José
de Matos-Cruz | 16 Junho 2018 | Edição Kafre | Ano XV – Semanal –
Fundado em 2004
PRONTUÁRiO
Historicamente,
a geografia lendária de El Dorado exalta uma dimensão onírica e
visionária, privilegiada sobre Lope de Aguirre. Aquele que ao
participar, em 1560, na expedição saída de Puerto de Lamas no
Perú, em demanda do reino de Omagua, se converteria no mais infame e
sangrento conquistador. Exposta à cupidez de fabulosas riquezas -
que, no imaginário dos indígenas, se localizavam sempre mais longe
- tal digressão acabou por configurar a expiação de homens que
instituíram o seu próprio inferno. Entre a verdade e a invenção,
a Dreamworks decidiu suavizar a trama, sem descurar a utopia inerente
à Cidade do Ouro, que teria sobrevivido por mais de meio milénio.
O Caminho Para El Dorado / The Road To El Dorado (2000)
de Eric Bibo
Bergeron & Don Paul favorece os secundários da grande epopeia.
Tulio e Miguel - ora cúmplices, ora implicativos - dispõem de um
mapa para El Dorado, mas estão cativos num navio do explorador
espanhol Cortez. Logrando escapar graças ao cavalo Altivo, chegam
enfim à Cidade do Ouro, onde o alto-sacerdote Tzekel-Kan os acolhe
como divindades. Porém, o seu desígnio é usurpar o poder, levando
Tulio e Miguel a optarem entre a fortuna e a liberdade...
CALENDÁRiO
14JAN-04MAR2017
- Em Lisboa, Galeria 111 apresenta Caravela-Salão
- exposição de pintura de Fátima Mendonça.
04FEV-18MAR2017
- Em Lisboa, Fundação Carmona e Costa apresenta Deita-te,
Levanta-te e Agora Deita-te -
exposição de desenho de Maria Capelo, sendo curador Nuno Faria.
08FEV-24ABR2017
- Em Lisboa, Museu de Arte, Arquitectura e Tecnologia / MAAT
apresenta, no Cinzeiro 8, Arquivo
e Democracia - exposição de
fotografia e vídeo de José Maçãs de Carvalho, sendo curadora Ana
Rito. IMAG.393
08FEV-29MAI2017
- Em Lisboa, Museu de Arte, Arquitectura e Tecnologia / MAAT
apresenta Dimensões Variáveis
| Artistas e Arquitectura -
exposição colectiva, sendo curadores Inês Grosso e Gregory Lang.
09FEV2017
- O Som e a Fúria produziu, e estreia El
Dorado XXI / La Rinconada (2015),
documentário de Salomé Lamas. IMAG.491
09FEV2017
- NOS Audiovisuais estreia Delírio
Em Las Vedras (2016) de Edgar
Pêra; com Marina Albuquerque e José Raposo.
IMAG.23-53-91-142-284-381-541-604
1911-10FEV2017
- Manuela Saraiva de Azevedo, aliás Manuela de Azevedo: Jornalista
(a primeira mulher com carteira profissional em Portugal) e escritora
- «Nunca escrevi à máquina. Uma das razões por que pedi a reforma
- a mais importante foi a vontade de sair pelo meu próprio pé - foi
saber que teria de passar a escrever num computador» (2013).
IMAG.398
11-26FEV2017
- No Porto, Galerias Lumière apresenta Sê
Em Céu Azul, Porto -
exposição de fotografia de Fábio Fonseca.
25FEV-25JUN2017
- Em Vila
Franca de Xira, Museu do Neo-Realismo expõe Alexandre
Cabral [1917-1996], Memória
de Um Resistente - sobre o
escritor e ensaísta, sendo curadores António Pedro Pita e Odete
Belo. IMAG.390
SUMÁRiO
Charles-François
Gounod
Vencedor
do Prix de Rome, em 1839, Gounod (1818-1893) foi anos mais tarde
desviado
da vida religiosa por Pauline Viardot. Várias tentativas infelizes
na ópera e uma Messe
Solennelle antecedem o imenso
sucesso que obtém com Faust
[1859]. Êxito que (quase) repetirá com Roméo
et Juliette, em 1867. É hoje
ainda sobre este par de obras que repousa a posteridade de Gounod,
sem esquecer, claro está, o famosíssimo Ave
Maria, sobre o Prelúdio I do
Cravo Bem Temperado.
Modernamente, a ópera Mireille
[1864] vem tendo certa reapreciação. Foi professor de Bizet e o seu
estilo influenciou as gerações de músicos franceses que lhe
sucederam.
08JAN2009
- Diário de Notícias
VISTORiA
Quando
Samantar saiu da gruta, o sol levantava-se por cima do mar, fazendo
explodir debaixo dos seus raios mágicos todas as cores da paisagem.
O verde dos palmeirais, o ocre das extensões arenosas, o azul do
mar, apareciam em todo o esplendor da sua frescura primitiva. Era
quase um chamamento sensual, uma exortação ao amor que Samantar
sentiu com uma indizível felicidade. Então, fez vaguear o olhar
maravilhado por toda aquela beleza cintilante debaixo do sol, como
uma oferenda àquele que simplesmente quer viver e que a ambição de
um homem quase destruíra.
