade Portuguesa de Autores / SPA (2011).
01DEZ2016
- David & Golias produziu, e estreia Estive
Em Lisboa e Lembrei de Você (2015)
de José Barahona; com Paulo Azevedo e Amanda Fontoura.
06-31DEZ2016
- Biblioteca da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa
apresenta Leite de
Vasconcellos [1858-1941] 75
Anos Depois - exposição de
fotografia e vídeo. IMAG.128-185-196
07DEZ2016-26FEV2017
- Em Cascais, Casa das Histórias Paula Rego expõe Na
Praia / On the Beach de Paula
Rego, sendo curadora Catarina Alfaro.
IMAG.11-13-31-199-205-258-269-325-342-351-357-364-370-399-416-464-486-489-515-545-596-597-620-621-629
Laurence
Sterne
Tornou-se
o escritor mais livre de todos os tempos, e o grande mestre do
equívoco… Esse era o seu propósito, ter e não ter razão ao
mesmo tempo, combinar elementos profundos e superficiais. Não
resistimos à sua fantasia benévola, sempre benévola.
Friedrich
Nietzsche
MEMÓRiA
16MAR1908-1944
- René Daumal: Ficcionista e poeta francês - «Das outras guerras -
as que se suportam - não falarei. Se falasse delas, seria literatura
de cordel, um substituto, um à falta de melhor, uma desculpa. Tal
como me aconteceu empregar a palavra terrível
sem ter pele arrepiada. Tal como empreguei a expressão morrer
de fome sem nunca ter roubado
nos mercados. Tal como já falei de insânia antes de tentar olhar o
infinito através do orifício da fechadura. Tal como já falei de
morte, antes de sentir a minha língua captar o sabor a sal e a
irreparável.» (A Guerra
Santa).
16MAR1928-2014
- Karlheinz Bőhm: Actor austríaco, protagonista da trilogia Sissi
(anos ’50) com Romy Schneider, fundador da associação humanitária
Menschen fűr Menschen (1981), distinguido com o Prémio Balzan
(2007). IMAG.518
1713-18MAR1768
- Laurence Sterne: Escritor irlandês - «Tal como a sede de riqueza,
a vontade de conhecimento está sempre a aumentar, consoante o vamos
adquirindo… A solidão é a mãe da sabedoria». IMAG.444
19MAR1888-1976
- Josef Albers: Artista plástico americano, de origem alemã -
teórico e professor na Bauhaus, pintor abstracto, designer
e tipógrafo - «Em aritmética, um mais um são dois… Mas, em
arte, podem ser três». IMAG.411-556
19MAR1938-1999
- Manuel Fernando Costa e Silva, aliás Manuel Costa e Silva:
Cineasta português, realizador, produtor e director de fotografia -
«Um director de fotografia tem de conhecer a pintura, por causa das
cores e da luz. A escola holandesa e a espanhola são de importância
fundamental». IMAG.170-212-256-366
1922-19MAR2008
- David Paul Scofield, aliás Paul Scofield: Actor inglês do teatro
e do cinema, distinguido com o Oscar como Thomas More em Um
Homem Para a Eternidade / A Man For All Seasons (1966
- Fred Zinnemann) - «Entre os grandes dez momentos do teatro, oito
pertencem a este excepcional actor» (Richard Burton). IMAG.191-355
20MAR1828-1906
- Henrik Johan Ibsen, aliás Henrik Ibsen: Dramaturgo norueguês
- «A aptidão para a felicidade não é igual em todos os homens.
Ela é mais forte nos medíocres, do que nos homens superiores ou
imbecis… A felicidade é uma estação intermédia entre a carência
e o excesso». IMAG.83-115-268-451-563
TRAJECTÓRiA
Henrik
Ibsen
Considerado
um dos precursores do teatro moderno, Henrik Ibsen nasceu a 20 de
março de 1828, em Skien, na Noruega. Pertencia a uma família
numerosa e arruinada. Foi aprendiz numa farmácia mas, ambicioso,
conseguiu terminar o liceu e chegou a inscrever-se em Medicina. Os
seus interesses iam, contudo, para a política e para a literatura.
Em 1850 publica a peça Catilina
e escreve O
Túmulo do Guerreiro. Trabalha
para jornais e torna-se encenador do Teatro Nacional Norueguês. Na
viagem que faz à Alemanha e à Dinamarca descobre a obra de
Shakespeare, a filosofia de Kierkegaard e o livro de Hermann Hettner
Das Moderne Drame. Estas
influências vão fazer-se sentir no seu trabalho: A
Noite de S. João (1853), A
Senhora Inger de Oestraat, (representada
em 1855), e A Festa Em Solhaug
(inspirada pelas sagas
islandesas e o seu primeiro grande sucesso). A
Comédia do Amor (1862)
reflecte o seu pessimismo, satirizando o casamento. No ano seguinte,
Os Pretendentes à Coroa
retomam os temas históricos
noruegueses.
As
tomadas de posição críticas e polémicas de Ibsen fazem dele uma
personagem incómoda em certos meios. O posto de conselheiro cultural
do Teatro Norueguês em Cristiânia (actual Oslo), oferece-lhe a
oportunidade de viajar e fixa-se em Itália e depois na Alemanha. As
suas primeiras obras-primas, Brandt
(1866) e Peer
Gynt (1868) evidenciam a
atracção pela dialéctica dos extremos opostos, resumida na
expressão «ou tudo ou nada». O autor valoriza a manifestação da
vontade e da personalidade humanas, atacando a cobardia e o espírito
conformista. Imperador e
Galileu (1877) é a última
obra desta fase romântica.
As
suas preocupações tornam-se predominantemente políticas, sociais e
éticas e surge assim o seu período naturalista, de observação da
realidade e de crítica às estruturas da sociedade. A
União dos Jovens (1868) e Os
Pilares da Sociedade (1877)
atacam a moral burguesa. A
Casa da Boneca (1879), para
além do tema da liberdade e da igualdade dos sexos, aponta um tema
novo, explorado igualmente em Os
Espectros (1861), o de que «o
nosso passado nos persegue». Um
Inimigo do Povo (1882), é a
luta contra a mediocridade de um homem só em face dos outros. Em O
Pato Selvagem (1884), embora
tratando de um drama social, as preocupações políticas são menos
evidentes e a peça deixa transparecer uma simbologia pessimista que
se vai acentuar em Rosmersholm
(1886). A
Dama do Mar (1888) e Hedda
Gabler (1890) analisam as
profundezas do inconsciente humano. Ibsen regressa à Noruega em
1891, merecendo o respeito e a admiração de todos. Escreve ainda
Solness, o Construtor (1892),
O Pequeno Eyolk (1894),
João Gabriel Borkmann (1896),
e Quando Acordamos Entre os
Mortos (1899), antes de
morrer em 1906.
Em
Ibsen, o culto do individualismo é fundamentado na necessidade de
realização pessoal, só possível através da sinceridade para
consigo mesmo. A recusa da mediocridade mais não é do que recusa da
indiferença e do conformismo social. A vontade é, assim, um dos
temas predominantes do seu teatro, o que não exclui uma interrogação
permanente e por vezes angustiada.
BREVIÁRiO
Temas
e Debates | Círculo de Leitores edita Paula
Rego Por Paula Rego de
Anabela Mota Ribeiro.
Pianola
Editores lança Judea de
Diniz Conefrey; adaptação livre da novela Mocidade
de Joseph Conrad
(1857-1924).IMAG.157-224-243-289-301-303-325-332-377-395-418-430-448-477--504-534-564-571-596-624-637
Ulisseia
edita Contos Fantásticos de Edgar Allan Poe (1809-1849);
tradução de João Costa. IMAG.66-211-244-254-376-454
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