segunda-feira, fevereiro 11, 2019

IMAGINÁRiO-Extra: Até sempre, ZÉ MANEL

A carreira artística de Zé Manel (José Manuel Domingues Alves Mendes, 1944-2019) manifestou-se em múltiplas vertentes – autor de banda desenhada e cartunista, designer e cenógrafo, criador de vitrais – mas é como ilustrador que acentuo as minhas referências pessoais de estima e admiração. Pelo homem afável e discreto. Pelo criador versátil e aliciante.

Ao desenvolver a saga d’
O Infante Portugal, tive o privilégio de contar com as suas visões sobre o protagonista e a personagem essencial de Oktobraia, aliás Plevna Kostoglotov. Recordo que aceitou de imediato o meu desafio, solicitando apenas uma breve caracterização. E fiquei surpreendido ante a plena sugestão de tais imagens, pela composição fascinante e estilizada.

Do extenso labor para jornais e revistas, Zé Manel colheu a leveza do traço. Nas subtilezas do ideário infantil, sublimou o encanto gráfico. Virtualidades que transferiu para as histórias em quadradinhos. O contexto satírico. A ênfase sensual. Fulgor estético. Figuras esbeltas. O elã e a elegância de um talento experiente, multifacetado, entre os contrastes de humor e erotismo.

IMAG
.149-218-230-237-256-416-430-505

Sem comentários:

Enviar um comentário