José
de Matos-Cruz | 01 Setembro 2017 | Edição Kafre | Ano XIV –
Semanal – Fundado em 2004
PRONTUÁRiO
AUDIOVISUAL
Entendido
como um fenómeno interactivo, sob a chancela de Hollywood, o
audiovisual transformou a indústria artística simbolizada no
cinema. As fitas tornaram-se produtos híbridos quanto a temas ou
géneros, tendo em vista um agrado espontâneo por toda a gente, com
uma uniformização dos meios - cinema, televisão, digital -
interligados para uma exploração sucedânea e globalizadora. Mas,
paralelamente, os imaginários sagrados tornaram-se mais familiares,
disponíveis, contribuindo tal imediatez ou acessibilidade para uma
democratização e o refinamento da cinefilia. Assim se instituiu a
edição videográfica. Mas nem por isso os mais exigentes deixarão
de protestar que os filmes foram concebidos para serem vistos numa
sala, em grande ecrã. Claro que sim, esse é o objectivo
prioritário. Porém, há que atenuar inconvenientes e realçar
vantagens. Os mais elitistas continuam - por exemplo - a insistir que
uma obra dos primórdios apenas poderá ser apreciada no sortilégio
das cópias originais em nitrato. Em contrapartida, a transição do
VHS para o DVD não só melhorou a qualidade, como diversificaria o
manancial sobre as imagens animadas…
CALENDÁRiO
¢19MAI-27JUL2016
- Em Lisboa, Galeria Pedro Cera apresenta LL/EE
- exposição de escultura e objectos de Rachel Foullon & Matt
Keegan (EUA).
¢28MAI-28AGO2016
- Em Lisboa, Pavilhão Branco do Museu da Cidade apresenta Mise
En Abyme - exposição de
pintura de Eduardo Batarda, sendo curador Julião Sarmento.
IMAG.146-388-515
1942-03JUN2016
- Cassius Marcellus Clay Jr, aliás Cassius Clay, aliás Muhammad
Ali: Pugilista americano, activista político e religioso, campeão
do mundo de boxe de pesos pesados em 1964, 1974 e 1978 - «Flutuo
como uma borboleta e pico como uma abelha… As mãos não podem
chegar ao que os olhos não vêem».
09JUN-03JUL2016
- Em Setúbal, Galeria Municipal do 11 apresenta Exposição
Retrospectica de Luís Filipe de Abreu -
em desenho e ilustração.
Lisboa
onde todos os que bebem água, não tem mais de um estreito chafariz
para tanta gente… Deve de trazer a Lisboa Água Livre que de duas
léguas dela trouxeram os Romanos, por condutas debaixo da terra,
subterrâneos furando muitos montes e com muito gasto e trabalho…
Francisco
de Holanda
-
Da Fábrica Que Falece à Cidade de Lisboa (1571
- excerto)
Interrogação
¨Não
sei se isto é amor. Procuro o teu olhar,
Se
alguma dor me fere, em busca de um abrigo;
E
apesar disso, crê! nunca pensei num lar
Onde
fosses feliz, e eu feliz contigo.
Por
ti nunca chorei nenhum ideal desfeito.
E
nunca te escrevi nenhuns versos românticos.
Nem
depois de acordar te procurei no leito
Como
a esposa sensual do Cântico dos Cânticos.
Se
é amar-te não sei. Não sei se te idealizo
A
tua cor sadia, o teu sorriso terno…
Mas
sinto-me sorrir de ver esse sorriso
Que
me penetra bem, como este sol de Inverno.
Passo
contigo a tarde e sempre sem receio
Da
luz crepuscular, que enerva, que provoca.
Eu
não demoro o olhar na curva do teu seio
Nem
me lembrei jamais de te beijar na boca.
Eu
não sei se é amor. Será talvez começo…
Eu
não sei que mudança a minha alma pressente…
Amor
não sei se o é, mas sei que te estremeço,
Que
adoecia talvez de te saber doente.
Camilo
Pessanha
MEMÓRiA
¨
01SET1887-1961 - Frédéric Louis Sauser, aliás Blaise Cendrars:
Poeta e ficcionista suíço - «Interlaken. A estação de Marte…
Elevadores sobem e descem. Fortes projectores acendem-se. Sinais
luminosos. Telegrafia óptica colorida. O comboio que parte, é
agarrado e, depois, arremessado pela funda dos dínamos gigantes. Um
relâmpago ultra-violeta. Desenrola-se uma espiral. O comboio já
partiu. Vemos o seu farol traseiro desaparecer no céu estrelado. Os
sinais luminosos redobram de intensidade.» (O
Fim do Mundo Filmado Pelo Anjo N.-D.).
