quarta-feira, maio 24, 2017

IMAGINÁRiO #663

José de Matos-Cruz | 16 Junho 2018 | Edição Kafre | Ano XV – Semanal – Fundado em 2004

PRONTUÁRiO

CONQUISTADORES
Historicamente, a geografia lendária de El Dorado exalta uma dimensão onírica e visionária, privilegiada sobre Lope de Aguirre. Aquele que ao participar, em 1560, na expedição saída de Puerto de Lamas no Perú, em demanda do reino de Omagua, se converteria no mais infame e sangrento conquistador. Exposta à cupidez de fabulosas riquezas - que, no imaginário dos indígenas, se localizavam sempre mais longe - tal digressão acabou por configurar a expiação de homens que instituíram o seu próprio inferno. Entre a verdade e a invenção, a Dreamworks decidiu suavizar a trama, sem descurar a utopia inerente à Cidade do Ouro, que teria sobrevivido por mais de meio milénio. O Caminho Para El Dorado / The Road To El Dorado (2000) de Eric Bibo Bergeron & Don Paul favorece os secundários da grande epopeia. Tulio e Miguel - ora cúmplices, ora implicativos - dispõem de um mapa para El Dorado, mas estão cativos num navio do explorador espanhol Cortez. Logrando escapar graças ao cavalo Altivo, chegam enfim à Cidade do Ouro, onde o alto-sacerdote Tzekel-Kan os acolhe como divindades. Porém, o seu desígnio é usurpar o poder, levando Tulio e Miguel a optarem entre a fortuna e a liberdade...

CALENDÁRiO

14JAN-04MAR2017 - Em Lisboa, Galeria 111 apresenta Caravela-Salão - exposição de pintura de Fátima Mendonça.

04FEV-18MAR2017 - Em Lisboa, Fundação Carmona e Costa apresenta Deita-te, Levanta-te e Agora Deita-te - exposição de desenho de Maria Capelo, sendo curador Nuno Faria.

08FEV-24ABR2017 - Em Lisboa, Museu de Arte, Arquitectura e Tecnologia / MAAT apresenta, no Cinzeiro 8, Arquivo e Democracia - exposição de fotografia e vídeo de José Maçãs de Carvalho, sendo curadora Ana Rito. IMAG.393

08FEV-29MAI2017 - Em Lisboa, Museu de Arte, Arquitectura e Tecnologia / MAAT apresenta Dimensões Variáveis | Artistas e Arquitectura - exposição colectiva, sendo curadores Inês Grosso e Gregory Lang.

09FEV2017 - O Som e a Fúria produziu, e estreia El Dorado XXI / La Rinconada (2015), documentário de Salomé Lamas. IMAG.491

09FEV2017 - NOS Audiovisuais estreia Delírio Em Las Vedras (2016) de Edgar Pêra; com Marina Albuquerque e José Raposo. IMAG.23-53-91-142-284-381-541-604

1911-10FEV2017 - Manuela Saraiva de Azevedo, aliás Manuela de Azevedo: Jornalista (a primeira mulher com carteira profissional em Portugal) e escritora - «Nunca escrevi à máquina. Uma das razões por que pedi a reforma - a mais importante foi a vontade de sair pelo meu próprio pé - foi saber que teria de passar a escrever num computador» (2013). IMAG.398

11-26FEV2017 - No Porto, Galerias Lumière apresenta Sê Em Céu Azul, Porto - exposição de fotografia de Fábio Fonseca.

25FEV-25JUN2017 - Em Vila Franca de Xira, Museu do Neo-Realismo expõe Alexandre Cabral [1917-1996], Memória de Um Resistente - sobre o escritor e ensaísta, sendo curadores António Pedro Pita e Odete Belo. IMAG.390

SUMÁRiO

Charles-François Gounod
Vencedor do Prix de Rome, em 1839, Gounod (1818-1893) foi anos mais tarde desviado da vida religiosa por Pauline Viardot. Várias tentativas infelizes na ópera e uma Messe Solennelle antecedem o imenso sucesso que obtém com Faust [1859]. Êxito que (quase) repetirá com Roméo et Juliette, em 1867. É hoje ainda sobre este par de obras que repousa a posteridade de Gounod, sem esquecer, claro está, o famosíssimo Ave Maria, sobre o Prelúdio I do Cravo Bem Temperado. Modernamente, a ópera Mireille [1864] vem tendo certa reapreciação. Foi professor de Bizet e o seu estilo influenciou as gerações de músicos franceses que lhe sucederam.
08JAN2009 - Diário de Notícias

VISTORiA

Quando Samantar saiu da gruta, o sol levantava-se por cima do mar, fazendo explodir debaixo dos seus raios mágicos todas as cores da paisagem. O verde dos palmeirais, o ocre das extensões arenosas, o azul do mar, apareciam em todo o esplendor da sua frescura primitiva. Era quase um chamamento sensual, uma exortação ao amor que Samantar sentiu com uma indizível felicidade. Então, fez vaguear o olhar maravilhado por toda aquela beleza cintilante debaixo do sol, como uma oferenda àquele que simplesmente quer viver e que a ambição de um homem quase destruíra.
Albert Cossery
- Uma Ambição No Deserto
(Tradução de Sarah Adamopoulos - excerto)

