José
de Matos-Cruz | 8 Abril 2018 | Edição Kafre | Ano XV – Semanal
– Fundado em 2004
PRONTUÁRiO
TANGÊNCIAS
Por
estranho sortilégio, Jacques Tourneur (1904-1977) é um daqueles
raros cineastas que, entre o inferno e o firmamento, se consagraram
no limbo de Hollywood: usufruindo de um culto intemporal, sem estar
cotado entre os mais célebres, tendo embora dirigido algumas obras
paradigmáticas em vários géneros - como A
Pantera (1943) sobre o drama
fantástico, ou O Arrependido
(1947) quanto ao film
noir. Esta produção de
Warren Duff para Robert Sparks, da RKO, baseou-se em Build
My Gallows High (1946) de
Geoffrey Homes - aliás, Daniel Mainwaring - também autor do
argumento com James M. Cain, não creditado no genérico.
Mais tarde, Homes reconheceria que, conscientemente, imitou The
Maltese Falcon de Dashiell
Hammett, transposto por John Huston em Relíquia
Macabra (1941), sendo
protagonista Humphrey Bogart. Talvez nessa presunção, a RKO
pretendia Bogart - à época, contratado pela Warner - para
personificar O Arrependido,
tendo depois sondado John Garfield e Dick Powell. A escolha acabou
por recair em Robert Mitchum - que logrou, segundo a opinião geral,
um dos seus melhores desempenhos em mais de cento e trinta fitas.
Ora, Homes - cujo romance foi de novo adaptado por Taylor Hackford,
em Vidas Em Jogo (1984)
com Jeff Bridges - reformulou o seu (anti)herói ao perfil sombrio e
trágico de Mitchum. IMAG.55-141-159-272-490-639
CALENDÁRiO
15JUL2016-15JAN2017
- No Porto, Centro Português de Fotografia apresenta Only
You - exposição de
fotografia de Leonardo Kossoy (Brasil), sendo curador Fernando
Azevedo.
07DEZ2016-12MAR2017
- Em Lisboa, Galeria da Avenida da Índia apresenta Red
Africa - Things Fall Apart -
exposição multidisciplinar por artistas de África, Ásia, América
do Norte e Europa, sendo curador Mark Nash.
15DEZ2016-31MAR2017
- Em Lisboa, Palácio Nacional da Ajuda apresenta Um
Olhar Real - Obra Artística da Rainha D. Maria Pia
(1847-1911) - exposição de aguarela, desenho e fotografia, sendo
comissário científico João Vaz. IMAG.153-329-399-447
17DEZ2016-05JAN2017
- Em Lisboa, Passevite apresenta Uppercut
- exposição de cartoon/serigrafia de André Carrilho.
IMAG.17-101-171-195-247-292-312-382-578-638
PARLATÓRiO
É
preciso ter muita força para dizer, estando moribundo, o mesmo que
se diria, caso se estivesse com saúde.
Roger
de Bussy-Rabutin
VISTORiA
Quando
de repente o dia voltou
tão puro,
falou lentamente e com firmeza,
branda e sinceramente:
Alguma coisa deve mudar,
entro na luta,
eu também quero ajudar, como tantos outros,
a erradicar o mal do mundo,
quero sofrer e vaguear
até que o povo se liberte.
Não quero voltar a declinar, cansado;
alguma coisa tem
tão puro,
falou lentamente e com firmeza,
branda e sinceramente:
Alguma coisa deve mudar,
entro na luta,
eu também quero ajudar, como tantos outros,
a erradicar o mal do mundo,
quero sofrer e vaguear
até que o povo se liberte.
Não quero voltar a declinar, cansado;
alguma coisa tem
que
acontecer…
Mas
nesse momento apoderou-se dele uma vaga sensação,
um torpor: oh, deixemos isso agora!
um torpor: oh, deixemos isso agora!
Robert
Walser
COMENTÁRiO
O
Arrependido (1947 - Jacques
Tourneur) principia em Bridgeport, uma pequena cidade da Carolina do
Norte, nas faldas da Sierra. Jeff Markham - outrora detective em Nova
Iorque, e que mudou o apelido para Bailey - trabalha na gasolineira
Mono Motor Service, dedicando-se à pesca e ao noivado com uma jovem
local, Ann Miller. Chega, então, um velho conhecido, Joe Stephanos,
que o informa de que um ex-cliente, Whit Sterling, pretende vê-lo na
sua mansão do Nevada, junto ao Lago Tahoe. Assim, Markham vê-se
confrontado com um passado perturbador, que decide revelar a Ann.
Sterling é um gangster que,
em tempos, o incumbiu de trazer de volta a amante, Kathie Moffett,
que disparou sobre ele e fugiu com 40.000 dólares. Markham
descobriu-a em Acapulco, no México, mas apaixonou-se por ela, e
foram viver para San Francisco. Aí, localizou-os um antigo sócio de
Markham, a quem Kathie liquidou, tornando a escapar. Três anos
depois, Bailey/Markham vai reencontrar Kathie de novo nos braços
Sterling, sentindo uma inquietante suspeita. Influenciado por Kathie,
Sterling consideraria que ele o traiu e, com razoável probabilidade,
terá em vista vingar-se… Eis uma intriga de ameaças e aparências,
equívocos e infidelidades, primorosamente ritualizada pelos
percalços da aventura, a ambiguidade das relações, a obscura teia
de pretextos e psicologias, a fractura irreversível de lugares e
devires.
