José de Matos-Cruz | 16 Fevereiro 2017 | Edição Kafre
| Ano XIV – Semanal – Fundado em 2004
PRONTUÁRiO
Uma
intriga sofisticada. Uma ilustração deslumbrante. Uma teia de artifícios. Uma
fusão reveladora. Eis o talento perverso, o fascínio sensual de Vittorio Giardino - argumentista e ilustrador
de Férias
Fatais / Vacances Fatales (1991)… Pessoas que representam, personagens
que desvendam. Episódios de aparência banal, conspirações da realidade inócua,
compõem o destino em seis opções para todos os anseios e apetites: Férias Programadas em Marrocos, Húmido e Distante em Banguecoque, Sob Um Nome Falso em Capri, Safari em Ngorongoro, Época Baixa à beira-mar, Segredos Inocentes numa estância de
esqui. Transitando com uma elegância surpreendente do enleio gráfico ao jogo
das palavras, Giardino evolui por atmosferas serenas, ou aprazíveis, entre
gente errática, que se entrega aos prazeres e aos acasos, assumindo afinal as
facetas mais ocultas ou monstruosas do ser humano. O olhar intenso, a mentira
insinuante, a traição banal, a ambição funesta, corrompem pela ironia cáustica
a pose destes homens e mulheres virtualmente ociosos mas, afinal, intensos e
activos na sua teia inexorável de cumplicidades e vitimações. IMAG.75
MEMÓRiA
¨16FEV1927-2015 - Maria Luísa Saraiva Pinto dos Santos,
aliás Luísa Dacosta: Escritora portuguesa, autora de Província (1955), distinguida com o Prémio Máxima de Literatura
(1992) - «Desde muito jovem, considerou que a escrita era um modo de lutar
contra as injustiças e a indiferença» (Guilherme d’Oliveira Martins). IMAG.554
1904-20FEV1987
- Edgar Pierre Jacobs: Artista belga, cantor lírico, pintor e cenógrafo,
argumentista e ilustrador de banda desenhada, criador de As Aventuras de Blake e Mortimer (1946) - «Hoje, a arte de Jacobs
parece ao mesmo tempo clássica e moderna, de onde a sua prosperidade e difusão
sem precedentes… Finalmente, aquele que veio para a banda desenhada malgré lui, tornou-se num dos dois
pilares históricos na Europa, juntamente com Hergé, o seu irmão inimigo e, tal
como ele, situa-se hoje acima da sua disciplina, já que a universalidade dos
seus talentos artísticos e da sua mensagem permitiu-lhe transcender a sua época
para a eternidade» (Stéphane Thomas - L’Immanquable). IMAG.10-66-119-218-245-281-348-427-451-460-487-507
R1632-21FEV1677 - Bento de Espinosa: Filósofo
racionalista holandês, de família judaica portuguesa, autor de Ética e Tratado Teológico-Político - «Tanto a decisão da mente, quanto o
apetite e a determinação do corpo são, por natureza, coisas simultâneas, ou
melhor, são uma só e mesma coisa, a que chamamos decisão quando considerada sob
o atributo do pensamento e explicada por si mesma; e determinação, quando
considerada sob o atributo da extensão e deduzida das leis do movimento e do
repouso». IMAG.396
¢1928-22FEV1987 - Andrej Varhola Jr, aliás Andy Warhol:
Pintor, cineasta e empresário americano, de origem checa, símbolo da pop art - «No futuro, todas as pessoas
serão famosas durante quinze minutos». IMAG.64-119-128-173-189-319-520
¢23FEV1817-1904 - George Frederic Watts: Pintor
simbolista inglês - «O que eu pretendo é fazer as pessoas pensarem». IMAG.473
¯1929-23FEV1987 - José Afonso: Cantor e compositor português - «Que amor
não me engana / Com a sua brandura / Se de antiga chama / Mal vive a amargura
// Duma mancha negra / Duma pedra fria / Que amor não se entrega / Na noite
vazia» (excerto).
IMAG.6-119-170-237-269-328-421-422-427
CALENDÁRiO
¯1945-28DEZ2015 - Ian Fraiser Kilmister, aliás Lemmy
Kilmister, aliás Lemmy: Músico inglês, fundador e vocalista dos Motorhead -
«Éramos a melhor banda má do mundo».
