segunda-feira, setembro 11, 2017

IMAGINÁRiO #680

José de Matos-Cruz | 24 Outubro 2018 | Edição Kafre | Ano XV – Semanal – Fundado em 2004

PRONTUÁRiO

CONSEQUÊNCIAS

Um prestigiado agente da polícia, Eddie Santos logra um encontro secreto, através de informador, com Vinnie Zapatti, um gangster sem importância, mas sobrinho do padrinho da Mafia. Subitamente, há um tiroteio fatal entre ambos, o qual vitima ainda um menino negro de seis anos, que passava por acaso na rua com o pai. A tragédia emociona a opinião pública de Nova Iorque, consternando o próprio mayor John Pappas. Um político hábil, veterano, cujas relações com o líder democrático local, Frank Anselmo, atravessam uma crise. Tal processo de compromissos e favores liga-se ao influente Paul Zapatti, envolvendo uma frustrada exploração de terrenos e um caso de não incriminação oficial, afecto ao insuspeitável juiz Walter Stern. Tudo isto descobre Kevin Calhoun, o novel e idealista assessor de Pappas, disposto a investigar até às últimas consequências… Uma narrativa fascinante adensa A Sombra da Corrupção / City Hall (1996) de Harold Becker, pela força testemunhadora segundo os modelos clássicos. Eivando um insinuante nexo de pulsões dramáticas, nos prodigiosos desempenhos centrados em Al Pacino e John Cussack. 
 
CALENDÁRiO

18ABR2017 - Em Lisboa, Museu da Marinha expõe Vikings - Guerreiros do Mar, sendo comissário Gonçalves Neves. IMAG.32-41-101-136-559-641

1935-16JUN2017 - John Guilbert Avildsen, aliás John G. Avildsen: Cineasta americano, distinguido com o Oscar pela realização de Rocky (1976) - «Mudou a minha vida, e estarei sempre em dívida para com ele» (Sylvester Stallone).

21JUN-18SET2017 - Em Lisboa, Museu de Arte, Arquitectura e Tecnologia / MAAT expõe Fernanda Fragateiro: Dos Arquivos, à Matéria, à Construção, sendo curadora Sara Antónia Matos. IMAG.427-641

21JUN2017 - Em Lisboa, Museu Nacional de Arqueologia expõe Loulé. Territórios, Memórias, Identidades, sendo coordenador-geral António Carvalho.

23JUN-24SET2017 - No Centro Cultural de Cascais, Fundação D. Luís I apresenta Vermelha - exposição de pintura de Marta Soares. IMAG.647-648

27JUN-27SET2017 - Em Lisboa, Centro Comercial Colombo expõe O Mundo Fantástico de Paula Rego, sendo curadora Catarina Alfaro.  
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TRAJECTÓRiA

Amadeo de Souza-Cardoso
Amadeo Ferreira de Souza-Cardoso nasceu em Manhufe, Mancelos (Amarante), a 14 de Novembro de 1887, numa família de lavradores abastados e afidalgados. Em 1905, iniciou o curso de Arquitectura na Escola de Belas-Artes de Lisboa. Em 1906, partiu para Paris, instalando-se em Montparnasse. Dedicou-se ao desenho e à caricatura. Privilegiando a pintura, frequentou ateliers livres - em contacto com o impressionismo ou o expressionismo - e a Academia Vitti de Anglada Camarasa. Em 1911, apresentou trabalhos no XXVII Salon des Indépendants, relacionando-se com Amadeo Modigliani, Diego Rivera e Robert Delaunay. Em 1912, publicou XX Dessins par Amadeo de Souza-Cardoso, e ilustrou La Légende de Saint Julien L’Hospitalier de Gustave Flaubert. Em 1913, participou na exposição The Armory Show em Nova Iorque, seguindo-se Chicago, Bóston e Berlim. Em 1914, após intervenção no XXX Salon des Indépendants, e devido à Guerra Mundial, regressou a Portugal, encontrando-se com Antoni Gaudi na passagem por Barcelona. No Porto, casou com Lucie Pacetto. Em 1916, realizou a exposição individual Abstraccionismo, no Salão do Jardim de Passos Manuel no Porto, e em Lisboa na Liga Naval. Em 1917, participou no Movimento Futurista Português com Almada Negreiros, que o considerou a «primeira descoberta de Portugal no Século XX». Autor vanguardista, desenvolveu o cubismo analítico, tendo experimentado novas formas e técnicas. Vítima de pneumónica, faleceu em Espinho, a 25 de Outubro de 1918.

