José
de Matos-Cruz | 24 Outubro 2018 | Edição Kafre | Ano XV – Semanal
– Fundado em 2004
PRONTUÁRiO
CONSEQUÊNCIAS
Um
prestigiado agente da polícia, Eddie Santos logra um encontro
secreto, através de informador, com Vinnie Zapatti, um gangster
sem importância, mas sobrinho do padrinho
da Mafia. Subitamente, há um tiroteio fatal entre ambos, o qual
vitima ainda um menino negro de seis anos, que passava por acaso na
rua com o pai. A tragédia emociona a opinião pública de Nova
Iorque, consternando o próprio mayor
John Pappas. Um político hábil, veterano, cujas relações com o
líder democrático local, Frank Anselmo, atravessam uma crise. Tal
processo de compromissos e favores liga-se ao influente Paul Zapatti,
envolvendo uma frustrada exploração de terrenos e um caso de não
incriminação oficial, afecto ao insuspeitável juiz Walter Stern.
Tudo isto descobre Kevin Calhoun, o novel e idealista assessor de
Pappas, disposto a investigar até às últimas consequências… Uma
narrativa fascinante adensa A
Sombra da Corrupção / City Hall
(1996) de Harold Becker, pela força testemunhadora segundo os
modelos clássicos. Eivando um insinuante nexo de pulsões
dramáticas, nos prodigiosos desempenhos centrados em Al Pacino e
John Cussack.
CALENDÁRiO
18ABR2017
- Em Lisboa, Museu da Marinha expõe Vikings
- Guerreiros do Mar, sendo
comissário Gonçalves Neves. IMAG.32-41-101-136-559-641
1935-16JUN2017
- John Guilbert Avildsen, aliás John G. Avildsen: Cineasta
americano, distinguido com o Oscar pela realização de Rocky
(1976) - «Mudou a minha
vida, e estarei sempre em dívida para com ele» (Sylvester
Stallone).
21JUN-18SET2017
- Em Lisboa, Museu de Arte, Arquitectura e Tecnologia / MAAT expõe
Fernanda Fragateiro: Dos
Arquivos, à Matéria, à Construção,
sendo curadora Sara Antónia Matos. IMAG.427-641
21JUN2017
- Em Lisboa, Museu Nacional de Arqueologia expõe Loulé.
Territórios, Memórias, Identidades,
sendo coordenador-geral António Carvalho.
23JUN-24SET2017
- No Centro Cultural de Cascais, Fundação D. Luís I apresenta
Vermelha
- exposição de pintura de Marta Soares. IMAG.647-648
27JUN-27SET2017
- Em Lisboa, Centro Comercial Colombo expõe O
Mundo Fantástico de Paula Rego,
sendo curadora Catarina Alfaro.
IMAG.11-13-31-199-205-258-269-325-342-351-357-364-370-399-416-464-486-489-515-545-596-597-620-621-629-651-659-669
TRAJECTÓRiA
Amadeo
de Souza-Cardoso
Amadeo
Ferreira de Souza-Cardoso nasceu em Manhufe, Mancelos (Amarante), a
14 de Novembro de 1887, numa família de lavradores abastados e
afidalgados. Em 1905, iniciou o curso de Arquitectura na Escola de
Belas-Artes de Lisboa. Em 1906, partiu para Paris, instalando-se em
Montparnasse. Dedicou-se ao desenho e à caricatura. Privilegiando a
pintura, frequentou ateliers
livres - em contacto com o impressionismo ou o expressionismo - e a
Academia Vitti de Anglada Camarasa. Em 1911, apresentou trabalhos no
XXVII Salon des Indépendants, relacionando-se com Amadeo Modigliani,
Diego Rivera e Robert Delaunay. Em 1912, publicou XX
Dessins par Amadeo de Souza-Cardoso,
e ilustrou La Légende de
Saint Julien L’Hospitalier
de Gustave Flaubert. Em 1913, participou na exposição The Armory
Show em Nova Iorque, seguindo-se Chicago, Bóston e Berlim. Em 1914,
após intervenção no XXX Salon des Indépendants, e devido à
Guerra Mundial, regressou a Portugal, encontrando-se com Antoni Gaudi
na passagem por Barcelona. No Porto, casou com Lucie Pacetto. Em
1916, realizou a exposição individual Abstraccionismo,
no Salão do Jardim de Passos
Manuel no Porto, e em Lisboa na Liga Naval. Em 1917, participou no
Movimento Futurista Português com Almada Negreiros, que o considerou
a «primeira descoberta de Portugal no Século XX». Autor
vanguardista, desenvolveu o cubismo analítico, tendo experimentado
novas formas e técnicas. Vítima de pneumónica, faleceu em Espinho,
a 25 de Outubro de 1918.
VISTORiA
Pássaros
pontilhando a ramaria, o horizonte do mar por cima da copa das
árvores e entre o céu e a linha de água uma luzinha fria a
caminhar para o crepúsculo. Um petroleiro? Elias demora-se a olhar.
Tempo ao tempo. Só no dia seguinte começará o inventário dos
sinais e dos palpites, confiado como sempre no Velhaco das Algemas.
Tempo ao tempo. Mais depressa se apanha um assassino que um morto,
porque, como dizia o outro, o morto voa a cavalo na alma e o
assassino tropeça no medo.
