José
de Matos-Cruz | 08 Maio 2017 | Edição Kafre | Ano XIV – Semanal –
Fundado em 2004
PRONTUÁRiO
FÓRMULAS
No
último quartel do Século XX, o cinema sob chancela de Hollywood
assumiu profundas mutações, marcadas pela evolução e a
sobrevivência. Além de um olhar já harmonizado pelo espectáculo
virtual, entre o grande e o pequeno ecrãs, tal sucessão mediática
processou-se numa expressão híbrida quanto a temas ou géneros,
tendo em vista um agrado espontâneo por toda a gente. Em paralelo,
diluiu-se o carácter das personagens e a carisma dos intérpretes.
Graças à comédia - com fascínio, conflitos e o inevitável
epílogo moral ou reconciliatório - a indústria artística
mantém a tradição, o espectáculo continua e o público sabe o que
o espera. Na constante exploração de implicações recentes, dos
fenómenos de moda, Hollywood recorre, inevitavelmente, aos processos
de reciclagem temática, ou formal. Considerando, também, as
fórmulas em que triunfou, tradicionalmente; e os actuais factores de
ressurreição - investindo nas virtualidades da ficção, na
simpatia dos intérpretes, nas potencialidades de vanguarda… Uma
das vertentes mais sugestivas da comédia, como género primordial do
cinema americano, o humor entrou em declínio pelo início dos
anos ’80. Motivos principais: o desaparecimento de artistas que
fizeram história (logo um genial Jerry Lewis); e o desvio para
outros estilos (como o inconfundível Woody Allen), ou modelos (assim
o extravagante Dan Aykroyd).
CALENDÁRiO
07MAR-22ABR2016 - Em Lisboa, Espaço Chiado 8 - Arte Contemporânea expõe Mauro Cerqueira e Musa Paradisíaca [Miguel Ferrão e Eduardo Guerra] Na Colecção António Cachola, sendo curador Delfim Sardo. IMAG.349
1944-09MAR2016
- Juvenal de Holanda Vasconcelos, aliás Naná Vasconcelos:
Percussionista brasileiro, por oito vezes considerado «o melhor do
mundo» (DownBeat) - «A minha maneira de pensar a música vai
continuar viva depois de mim».
11MAR-13JUN2016
- No Centro de Arte Moderna/CAM, em Lisboa, Fundação Calouste
Gulbenkian expõe Echolalia - quatro instalações de Ana
Torfs (Bélgica), sendo curadora Caroline Dumalin.
12MAR-02ABR2016
- Em Lisboa, Livraria Sá da Costa apresenta Contraluz -
exposição de pintura de Pedro Homem de Mello.
17MAR-13MAI2016
- No Estoril, Espaço Memória dos Exílios apresenta Israel
Sketchbook de Ricardo Cabral; exposição de trinta quadros com
desenhos sobre a obra lançada em 2009 por Edições Asa, em
organização da Câmara Municipal de Cascais, com a Fundação D.
Luís I e a Embaixada de Israel em Portugal.
IMAG.185-340-378-393-424-430-539-589
02ABR-02OUT2016
- Em Vila Franca de Xira, Museu do Neo-Realismo expõe Os Ciclos
do Arroz, sendo curador João Madeira; sobre as mulheres e o
trabalho em terras alagadas, numa experiência colectiva, realizada
em 1953, entre escritores e artistas plásticos, com a participação
de Alves Redol, Júlio Pomar, Cipriano Dourado, Lima de Freitas,
António Alfredo e Rogério Ribeiro.
