sexta-feira, maio 24, 2019

IMAGINÁRiO #773

José de Matos-Cruz | 01 Outubro 2020 | Edição Kafre | Ano XVI – Semanal – Fundado em 2004

PRONTUÁRiO

SUPERAÇÃO
Perdida no Quadrante Delta, a Capitã Janeway e a tripulação da nave estelar USS Voyager procuraram, durante anos, um caminho de regresso a casa. Porém, a sua busca é interrompida por circunstâncias imprevistas, com uma espantosa variedade de perigos, ameaças… e novas alianças, amizades! Uma das mais populares sagas cósmicas - da televisão ao cinema, passando pelos quadradinhos - Star Trek avançou em 2001, sob chancela DC Comics, pela vertente Wildstorm, em Voyager - Encounters With the Unknown. Uma edição monumental em trade paperback, que a capa deslumbrante de Drew Struzan alicia, e na qual se reúnem quatro capítulos virtuais: False Colors por Nathan Archer com Jeffrey Moy & W.C. Carani; Elite Force por Dan Abnett & Andy Lanning com Moy & Carani; Avalon Rising por Janine Ellen Young & Doselle Young com David Roach, e Planet Killer por Kristine Kathryn Rusch & Dean Wesley Smith com Robert Teranishi & Claude St. Aubin. Superando-se em coragem para triunfar, e determinação para sobreviver, os heróis de Star Trek demonstram ainda o maior sangue frio ao seguirem em frente, quando o seu destino está debaixo de fogo…
IMAG.34-62-110-249-335-338-404-443-494-556-640-661

CALENDÁRiO

1943-29JAN2019 - Rui Caeiro: Escritor português, poeta, tradutor e editor ligado à &etc - «Vem um dia em que o corpo não responde/ não acorda não condiz/ não se habitua// É uma primeira e definitiva recusa: alheio/ não se dá ao trabalho de/ avisar ou despedir-se//– o corpo».

VISTORiA

A-Leng, porque era ela, captou o interesse e teve a desagradável sensação de ser escrutinada de cabeça aos pés. Não estava habituada a um exame tão atrevido, sobretudo, dum estranho e demais kuai-lou. Mais perturbada que irritada, resolveu afastar o insolente, à vista das companheiras.
Ao tirar o balde carregado até o topo, fingiu desequilibrar-se e a água saltou, chapinhando o solo, atingindo os sapatos e as calças bem vincadas do belo Adozindo. Não pediu desculpas, voltando-se para encher de novo o balde. Houve risos que doeram mais ao rapaz do que o mau jeito dela, feito de propósito.
Sem  pronunciar  palavra, Adozindo seguiu caminho, enxofrado de despeito. Era a primeira vez que uma mulher se atrevia a desdenhá-lo. Em vez de enlanguescer-se perante a sua beleza irresistível, a rapariga ousava sujar-lhe os sapatos lustrosos e as calças, sem se desculpar. E era uma aguadeira ou lavadeira, de categoria abaixo duma criada de servir. A desfaçatez! Ali estava um exemplo da decantada mal-criação da gente do Cheok Chai Un. Nunca mais poria os pés ali.
O brilho do sol, a aragem refrescante que bolia com as árvores de S. José da Rua do Campo, a temperatura seca do melhor mês do ano, dissiparam-lhe o abespinhamento. Não ia consumir a sua disposição numa zanga fútil, por causa duma aguadeira.
Volveu o pensamento para a viúva do Baixo Monte, a estupenda Lucrécia, a sua última conquista que não esperara acabar o luto para se lhe entregar nos braços. Se era rica em bens, mais o era na cama, com aqueles jeitosos seios de rola arrulhante. Enquanto aguardasse o recato do luto, não viria com exigências e podia aproveitar-se bem. Quando completasse um ano, então chegaria o momento da verdade. Mas esta data ainda estava bem longe, tinha muitos meses para planear como descartar-se dela.
Ladeou o Jardim de S. Francisco, onde crianças chilreantes, acompanhadas das criadas, corriam nas áleas dos canteiros, e aproximou-se da muralha que o separava do mar. A baía da Praia Grande, desde o fortim de S. Francisco até a curva do Bom Parto, coalhava-se de juncos e lorchas, na poalha do sol. Encaminhou-se na sombra recolhida das árvores de pagode, cujos murmúrios eram um fundo musical para a cantilena da maré enchente, espumando nos granitos da Praia Grande.
Henrique de Senna Fernandes
- A Trança Feiticeira (1993 – excerto)
MEMÓRiA

01OUT1910-1934 - Bonnie Elizabeth Parker, aliás Bonnie Parker: Criminosa americana - «Tal como as flores embelezam ao sol e ao relento, também este mundo brilha mais com gente como tu!» (a Clyde Barrow). IMAG.212-293-467-700

02OUT1890-1977 - Julius Henry Marx, aliás Groucho Marx: Actor americano - «Antes de começar a falar, quero que saibam que não tenho nada de importante a dizer». IMAG.24-136-293-622-648