¯1950-31DEZ2015 - Stephanie Natalie Maria Cole, aliás
Natalie Cole: Cantora e compositora americana, filha de Nat King Cole - «Os
meus ídolos são Janis Joplin e Annie Lennox, que nada têm a ver com a típica
cultura pop».
COMENTÁRiO
RNão é por julgarmos uma coisa boa que nos esforçamos
por ela, que a queremos, que ela nos apetece, que a desejamos, mas, pelo
contrário, é por nos esforçarmos por ela, por querê-la, por ela nos apetecer,
por a desejarmos, que a julgamos boa.
Espinosa
-
Ética (excerto)
PARLATÓRiO
¢Um artista é alguém que produz coisas de que as pessoas
não têm necessidade, mas que ele - por uma qualquer razão - pensa que será uma
boa ideia proporcionar-lhas…
Andy Warhol
VISTORiA
¯Eu fui à terra do bravo
Bravo
meu bem
Para
ver se embravecia
Cada
vez fiquei mais manso
Bravo
meu bem
Para
a tua companhia
Eu
fui à terra do bravo
Bravo
meu bem
Com
o meu vestido vermelho
O
que eu vi de lá mais bravo
Bravo
meu bem
Foi
um mansinho coelho
As
ondas do mar são brancas
Bravo
meu bem
E
no meio amarelas
Coitadinho
de quem nasce
Bravo
meu bem
P'ra
morrer no meio delas
José
Afonso
TRAJECTÓRiA
Edgar Pierre Jacobs
Desde
muito novo manifestou grande fascínio pelo desenho e pelas representações
cénicas. Os seus cadernos escolares de História reproduzem cenas quotidianas,
batalhas, pormenores arquitetónicos ou de indumentária, a par do esmero
colocado na caligrafia, revelando o seu talento.
Após
ter visto uma representação de Fausto, em 1917, nasce a sua outra grande
paixão, a ópera.
Em
1919, depois de concluir a Escola Comercial, começou por trabalhar em
publicidade, então inteiramente ilustrada, realizando gravuras para puzzles,
álbuns para colorir, jogos, catálogos para grandes armazéns e cartazes,
atividade que desenvolveu nos anos 20.
Em
simultâneo, Jacobs aspirava a fazer carreira na ópera, tendo começado por ser
figurante numa representação de Guilherme Tell no Teatro de La Monnaie , em 1921. Chegou a
barítono da Ópera de Lille em 1929, ano em que ganhou um grande prémio de canto.
Durante os anos que esteve profundamente envolvido no meio operista, aproveitou também para utilizar o seu talento gráfico, concebendo projetos de indumentárias e maquetas de cenários. Trabalhou durante dez anos na Ópera de Lille, até ser mobilizado em 1939, com o eclodir da Segunda Guerra Mundial, e, posteriormente, com a invasão da Bélgica, pelo que a sua carreira ficou comprometida.
Durante os anos que esteve profundamente envolvido no meio operista, aproveitou também para utilizar o seu talento gráfico, concebendo projetos de indumentárias e maquetas de cenários. Trabalhou durante dez anos na Ópera de Lille, até ser mobilizado em 1939, com o eclodir da Segunda Guerra Mundial, e, posteriormente, com a invasão da Bélgica, pelo que a sua carreira ficou comprometida.
Com
a Bélgica invadida, em 1940 recorre ao desenho como meio de sustento. Contactou
a revista Bravo, para a qual realizou o mais variado tipo de
ilustrações. Em 1942, quando a Bravo deixa de receber as provas da muito
popular banda desenhada estado-unidense Flash
Gordon, Edgar foi desafiado a continuar as suas aventuras, sob o título de Gordon l'Intrepide. No entanto, por
imposição da censura alemã, teve de concluir precipitadamente o seu trabalho,
que visava dar uma hipotética continuação à história criada originalmente por
Alex Raymond.
Entre
1943 e 1944 continuou a trabalhar em BD, tendo sido convidado pela mesma revista
a desenvolver uma história que substituísse Flash
Gordon. A sua primeira BD criada de raiz foi Le Rayon «U» (O Raio
«U»), que surgiu na revista Bravo, em 1943. Uma segunda versão
apareceu em 1974 na revista Tintin e em álbum da Lombard.
