José de Matos-Cruz | 16 Dezembro 2016 | Edição Kafre |
Ano XII – Semanal – Fundado em 2004
PRONTUÁRiO
«A
literatura infantil, os contos de fadas, estão estreitamente ligados às
sensações e, sobretudo, ao medo» - referia François Truffaut nas célebres conversas sobre O Cinema de Alfred Hitchcock, tendo motivado mais um ambíguo
comentário ao mestre do suspense:
«Mas é esse, precisamente, o fascínio do imaginário». Tal poderia simbolizar o
apelo dos clássicos sobre a banda desenhada, de que é exemplar Aprender
a Ter Medo /
Apprendre à Frissonner (1998) -
na versão escrita e ilustrada por Pierre Lavaud, aliás Mazan, artista da Escola de Angoulême - também autor de O Alfaiatezinho Valente / Le Vaillant Petit
Tailleur (1997), premiado como Melhor Álbum Juvenil no Festival de
Erlangen. A partir da narrativa concebida pelos irmãos Jacob & Wilhelm Grimm, e publicada em antologia nos princípios
do Século XIX, eis a saga de um jovem que, por ousadia ou inconsciência, não
sabe o que é temor, indo pelo mundo em busca de emoções fortes, mas permanecendo
impávido ante espectros, monstros ou fantasmas…
Sobressai
a recriação irónica e fantasista, estilizada por um grafismo solto mas alusivo. IMAG.562
CALENDÁRiO
¢17SET-15NOV2015 - Em Lisboa, Galeria Ratton expõe O Azulejo e a Palavra de Andreas
Stöklein e Pedro Proença.
16OUT2015-27FEV2016
- Em Lisboa, Museu do Dinheiro - Sede do Banco de Portugal apresenta (Re)Fundações de Lisboa - exposição
sobre a estacaria da Baixa Pombalina.
¢24OUT-24NOV2015 - No Porto, Palacete dos Viscondes de
Balsemão apresenta Luz Acesa Nos
Bastidores - exposição de desenho de Luís Manuel Gaspar. IMAG.399-417-459-554
24OUT2015-31JAN2016
- Em Cascais, Fundação D. Luís I expõe com Adico, na Casa de Santa Maria, Homenagem à Cadeira Portuguesa.
¨13NOV2015-15FEV2016 - Em
Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian expõe, em colaboração com a Fundação da
Casa de Bragança e a Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra, D. Manuel II e os Livros de Camões,
sendo curador José Augusto Cardoso Bernardes.
COROLÁRiO
David
Levine contribuiu com cerca de 3800 desenhos para a revista The New York Review, mais de mil para a Esquire e centenas de caricaturas que
encheram páginas e fizeram capas de publicações como Rolling Stone, Playboy ou
The New Yorker.
30DEZ2009 - The New York Times
TRAJECTÓRiA
¨Penelope Fitzgerald é uma das vozes notáveis da ficção
britânica. Autora tardia, publicou o primeiro livro, uma biografia sobre o
pintor Edward Burne-Jones, em 1975, a que se seguiu, dois anos depois, o seu
primeiro romance, quando já tinha sessenta anos. Depois de licenciar-se em Somerville College ,
Oxford, trabalhou na BBC. Durante a guerra, foi editora de um jornal literário,
geriu uma livraria e ensinou em várias escolas, incluindo uma de teatro. Autora
de nove romances, três dos quais - A
Livraria, The Beginning of Spring
e The Gate of Angels - estiveram na shortlist para o Booker Prize,
Fitzgerald foi finalmente distinguida com o prémio em 1979, por Offshore. O seu último romance, A Flor Azul, o mais admirado de 1995,
foi repetidamente eleito pela imprensa internacional como Livro do Ano. Ganhou
ainda o Circle Award, atribuído pela America’s National Book Critics,
contribuindo para que se tornasse conhecida de um público mais vasto.
Reconhecida biógrafa e crítica, Penelope Fitzgerald escreveu ainda acerca da
vida da poetisa Charlotte Mew e publicou a obra The Knox Brothers sobre o seu extraordinário pai - Edmund Knox,
editor da revista Punch - e irmãos.
Fitzgerald faleceu em Londres em Abril de 2000, aos oitenta e três anos.
VISTORiA
¨ O medo de coisas invisíveis é a semente natural daquilo
a que toda a gente, em seu íntimo, chama religião…
Vivemos
com o baralho viciado contra nós, e depois morremos: é só isso? Nada, a não ser
um sono sem sonhos e sem fim? Onde é que está a justiça nisto tudo? É
desolador, brutal, impiedoso. Não deveríamos ter uma segunda oportunidade numa
arena nivelada?
Assim
seria, se o mundo fosse idealizado, pré-planeado, justo. Assim seria, se os que
sofrem com a dor e o tormento recebessem o consolo que merecem.
Carl Sagan
- O Mundo
Infestado de Demónios (excertos)
MEMÓRiA
¢16DEZ1866-1944 - Wassily Wassilyevich Kandinsky,
aliás Wassily Kandinsky: Artista plástico russo, nacionalizado alemão (1928) e
francês (1939), professor da Bauhaus e pioneiro da abstracção - «Não devemos tender à limitação, mas à libertação. Só
a liberdade nos permite acolher o futuro».
