José
de Matos-Cruz | 24 Janeiro 2019 | Edição Kafre | Ano XVI – Semanal
– Fundado em 2004
PRONTUÁRiO
PECULIARIDADES
Dirk
Alyn
|
Ao
longo dos decénios, o imaginário cinematográfico converteu-se em
veículo prodigioso e virtual, para as personagens geradas no
universo em quadradinhos. Sugestivamente, uma expressão gráfica e
plana - transposta para o grande ecrã - dinamizava-se pela ilusão
tridimensional. Nesse estranho efeito de reactivação, a sugestão
do real configurava os heróis em carne-e-osso - como é o exemplo,
soberano, de Superman…
ironicamente, o icónico Homem-de-Aço!
Assim, relançando os
desafios de fascinação e verosimilhança, entre uma identificação
singular quanto aos leitores e o espectáculo colectivo em projecção.
Ora, foi no domínio das sagas fantásticas que um tal fenómeno
adquiriu maior impacto. Reproduzir em
concreto
o que a exuberância dos criadores ilustrava - paisagens,
arquitecturas, pessoas, máquinas -, tornou-se um desafio maior para
a indústria
artística,
equivalente ao engenho mágico e artificioso dos primitivos. Aos que
consideram que a transição entre papel / película representaria
uma invalidação da matriz original, basta recordar que,
praticamente, não se assinala, de registo fílmico, uma genuína
gestação de qualquer super-herói…
CALENDÁRiO
01-30SET2017
- Em Cascais, organizado pela Câmara Municipal e por LeYa, decorre o
Festival Internacional de Cultura / FIC, sob o tema Camões:
Ao Desconcerto do Mundo, e
sendo curadora Inês Pedrosa.
21SET-21OUT2017
- Em Lisboa, Galeria Abysmo apresenta Atrito
- exposição de desenho / aguarela de André Carrilho.
IMAG.17-101-171-195-247-292-312-382-578-638-654
21SET-11NOV2017
- Em Lisboa, Galeria Vera Cortês apresenta Setting
Up - exposição de pintura
de João Queiroz. IMAG.570-641
16FEV1937-24SET2017
- João Manuel Soares Ferreira Rosa, aliás João
Ferreira-Rosa: Fadista português, intérprete de O
Embuçado (1964) - «Nunca
fez concessões, cantou sempre o fado tradicional, permanecendo fiel
a uma escola que dignificou» (Luís de Castro).
26SET-28OUT2017
- Em Lisboa, Perve Galeria expõe Spectrum
2017 de Carlos “Zíngaro”,
sendo curador Carlos Cabral Nunes.
IMAG.247-416-430-448-466-630
27SET2017-21JAN2018
- Em Lisboa, Fundação Arpad Szènes-Vieira da Silva expõe, na
Casa-Atelier Vieira da Silva, Manual
de Instruções de Vasco
Futscher.
29SET-10DEZ2017
- No Centro Cultural de Cascais, Fundação D. Luís I expõe
Estátuas de Pintura de
Sérgio Pombo. IMAG.439-657
VISTORiA
Leda
e o Cisne
Súbito
golpe: as grandes asas a bater
Sobre a virgem que oscila, a coxa acariciada
Por negros pés, a nuca, um bico a vem reter;
O peito inane sobre o peito, ei-la apresada.
Sobre a virgem que oscila, a coxa acariciada
Por negros pés, a nuca, um bico a vem reter;
O peito inane sobre o peito, ei-la apresada.
Dedos
incertos de terror, como empurrar
Das coxas bambas o emplumado resplendor?
Pode o corpo, sob esse impulso de brancor,
O coração estranho não sentir pulsar?
Das coxas bambas o emplumado resplendor?
Pode o corpo, sob esse impulso de brancor,
O coração estranho não sentir pulsar?
Um
tremor nos quadris engendra incontinenti
A muralha destruída, o teto, a torre a arder
E Agamêmnon, o morto.
A muralha destruída, o teto, a torre a arder
E Agamêmnon, o morto.
Capturada
assim,
E pelo bruto sangue do ar sujeita, enfim
Ela assumiu-lhe a ciência junto com o poder,
Antes que a abandonasse o bico indiferente?
E pelo bruto sangue do ar sujeita, enfim
Ela assumiu-lhe a ciência junto com o poder,
Antes que a abandonasse o bico indiferente?
William
Butler Yeats
(Tradução
de Péricles Eugénio da Silva Ramos)
VISTORiA
- Então,
pensa que Deus quer que faça sofrer a sua mulher?
- Deixe-me
perguntar-lhe: pensa que Deus quer que uma queda-d’água seja uma
árvore?
- Não,
diz Eccles depois de pensar. – Mas julgo que ele deseja que uma
pequena árvore se transforme numa grande árvore.
