sábado, setembro 26, 2015

IMAGINÁRIO #576



José de Matos-Cruz | 24 Agosto 2016 | Edição Kafre | Ano XII – Semanal – Fundado em 2004


PRONTUÁRiO
 
PRODÍGIOS
Em 1977, estreava o segundo grande filme de antecipação e fantástico dos tempos actuais, após 2001 - Odisseia No Espaço / 2001: A Space Odyssey (1968) de Stanley Kubrick. Sagrando Encontros Imediatos do Terceiro Grau / Close Encounters of the Third Kind, um espectáculo inexcedível de emoções e deslumbramento - onde pela primeira vez se foca, de uma forma coerente e fascinante, o convívio entre humanos e seres de outros mundos. Uma inolvidável aventura, com Edição Especial (1980), concebida por Steven Spielberg - segundo o que poderia constituir uma nova era para a civilização a que pertencemos, sem descurar o cunho realista de que, verosimilmente, deveria revestir-se.
A fórmula ideal resultou, mantendo a intensidade de mistério e maravilhoso, quanto aos alienígenas, embora dotando os seus anfitriões de capacidade e conhecimento tecnológico, suficientes para um contacto. Sendo protagonistas Richard Dreyfuss, Melinda Dillon, François Truffaut e Tery Garr, o grande trunfo e triunfo resulta na excepcional virtualidade dos efeitos especiais de Douglas Trumbull (o mesmo de 2001), a que a música de John Williams suscita uma extensão prodigiosa.
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CALENDÁRiO

¨20JUN-20SET2015 - Em Lisboa, Fundação EDP expõe no Museu da Electricidade, em parceria com Centro Nacional de Cultura, 1915, O Ano de Orpheu, sendo comissário Steffen Dix. IMAG.64-498-513-561

¸1941-22JUN2015 - Laura Antonaz, aliás Laura Antonelli: Actriz de cinema, natural da Croácia e naturalizada italiana, intérprete de Malícia (1973 - Salvatore Samperi) - «Era a mulher que, através da sua sedução natural, se revelava capaz de abalar o equilíbrio do tradicional espaço familiar, de alguma maneira iniciando os mais jovens nos enigmas do sexo e do prazer» (João Lopes). IMAG.241

¯1953-22JUN2015 - James Roy Horner, aliás James Horner: Compositor americano, especializado em música para cinema, colaborador de Steven Spielberg, Oliver Stone, e de James Cameron - em Titanic (1997 - Oscars pela banda sonora e pela canção original) ou Avatar (2009) - «Cada filme é diferente, e permite-me uma liberdade criativa apropriada ao tema em concreto».

¸25JUN2015 - Cine-Clube de Avanca co-produziu, e estreia Timor Loro Sae (2004) de Vítor Lopes.

¸09JUL2015 - O Som e a Fúria produziu, e estreia Volta à Terra de João Pedro Plácido.

¸09JUL2015 - Zêzere/Rui Mendes produziu, e estreia O Primeiro Verão de Adriano Mendes; com Anabela Caetano e Adriano Mendes.

VISTORiA

La Cogida y la Muerte

¨Un ataúd con ruedas es su cama
a las cinco de la tarde.
Huesos y flautas sueñan en su oído
a las cinco de la tarde.
El toro ya mugía por su frente
a las cinco de la tarde.
El cuarto se irisaba de agonía
a las cinco de la tarde.
A lo lejos ya viene la gangrena
a las cinco de la tarde.
Trompa de lirio por las verdes ingles
a las cinco de la tarde.
Las heridas quemaban como soles
a las cinco de la tarde,
y el gentío rompía las ventanas
a las cinco de la tarde.
A las cinco de la tarde.
¡Ay qué terribles cinco de la tarde!
¡Eran las cinco en todos los relojes!
¡Eran las cinco en sombras de la tarde!
Federico Garcia Lorca
- Llanto por Ignacio Sánchez Mejías (excerto)
VISTORiA

