quarta-feira, fevereiro 15, 2017

IMAGINÁRiO #649

José de Matos-Cruz | 1 Março 2018 | Edição Kafre | Ano XV – Semanal – Fundado em 2004

PRONTUÁRiO

(DES)CONSTRUÇÕES
Configurando distintas propostas e alternativas, para o nosso panorama em quadradinhos de expressão independente, a editora Nova Comix lançou A Canção do Viajante (2000) - a história de um homem que busca um caminho para a vida, em rotura com as referências da realidade e das outras pessoas. Um estranho projecto criativo e testemunhador, narrado em várias línguas - francês, inglês, espanhol, alemão - sendo autor Jacques Creswell (heterónimo de Horácio Gomes), um artista natural de Paris e com um curso de pintura tirado em Bruxelas. Vivendo em Portugal desde 1998, reparte-se entre o pai em Coimbra e a mãe em Manchester; ainda em 2000, participou no Zalão de Danda Besenhada, da Galeria Zé dos Bois em Lisboa. Creswell atribui uma eficaz correspondência, entre o traço rude e a trama cáustica, estigmatizando uma vivência de conflitos e tormentos de que o futuro será, afinal, o mais perturbador enigma. Assim ressalta na rubrica Universo de Autor com que a Nova Comix - sendo responsável Horácio Gomes - desvenda os seus artistas, em abordagem e entrevista de parceria com Edgar Jorge Queimadas. A propósito, Creswell repara que «todas as culturas estão a ser desconstruídas e anuladas, e por conseguinte, também a identificação do indivíduo está sujeita à pressão das reformulações necessárias daí consequentes, para se atingir uma nova identidade pessoal».

VISTORiA

Post Scriptum

Eu, Antonin Artaud, sou o meu filho,
o meu pai,
a minha mãe,
e eu mesmo.
Eu represento Antonin Artaud!
Estou sempre morto.

Mas um vivo morto,
um morto vivo.
Sou um morto
sempre vivo.
A tragédia em cena já não me basta.
Quero transportá-la para minha vida.

Eu represento totalmente a minha vida.

Onde as pessoas procuram criar
obras de arte, eu pretendo
mostrar o meu espírito.
Não concebo uma obra de arte
dissociada da vida.

Eu, o senhor Antonin Artaud,
nascido em Marselha
no dia 4 de Setembro de 1896,
eu sou Satã e eu sou Deus,
e pouco me importa a Virgem Maria.
Antonin Artaud
- Para Acabar Com o Julgamento de Deus (excerto)

Humana Condição

Um sonhar-me distante, um longe incrível
É agora o meu estado: Eu sonho o Espaço
Que se fixa no mundo ao invisível
Como se o mundo andasse por meu braço,

Existo além: Sou o animal temível
De Jesus com o mundo-Deus na mão.
Sou para além do mundo concebível
Onde morre e começa a criação.

Eu, homem, sondo e meço o Infinito;
Sou corpo e espírito, esse corpo oculto,
E é só na mão de Deus que ressuscito.

E chamam a isto humana condição…
Um nada, e tudo: – Vivo e me sepulto
Dentro e fora do próprio coração.
Afonso Duarte
- Ossadas (1947)
MEMÓRiA

01MAR1928-2016 - Jacques Rivette: Cineasta francês, realizador de O Amor Louco / L’Amour Fou (1969) - «Foi sempre um genuíno experimentalista, interrogando as fronteiras narrativas e existenciais do próprio cinema» (João Lopes). IMAG.197-603

02MAR1898-1990 - Amélia Schmidt Lafourcade Rey Colaço Robles Monteiro, aliás Amélia Rey Colaço: Actriz e encenadora portuguesa, casada em 1920 com o actor Robles Monteiro (1888-1958), tendo formado a Companhia Rey Colaço-Robles Monteiro (1921-1974) - «Emocionava-se com os grandes textos, adorava os clássicos e fazia tudo isso, contra tudo e contra todos, por esta simples razão: acreditava que o teatro é fascínio» (José Mendes). IMAG.107-169-194-307-328-339-400-434-534-635