1851-03OUT1910 - Miguel Augusto Bombarda, aliás Miguel Bombarda: Psiquiatra e político português, professor da Escola Médico-Cirúrgica de Lisboa, director do Hospital de Rilhafoles, membro do Comité Revolucionário que implantou a República em Portugal - «Não queria morrer já… Isso seria dar um alegrão à canalha que me odeia!». IMAG.169-293-313

1943-04OUT1970 - Janis Lyn Joplin, aliás Janis Joplin: Compositora e cantora americana - «Mesmo que os nossos lábios não se cruzem novamente, posso dizer em silêncio tudo aquilo que ficou escondido para sempre. Haverá momentos em que os nossos pensamentos se encontrarão no espaço e, assim, sentiremos falta de estarmos novamente juntos». IMAG.599

1923-04OUT2010 - Henrique Miguel Rodrigues de Senna Fernandes, aliás Henrique de Senna Fernandes: Escritor e professor português, natural de Macau - «Não sei o quanto valem os escritos, mas escrevo e estou bem comigo». IMAG.327-439

1819-05OUT1880 - Jakob Eberst, aliás Jacques Offenbach: Compositor e violoncelista francês de origem alemã, autor de Orfeu Nos Infernos/Orphée aux Enfers - «Ele cumpre a função de remediar a estupidez, de proporcionar uma respiração à razão e de estimular a actividade mental» (Karl Krauss). IMAG.711

1923-05OUT2010 - Bernard Charles Henri Clavel, aliás Bernard Clavel: Jornalista e escritor francês, distinguido com o Prémio Goncourt (Les Fruits de L’Hiver - 1968); em 1977, abandonou a Academia Goncourt, e recusou por duas vezes a condecoração da Legião de Honra - «Messieurs les censeurs, bonsoir!». IMAG.327-420

VISTORiA

A escala social de Hollywood é alta e causa vertigens e, precisamente abaixo do degrau do fundo, encontrará, se olhar bem de perto... Ora, continue a ler.
ão vinte e três horas, e estou sentado na cama com as obras completas de Sir Walter Scott e um copo de leite quente. Não pense que tenho estado toda a noite na cama. De facto, acabei de chegar de um jantar. Encontravam-se lá seis pessoas, incluindo a anfitriã e o marido. Antes de comer, bebemos um copo de xerez cada um e, depois da refeição, tomámos um licor e conversámos durante duas horas. Às dez e meia, os bocejos generalizaram-se e, cerca das onze, já estava na cama.
Após trinta anos em Hollywood, cheguei à conclusão, lenta e relutantemente, de que sou um autêntico falhado social.
Groucho Marx
- Memórias de Um Pinga-Amor (1963 - excerto)
RELATÓRiO

Eu, Miguel Augusto Bombarda, lente da Escola Médica de Lisboa, de 59 anos de idade, casado, nascido no Rio de Janeiro, mas português, morador hoje no hospital de Rilhafoles, filho de António Pedro Bombarda e de Maria Teresa Bombarda, não professando a religião católica, desejo que, por ocasião do meu falecimento, me seja feito o enterro civilmente e por ser esta a minha espontânea e consciente vontade, quero que fielmente se cumpra.
- Lisboa, 14 de Julho de 1910


ANTIQUÁRiO

03OUT1910 - Poucas horas antes do início de uma revolução triunfante, o neurocirurgião e militante republicano Miguel Bombarda é assassinado pelo tenente Aparício Rebelo, um doente mental e seu paciente no Hospital de Rilhafoles, onde criou o Laboratório de Histologia em 1887. 
 
PARLATÓRiO

Eu nasci com apurada sensibilidade… Fui educado por uma mãe que o era verdadeiramente, e por um pai algo secreto… À nossa volta, convivendo connosco, havia artesãos, contadores de histórias que muito me impressionaram.
Bernard Clavel
BREVIÁRiO

Assírio & Alvim edita O Casamento e Outras Peças de Nikolai Gogol (1809-1852); tradução de Nina Guerra e Filipe Guerra.  
IMAG.118-219-223-361-474-593-637-699-734

Gradiva edita O Universo de Hubert Reeves (argumento) e Daniel Casanave (ilustração). IMAG.203-534

EXTRAORDINÁRiO

OS HUMANIMAIS - Folhetim Aperiódico

À TRIPA SOLTA, A COBRA É MOLE - 7
Ouvira a Xarolas que, na Costa de Caparica, foi morto com três facadas um indivíduo apelidado Videira, que passava na localidade por sujeito bem quisto. O impiedado assassino, Appio de nome e seu próprio filho, evadiu-se num bote que meteu da Trafaria para Lisboa. Dizem que o infame era um rapaz baixo, trigueiro, magro e mal-encarado, constando que tinha regressado há pouco de certos arranjinhos torpes pelos lados de Sezimbra. O Comissário Geral da Polícia de Lisboa deu ordem para lhe descobrirem o paradeiro. Só que, entretanto, já Appio Videira outra vez se encontrava em pancas, pois banzou enfeitiçado pelo funesto sortilégio de Esther Barreno.
Continua

Sem comentários:

Enviar um comentário