PRONTUÁRiO
TRANSMISSÕES
Tendo
reactivado a expressão universalista de um talento fascinante, mas
crítico, Hermann
voltaria a ocupar uma postura exemplar, de charneira, no panorama da
banda desenhada franco-belga, com
Laços
de Sangue
/ Liens
de Sang
(2000),
sob a prestigiosa chancela Signé da editora Le Lombard. Em causa, um
paisagem mítica mas obscura - os perigosos anos ’50 do Século XX,
na grande metrópole americana. Inspirada nos clássicos
negros
da literatura e do cinema, esta aventura imaginária foi concebida
por Yves
H.
(Huppen), o próprio filho de Hermann. Liens
de Sang
narra as peripécias, subtis mas letais, que envolvem Sam Leighton,
ex-polícia numa cidade provinciana, subjugado por uma realidade
sórdida, violenta, quando se transfere para o maior centro urbano.
Ao tomar conhecimento duma série de crimes horrendos, Leighton
surpreende-se com a lentidão que os superiores manifestam, em
determinar uma investigação. Acaso estarão aterrorizados, ou
corrompidos por Joe Beaumont, que lidera um inexorável reino da
Mafia? Afinal, a verdade descoberta pode ser, ainda, mais inquietante
e pervertida… IMAG.319-519-569
CALENDÁRiO
07OUT2017-28JAN2018
- Em Leça da Palmeira / Matosinhos, Museu da Quinta de Santiago
apresenta [D]Aquilo Que Fica…
- exposição de pintura de João Martins da Costa (1921-2005).
09OUT-DEZ2017
- Em Lisboa, Museu das Comunicações apresenta a exposição
filatélica D. Luís I
[1838-1889],
Fita Curva e Fita Direita, Emissões de Relevo 1866 a 1884.
IMAG.174-200-247-329-368-531-593-680
12OUT2017
- NOS Audiovisuais estreia Alguém
Como Eu (1917) de Leonel
Vieira; com Paolla Oliveira e Ricardo Pereira.
IMAG.19-30-168-180-223-579-595
12OUT2017
- Legendmain Filmes estreia A
Floresta das Almas Perdidas de
José Pedro Lopes; com Daniela Love e Jorge Mota.
12OUT2017-07JAN2018
- Em Lisboa, Museu Nacional de Arte Antiga / MNAA expõe Rembrandt
[van Rijn - 1606-1669]. Elos
Perdidos.
IMAG.90-357-395-570-659
13OUT-03DEZ2017
- No Centro Cultural de Cascais, Fundação D. Luís I apresenta
Movimento (1) -
exposição de pintura de Leonor Beltrán.
19OUT2017-14JAN2018
- Em Lisboa, Fundação Arpad Szènes-Vieira da Silva expõe
Paisagens Ocultas - Apologia
da Pintura Pura - Óleos 2014-2017
de Nikias Skapinakis.IMAG.42-46-281-333-386-393-638
VISTORiA
Três
Rosas
Sempre,
mas sobretudo nas brumosas
Horas da tarde, quando acaba o dia,
Quando se estrela o céu, tenho a mania
De descobrir, de ver almas nas cousas.
Horas da tarde, quando acaba o dia,
Quando se estrela o céu, tenho a mania
De descobrir, de ver almas nas cousas.
Pendem deste gomil três lindas rosas;
Uma é rosada, a outra branca e fria,
Rubra a terceira; e a minha fantasia
Torna-as humanas, vivas, amorosas.
Sei que são rosas, rosas só! mas nada
Impede, enquanto cai lá fora a chuva,
Que a minha mente a fantasiar se ponha:
Por ser noiva a primeira, é que é rosada;
Branca a segunda está, por ser viúva;
A vermelha pecou… e tem vergonha!
Eugénio
de Castro
-
Chamas de Uma Candeia Velha
(1925)
MEMÓRiA
01MAR1869-1955
- Calouste Sarkis Gulbenkian, aliás Calouste Gulbenkian: Engenheiro
e empresário arménio otomano, naturalizado britânico - «Uma
integridade inabalável subjacente, que ajuda a perceber o invulgar
grau de afecto que ele inspirava aos sócios mais próximos e ao
público, para quem o seu nome era uma palavra familiar» (Ralph
Hewins - O Senhor Cinco Por
Cento - 1957). IMAG.43-523
03MAR1829-1912
- Raimundo António de Bulhão
Pato: Escritor português, ficcionista, poeta, ensaísta e
memorialista - «Vivemos retrospectivamente. Estas memórias, que não
terão valor para os outros, são preciosas para mim! Respiro horas
inteiras no horizonte da mocidade, e a consciência com que escrevo
desafoga-me o espírito, e dá-me uma tranquilidade salutar. São
como a confissão para o verdadeiro religioso! Confissão geral; e,
di-lo-ei – embora seja censurado – posso fazê-la alto, sem que
as faces se me acendam nem de leve. Pecadilhos, fraquezas,
arrebatamentos próprios do temperamento, não me faltam decerto; mas
criminoso não sou, nem fui. Todo o homem que disser com verdade: “Eu
nunca roubei nem dinheiro, nem honra – há mais ladrões desta
espécie de moeda, e são os piores! – eu nunca caluniei ninguém”,
esse homem morre em paz!» (A
Cruz Mutilada).