04MAR1678-1741 - Antonio Lucio Vivaldi, aliás Antonio Vivaldi: Compositor e músico italiano, ligado ao barroco tardio, autor de As Quatro Estações - «Foi um autor de uma genial obra musical muito vasta, tendo composto centenas de concertos e dezenas de óperas, sinfonias, serenatas, cantatas, sonatas… Assim, conseguiu criar em grande quantidade e em qualidade» (Nuno Sotto Mayor Ferrão). IMAG.169-205-209-254-265-284-294-332-408-426-520

1896-04MAR1948 - Antoine Marie Joseph Artaud, aliás Antonin Artaud: Poeta, dramaturgo, encenador e actor francês - «Exprimir objectivamente verdades secretas… Uma linguagem mais concreta que a utilizada para falar da esfera psicológica: mudar a finalidade da palavra no teatro, é servir-se dela num sentido concreto e espacial, combinando-a com tudo o que o teatro contém de espacial e de significação concreta; é manipulá-la como objecto sólido, capaz de abalar as coisas inicialmente no ar, e em seguida num domínio mais misterioso e mais secreto» (O Teatro e O Seu Duplo). IMA G.32-97-173-179-212-577

1884-05MAR1958 - Joaquim Afonso Fernandes Duarte, aliás Afonso Duarte: Poeta português - «Erros meus a que chamarei virtude, / Por bem vos quero, e morro despedido / Sem amor, sem saúde, o chão perdido, / Erros meus a que chamarei virtude. // A terra cultivei, amargo e rude, / No sonho de melhor a ter servido; / Para ilusão de um palmo de comprido, / A terra cultivei, amargo e rude. // E o amor? A saúde? Eis os dois Lagos / Onde os olhos me ficam debruçados / – Azul e roxo, rasos de água os Lagos. // Mas direis, erros meus, ainda amores? / – São bonitos os dias acabados / Quando ao poente o Sol desfolha flores.» (Sibila - 1950). IMAG.188-251-449

1870-06MAR1958 - Óscar Courrège da Silva Araújo, aliás Óscar da Silva: Compositor e pianista português, autor de Sonata Saudades e Páginas Portuguesas - «As suas composições musicais patenteiam a centralidade que concedeu ao piano, sendo reveladoras de timbres líricos ligados à corrente Romântica e pontualmente algumas das suas obras denotam influências da corrente Impressionista» (Nuno Sotto Mayor Ferrão). IMAG.376

CALENDÁRiO

24SET-11DEZ2016 - Em Lisboa, Pavilhão Branco da Galeria Municipal apresenta Os Pirómanos - exposição de pintura de Rui Moreira, sendo curadores João Mourão e Nuno Faria.

14OUT2016-15JAN2017 - Em Santo Tirso, Museu Internacional de Escultura Contemporânea expõe Escultura Íntima de Miquel Navarro (Espanha). IMAG.261

30OUT2016-23JAN2017 - Arquivo Municipal de Lisboa expõe Visão de Um Fotógrafo Contemporâneo de José Luís Neto. IMAG.360-393-458

1934-07NOV2016 - Leonard Norman Cohen, aliás Leonard Cohen: Artista canadense, poeta, compositor e cantor - «Durante seis décadas, revelou a sua alma ao mundo através da poesia e das canções - com uma profunda e intemporal humanidade, tocando o nosso íntimo… A sua música e as suas palavras ressoarão para sempre» (Rock & Roll Hall of Fame - 2008).
 IMAG.12-64-123-253-292-338-350-395

10NOV2016 - NOS Audiovisuais estreia Saca - O Filme de Tiago Pires de Julio Adler; com Kelly Slater e Mick Fanning.

11NOV2016-05FEV2017 - No Centro Cultural de Cascais, Fundação D. Luís I expõe Rosáceas de Manuela Castro Martins.

BREVIÁRiO

Sony edita em CD, sob chancela Columbia, You Want It Darker de Leonard Cohen.
Harmonia Mundi edita em CD, Henri Dutilleux [1916-2013]: Tout Un Monde Lointain por Emmanuelle Bertrand, com Luzerner Sinfonieorchester sob a direcção de James Gaffigan. IMAG.349-421-466-547 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário