José
de Matos-Cruz | 8 Fevereiro 2018 | Edição Kafre | Ano XV –
Semanal – Fundado em 2004
PRONTUÁRiO
ALTERNIDADES
Algures no abismo mais profundo, no recôndito mais obscuro da alma humana, vacilam os valores, avassalam os desígnios, pelo confronto entre bem e mal. O que se tornar predominante - sob esta perspectiva original, em cada homem ou mulher - assim, também, determinará os heróis ou os perversos. Eis a dinâmica tradicional, romanesca, pela qual se forjaram os mitos e cresceram as lendas. Desde o século passado, com uma significativa exploração nas histórias em quadradinhos. Porém, os tempos actuais são de crise ritual, e o próprio imaginário aventuresco se debate para ressurreição de demónios e divindades. Inspirado numa realidade fantástica, de ocorrência aparentemente excepcional, O Protegido/Unbreakable (2000) aborda uma tal transição fantasmagórica, no universo gráfico e lúdico, a qual se transfere fatalmente para a gente comum - quanto aos que protagonizam uma correlação de forças como essência radical, quanto à sua virtual vitimação. Desde sempre, Elijah Price - afectado por uma doença rara, em que os seus ossos quebram à mais leve pressão - viveu com esta maldição. Isolando-se dos outros meninos, fanático da bd, enfim colecionador / vendedor de ilustrações valiosas. E obcecado pelo drama dos seus azares e inibições, que deverão ter uma oposta alternativa pessoal: alguém que nunca tenha estado doente, com uma sorte incrível, um justiceiro potencial, sem mesmo se ter apercebido… Realizador, argumentista e produtor, M. Night Shyamalan consagra O Protegido pelas vertentes ética, ficcional e estética que na América, sob a feição clássica, forjaram o culto adolescente da banda desenhada, e celebraram o cinema como a sétima arte. IMAG.30-33-216
CALENDÁRiO
22SET2016-14JAN2017
- Em Lisboa, Galeria Ratton apresenta Calendário
- exposição de
pintura de Maria Beatriz. IMAG.81-642
14OUT-12NOV2016 - No Porto, Sismógrafo apresenta Flor de Sal - exposição de fotografia Diana Carvalho, sendo curador Nuno Faria.
14OUT-12NOV2016 - No Porto, Sismógrafo apresenta Flor de Sal - exposição de fotografia Diana Carvalho, sendo curador Nuno Faria.
20OUT2016
- Museu de Évora expõe Marcas
da Inquisição Em Évora: Acervos do Museu e da Biblioteca Pública.
IMAG.29-34-49-51-139-147-162-183-297-314-321-323-417-428-436-485-619-645
20OUT2016
- Nitrato Filmes estreia O
Ornitólogo de
João Pedro Rodrigues; com Paul Hamy e Chan Suan.
IMAG.68-165-272-456-487-572
22OUT2016-08ABR2017
- Em Cascais, Fundação D. Luís I expõe, no Forte S. Jorge de
Oitavos, A
História da Fotografia Aérea - Arquivo Histórico da Direcção
Geral do Território.
27OUT2016-29JAN2017
- Em Lisboa, Atelier-Museu Júlio Pomar apresenta Void
- exposição de
pintura e desenho de Júlio Pomar & Julião Sarmento, sendo
curadora Sara António Matos.
IMAG.19-33-312-341-427-437-449-461-495-505-524-534-552-553-554-562-582-596-604-610-620-625-631
28OUT-27NOV2016
- No Centro Cultural de Cascais, Fundação D. Luís I expõe Miguel
Ventura Terra [1866-1919]
- Vida e Obra - Casas de
Cascais.
IMAG.447
26OUT-31DEZ2016
- Em Lisboa, Museu Colecção Berardo apresenta Para
Um Retrato Colectivo Em Portugal, No Fim dos Anos 40 -
exposição de fotografia de Fernando Lemos, sendo curador Pedro
Lapa. IMAG.398
28OUT-03DEZ2016
- Bedeteca da Amadora apresenta Banda
Escrita: Rui Zink - Uma Exposição Em Torno do Trabalho do
Argumentista.
IMAG.4-23-41-87-169-183-227-314-551-584-587
VISTORiA
Há
outros que lutam um ano e são melhores.
Há
outros, ainda, que lutam muitos anos e são muito bons.
Há,
porém, os que lutam toda a vida, estes são os imprescindíveis.
Bertolt Brecht
MEMÓRiA
08FEV1828-1905
- Jules Gabriel Verne, aliás Jules Verne: Ficcionista e poeta
francês - «Como poderá apreciar a felicidade, aquele que nem um só
instante foi tocado pelo sopro da desgraça?».
