José
de Matos-Cruz | 24 Abril 2018 | Edição Kafre | Ano XV – Semanal –
Fundado em 2004
PRONTUÁRiO
MOTIVAÇÕES
Após
uma sensacional estreia
com O
Mundo a Seus Pés (1941),
para a RKO, Orson Welles (1915-1985) reassumiu-se como cineasta,
expondo O
Quarto Mandamento (1942).
Era a transposição duma novela de Booth Tarkington, The
Magnificent Ambersons (1918),
distinguida com o Prémio Pulitzer e, previamente, filmada como
Pampered
Youth (1925)
pela Vitagraph. Segundo Welles, havia «aspectos edipianos» nesta
escolha, pois Tarkington ter-se-ia inspirado em seu pai, para
personagem de Eugene Morgan, o inventor de automóveis. Coube a
Joseph Cotten, actor do Mercury Theatre na rádio CBS - onde, pela
primeira vez, Welles encenou The
Magnificent Ambersons em
emissão de 1939. E foi através da Mercury que Welles produziu O
Quarto Mandamento para
a RKO, tendo escrito o argumento em apenas nove dias. A evocação
melancólica duma família aristocrática de Indianápolis, Midwest,
através de duas gerações e em um quarto de século em viragem. Aí
estariam as marcas dramáticas da relação de Welles com a mãe,
dominadora e afinal ausente
ainda em criança. Com irónico despojamento, o realizador comentou,
certa vez, que uma obra artística só se revelaria, «conhecendo o
homem por detrás do criador». Ora, se Citizen
Kane transfigurava
os mistérios da infância, The
Magnificent Ambersons assombra
as cintilações de um tempo perdido. IMAG.33-44-120-186-188-231-238-243-266-272-326-332-333-373-397-424-468-513
CALENDÁRiO
1963-25DEZ2016
- Georgios Kyriacos Panayiotou, aliás George Michael: Músico
britânico, compositor e cantor, membro dos Wham! - «A alma mais
amável e generosa de um artista brilhante» (Elton John).
21OUT1956-27DEZ2016
- Carrie Frances Fisher, aliás Carrie Fisher: Actriz e escritora
americana, intérprete de Princesa Leia na saga Star
Wars, filha de Debbie
Reynolds e Eddie Fisher - «Nasci no meio das grandes celebridades…
As coisas só podiam ir ficando mais pequenas».
1932-28DEZ2016
- Mary Frances Reynolds, aliás Debbie Reynolds: Actriz americana,
intérprete de Serenata à
Chuva / Singin’ In the Rain (1952),
mãe de Carrie Fisher - «…A sua imagem de marca: uma figura
ingénua, ma non troppo,
com dotes de cantora e uma dimensão romântica salpicada de humor»
(João Lopes).
29DEZ2016
- Leopardo Filmes produziu, e estreia Até
Nunca / À Jamais (2016) de
Benoît Jacquot; com Mathieu Amalric e Julia Roy.
COMENTÁRiO
Lançou
as bases da Escola Nacional Moderna, onde se praticam três grandes
virtudes: a liberdade, o civismo e a solidariedade.
João
de Barros
PARLATÓRiO
«Os
meus únicos problemas têm sido com os americanos que, no princípio,
se recusavam a acreditar que eu tinha crescido desde os meus
primeiros filmes… Algumas pessoas estão presas à imagem daquela
menina. Mas, ela não sou eu. Não devemos viver no passado. A minha
vida é agora!
Shirley
Temple
TRAJECTÓRiA
ANTÓNIO
LOPES RIBEIRO
Ao
longo de quarenta e cinco anos, entre 1928 e 1974, António Lopes
Ribeiro desenvolveu uma das carreiras mais vincadas e diversificadas
do cinema em Portugal. Ocupou-se de todas as áreas: foi
argumentista, planificador, dialoguista; fez produção, realização,
montagem e locução; incumbiu-se da distribuição e da exibição;
presidiu a organismos sindicais e patronais; teve empenho em
laboratórios e estúdios; esteve ligado a determinantes revisões de
legislação; fundou e dirigiu revistas de cinema, escreveu livros,
fez conferências; participou em viagens de estudo, organizou
manifestações, foi crítico e cronista da especialidade. Como
realizador, Lopes Ribeiro explorou todos os géneros: a reportagem e
as actualidades, o documentário nas suas múltiplas características
e metragens, além do filme de fundo – em nove títulos que se
repartem entre 1929 e 1959, os quatro últimos extraídos de
prestigiadas obras literárias. Isto, sem referir outros âmbitos de
actividade artística e distintos meios de comunicação, onde também
frequentemente divulgou o cinema – como a rádio e a televisão.