IMAG.68
02SET1907-1993
- Hermínia Silva Leite Guerreiro, aliás Hermínia Silva: Fadista e
actriz portuguesa - «Desde que me entendo que gostei de cantar. E o
fado, cantava o a todo o momento, e por toda a parte:
na rua, em casa, na escola, desde que aos seis anos comecei a
frequentar a escola… O meu fado foi sempre de revista, de teatro».
IMAG.150-371-422
02SET1917-2013
- Armando Trovaioli: Maestro e pianista italiano, compositor
cinematográfico - para filmes de realizadores como Dino Risi e
Alberto Lattuada. IMAG.454
¯1926-03SET1987
- Morton Feldman: Compositor americano - «Fala-se das suas peças
como se fala das profundezas de um mar gelado» (JS). IMAG.502-546
1843-04SET1907
- Edvard Hagerup Grieg, aliás Edvard Grieg: Compositor norueguês -
«E porque não lembrar a sensação maravilhosa, quase mística de,
pela primeira vez, estender os braços até ao piano, e começar a
criar? Não uma melodia, ainda longe disso».
IMAG.163-367-422-451-533-551
04SET1927-2011
- John McCarthy: Matemático americano, pioneiro da inteligência
artificial e cientista informático - «A inteligência artificial
lida com objectos e predicados que não admitem simples e meras
definições. Cabe-lhe aproximar teorias e carências para estudar a
relação entre entidades e diferentes níveis de abordagem».
IMAG.383
05SET1847-1882
- Jesse Woodson James,
aliás
Jesse James: Bandoleiro americano, assaltante de bancos e comboios -
«Apesar de tudo, continuo a ter esperança… Durante a Guerra, fui
ferido sete vezes, e uma outra no mesmo pulmão… Não acredito que
vá morrer».
IMAG.365-467
¨
1798-05SET1857 - Isidore Auguste Marie François Xavier Comte, aliás
Auguste Comte: Filósofo francês, fundador da Sociologia - «A moral
consiste em fazer prevalecer os instintos simpáticos sobre os
impulsos egoístas».
05SET1857-1935
- Konstantin Eduardovich Tsiolkovsky: Físico russo, pioneiro no
estudo da cosmonáutica - «A
Terra é o berço da Humanidade, mas ninguém pode viver no berço
para sempre». IMAG.531
06SET1517-1584
- Francisco de Holanda: Escritor e ensaísta português, arquitecto e
pintor, bolseiro em Roma, discípulo de Miguel Ângelo, vulto do
Renascimento, autor de Da
Fábrica Que Falece à Cidade de Lisboa.
IMAG.471
¨
07SET1867-1926 - Camilo de Almeida Pessanha, aliás Camilo Pessanha:
Escritor português, poeta simbolista - «Ao meu coração um peso de
ferro / Eu hei-de prender na volta do mar. / Ao meu coração um peso
de ferro… / Lançá-lo ao mar. // Quem vai embarcar, que vai
degredado, / As penas do amor não queira levar… / Marujos, erguei
o cofre pesado, / Lançai-o ao mar.» (Canção
da Partida - excerto).
IMAG.5-72-307-326-553
ANTIQUÁRiO
03SET1907
- No Theatro do Príncipe Real, estreia O
Rapto de Uma Actriz de Lino
Ferreira - primeiro filme português de ficção, sketch
integrado na revista Ó da
Guarda!, sendo protagonistas
Lucinda do Carmo, Carlos Leal e Nascimento Fernandes.
IMAG.7-108-145-209-257
COMENTÁRiO
Autêntica,
igual a si própria, fruto da sua vivência, revela uma subtileza
interpretativa e de fino recorte vocal. A sua voz parece uma cascata
de água fresca. Nunca ninguém tentou imitá-la, ou sequer
aproximar-se do seu estilo.
A
sua capacidade de criar melodias dentro da melodia tornaram-na única,
e de tal forma extraordinária que, se foi grande entre nós,
sê-lo-ia em qualquer outra parte do mundo. Hermínia tinha uma
capacidade inultrapassável de improviso, tanto a cantar como no
teatro onde foi aclamada pelas plateias. O público adorava-a,
escreveram os jornais que a adorava até ao fanatismo.
Hermínia
foi essencialmente uma criativa! Criava sempre algo de novo em cada
fado que cantava mesmo que o cantasse todas as noites e que todos o
conhecêssemos.
N.L.
BREVIÁRiO
¯Naxos
edita em CD, José Vianna da
Motta [1868-1948]:
À Pátria - Sinfonia, Inês
de Castro, Chula,
Three Impromptus,
Vito
por Royal Liverpool Philharmonic, sob a direcção de Álvaro
Cassuto. IMAG.48-115-158-175-182-187-513
¨
Biblioteca
Nacional de Portugal/BNP edita Diários
1883-93 - José Vianna da Motta (1868-1948)
de Christine Wassermann Beirão, José Manuel Beirão e Elvira
Archer.
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