VISTORiA

Pássaros pontilhando a ramaria, o horizonte do mar por cima da copa das árvores e entre o céu e a linha de água uma luzinha fria a caminhar para o crepúsculo. Um petroleiro? Elias demora-se a olhar. Tempo ao tempo. Só no dia seguinte começará o inventário dos sinais e dos palpites, confiado como sempre no Velhaco das Algemas. Tempo ao tempo. Mais depressa se apanha um assassino que um morto, porque, como dizia o outro, o morto voa a cavalo na alma e o assassino tropeça no medo.
José Cardoso Pires
- Balada da Praia dos Cães (1982)

MEMÓRiA

25OUT1838-1875 - Georges Alexandre César Léopold Bizet, aliás Georges Bizet: Compositor francês, autor de Carmen - «Como músico, posso garantir que, se suprimisse o adultério, o fanatismo, o crime, o mal e o sobrenatural, seria incapaz de escrever uma nota». IMAG.200-439-464-517-663

1887-25OUT1918 - Amadeo de Souza-Cardoso: Pintor português, ligado aos primórdios do modernismo - «Reina incontestada a imagem do criador solitário, como se essa história e as contingências que lhe estão associadas não fizessem, a cada momento, a vida quotidiana das comunidades e dos cidadãos» (Joana Cunha Leal). IMAG.84-149-154-185-258-279-434-476-510-561-583-634-647-648

26OUT1908-1992 - Francisco Caldeira Cabral: Pioneiro em Portugal da Arquitectura Paisagista - «É tempo de afirmar que se a cidade é indispensável à organização da sociedade e ao progresso da humanidade, se a indústria muito tem contribuído para facilitar a vida e lhe dar conforto, é da paisagem rural que depende a sobrevivência da humanidade, porque é ela com o mar, a única fonte de alimentos, a única fonte de água potável, e o último suporte de actividade biológica autónoma e equilibrada, indispensável à continuação da vida na terra. Por isso a actividade da Sociedade Rural é a única que continua a ser obrigatória, sendo todas as outras facultativas, quer a sociedade urbana-industrial se aperceba ou não desse facto». IMAG.398

26OUT1928-2011 - Francisco Solano López: Artista argentino de banda desenhada, ilustrador de El Eternauta, criado por Héctor Germán Oesterheld - «A minha versão de Robinson Crusoé». IMAG.370

1925-26OUT1998 - José Augusto Neves Cardoso Pires, aliás José Cardoso Pires: Escritor português - «Tu­do o que diz res­pei­to à mor­te ou à sua apro­xi­ma­ção é vi­vi­do sem hu­mor, por­que, por na­tu­re­za, ela ins­pi­ra pâ­ni­co e não nos dei­xa ver es­se la­do. Quan­do nos sa­fa­mos de­la, fi­xa­mos. Sa­ta­nás de­ve­-se far­tar de go­zar, e com ra­zão, com os si­nais de hu­mor da mor­te. O que eu vi na­que­le hos­pi­tal, o que eu sen­ti… tu­do aqui­lo tem um hu­mor ter­rí­vel.» (De Profundis, Valsa Lenta - 1997). IMAG.53-200-226-227-314-366-367-533-581-602-609-615

30OUT1918-2006 - Jacques Faizant: Ilustrador, jornalista e escritor francês - «Um dilema é uma proposta filosófica cujo enunciado agrada às boas consciências e cuja prática põe em perigo as democracias». IMAG.76

31OUT1838-1889 - Luís Filipe Maria Fernando Pedro de Alcântara António Miguel Rafael Gabriel Gonzaga Xavier Francisco de Assis João Augusto Júlio Valfando de Bragança, El-Rei D. Luís I, o Popular: «Estava um tempo lindo com vento de NE e o mar socegadissimo. Apezar d’isso enjoei. Logo apenas sahi a barra comecei a sentir-me encomodado. Ainda me conservei na tolda até chegarmos ao Cabo da Roca, o que foi à uma hora. Fui então deitarme no meu beliche. Duas horas depois tive a consolação que não era o único enjoado».  
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31OUT1928-2012 - Andrew Sarris: Escritor e crítico de cinema americano, colaborador da Village Voice e precursor na defesa do filme de autor - «Há uma parte de mim que observa para além de tudo o que existe actualmente». IMAG.414

COMENTÁRiO

EL ETERNAUTA

«Era de madrugada, cerca das três horas. Nas casas vizinhas, não havia qualquer luz… De repente, um ruído - um ruído na cadeira à minha frente, onde costumam sentar-se os que vêm falar comigo…»
Assim principia El Eternauta, mítica saga argentina em quadradinhos, sobre as aventuras e os desaires de Juan Salvo, um viajante do espaço-tempo que tenta salvar a família de uma tragédia iminente. Em causa, a invasão da Terra por Eles - seres com uma tecnologia muito superior à humana, e capazes de escravizar qualquer outra civilização. Concebida por Héctor Germán Oesterheld (1917-1977) e ilustrada por Francisco Solano López (1928-2011), esta epopeia trágica - centrada na ocupação de Buenos Aires, e nos lances da Resistência - simboliza uma crítica ao individualismo social e um canto à união entre os homens. Originalmente publicado na revista Hora Cero Semanal entre 1957 e 1959, e relançado por editorial Frontera, El Eternauta teve expansão por Oesterheld através de uma remake (1969) e de uma sequela (1975), a que se seguiram múltiplas derivações por diversos argumentistas e desenhadores.

BREVIÁRiO

Dom Quixote edita Luz Em Agosto de William Faulkner (1897-1972); tradução de Ana Maria Chaves. IMAG.86-153-231-232-305-340-356-377-438-578-628-631

Onyx Classics edita em CD, Joseph Haydn [1732-1809]: Cello Concertos por Pavel Gomziakov, com Orquestra Gulbenkian sob a direcção de Erik Heide.  
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