INVENTÁRiO
Um
alienígena é enviado à Terra para determinar um meio de vencer a
crise de energia que afecta o seu planeta, pondo em risco a
sobrevivência dos habitantes. Isolado, anónimo, procura garantir
influências, graças ao superior conhecimento tecnológico, através
de patentes que revolucionarão o sistema de produção americano e
as estratégias económicas internacionais. A fama e o poder
tornam-no, porém, cativo duma existência fantomática e
incorruptível, enfrentando ainda a reacção de corporações rivais
e da política dominante… Adaptação de um romance por Walter
Trevis, O Homem Que Veio do Espaço/The
Man Who Fell to Earth (1976) de Nicolas Roeg é
um clássico do cinema de ficção científica, com perturbadoras
implicações alegóricas e visionárias sobre a realidade mundial
nos anos ’70 do Século XX, e uma projecção futurista quanto aos
desígnios da aventura humana. A narração sincopada, o espectáculo
crepuscular, convergem numa dimensão estética e simbólica assumida
pelo protagonista David Bowie (1947-2016) - ícone sofisticado
e virtual, entre o mito da eterna juventude e a nostalgia da essência
original. IMAG.194-223-232-292-333-338-488-600-609
MEMÓRiA
12MAI1907-2003
- Katharine Houghton Hepburn, aliás Katharine Hepburn: Actriz
americana - «A ambição média das estrelas de Hollywood é ser
admirada por um americano, cortejada por um italiano, casada com um
inglês e ter um namorado francês». IMAG.27-160-274-290-318-424
15MAI1567-1643
- Claudio Giovanni Antonio Monteverdi, aliás Claudio Monteverdi:
Compositor italiano, maestro e cantor - «Os maiores compositores
sempre tenderam a aparecer no final de um período artístico, quando
as técnicas se estabilizam e a estética musical que as rodeia se
torna mais ou menos estável. Talvez o mais extraordinário, quanto a
Monteverdi, seja ele ter-se revelado um mestre tão completo quando
ainda se forjava um novo estilo musical - um estilo que
representaria, em grande medida, uma completa rotura com o passado…
Há pouquíssimos compositores que, como ele, prenunciaram tanto do
que estava por vir, e ainda viveram o suficiente para realizar as
suas próprias profecias» (Raymond Leppard). IMAG.134-211-265-279-444
TRAJECTÓRiA
Compositor
italiano do final do Renascimento. Nasceu em 1567, em Cremona, no
Ducado de Milão, e morreu em 1643, em Veneza. Foi o grande
impulsionador da ópera, para além de introduzir um novo espírito
na música religiosa. Começou a estudar música com o diretor
musical da Catedral de Cremona, Marcantonio Ingegneri, revelando-se
um excelente aluno. Pouco depois, o livreiro mais famoso de Veneza
publicou os seus dois primeiros livros de madrigais. Em 1590, ficou
ao serviço do duque de Mântua, Gonzaga, tendo ocupado esse cargo
durante vinte anos.
Monteverdi
mostrou como a filosofia da sua música poderia ser utilizada na
composição de pequenas áreas, de duetos e de ensembles, e
de como seria possível uni-la com a expressividade recitativa, menos
em voga no início do século XIX. Os seus trabalhos mais importantes
incluem as óperas La Favola d'Orfeo (1607), Il Ritorno di
Ulisse in Patria (1641) e L'Incoronazione di Poppea
(1642); e as composições dramáticas Il Ballo delle Ingrate
(1608), Tirsi e Clori (1616) e La Vittoria d'Amore
(1641).
GALERiA
Contraluz
– Pedro Homem de Mello
Se
a principal – senão única – fonte de inspiração do artista
tem sido a natureza, a imensa, belíssima e multifacetada riqueza das
plantas e das flores, não é menos verdade que na sua pintura o
modelo é retratado em suspensão, hierático, como se o movimento, o
tempo, se tivessem evadido do espaço pictórico, sugerindo-nos, por
vezes, um jardim plantado num planeta desprovido de atmosfera. Essa
mesma característica manifestava-se já nas obras mais antigas,
quando as paisagens eram emolduradas em ambientes de sabor
surrealizante – a exuberância e riqueza cromática das pinturas
era enquadrada numa grelha geométrica rigorosa, que funcionava como
seu alter-ego. A dualidade entre o rigor geométrico conceptual e a
espontaneidade do mundo natural são ainda visíveis nas pinturas
actuais, apesar da rarefacção de elementos a que estas obras foram
sujeitas. Em algumas das obras mais recentes – nomeadamente a série
Ikebana Lusitana – Pedro Homem de Mello recupera o
cromatismo e o lirismo suave da arte popular portuguesa, sobretudo de
algumas zonas do Norte de Portugal, imprimindo-lhe uma rigorosa
abstracção e síntese geométrica.
José
Sousa Machado
BREVIÁRiO
Universal edita em CD, sob chancela Decca, Alexander Scriabin [1872-1915]: The Complete Works. IMAG.534
Dom Quixote edita Bichos de Miguel Torga (1907-1995).
IMAG.21-142-165-168-217-261-288-307-342-352-499-538
Delphian
edita em CD, Olivier Messiaen
[1908-1992]: La Fauvette Passerinette -
A Messiaen Premiere With Birds, Landscapes and Homages
pelo pianista Peter Hill. IMAG.213-228-235-282-304-367-421-451
Relógio
D’Água edita A Conquista da Felicidade de Bertrand Russell
(1872-1970); tradução de José António Machado. IMAG.261-371-573
Relógio
D’Água edita Carta a Um Refém de Antoine de Saint-Exupéry
(1900-1944); tradução de Júlia Ferreira e José Cláudio.
IMAG.88-243-280-351-405-476
EXTRAORDINÁRiO
OS
ALTERNATIVOS – Folhetim Aperiódico
QUANDO
ME ENTERNEÇO EM VÃO, DESAPAREÇO - 5
Ora,
a Chiba porfiava sempre à coca.
Enciumada,
foi esticando a vista, até ficar de olhos em bico, pois que lhe
estavam a molhar a doca. Podia lá ser!
Cata-lhe
a caspa, antes qu’escape…
Por
fim, a Chiba foi-se à borrasca - picou-o todo, deixando Petisco a
parecer uma varicela póstuma.
– Continua
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