¨Não sou já mancebo. Crieime em cortes; andei por esse mundo; atentava para as cousas; guardava as na memoria. Vi, li, ouvi. Estes serão os textos, estes os livros, que citarei a V. M. neste papel; donde juntas algũas historias, que me forё lembrando, póde mui bem ser não sejaõ agora menos uteis, que essa maquina de Gregos, e Romanos, de que os que chamamos doutos, para cada cousa nos fazem prato, que às vezes nos enfastìa.
Ora, assentamos, que qualquer mudança causa estranhesa. Mudar de hũas casas a outras he em algũa maneira esquivo. Seguese logo que não se mudará a vida sem algum receio.
Porque se perca, imagine V. M. que para este estado naceo, e o criáraõ seus pais. Este foi o que V. M. sabia o estava esperando. Este lhe he proprio, o outro alheo.
Ninguё se queixa de haver chegado ao fim de seu caminho.
Considere que aqui não padece algũa força sua liberdade: antes, assì como aquelle que sobe açodado por hũa escada ingreme, quãtos mais são os degraos, mais deseja de achar hum mainel em que descanse; assí tambem, subindo o homё pella escada da vida, quantos mais são os annos, quanto mais soltamente os vai vivendo, tanto lhe he mais necessario o repouso de hum honrado casamento; que jà por essa razão lhe chamamos Estado, por ser não sò fim, mas tambem descanso.
Tem V. M. subido, senão muitos degraos, digo, senão tem vivido muitos annos, vivido tem aquelles que bastem; e ainda mal porque a tal curso, que bem pode jà dar o descanso a que chega, por chegado ao melhor tempo.
Paga o filho a seu pae em se casar, aquelle beneficio que recebeo delle.
Pois se seu pai não casára, o filho não fora. Vão assi os homёs cõtribuindo hũs aos outros; e todos à memoria dos que lhe derão ser, a que, despois de Deos, somos mais obrigados que a tudo o mais.
Espantãose os moços cõ o que ouvem dizer do casamento de ordinario aos mal casados, porque, senhor, ha V. M. de saber, que muito mais certo he que o mantimento bom se converta no mao humor que em nòs acha, do que converter o mao humor nessa sua boa virtude.
Parecelhes aos moços intoleravel a carga do Matrimonio. He, senhor, pesadissima para os que a não sabё levar; para os que sabem, he ligeira. Hũa arroba de ferro ao hombro carrega hum homem, que com o facil artificio de duas rodas póde levar hum quintal. Não excede o peso do casamento nossas forças, faltalhe as mais das vezes nossa prudencia para que o sustente: e de aí vem que nos pareça grande.
D. Francisco Manuel de Mello
- Carta de Guia de Casados (1651 - excerto)
MEMÓRiA

¨ 1898-19AGO1936 - Federico Garcia Lorca: Poeta e dramaturgo espanhol - «Se não me inquietou nascer, também não terei medo de morrer!». IMAG.38-108-173-404-526

¨ 1608-24AGO1666 - D. Francisco Manuel de Mello: Escritor português, ligado ao Barroco - «Ame-se o que é para amar; / veja-se o que é para ver; / ver só para venerar, / venerar para entender, / entender para louvar.» (O Canto de Babilónia - excerto). IMAG.83

¢1490-27AGO1576 - Tiziano Vecellio, aliás Ticiano: Pintor veneziano, ligado ao Renascimento - «Os últimos quadros são elaborados com largas e ousadas pinceladas e manchas, de modo que, de perto, não se pode ver nada, enquanto a certa distância parecem perfeitos» (Giorgio Vassari - 1566). IMAG.154

¨ 28AGO1916-2013 - John Holbrook Vance, aliás Jack Vance: Escritor americano, cujas obras «demonstram a sua capacidade para conceber estranhos mundos futuros e sociedades insólitas e exóticas» (Encyclopedia of Science Fiction). IMAG.468

¨ 1911-30AGO2006 - Naguib Mahfouz: Escritor egípcio, Prémio Nobel da Literatura em 1988 - «Reconhecemos as pessoas inteligentes, pelas suas respostas. Aos sábios, damos por eles, graças às suas perguntas».

¢1898-31AGO1986 - Henry Spencer Moore, aliás Henry Moore: Escultor e ilustrador britânico - «Em certa medida, toda a arte é uma abstracção… A verdadeira base da vida está nas relações humanas».

PARLATÓRiO

¢Quando me foi oferecido um local próximo à Câmara dos Lordes… Gostei do lugar, tanto que não me preocupei em procurar um local alternativo em Hyde Park. Esculturas solitárias podem ficar perdidas num grande parque. Mas, a Câmara dos Lordes é um sítio bem diferente. Fica ao lado de um local onde as pessoas sempre passam caminhando, embora tenha poucos lugares onde possam sentar-se e contemplar calmamente.
Henry Moore
- Sobre Knife Edge Two Piece (1962),
para o Green College (Londres)

BREVIÁRiO

¨Assírio & Alvim edita A Estrada do Esquecimento e Outros Contos de Fernando Pessoa (1888-1935); organização de Ana Maria Freitas.
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¨Imprensa Nacional re-edita A Colonização de Angola e o Seu Fracasso de Orlando Ribeiro (1911-1927); prefácio de Suzanne Daveau. IMAG.45-343-398-420

¯Distrirecords edita em CD, sob chancela Piano Classics, Claude Debussy [1862-1918]: Préludes - Book I & II por Hiroko Sasaki. IMAG.252-291-301-349-375-383-438-535-540
 

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