Em
simultâneo, começou a colaborar com Hergé, o pai de Tintim, em 1944, tendo participado em Tintim quando Hergé sentiu a necessidade de redesenhar e colorir
várias aventuras inicialmente saídas a preto e branco. Assim sendo, realizou os
desenhos dos cenários e a coloração das seguintes histórias de Tintim: O Lótus Azul, O Cetro
de Ottokar, As 7 Bolas de Cristal e O Templo do Sol. Como
nota do seu bom humor, Jacobs não se coibiu de se desenhar a si próprio, a
Hergé e a outras pessoas conhecidas de ambos, entre os figurantes de algumas histórias.
Outra
colaboração sua com Hergé esteve ligada à realização de ilustrações que
documentassem a história da marinha, da aviação e do caminho de ferro, para a
enciclopédia Voir et Savoir.
Em
26 de Setembro de 1946 surgiu o número inaugural da mítica revista Tintin,
que ficou marcado pela estreia da série Blake
e Mortimer, da autoria de Edgar Pierre Jacobs, cujos protagonistas são um
capitão da força aérea ligado aos serviços secretos e um físico apaixonado pela
arqueologia, ambos cidadão britânicos, cultivando toda a série um ambiente
muito british de meados do século XX.
A
história inicial da série, Le Secret de l'Espadon (O Segredo do
Espadão), impôs-se rapidamente com sucesso ante os leitores da revista,
acabando por ser reunida em dois álbuns, editados em 1950 e 1953, começando
assim uma das séries de culto da BD europeia.
Depois
surgiram Le Mystère de la
Grande Pyramide (O Mistério da Grande Pirâmide),
história também em duas partes, publicada na Tintin entre 1950 e 1954
(com álbuns editados em 1954 e 1955), e La Marque Jaune (A
Marca Amarela), publicada em 1953 (álbum de 1956). Seguiram-se L'Enigme
de l'Atlantide (O Enigma da Atlântida), de 1955 (álbum em 1957), SOS
Météores (SOS Meteoros), de 1958 (álbum de 1959), Le Piège
Diabolique (A Armadilha Diabólica), de 1960 (álbum de 1962), L'Affaire
du Collier (O Caso do Colar), de 1965 (álbum de 1967) e Les 3
Formules du Professeur Sato I (As 3 Fórmulas do Professor Sato I),
de 1971 (álbum de 1977), todas histórias publicadas inicialmente na revista Tintin
e editadas em álbum pela Lombard.
De
permeio, realizou ainda uma curta história, Le
Trésor de Toutânkhamon (O Tesouro de
Toutânkhamon) para a Tintin, em 1964, evocando a descoberta do
célebre tesouro egípcio.
A
publicação do segundo tomo As 3 Fórmulas do Professor Sato I foi sendo
protelada até à sua morte, ocorrida em 1987.
Em
1986 criou a chancela Éditions Blake et Mortimer, que editou todos os álbuns
num novo formato, com nova coloração e páginas suplementares, como sucedeu em O Segredo do
Espadão, agora editado em três volumes.
Depois
de vários problemas de saúde e tributários, que marcaram os seus últimos anos
de vida, faleceu vítima da doença de Parkinson, em Bruxelas, a 20 de fevereiro
de 1987, deixando uma obra pequena pelo número de títulos mas de inegável
qualidade narrativa e plástica, que se tornou uma importante referência da BD
franco-belga.
O
derradeiro álbum, Les 3 Formules du Professeur Sato II (As 3 Fórmulas
do Professor Sato II), cujos esboços deixou terminados, viria a ser
concluído por Bob de Moor, sendo editado em 1990. Em 1996 Jean Van Hamme e Ted
Benoit prosseguiram a série com grande êxito, a que se juntou, mais tarde,
outra dupla de autores, Yves Sente e André Juillard.
http://www.infopedia.pt/$edgar-pierre-jacobs
BREVIÁRiO
¨Livros do Brasil edita O Velho e o Mar de Ernest Hemingway (1899-1961); tradução de Jorge
de Sena (1919-1978). IMAG.76-180-235-329-377-474-477
Olá caro amigo. Muio interessante este teu site. Dá notícias se puderes. Venerando Matos (venerandomatos@gmail.com)
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