quinta-feira, março 30, 2017

IMAGINÁRiO #656

José de Matos-Cruz | 24 Abril 2018 | Edição Kafre | Ano XV – Semanal – Fundado em 2004

PRONTUÁRiO

MOTIVAÇÕES
Após uma sensacional estreia com O Mundo a Seus Pés (1941), para a RKO, Orson Welles (1915-1985) reassumiu-se como cineasta, expondo O Quarto Mandamento (1942). Era a transposição duma novela de Booth Tarkington, The Magnificent Ambersons (1918), distinguida com o Prémio Pulitzer e, previamente, filmada como Pampered Youth (1925) pela Vitagraph. Segundo Welles, havia «aspectos edipianos» nesta escolha, pois Tarkington ter-se-ia inspirado em seu pai, para personagem de Eugene Morgan, o inventor de automóveis. Coube a Joseph Cotten, actor do Mercury Theatre na rádio CBS - onde, pela primeira vez, Welles encenou The Magnificent Ambersons em emissão de 1939. E foi através da Mercury que Welles produziu O Quarto Mandamento para a RKO, tendo escrito o argumento em apenas nove dias. A evocação melancólica duma família aristocrática de Indianápolis, Midwest, através de duas gerações e em um quarto de século em viragem. Aí estariam as marcas dramáticas da relação de Welles com a mãe, dominadora e afinal ausente ainda em criança. Com irónico despojamento, o realizador comentou, certa vez, que uma obra artística só se revelaria, «conhecendo o homem por detrás do criador». Ora, se Citizen Kane transfigurava os mistérios da infância, The Magnificent Ambersons assombra as cintilações de um tempo perdido. IMAG.33-44-120-186-188-231-238-243-266-272-326-332-333-373-397-424-468-513

CALENDÁRiO

1963-25DEZ2016 - Georgios Kyriacos Panayiotou, aliás George Michael: Músico britânico, compositor e cantor, membro dos Wham! - «A alma mais amável e generosa de um artista brilhante» (Elton John). 
 
21OUT1956-27DEZ2016 - Carrie Frances Fisher, aliás Carrie Fisher: Actriz e escritora americana, intérprete de Princesa Leia na saga Star Wars, filha de Debbie Reynolds e Eddie Fisher - «Nasci no meio das grandes celebridades… As coisas só podiam ir ficando mais pequenas».

1932-28DEZ2016 - Mary Frances Reynolds, aliás Debbie Reynolds: Actriz americana, intérprete de Serenata à Chuva / Singin’ In the Rain (1952), mãe de Carrie Fisher - «…A sua imagem de marca: uma figura ingénua, ma non troppo, com dotes de cantora e uma dimensão romântica salpicada de humor» (João Lopes).

29DEZ2016 - Leopardo Filmes produziu, e estreia Até Nunca / À Jamais (2016) de Benoît Jacquot; com Mathieu Amalric e Julia Roy. 
 
COMENTÁRiO
 
João de Deus Ramos
Lançou as bases da Escola Nacional Moderna, onde se praticam três grandes virtudes: a liberdade, o civismo e a solidariedade.
João de Barros
PARLATÓRiO

«Os meus únicos problemas têm sido com os americanos que, no princípio, se recusavam a acreditar que eu tinha crescido desde os meus primeiros filmes… Algumas pessoas estão presas à imagem daquela menina. Mas, ela não sou eu. Não devemos viver no passado. A minha vida é agora!
Shirley Temple