Afinal,
características essenciais ao film
noir, através duma atmosfera
que evolui entre trevas e brumas - a qual dimanaria das próprias
personagens, segundo inspiração de mestre Alfred Hitchcock, que
Tourneur especialmente admirava. A rodagem principal decorreu em
Puerto Vallarta e nas margens do Lago Tahoe, sublimada pela
fotografia de Nicholas Musuraca, que trabalhou pela terceira e última
vez com o cineasta. Uma iluminação difusa, expressiva em emoções
e implicações, recortando a dimensão cénica/icónica de O
Arrependido - em vacilante
simbologia dual e moral, estigmatizada pela composição enigmática
de Robert Mitchum. Assumindo Sterling, Kirk Douglas contrapõe uma
exibição insinuante mas funesta. Entre os dois homens, paira o
perverso elã de uma femme
fatale - calculista, sedutora
- por Jane Greer que, em Vidas
Em Jogo (1984 - Taylor
Hackford), interpreta a mãe da figura correspondente, encarnada por
Rachel Ward. A afectação emblemática - vitimação, pureza - do
signo feminino é, aliás, estilizada quanto à morena Kathie, em
contraste com uma loira Ann. Na altura, tal estratégia
sexual reiterada por
Hollywood, sobre uma conotação perigosa ou passiva,
perspectivar-se-ia como repercussão sociológica ao contributo das
mulheres para o esforço de guerra. Agora em paz, o seu papel futuro
era uma incógnita - entre os desafios virtuais e o conformismo
doméstico.
VISTORiA
Tu
no puedes volver atrás
porque
la vida ya te empuja
como
un aullido interminable
interminable.
Te
sentirás acorralada
te
sentirás perdida o sola
tal
vez querrás no haber nacido
no
haber nacido.
Pero
tú siempre acuérdate
de
lo que un día yo escribí
pensando
en ti como ahora pienso.
La
vida es bella ya verás
como
a pesar de los pesares
tendrás
amigos tendrás amor
tendrás
amigos.
Un
hombre solo una mujer
así
tomados de uno en uno
son
como polvo no son nada
no
son nada.
Entonces
siempre acuérdate
de
lo que un día yo escribí
pensando
en ti como ahora pienso.
Nunca
te entregues ni te apartes
junto
al camino nunca digas
no
puedo más y aquí me quedo
y
aquí me quedo.
Otros
esperan que resistas,
que
les ayude tu alegría,
que
les ayude tu canción
entre
sus canciones.
Entonces
siempre acuérdate
de
lo que un día yo escribí
pensando
en ti como ahora pienso.
La
vida es bella ya verás
como
a pesar de los pesares
tendrás
amigos tendrás amor
tendrás
amigos.
No
sé decirte nada más
pero
tú debes comprender
que
aún estoy en el camino,
en
el camino.
Pero
tú siempre acuérdate
de
lo que un día yo escribí
pensando
en ti como ahora pienso.
José
Agustín Goytisolo
MEMÓRiA
1797-08ABR1848
- Domenico Gaetano Maria Donizetti, aliás Gaetano
Donizetti:
Compositor italiano, do período romântico - «Chegou a hora da
minha despedida. Outros irão ocupar o meu lugar. Antes, houve também
quem nos desse a vez. Cabe-me agora fazer o mesmo. E sinto-me feliz
por me substituírem pessoas com o talento de Verdi» (1844).
IMAG.156-297-317-416-585-636
13ABR1618-1693
- Roger de Bussy-Rabutin: Escritor e memorialista francês - «A
distância faz ao amor aquilo que o vento faz ao fogo: apaga o
pequeno, inflama o grande». IMAG.413
13ABR1928-1999
- José Agustín Goytisolo: Escritor espanhol, irmão de Juan
Goytisolo e Luis Goytisolo, autor de Palabras
Para Julia - «Tu destino
está en los demás / tu futuro es tu propria vida / tu dignidad es
la de todos».
15ABR1878-1956
- Robert Walser: Escritor suíço de língua alemã, autor de
Histórias de Imagens
- «Abro a janela, / uma luz opaca matinal perdura. / Já parou de
nevar, / a grande estrela está no seu lugar. // A estrela, a estrela
/ como é maravilhosa! / O horizonte está branco de neve, / brancos
de neve estão todos os cumes. // Fresca e sagrada / a quietude
matinal no mundo. / Cada voz ressoa clara, / os telhados brilham como
carteiras de escola. // Tão silencioso e branco: / um deserto enorme
e magnífico, / cuja fria quietude torna inútil / qualquer
pensamento. / Dentro de mim tudo arde.» (Estrela
d’Alva). IMAG.200-376-592
BREVIÁRiO
Bertrand
edita Bestiário de Kafka de
Franz Kafka (1883-1924); organização de Álvaro Gonçalves,
tradutor com Manuel Resende, Teresa Seruya, Ana Falcão Bastos e José
Maria Vieira Mendes. IMAG.31-84-131-165-426-469-474-493-582-593-652
Sem comentários:
Enviar um comentário