segunda-feira, maio 16, 2016

IMAGINÁRiO EXTRA: Arquivo de Cascais


A Câmara Municipal de Cascais lançou uma edição especial de Arquivo de Cascais – História | Memória | Património, obra da autoria de especialistas que apresentam novos contributos para a história do concelho.
O Arquivo de Cascais – que remonta a 1980 – apresenta, neste nº 14, novas reflexões sobre a origem do topónimo Cascais e sobre a relação do navegador Cristóvão Colon com o nosso país. Tem, também, uma temática dedicada ao Hospital da Santa Casa da Misericórdia de Cascais: Da Anexação do Hospital dos Mareantes Pescadores à Inauguração do Hospital Condes de Castro Guimarães, na qual se estuda a gestão desta unidade de saúde de referência do concelho entre 1587 e 1941.
Apresenta, igualmente, novas fontes para a história das elites locais, evocando-se ainda, em Cascais e Alenquer: A E. N. 9, a importância estratégica desta secular via de comunicação entre as duas localidades.
São, ainda, abordadas reflexões relacionadas com a arquitectura, como sucede em Gaston Landeck, que nos revela os principais projectos que gizou no concelho, assim como em O “Brasão” da Capela da Cidadela: Análise de Alguns Elementos Decorativos. Por sua vez, em A Obra de António de Oliveira Bernardes na Casa de Santa Maria, em Cascais, aprofunda-se o estudo do emprego da azulejaria na construção deste emblemático edifício.
Em Informação & Promoção Turística Oficial nos Anos 20 e 30: Da Comissão de Iniciativa à Junta de Turismo de Cascais, e em O Rádio Clube Português e a Guerra Civil de Espanha, apresentam-se novas reflexões acerca de um período da história contemporânea ainda por desbravar. A obra encerra com Cascais e Estoril: Um Roteiro Fílmico, 1896-1974, estudo que aborda a relação de Cascais com a história do cinema, enfatizando a relevância de um concelho que, geração após geração, se soube afirmar nos mais variados domínios.
António José Pereira da Costa, Tiago Henriques, António Cota Fevereiro, Maria da Conceição Santos, Cristina Carvalho, Marco Oliveira Borges, Helena Condeço de Castro, Carlos Calado, Isabel Ferrão, João Miguel Henriques e José d’Encarnação, Ana Cristina Brites Antunes, Francisco Matta Pereira e José de Matos-Cruz são os autores das investigações que acrescentam novos conhecimentos para a História, Memória e Património do concelho de Cascais – que, recentemente, celebrou 650 anos de autonomia.

Sem comentários:

Enviar um comentário