IMAG.28-35-59-85-245-257-508
10FEV1898-1956
- Eugen Berthold Friedrich Brecht, aliás Bertolt Brecht: Poeta,
dramaturgo e encenador alemão - «Quem ainda
está vivo nunca diga: nunca. / O que é seguro não é seguro. / As
coisas não continuarão a ser como são.». IMAG.94-333-574-635
1654-12FEV1728
- Agostino Steffani: Cantor, compositor e organista italiano,
diplomata e bispo católico, autor de óperas, composições sacras,
obras de câmara, coros e peças orquestrais - «Foi um criador de
primeira linha, tendo fundido a melodia italiana e o contraponto
germânico com a tendência francesa para o ritmo de dança e os
instrumentos de sopro» (Music
and Letters).
IMAG.445-476-520
1877-12FEV1968
- José Tomás da Fonseca: Escritor português, autor de Na
Cova dos Leões (1957)
- «Sabe, e não quer pôr cobro a semelhante malvadez – para não
dizer indignidade –, como a Cova da Iria tem enriquecido alguns e
empobrecido tantos!» (ao Patriarca de Lisboa). IMAG.122
-292-303-429-465-513-601
13FEV1728-1793
- John Hunter: Cientista e cirurgião escocês, professor e pioneiro
de técnicas experimentais, como tratamento cirúrgico de aneurismas,
transplantes e regeneração de tecidos e doenças venéreas, entre
os fundadores da anatomia patológica, fisiologista, coleccionador
devotado ao estudo de animais de todo o mundo, serviu na Armada
Britânica, sendo autor de Observações
e Reflexões Sobre Geologia,
a partir de estudos na planície do Alentejo (1762-1763). IMAG.
439
COROLÁRiO
Por
meados do século XVIII, não era fácil encontrar corpos humanos
para dissecar. Por isso, John Hunter (1728-1793) e os seus colegas de
anatomia serviram-se dos cadáveres de pessoas que tinham sido
enforcadas. Havia, então, em Londres, a quadrilha dos chamados
Ressurreicionistas, que roubavam os corpos de necrotérios, uma
prática ilegal e que provocou a indignação popular.
No
entanto, John Hunter terá, mesmo, obtido o cadáver de um gigante
irlandês, Charles Byrne (1761-1783), que ganhara a vida como
atracção de circo. Hunter estabeleceu um valor de aquisição. E,
ao que se presume, é o esqueleto de Byrne que se encontra,
actualmente, em exibição no Hunterian Museum do Royal College of
Surgeons, em Londres.
VISTORiA
E
o Ídolo entrou no seu novo santuário, um dos mais, senão o mais
rico da cidade, tanto é o ouro, a prata e os estofos preciosos que
ali se exibem ao olhar deslumbrado dos que vivem sem conforto e sem
pão, em lares que são tocas de bichos ou pocilgas.
Ao
mesmo tempo que se violentava a consciência popular, preparavam-se,
de longe e de largo, outros processos de obrigar as massas a mostrar
que tinham fé. Já concorriam a Fátima milhares e milhares de
convictos.
Mas não era bastante. Reclamavam-se legiões.
Cruzes
de madeira ou cruzes de ferro são hoje, não símbolos de amor,
piedade e redenção, mas chuços com que certos missionários
ameaçam os que não se lhes ajoelharem aos pés, nos
confessionários, onde se inculcam como verdadeiros e únicos
enviados de Deus.
Ninguém,
pois, deixe alastrar a credulidade que facilmente degenera em
superstição, sendo a mais perigosa a das aparições
de agentes sobrenaturais.
Venham donde vierem! Trazidas por um ignorante ou por um sábio, por
um cardeal ou por um papa, neste ramo do maravilhoso, a autoridade é
sempre a mesma. Combatê-la é, portanto, um sagrado dever moral e
cívico!
Tomás
da Fonseca
-
Na Cova dos Leões
(1957 -
excertos)
BREVIÁRiO
E-Primatur
edita Tempos
Difíceis de
Charles Dickens (1812-1870); tradução de Sofia Castro Rodrigues e
Virgílio Viseu. IMAG.117-278-357-447-488-552-624-635
Distrijazz
edita em CD, sob chancela Resonance, Getz
/ Gilberto ’76 por
Stan Getz (1927-1991) e João Gilberto. IMAG.521
Antígona
edita A Nebulosa
de Pier Paolo Pasolini
(1922-1975); tradução de Manuela Gomes.
IMAG.57-89-135-147-228-314-361-427-537
EXTRAORDINÁRiO
OS
SOBRENATURAIS - Folhetim
Aperiódico
MAL
TORNA AO CRIADOR QUEM, SUJEITO, SE REFAZ -
3
No
âmbito das cerimónias que emularam o trágico defunto, o Major Joel
Crespo foi até ao Teatro Vaz de Moraes, no Parque Mayer, atraído
por A Revolução
de Abril, a velha
fita de Arthur Lopes de Barros. Aí, a vaga Ofélia Toledo exuberou
em palco durante a
homenagem, ofuscando mesmo a embaraçada filha do protagonista –
Pulquéria Galhardo, um esfregão lacrimoso ao lado do noivo
Inocêncio Pernate.
–
Continua
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