TRAJECTÓRiA

ANTÓNIO LOPES RIBEIRO
Ao longo de quarenta e cinco anos, entre 1928 e 1974, António Lopes Ribeiro desenvolveu uma das carreiras mais vincadas e diversificadas do cinema em Portugal. Ocupou-se de todas as áreas: foi argumentista, planificador, dialoguista; fez produção, realização, montagem e locução; incumbiu-se da distribuição e da exibição; presidiu a organismos sindicais e patronais; teve empenho em laboratórios e estúdios; esteve ligado a determinantes revisões de legislação; fundou e dirigiu revistas de cinema, escreveu livros, fez conferências; participou em viagens de estudo, organizou manifestações, foi crítico e cronista da especialidade. Como realizador, Lopes Ribeiro explorou todos os géneros: a reportagem e as actualidades, o documentário nas suas múltiplas características e metragens, além do filme de fundo – em nove títulos que se repartem entre 1929 e 1959, os quatro últimos extraídos de prestigiadas obras literárias. Isto, sem referir outros âmbitos de actividade artística e distintos meios de comunicação, onde também frequentemente divulgou o cinema – como a rádio e a televisão. Pode assim concluir-se que, por meio século, a actividade cinematográfica entre nós esteve sempre, de qualquer modo, influenciada ou inserida nos projectos e sucessos deste autor inquieto e multifacetado. A filmografia de António Lopes Ribeiro, reflectindo como nenhuma outra as transformações sociais, políticas e culturais do país, em sua época e alcance, constitui um repositório valioso – enquanto testemunho – para a compreensão dos mecanismos ideológicos e das motivações propagandísticas do Estado Novo, em que historicamente se enquadra. Além do amplo e variado espólio recolhido durante a Missão Cinegráfica às Colónias de África em 1938, e de ter dirigido os quinzenários/semanários Jornal Português (1938-1951) e Imagens de Portugal (1953-1958), através da empresa de produção/distribuição Sociedade Portuguesa de Actualidades Cinematográficas / SPAC, Lopes Ribeiro coordenou ou realizou dezenas de documentários – desde clássicos como A Exposição do Mundo Português (1941), Inauguração do Estádio Nacional (1944), O Cortejo Histórico de Lisboa (1947) ou 14 Anos de Política do Espírito (1948), a inúmeras visitas e estadias de individualidades entre 1939 e 1971. Também importante, é a série que coligiu em 1959-1960 sobre temas artísticos variados, cobrindo a maior parte do país; destacam-se ainda, nas vertentes coreográfica e cénica, os seus documentários Nazaré – Bailados Verde-Gaio (1959) e Gil Vicente e o Seu Teatro (1966). Quanto às longas metragens de ficção realizadas ou produzidas por António Lopes Ribeiro, durante os trinta anos entre 1929 e 1959, trata-se de um manancial fecundo, a desvendar privilegiado, e fundamental para redescobrir a centenária aventura do cinema português.

MEMÓRiA

16ABR1908-1995 - António Filipe Lopes Ribeiro, aliás António Lopes Ribeiro: Realizador e produtor do cinema português, poeta, ficcionista e dramaturgo - «Lisboa é a mais linda, a mais fotogénica de todas as cidades do mundo. Conheço muitas, amo muitas. Mas nenhuma, podem crer, por pior que digamos dela quando nos arrelia e nos desola, lhe chega aos calcanhares. Os operadores de cinema têm em Lisboa um verdadeiro paraíso. As casas não têm aquela escura cor que tanto entristece as grandes metrópoles estrangeiras. E marinham decididamente pelas encostas, em vez de se estenderem num plaino sensaborão, que limita todas as perspectivas» (1947).
IMAG.1-27-31-48-74-76-94-115-130-131-164-166-175-189-210-221-224-227-229-256-297-307-317-328-335-339-345-347-355-412-436-457-458-501-511-527-572-574-606-639

23ABR1928-2014 - Shirley Jane, aliás Shirley Temple: Actriz americana, diplomata e embaixadora, distinguida com um Oscar especial em 1935 - «Tenho um conselho para todos os que ambicionarem receber um prémio de carreira: comecem cedo!» (2006). IMAG.502

26ABR1798-1863 - Ferdinand Victor Eugène Delacroix, aliás Eugène Delacroix: Pintor francês do romantismo - «Há duas coisas que a experiência deve ensinar: a primeira é que se torna indispensável corrigir muito; a segunda é que se não deve corrigir de mais… Nem sempre a pintura precisa de um tema». IMAG.176

26ABR1878-1953 - João de Deus Ramos: Escritor e pedagogo português, filho de João de Deus, coordenador de Prosódia Portuguesa - Estudo Prévio da Ortografia e de O Guia da Cartilha Maternal: Prático e Teórico, Ministro da Instrução Pública (1920) e do Trabalho (1925), fundador da rede de escolas infantis Jardins Escola João de Deus. IMAG.442

BREVIÁRiO


Câmara Municipal de Silves edita A História de Silves Em BD de José Garcês. IMAG.24-70-78-117-129-149-226-251-256-258-265-321-361-374-416-430-598-627-648-Extra

Relógio D’Água edita Escola de Náufragos de Jaime Rocha.

Sistema Solar edita A Maçã de Cézanne… E Eu de D.H. Lawrence (1885-1930); tradução de Aníbal Fernandes. IMAG.50-58-280-401-530-593

Livros do Brasil edita Viagens Com o Charley de John Steinbeck (1902-1968); tradução de Sousa Victorino. IMAG.35-360-635

EXTRAORDINÁRiO

OS SOBRENATURAIS - Folhetim Aperiódico

MAL TORNA AO CRIADOR QUEM, SUJEITO, SE REFAZ - 7

Joel Crespo seria espoliado dos seus galões patentes por denúncia do irmão mais novo, Geraldes, entrando na Polícia Política, com um zelo grotesco que o tornou mesmo ameaçado de sanções disciplinares. Ofélia Toledo consumiu-se desprezada em sua forma física e, no caos íntimo, desejou tudo e todos, acabando por desaparecer de vez num rasto de perfume barato.
Continua

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