John
Updike
-
Corre, Coelho (1960, excerto)
MEMÓRiA
1938-26JAN1999
- Manuel Fernando Costa e Silva, aliás Manuel Costa e Silva:
Cineasta português, realizador, produtor e director de fotografia -
«O cinema português continua a lutar contra as dificuldades que
comprometem o seu desenvolvimento. É um cinema pobre e sem uma
indústria a sustentá-lo» (1978). IMAG.170-212-256-366-651
1932-27JAN2009
- John Hoyer Updike, aliás John Updike: Escritor americano, crítico
literário - «Romancista vencedor do Prémio Pulitzer, homem de
letras prolífico e cronista erudito do sexo, do divórcio e de
outras aventuras, no ápice de pós-guerra do império americano»
(The New York Times).
IMAG.
124-157-171-234-288-290-292-323-363
28JAN1879-1953
- François Marie Martinez Picabia, aliás Francis Picabia: Escritor,
pintor, designer
e ilustrador francês, influenciado pelo cubismo, o impressionismo, o
dadaísmo e o surrealismo - «A melhor maneira de sermos seguidos, é
correr mais depressa do que os outros». IMAG.444
1865-28JAN1939
- William Butler Yeats: Dramaturgo, poeta e místico irlandês -
«Embora muitas sejam as folhas, a raiz é só uma; / Ao longo dos
enganadores dias da mocidade, / Oscilaram ao sol as minhas folhas, as
minhas flores; /Agora, posso murchar no coração da verdade.» (Com
o Tempo, a Sabedoria).
IMAG.518
15ABR1919-31JAN1989
- Fernando Gonçalves Namora, aliás Fernando Namora: Médico e
escritor português, ficcionista e poeta - «Todo o mal provém, não
da provação, mas do supérfluo… Ser feliz é, afinal, não
esperar muito da felicidade, ser feliz é ser simples, desambicioso,
é saber dosear as aspirações até àquela medida que põe o que se
deseja ao nosso alcance». IMAG.180-434-548
TRAJECTÓRiA
MANUEL
COSTA E SILVA
Realizador,
director de fotografia e produtor de cinema, Manuel Fernando Costa e
Silva nasceu a 19 Março de 1938 em Lisboa, e aí faleceu a 26 de
Janeiro de 1999. Após o Curso Liceal, estudou Engenharia de Máquinas
em Graz/Áustria (1959) e, com uma bolsa do Fundo do Cinema Nacional,
no IDHEC/Paris (1959-1961), diplomando-se em Fotografia. Em paralela
carreira internacional (França - 1960, Suécia - 1963-1964), foi
operador de actualidades cinematográficas (1961-1962) para
Actualités Francaises
e Imagens de Portugal.
Em 1961-1963, foi professor do EUCE, na área do cinema. Em 1967,
colheu experiência nos EUA, com uma bolsa da Fundação Calouste
Gulbenkian. Em 1969-1974, trabalhou como realizador e director de
fotografia do Instituto de Tecnologia Educativa/ITE, e no âmbito da
Telescola.
Distinguiu-se ainda como crítico de cinema (Filme,
Celulóide,
Plano;
Chaplin - Suécia) e escritor
(Aspectos Técnicos e
Expressivos da Curta Metragem -
1974, Cinema Búlgaro -
1978, Cinema Africano -
1981, Guia Profissional do
Audiovisual - 1989). Foi
professor da Escola de Cinema (Câmara, Iluminação). Em 1985-1986,
foi director do FesTróia/Festival de Cinema de Tróia. Membro
fundador da Média Filmes (1966), do Centro Português de Cinema/CPC
(1970), de A Quimera do Ouro (1982). Prestigiado documentarista, em
1985 dirigiu a longa metragem Moura
Encantada. Foi supervisor do
sector de cinema de Amascultura - Centro Cultural Malaposta.
BREVIÁRiO
Porto
Editora lança Prantos, Amores
e Outros Desvarios de
Teolinda Gersão. IMAG.372-384-545
Guerra
& Paz edita Lídia Jorge:
A Literatura É o Prolongamento da Infância de
José Jorge Letria.
IMAG.16-144-172-187-193-195-224-280-286-292-312-314-373-482-536-540-545-572-574-575-623-635-641
Rhino
edita em CD, The Divine Miss M
- Deluxe Edition por Bette
Midler.
Antígona
edita O Tempo dos Assassinos
de Henry Miller (1891-1980);
tradução de José Miranda Justo.
IMAG.248-277-279-352-355-414-487
Relógio
D’Água edita Elegias de
Duíno de Rainer Maria Rilke
(1875-1926);
tradução de José Miranda Justo. IMAG.102-112-541-592-650-670-677
Caminho
edita A Gorda de
Isabela Figueiredo.
EXTRAORDINÁRiO
OS
HUMANIMAIS - Folhetim Aperiódico
BUÇO
COM LEITE MANCHA O COLETE
- 7
Foi
por não olhar p’ró ar, a ver o que voava, que Tomazia Vellozo,
apesar duns apitos, ia perdendo o aprumo. Ao passar em frente da
Ermida de Monserrate, no Largo das Amoreiras, em cuidados pelo
pernicioso estado de imundície, resmungava num cabisbaixo sanitário:
- É
preciso obviar a este inconveniente de se fazerem os despejos em
plena rua, porque contrário à decência e à higiene!
– Continua
Sem comentários:
Enviar um comentário