José
Cardoso Pires
-
Balada da Praia dos Cães
(1982)
MEMÓRiA
25OUT1838-1875
- Georges Alexandre César Léopold Bizet, aliás Georges Bizet:
Compositor francês, autor de Carmen
- «Como músico, posso garantir que, se suprimisse o adultério, o
fanatismo, o crime, o mal e o sobrenatural, seria incapaz de escrever
uma nota». IMAG.200-439-464-517-663
1887-25OUT1918
- Amadeo de Souza-Cardoso: Pintor português, ligado aos primórdios
do modernismo - «Reina incontestada a imagem do criador solitário,
como se essa história e as contingências que lhe estão associadas
não fizessem, a cada momento, a vida quotidiana das comunidades e
dos cidadãos» (Joana Cunha Leal).
IMAG.84-149-154-185-258-279-434-476-510-561-583-634-647-648
26OUT1908-1992
- Francisco Caldeira Cabral: Pioneiro em Portugal da Arquitectura
Paisagista - «É tempo de afirmar que se a cidade é indispensável
à organização da sociedade e ao progresso da humanidade, se a
indústria muito tem contribuído para facilitar a vida e lhe dar
conforto, é da paisagem rural que depende a sobrevivência da
humanidade, porque é ela com o mar, a única fonte de alimentos, a
única fonte de água potável, e o último suporte de actividade
biológica autónoma e equilibrada, indispensável à continuação
da vida na terra. Por isso a actividade da Sociedade Rural é a única
que continua a ser obrigatória, sendo todas as outras facultativas,
quer a sociedade urbana-industrial se aperceba ou não desse facto».
IMAG.398
26OUT1928-2011
- Francisco Solano López: Artista argentino de banda desenhada,
ilustrador de El Eternauta,
criado por Héctor Germán Oesterheld - «A minha versão de Robinson
Crusoé». IMAG.370
1925-26OUT1998
- José Augusto Neves Cardoso Pires, aliás José Cardoso Pires:
Escritor português - «Tudo o que diz respeito à
morte ou à sua aproximação é vivido
sem humor, porque, por natureza, ela
inspira pânico e não nos deixa ver esse
lado. Quando nos safamos dela, fixamos.
Satanás deve-se fartar de gozar, e com
razão, com os sinais de humor da morte. O que eu
vi naquele hospital, o que eu senti… tudo
aquilo tem um humor terrível.» (De
Profundis, Valsa Lenta -
1997). IMAG.53-200-226-227-314-366-367-533-581-602-609-615
30OUT1918-2006
- Jacques Faizant: Ilustrador, jornalista e escritor francês - «Um
dilema é uma proposta filosófica cujo enunciado agrada às boas
consciências e cuja prática põe em perigo as democracias».
IMAG.76
31OUT1838-1889
- Luís Filipe Maria Fernando Pedro de Alcântara António Miguel
Rafael Gabriel Gonzaga Xavier Francisco de Assis João Augusto Júlio
Valfando de Bragança, El-Rei D. Luís I, o Popular: «Estava um
tempo lindo com vento de NE e o mar socegadissimo. Apezar d’isso
enjoei. Logo apenas sahi a barra comecei a sentir-me encomodado.
Ainda me conservei na tolda até chegarmos ao Cabo da Roca, o que foi
à uma hora. Fui então deitarme no meu beliche. Duas horas depois
tive a consolação que não era o único enjoado».
IMAG.174-200-247-329-368-531-593
31OUT1928-2012
- Andrew Sarris: Escritor e crítico de cinema americano, colaborador
da Village Voice
e precursor na defesa do filme
de autor - «Há uma parte de
mim que observa para além de tudo o que existe actualmente».
IMAG.414
COMENTÁRiO
EL
ETERNAUTA
«Era
de madrugada, cerca das três horas. Nas casas vizinhas, não havia
qualquer luz… De repente, um ruído - um ruído na cadeira à minha
frente, onde costumam sentar-se os que vêm falar comigo…»
Assim
principia El Eternauta,
mítica saga argentina em quadradinhos, sobre as aventuras e os
desaires de Juan Salvo, um viajante do espaço-tempo que tenta salvar
a família de uma tragédia iminente. Em causa, a invasão da Terra
por Eles - seres com uma tecnologia muito superior à humana, e
capazes de escravizar qualquer outra civilização. Concebida por
Héctor Germán Oesterheld (1917-1977) e ilustrada por Francisco
Solano López (1928-2011), esta epopeia trágica - centrada na
ocupação de Buenos Aires, e nos lances da Resistência - simboliza
uma crítica ao individualismo social e um canto à união entre os
homens. Originalmente publicado na revista Hora
Cero Semanal entre 1957 e
1959, e relançado por editorial Frontera, El
Eternauta teve expansão por
Oesterheld através de uma remake
(1969) e de uma sequela (1975), a que se seguiram múltiplas
derivações por diversos argumentistas e desenhadores.
BREVIÁRiO
Dom
Quixote edita Luz Em Agosto de
William Faulkner (1897-1972); tradução de Ana Maria Chaves.
IMAG.86-153-231-232-305-340-356-377-438-578-628-631
Onyx
Classics edita em CD, Joseph Haydn
[1732-1809]: Cello Concertos
por Pavel Gomziakov, com
Orquestra Gulbenkian sob a direcção de Erik Heide.
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