Quanto ouro há na ruína
E quanta dor
Para medir o verso
E esquecer a chama
Que cresce aos meus pés:
Porque o único homem supremo
É aquele que está morto, e já não é.
Leopoldo Maria Panero


MEMÓRiA

16JUN1948-2014 - Leopoldo Maria Panero: Poeta espanhol, autor de Poemas del Manicomio de Mondragón (1987) - «Eu sou Fernando Pessoa / como Pessoa foi Álvaro de Campos». IMAG.504

17JUN1818-1893 - Charles-François Gounod: Compositor francês - «Se a vida precede a morte na sequência do tempo, a morte precede a vida na sequência da eternidade. A morte pode ser o fim da ilusão da vida, mas é o princípio da verdadeira vida, da vida imortal da alma» (1863). IMAG.54-84-183-375-439-464

1922-17JUN2008 - Tula Ellice Finklea, aliás Cyd Charisse: Actriz e bailarina americana - «Quando estávamos a dançar juntos, nem nos apercebíamos de que horas eram» (Fred Astaire). IMAG.204-362

22JUN1898-1970 - Erich Paul Remark, aliás Erich Maria Remarque: Escritor alemão - «Os horrores são suportáveis, enquanto causam sofrimento; mas passam a matar, quando reflectimos sobre eles».

1913-22JUN2008 - Albert Cossery: Escritor egípcio, de expressão francesa - «É a voz de um povo que desperta e que cedo vai estrangulá-lo. Cada minuto que passa, separa-o da sua antiga vida. O futuro está cheio de gritos. O futuro está cheio de revoltas. Como represar este rio transbordante que vai submergir as cidades?» (A Casa da Morte Certa - excerto). IMAG.205-441-563

23JUN1668-1744 - Giovanni Battista Vico, aliás Gianbattista Vico: Filósofo italiano - «A memória é muito vigorosa nas crianças e, por esse motivo, a sua imaginação é excessivamente viva, pois esta não é mais do que uma memória dilatada e composta». IMAG.451

1901-25JUN1948 - Bento de Jesus Caraça: Matemático português - «Não foi um investigador, isto é, não foi um criador de ciência. E como poderia sê-lo, tendo sido nomeado assistente aos 18 anos (!) e professor catedrático aos 28, numa Escola da Universidade Técnica, onde grande parte da massa discente entrava com uma preparação deficientíssima em matemática? O que devemos admirar, sim, é o seu esforço de autodidacta, as suas invulgares qualidades de trabalho, de que as Lições de Álgebra e Análise são um dos frutos. E sinto-me inclinado a admitir que, sob esse aspecto, a sua actividade foi realmente criadora; isto é, sou levado a pensar que Bento Caraça criou, efectivamente, um estilo de ensino da matemática, de que eu próprio sou beneficiário» (José Sebastião e Silva - 1968). IMAG.224-319

PARLATÓRiO

Ascética e severa, há a música tranquila, horizontal como a linha do oceano, monótona em virtude da sua serenidade, tudo menos sensual, e ao mesmo tempo tão intensa na pulsão contemplativa que, por vezes, logra atingir o êxtase…
As ideias musicais brotam na minha mente como um voo de borboletas, e tudo o que eu tenho de fazer é estender a mão para as colher.
Charles-François Gounod

As ilusões nunca são perdidas. Elas significam o que há de melhor na vida dos homens e dos povos. Perdidos são os cépticos que escondem sob uma ironia fácil a sua impotência para compreender e agir, perdidos são aqueles períodos da história em que os melhores, gastos e cansados, se retiram da luta, sem enxergarem no horizonte nada a que se entreguem, caída uma sombra uniforme sobre o pântano estéril da vida sem formas.
Bento de Jesus Caraça

Pedirem-me para escolher entre Fred Astaire e Gene Kelly, é como comparar maçãs com laranjas. Ambas são frutos deliciosos…
Cyd Charisse

COMENTÁRiO

Observamos que todas as nações, tanto as bárbaras como as civilizadas, embora tão distintas entre si no espaço e no tempo, conservam estes três costumes humanos: todas têm alguma religião, todas contraem casamentos solenes e todas enterram os seus mortos.
Gianbattista Vico

BREVIÁRiO

Arte de Autor edita A Marca Jacobs - Uma Vida Em Banda Desenhada de Rodolphe/Rodolphe Daniel Jacquette (argumento) e Louis Alloing (ilustração); sobre Edgar Pierre Jacobs (1904-1987), criador de As Aventuras de Blake e Mortimer (1946). IMAG.10-66-119-218-245-281-348-427-451-460-487-507-599-642-658-Extra
 

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