Pode assim concluir-se que, por meio século, a actividade
cinematográfica entre nós esteve sempre, de qualquer modo,
influenciada ou inserida nos projectos e sucessos deste autor
inquieto e multifacetado. A filmografia de António Lopes Ribeiro,
reflectindo como nenhuma outra as transformações sociais, políticas
e culturais do país, em sua época e alcance, constitui um
repositório valioso – enquanto testemunho – para a compreensão
dos mecanismos ideológicos e das motivações propagandísticas do
Estado Novo, em que historicamente se enquadra. Além do amplo e
variado espólio recolhido durante a Missão Cinegráfica às
Colónias de África em 1938, e de ter dirigido os
quinzenários/semanários Jornal
Português (1938-1951) e
Imagens de Portugal
(1953-1958), através da
empresa de produção/distribuição Sociedade Portuguesa de
Actualidades Cinematográficas / SPAC, Lopes Ribeiro coordenou ou
realizou dezenas de documentários – desde clássicos como A
Exposição do Mundo Português (1941),
Inauguração do Estádio
Nacional (1944), O
Cortejo Histórico de Lisboa (1947)
ou 14 Anos de Política do
Espírito (1948), a inúmeras
visitas e estadias de individualidades entre 1939 e 1971. Também
importante, é a série que coligiu em 1959-1960 sobre temas
artísticos variados, cobrindo a maior parte do país; destacam-se
ainda, nas vertentes coreográfica e cénica, os seus documentários
Nazaré – Bailados
Verde-Gaio (1959) e Gil
Vicente e o Seu Teatro (1966).
Quanto às longas metragens de ficção realizadas ou produzidas por
António Lopes Ribeiro, durante os trinta anos entre 1929 e 1959,
trata-se de um manancial fecundo, a desvendar privilegiado, e
fundamental para redescobrir a centenária aventura do cinema
português.
MEMÓRiA
16ABR1908-1995
- António Filipe Lopes Ribeiro, aliás António Lopes Ribeiro:
Realizador e produtor do cinema português, poeta, ficcionista e
dramaturgo - «Lisboa é a mais linda, a mais fotogénica de todas as
cidades do mundo. Conheço muitas, amo muitas. Mas nenhuma, podem
crer, por pior que digamos dela quando nos arrelia e nos desola, lhe
chega aos calcanhares. Os operadores de cinema têm em Lisboa um
verdadeiro paraíso. As casas não têm aquela escura cor que tanto
entristece as grandes metrópoles estrangeiras. E marinham
decididamente pelas encostas, em vez de se estenderem num plaino
sensaborão, que limita todas as perspectivas» (1947).
IMAG.1-27-31-48-74-76-94-115-130-131-164-166-175-189-210-221-224-227-229-256-297-307-317-328-335-339-345-347-355-412-436-457-458-501-511-527-572-574-606-639
23ABR1928-2014
- Shirley Jane, aliás Shirley Temple: Actriz americana, diplomata e
embaixadora, distinguida com um Oscar especial em 1935 - «Tenho um
conselho para todos os que ambicionarem receber um prémio de
carreira: comecem cedo!» (2006). IMAG.502
26ABR1798-1863
- Ferdinand Victor Eugène Delacroix, aliás
Eugène Delacroix: Pintor
francês do romantismo - «Há duas coisas que a experiência deve
ensinar: a primeira é que se torna indispensável corrigir muito; a
segunda é que se não deve corrigir de mais… Nem sempre a pintura
precisa de um tema». IMAG.176
26ABR1878-1953
- João de Deus Ramos: Escritor e pedagogo português, filho de João
de Deus, coordenador de Prosódia
Portuguesa - Estudo Prévio da Ortografia e
de O Guia da Cartilha
Maternal: Prático e Teórico,
Ministro da Instrução Pública (1920) e do Trabalho (1925),
fundador da rede de escolas infantis Jardins Escola João de Deus.
IMAG.442
BREVIÁRiO
Câmara
Municipal de Silves edita A
História de Silves Em BD de
José Garcês.
IMAG.24-70-78-117-129-149-226-251-256-258-265-321-361-374-416-430-598-627-648-Extra
Relógio
D’Água edita Escola de
Náufragos de Jaime Rocha.
Sistema
Solar edita A Maçã de
Cézanne… E Eu de D.H.
Lawrence (1885-1930); tradução de Aníbal Fernandes.
IMAG.50-58-280-401-530-593
Livros
do Brasil edita Viagens Com o
Charley de John Steinbeck
(1902-1968); tradução de Sousa Victorino. IMAG.35-360-635
EXTRAORDINÁRiO
OS
SOBRENATURAIS - Folhetim Aperiódico
MAL
TORNA AO CRIADOR QUEM, SUJEITO, SE REFAZ - 7
Joel
Crespo seria espoliado dos seus galões patentes por denúncia do
irmão mais novo, Geraldes, entrando na Polícia Política, com um
zelo grotesco que o tornou mesmo ameaçado de sanções
disciplinares. Ofélia Toledo consumiu-se desprezada em sua forma
física e, no caos íntimo, desejou tudo e todos, acabando por
desaparecer de vez num rasto de perfume barato.
– Continua
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