¯ 17DEZ1906-1994 -
Fernando Lopes-Graça: Compositor e maestro português - «Que hei-de dizer-lhes
acerca da Música, que os interesse e que esteja ao meu alcance? Poderia
dizer-lhes enfim, como além de uma Arte a considero uma Religião, a minha única
religião e como visiono uma única Religião do Futuro, a única Religião de uma
Humanidade Livre, Justa e Sábia». IMAG.15-48-106-111-140-146-175-261-262-326-332-342-492-536-541-587
¨ 17DEZ1916-2000 - Penelope Knox, aliás Penelope
Fitzgerald: Ficcionista, poeta, biógrafa e historiadora inglesa, distinguida
com o Booker Prize (1979) - «Uma terra sem livraria é, muito possivelmente, uma
terra que não merece qualquer livraria.» (A
Livraria). IMAG.404
¸ 19DEZ1916-2010 - Roy Ward Baker: Realizador britânico
de televisão e cinema - dirigiu Uma Noite
Inesquecível / A Night To Remember (1958) - «Nunca fui um exibicionista como
Hitchcock. E paguei o preço de não ter investido em ser famoso. Aliás, isso não
me interessa» (2000). IMAG.328
¸ 1924-19DEZ1996 - Marcello Vincenzo Domenico
Mastroianni, aliás Marcello Mastroianni: Actor italiano - «A mulher é como o
sol, uma extraordinária criatura que permite à nossa imaginação partir em
cavalgada». IMAG.72-254-484-551
20DEZ1926-2009
- David Levine: Artista gráfico e caricaturista norte-americano - «As imagens
engraçadas de famosos podem incitar alguma humildade ou auto-consciência» -
«Herdeiro dos mestres da ilustração do Século XIX, Honoré Daumier e Thomas
Nast» (The New York Times). IMAG.284
R 1934-20DEZ1996
- Carl Edward Sagan, aliás Carl Sagan: Astrobiólogo, astrónomo, astrofísico,
cosmólogo, escritor e divulgador científico americano - «Será interessante registar que, enquanto se verificou
que alguns golfinhos aprenderam a falar inglês (mais de cinquenta palavras
usadas num contexto correcto), não houve ainda qualquer referência a um ser
humano que tenha aprendido a falar golfinhês». IMAG.111-490
¨ 21DEZ1926-2011 - Arnost Lustig: Escritor checo - «Nasci
de uma mamã judia e de um papá judeu, no país checo. Isso marcou o meu destino». IMAG.345
¨ 22DEZ1876-1944
- Filippo Tommaso Emilio Marinetti: Escritor e editor italiano, ideólogo do
Movimento Futurista - «Afirmamos que a magnificência do mundo se enriqueceu de
uma beleza nova: a beleza da velocidade. Um automóvel de corrida com o seu capot ornado com grossos tubos
semelhantes a serpentes de sopro explosivo… Um automóvel que ruge e parece
correr sobre a metralha é mais belo que a Vitória de Samotrácia». IMAG.404-493
¯1919-22DEZ2006 - Galina Ivanovna Ustvolskaya, aliás Galina Ustvolskaya:
Compositora soviética - «…Não houve injustiça maior no retrato que ao longo dos
anos se foi pintando da russa do que a que a caracterizou como uma compositora
desprovida de ingenuidade» (João Santos).
¯ 1599-c.23NOV1676 - Étienne Moulinié: Compositor
francês - «No que concerne ao meu peculiar modo de compor, sinto-me obrigado a
observar que os mais arrojados dos meus gestos podem afigurar-se algo
licenciosos aos olhos daqueles que preferem a austeridade da maneira antiga
face aos prazeres da nova».
¨ 23DEZ1896-1957 - Giuseppe Tomasi di Lampedusa: Escritor
italiano - «O
amor. Claro, o amor. Fogo e chamas por um ano, cinzas por trinta. Ele bem sabia
o que era o amor.» (O Leopardo). IMAG.105-189-276-295-410
BREVIÁRiO
¯ Harmonia Mundi edita em CD, Étienne Moulinié [1599-1676]: Meslanges Pour la Chapelle d’Un Prince por Ensemble
Correspondances, sob a direcção de Sébastian Daucé.
¨Quarto de Jade edita Histórias Naturais de Jules Renard (1864-1910); ilustrações de
Maria João Worm, tradução de Carlos Pombo. IMAG.275-289-301-325-359-386-409-416-430-444-451-553
¯Distrijazz edita em CD, sob
chancela ECM, Violin Sonata; Clarinet
Trio; Duet de Galina Ustvolskaya (1919-2006), por Patricia Kopatchinskaja
(violino), Markus Hinterhäuser (piano) e Reto Bieri (clarinete).
¨ Dom Quixote edita O
Fotógrafo e a Rapariga de Mário Cláudio. IMAG.51-220-520-522-541
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