domingo, julho 11, 2021

FUNDA|MENTAL 102

José de Matos-Cruz | 01 Outubro 2021 | Edição Kafre | Ano III – Semanário – Desde 2019

FENDA|MENTAL

JUSTA|POSIÇÃO

02OUT1917-22MAR2013 - Óscar Luso de Freitas Lopes, aliás Óscar Lopes: Escritor e professor português, investigador de literatura e linguística, biógrafo e ensaísta - «Uma imprensa venal e deformada pela Censura, calunia, não apenas doutrinas, mas também homens. A cada dia que passa vemos democratas honestos e até inteligentes praticar erros que ajudam a essa calúnia, até porque só estando quietinho, sem fazer nada, é que, aparentemente, se não erra. Todavia o nosso povo não perde a confiança em certos democratas que tanto têm errado. Como poderia perdê-la num intelectual a que o Estado já nada pode tirar, excepto a liberdade - e precisamente na ocasião em que, digamos, dois milhares de pessoas lhe prestam a maior e mais espontânea homenagem que um escritor teve no Porto e talvez até no País?» (Carta a Ferreira de Castro - excerto, 1959).

03OUT1898-05JUL1969 - Thomas Leo McCarey, aliás Leo McCarey: Cineasta americano, produtor, realizador e argumentista; entre os maiores sucessos, dirigiu Lua Sem Mel / Once Upon a Honeymoon (1942) - «Não sei qual é a minha fórmula. Apenas confesso que gosto de personagens que pareçam andar nas nuvens. Agrada-me um pouco de conto de fadas. Que outros filmem a fealdade deste mundo. A mim, não me interessa amargurar as pessoas».

ARTE|FACTO

LUA SEM MEL (1942)

Prestigiado nos anais de Hollywood como o realizador que mais contribuiu para a revelação de Bucha & Estica (aliás, Stan Laurel e Oliver Hardy) por 1926, Leo McCarey dirigiu ainda, a partir de meados dos anos ’20, uma série de populares comédias a cargo das principais companhias - da MGM à Paramount, da Fox à United Artists, da Columbia à RKO. Para esta, a primeira produção foi Once Upon a Honeymoon - sendo ainda argumentista com Sheridan Gibney, e a qual assinalou o lançamento, nos EUA, do actor Walter Slezak.

Tendo incidência através da Europa, acção romântica e estilizado humor forjam uma obra tipificada como propaganda anti-nazi, que estreou antes da entrada da América na II Guerra Mundial. Significativamente, só apareceu em Portugal em 1945, e em França quatro anos depois. Com uma nomeação da Academia ao Oscar do Melhor Som (Stephen Dunn), Lua Sem Mel teve como protagonistas Cary Grant e Ginger Rogers, que voltariam a encontrar-se em A Culpa Foi do Macaco / Monkey Busyness (1952 - Howard Hawks). A rodagem principiou em 25 de Abril de 1942, tendo Grant conseguido um atraso quanto ao seu alistamento, que ele pretendia nos Army Air Corps; a 26 de Junho, e mantendo embora um emblemático vínculo pró-britânico, tornou-se cidadão ianque, adoptando legalmente o nome artístico.

FUNDA|MENSAL

ACTUAL|IDADE

17ABR-04DEZ2021 - Em Lisboa, Centro Cultural de Belém / CCB apresenta, no Espaço Fábrica das Artes, Do Outro Lado da Toca - instalação de Alice Albergaria Borges, Beatriz Bagulho e Madalena Castro.

20MAI2021 - Uma Pedra No Sapato produziu, e estreia Prazer, Camaradas! (2019) de José Filipe Costa; Portugal depois do 25 de Abril de 1974, com Amanda Booth e António Rodrigues.

21MAI-26SET2021 - Em Lisboa, Museu do Oriente apresenta Bright As Silver, White As Snow - exposição de obras artísticas de Beatriz Horta Correia, Graça Pereira Coutinho e Susana Piteira.

25MAI-06JUN2021 - Em Lisboa, Livraria/Galeria Tinta Nos Nervos expõe Entre Mundos - mostra de trabalhos de Maria João Worm e Diniz Conefrey, por ocasião do décimo aniversário das Edições Quarto de Jade. F|M.1-7-16-17-34-73

INTER|MÉDIO

Livros do Brasil edita, na colecção Dois Mundos, O Templo Dourado de Yukio Mishima (1925-1970); tradução de Paulo Faria. F|M.71

Livros do Brasil edita, na colecção Dois Mundos, O Marinheiro Que Perdeu as Graças do Mar de Yukio Mishima (1925-1970); tradução de Carlos Leite. F|M.71

Sem comentários:

Enviar um comentário