quarta-feira, março 22, 2017

IMAGINÁRiO #654

José de Matos-Cruz | 8 Abril 2018 | Edição Kafre | Ano XV – Semanal – Fundado em 2004

PRONTUÁRiO

TANGÊNCIAS
Por estranho sortilégio, Jacques Tourneur (1904-1977) é um daqueles raros cineastas que, entre o inferno e o firmamento, se consagraram no limbo de Hollywood: usufruindo de um culto intemporal, sem estar cotado entre os mais célebres, tendo embora dirigido algumas obras paradigmáticas em vários géneros - como A Pantera (1943) sobre o drama fantástico, ou O Arrependido (1947) quanto ao film noir. Esta produção de Warren Duff para Robert Sparks, da RKO, baseou-se em Build My Gallows High (1946) de Geoffrey Homes - aliás, Daniel Mainwaring - também autor do argumento com James M. Cain, não creditado no genérico. Mais tarde, Homes reconheceria que, conscientemente, imitou The Maltese Falcon de Dashiell Hammett, transposto por John Huston em Relíquia Macabra (1941), sendo protagonista Humphrey Bogart. Talvez nessa presunção, a RKO pretendia Bogart - à época, contratado pela Warner - para personificar O Arrependido, tendo depois sondado John Garfield e Dick Powell. A escolha acabou por recair em Robert Mitchum - que logrou, segundo a opinião geral, um dos seus melhores desempenhos em mais de cento e trinta fitas. Ora, Homes - cujo romance foi de novo adaptado por Taylor Hackford, em Vidas Em Jogo (1984) com Jeff Bridges - reformulou o seu (anti)herói ao perfil sombrio e trágico de Mitchum. IMAG.55-141-159-272-490-639

CALENDÁRiO

15JUL2016-15JAN2017 - No Porto, Centro Português de Fotografia apresenta Only You - exposição de fotografia de Leonardo Kossoy (Brasil), sendo curador Fernando Azevedo.

07DEZ2016-12MAR2017 - Em Lisboa, Galeria da Avenida da Índia apresenta Red Africa - Things Fall Apart - exposição multidisciplinar por artistas de África, Ásia, América do Norte e Europa, sendo curador Mark Nash.

15DEZ2016-31MAR2017 - Em Lisboa, Palácio Nacional da Ajuda apresenta Um Olhar Real - Obra Artística da Rainha D. Maria Pia (1847-1911) - exposição de aguarela, desenho e fotografia, sendo comissário científico João Vaz. IMAG.153-329-399-447

17DEZ2016-05JAN2017 - Em Lisboa, Passevite apresenta Uppercut - exposição de cartoon/serigrafia de André Carrilho.  
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PARLATÓRiO

É preciso ter muita força para dizer, estando moribundo, o mesmo que se diria, caso se estivesse com saúde.
Roger de Bussy-Rabutin

VISTORiA
Para Quê?
Quando de repente o dia voltou
tão puro,
falou lentamente e com firmeza,
branda e sinceramente:
Alguma coisa deve mudar,
entro na luta,
eu também quero ajudar, como tantos outros,
a erradicar o mal do mundo,
quero sofrer e vaguear
até que o povo se liberte.
Não quero voltar a declinar, cansado;
alguma coisa tem
que acontecer…
Mas nesse momento apoderou-se dele uma vaga sensação,
um torpor: oh, deixemos isso agora!
Robert Walser