Albert
Cossery
-
Uma Ambição No Deserto
(Tradução
de Sarah Adamopoulos - excerto)
Quanto
ouro há na ruína
E
quanta dor
Para
medir o verso
E
esquecer a chama
Que
cresce aos meus pés:
Porque
o único homem supremo
É
aquele que está morto, e já não é.
Leopoldo
Maria Panero
MEMÓRiA
16JUN1948-2014
- Leopoldo Maria Panero: Poeta espanhol, autor de Poemas
del Manicomio de Mondragón (1987)
- «Eu sou Fernando Pessoa / como Pessoa foi Álvaro de Campos».
IMAG.504
17JUN1818-1893
- Charles-François Gounod: Compositor francês - «Se a vida precede
a morte na sequência do tempo, a morte precede a vida na sequência
da eternidade. A morte pode ser o fim da ilusão da vida, mas é o
princípio da verdadeira vida, da vida imortal da alma» (1863).
IMAG.54-84-183-375-439-464
1922-17JUN2008
- Tula Ellice Finklea, aliás Cyd Charisse: Actriz e bailarina
americana - «Quando estávamos a dançar juntos, nem nos
apercebíamos de que horas eram» (Fred Astaire). IMAG.204-362
22JUN1898-1970
- Erich Paul Remark, aliás Erich Maria Remarque: Escritor alemão -
«Os horrores são suportáveis, enquanto causam sofrimento; mas
passam a matar, quando reflectimos sobre eles».
1913-22JUN2008
- Albert Cossery: Escritor egípcio, de expressão francesa - «É a
voz de um povo que desperta e que cedo vai estrangulá-lo. Cada
minuto que passa, separa-o da sua antiga vida. O futuro está cheio
de gritos. O futuro está cheio de revoltas. Como represar este rio
transbordante que vai submergir as cidades?» (A
Casa da Morte Certa -
excerto). IMAG.205-441-563
23JUN1668-1744
- Giovanni Battista Vico, aliás Gianbattista Vico: Filósofo
italiano - «A memória é muito vigorosa nas crianças e, por esse
motivo, a sua imaginação é excessivamente viva, pois esta não é
mais do que uma memória dilatada e composta». IMAG.451
1901-25JUN1948
- Bento de Jesus Caraça:
Matemático português - «Não foi um investigador, isto é, não
foi um criador de ciência. E como poderia sê-lo, tendo sido nomeado
assistente aos 18 anos (!) e professor catedrático aos 28, numa
Escola da Universidade Técnica, onde grande parte da massa discente
entrava com uma preparação deficientíssima em matemática? O que
devemos admirar, sim, é o seu esforço de autodidacta, as suas
invulgares qualidades de trabalho, de que as Lições
de Álgebra e Análise são
um dos frutos. E sinto-me inclinado a admitir que, sob esse aspecto,
a sua actividade foi realmente criadora; isto é, sou levado a pensar
que Bento Caraça criou, efectivamente, um estilo
de ensino da
matemática, de que eu
próprio sou beneficiário» (José Sebastião e Silva - 1968).
IMAG.224-319
PARLATÓRiO
Ascética
e severa, há a música tranquila, horizontal como a linha do oceano,
monótona em virtude da sua serenidade, tudo menos sensual, e ao
mesmo tempo tão intensa na pulsão contemplativa que, por vezes,
logra atingir o êxtase…
As
ideias musicais brotam na minha mente como um voo de borboletas, e
tudo o que eu tenho de fazer é estender a mão para as colher.
Charles-François
Gounod
As
ilusões nunca são perdidas. Elas significam o que há de melhor na
vida dos homens e dos povos. Perdidos são os cépticos que escondem
sob uma ironia fácil a sua impotência para compreender e agir,
perdidos são aqueles períodos da história em que os melhores,
gastos e cansados, se retiram da luta, sem enxergarem no horizonte
nada a que se entreguem, caída uma sombra uniforme sobre o pântano
estéril da vida sem formas.
Bento
de Jesus Caraça
Pedirem-me
para escolher entre Fred Astaire e Gene Kelly, é como comparar maçãs
com laranjas. Ambas são frutos deliciosos…
Cyd
Charisse
COMENTÁRiO
Observamos
que todas as nações, tanto as bárbaras como as civilizadas, embora
tão distintas entre si no espaço e no tempo, conservam estes três
costumes humanos: todas têm alguma religião, todas contraem
casamentos solenes e todas enterram os seus mortos.
Gianbattista
Vico
Arte
de Autor edita A Marca Jacobs
- Uma Vida Em Banda Desenhada de
Rodolphe/Rodolphe Daniel Jacquette (argumento) e Louis Alloing
(ilustração); sobre Edgar Pierre Jacobs (1904-1987), criador de As
Aventuras de Blake e Mortimer
(1946).
IMAG.10-66-119-218-245-281-348-427-451-460-487-507-599-642-658-Extra
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