IMAG.57-74-220-252-336-384-540-554-575
04MAR1869-1944
- Eugénio de Castro e Almeida, aliás Eugénio de Castro: Poeta
português, ligado ao simbolismo - «Como aqui se está bem! Além
freme a quermesse… / – Não sentes um gemer dolente que esmorece?
/ São os amantes delirantes que em amenos / Beijos se beijam, Flor!
à flor dos frescos fenos…» (Um
Sonho - excerto).
IMAG.191-336-479-672
1916-04MAR2009
- Albert Horton Foote Jr, aliás Horton Foote: Dramaturgo e
argumentista de cinema, distinguido com o Óscar de Hollywood e o
Prémio Pullitzer - «A maior parte das pessoas pensa que eu tenho um
certo estilo, mas, em minha opinião, o estilo é como a cor dos
olhos. Tanto quanto sei, não somos nós que a escolhemos».
IMAG.241-554
1944-04MAR2009
- Salvatore Samperi: Cineasta italiano, precursor do género erótico
sob a óptica burguesa; em 1973, realizou Malícia,
lançamento da actriz Laura Antonelli como símbolo sensual; e
perspectivou uma crítica social através das estratégias sexuais,
com destaque para «a ansiedade e os dilemas do tempo» (Fabio
Ferzetti). IMAG.241-476-576
05MAR1879-1963
- William Henry Beveridge, 1º Barão de Beveridge: Economista
britânico, reformador social - «O fim material de toda a actividade
humana é o consumo. O trabalho significa que se faz o que é
necessário, e não apenas o que se deseja realizar». IMAG.411
1824-05MAR1909
- Francisco Alves da Silva Taborda: Artista português - o Actor
Taborda, «que se entusiasmava e se enternecia até às lágrimas»
(Camilo Castelo Branco). IMAG.14-471
06MAR1619-1655
- Hector Savinien de Cyrano de Bergerac: Escritor e duelista francês
- «Et puis, mourir n’est rien, c’est achever de naître; / Un
esclave hier mourut pour divertir son maître; / Au malheur de la vie
on n’est point enchaîné, / Et l’âme est dans la main du plus
infortuné.» (La Mort
d’Agrippine - 1654 -
excerto). IMAG.524
1928-07MAR1999
- Stanley Kubrick: Fotógrafo e cineasta americano, argumentista,
realizador e produtor - «Existe algo na personalidade humana que se
ressente das coisas simples, claras e, pelo contrário, tem atracção
pelos mistérios, pelos enigmas ou pelas alegorias».
IMAG.7-37-83-112-145-155-158-188-204-216-264-332-443-480-492-543-576-635-668
PARLATÓRiO
O
inconveniente da democracia moderna é que as pessoas só chegam à
liderança, depois de terem perdido a vontade de liderar seja quem
for…
William
Henry Beveridge
Horton
Foote
A
sua voz era a grande voz americana; típica da sua pátria pequena,
mas também universal.
Robert
Duvall
Arte
de Autor edita Corto Maltese -
Equatória (2017) de Juan
Díaz Canales e Ruben Pellejero, sobre o herói de Hugo Pratt
(1927-1995). IMAG.1-26-47-65-69-75-157-256-286-308-360-382-418-423-431-454-527-536-614-636-675
VISTORiA
Vale
de Lobos
Em
1859, Alexandre Herculano comprou Vale de Lobos. Satisfizera, aos
quarenta e nove anos, a grande ambição de toda a sua vida – ter
um torrão a que chamasse seu, e aplicar nele a sua ciência e a sua
enérgica vontade.
Nascido
na França ou na Inglaterra, Alexandre Herculano houvera feito em
poucos anos uma fortuna grande. No país, só ao declinar da sua vida
pôde reunir a soma de pouco mais de três contos de réis, para
realizar o seu ideal!
Herculano
era generoso, mas económico. Comprado Vale de Lobos, aplicou todos
os rendimentos ao custeio da propriedade rural e à edificação da
casa.
Foi
ele próprio o arquitecto.
Os
jantares dos sábados tornaram-se raros; os cuidados do Vale
tinham-no quase sempre afastado da Ajuda.
Em
Calhariz da Arrábida, o autor da História
de Portugal apanhara sezões
de mau carácter, que se renovavam de tempos a tempos. Vale de Lobos
era salubre; e pouco a pouco as febres foram desaparecendo.
O
mestre parecia rejuvenescer no lavor do campo e no levantamento da
habitação. Erguia-se com a madrugada e no Inverno muito antes dela.
Assim
que pôde cobrir um quarto da casa, deixou de ser hóspede, na Azoia,
do seu velho amigo, o general Gorjão, e veio para Vale de Lobos.
Bulhão
Pato
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