COMENTÁRiO

O Arrependido (1947 - Jacques Tourneur) principia em Bridgeport, uma pequena cidade da Carolina do Norte, nas faldas da Sierra. Jeff Markham - outrora detective em Nova Iorque, e que mudou o apelido para Bailey - trabalha na gasolineira Mono Motor Service, dedicando-se à pesca e ao noivado com uma jovem local, Ann Miller. Chega, então, um velho conhecido, Joe Stephanos, que o informa de que um ex-cliente, Whit Sterling, pretende vê-lo na sua mansão do Nevada, junto ao Lago Tahoe. Assim, Markham vê-se confrontado com um passado perturbador, que decide revelar a Ann. Sterling é um gangster que, em tempos, o incumbiu de trazer de volta a amante, Kathie Moffett, que disparou sobre ele e fugiu com 40.000 dólares. Markham descobriu-a em Acapulco, no México, mas apaixonou-se por ela, e foram viver para San Francisco. Aí, localizou-os um antigo sócio de Markham, a quem Kathie liquidou, tornando a escapar. Três anos depois, Bailey/Markham vai reencontrar Kathie de novo nos braços Sterling, sentindo uma inquietante suspeita. Influenciado por Kathie, Sterling consideraria que ele o traiu e, com razoável probabilidade, terá em vista vingar-se… Eis uma intriga de ameaças e aparências, equívocos e infidelidades, primorosamente ritualizada pelos percalços da aventura, a ambiguidade das relações, a obscura teia de pretextos e psicologias, a fractura irreversível de lugares e devires.
Afinal, características essenciais ao film noir, através duma atmosfera que evolui entre trevas e brumas - a qual dimanaria das próprias personagens, segundo inspiração de mestre Alfred Hitchcock, que Tourneur especialmente admirava. A rodagem principal decorreu em Puerto Vallarta e nas margens do Lago Tahoe, sublimada pela fotografia de Nicholas Musuraca, que trabalhou pela terceira e última vez com o cineasta. Uma iluminação difusa, expressiva em emoções e implicações, recortando a dimensão cénica/icónica de O Arrependido - em vacilante simbologia dual e moral, estigmatizada pela composição enigmática de Robert Mitchum. Assumindo Sterling, Kirk Douglas contrapõe uma exibição insinuante mas funesta. Entre os dois homens, paira o perverso elã de uma femme fatale - calculista, sedutora - por Jane Greer que, em Vidas Em Jogo (1984 - Taylor Hackford), interpreta a mãe da figura correspondente, encarnada por Rachel Ward. A afectação emblemática - vitimação, pureza - do signo feminino é, aliás, estilizada quanto à morena Kathie, em contraste com uma loira Ann. Na altura, tal estratégia sexual reiterada por Hollywood, sobre uma conotação perigosa ou passiva, perspectivar-se-ia como repercussão sociológica ao contributo das mulheres para o esforço de guerra. Agora em paz, o seu papel futuro era uma incógnita - entre os desafios virtuais e o conformismo doméstico.

VISTORiA

Palabras Para Julia

Tu no puedes volver atrás
porque la vida ya te empuja
como un aullido interminable
interminable.
Te sentirás acorralada
te sentirás perdida o sola
tal vez querrás no haber nacido
no haber nacido.
Pero tú siempre acuérdate
de lo que un día yo escribí
pensando en ti como ahora pienso.
La vida es bella ya verás
como a pesar de los pesares
tendrás amigos tendrás amor
tendrás amigos.
Un hombre  solo una mujer
así tomados de uno en uno
son como polvo no son nada
no son nada.
Entonces siempre acuérdate
de lo que un día yo escribí
pensando en ti como ahora pienso.
Nunca te entregues ni te apartes
junto al camino nunca digas
no puedo más y aquí me quedo
y aquí me quedo.
Otros esperan que resistas,
que les ayude tu alegría,
que les ayude tu canción
entre sus canciones.
Entonces siempre acuérdate
de lo que un día yo escribí
pensando en ti como ahora pienso.
La vida es bella ya verás
como a pesar de los pesares
tendrás amigos tendrás amor
tendrás amigos.
No sé decirte nada más
pero tú debes comprender
que aún estoy en el camino,
en el camino.
Pero tú siempre acuérdate
de lo que un día yo escribí
pensando en ti como ahora pienso. 
José Agustín Goytisolo

MEMÓRiA

1797-08ABR1848 - Domenico Gaetano Maria Donizetti, aliás Gaetano Donizetti: Compositor italiano, do período romântico - «Chegou a hora da minha despedida. Outros irão ocupar o meu lugar. Antes, houve também quem nos desse a vez. Cabe-me agora fazer o mesmo. E sinto-me feliz por me substituírem pessoas com o talento de Verdi» (1844). IMAG.156-297-317-416-585-636

13ABR1618-1693 - Roger de Bussy-Rabutin: Escritor e memorialista francês - «A distância faz ao amor aquilo que o vento faz ao fogo: apaga o pequeno, inflama o grande». IMAG.413

13ABR1928-1999 - José Agustín Goytisolo: Escritor espanhol, irmão de Juan Goytisolo e Luis Goytisolo, autor de Palabras Para Julia - «Tu destino está en los demás / tu futuro es tu propria vida / tu dignidad es la de todos».

15ABR1878-1956 - Robert Walser: Escritor suíço de língua alemã, autor de Histórias de Imagens - «Abro a janela, / uma luz opaca matinal perdura. / Já parou de nevar, / a grande estrela está no seu lugar. // A estrela, a estrela / como é maravilhosa! / O horizonte está branco de neve, / brancos de neve estão todos os cumes. // Fresca e sagrada / a quietude matinal no mundo. / Cada voz ressoa clara, / os telhados brilham como carteiras de escola. // Tão silencioso e branco: / um deserto enorme e magnífico, / cuja fria quietude torna inútil / qualquer pensamento. / Dentro de mim tudo arde.» (Estrela d’Alva). IMAG.200-376-592

BREVIÁRiO

Bertrand edita Bestiário de Kafka de Franz Kafka (1883-1924); organização de Álvaro Gonçalves, tradutor com Manuel Resende, Teresa Seruya, Ana Falcão Bastos e José Maria Vieira Mendes. IMAG.31-84-131-165-426-469-474-493-582-593-652
 

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