José
de Matos-Cruz | 24 Julho 2016 | Edição Kafre | Ano XII – Semanal – Fundado em
2004
PRONTUÁRiO
SENSAÇÕES
Temerária, inteligente, desinibida, irrequieta, sensual,
implacável, Lara Croft simboliza um
fenómeno emblemático - personificada por Angelina Jolie, a partir do filme
realizado por Simon West, em 2001. Porém, o seu sucesso é mais antigo e
peculiar - como protagonista de Tomb
Raider (1996), um vídeo-jogo Eidos delineado por Core, cujo culto se estimou
em mais de vinte e um milhões de unidades, em todo o mundo. O mesmo por onde
Lara - uma arqueóloga britânica e multimilionária - viaja sem cessar, de
espírito livre e sem prestar contas a ninguém, em busca de acção e aventura.
Paisagens exóticas, locais com história. Prestigiada fotógrafa, erudita e
poliglota, Lara é fanática por túmulos ancestrais. Aliás, a aparência
cosmopolita, o fascínio da erudição, ocultam os seus fantasmas íntimos, o
fascínio da violência expiatória. Em criança, Lara sobreviveu à queda do avião
que vitimou os seus aristocráticos progenitores. O encontro com a morte deixou-a
para sempre insatisfeita, quanto a uma existência tranquila. Lara só se sente
viver, desafiando o perigo. E quando enfrenta adversários perversos, que
constituem uma ameaça à sociedade, ela não hesita em ministrar justiça rápida,
empunhando a sua arma de 9 mm… A interactividade de Lara Croft /Tomb Raider expandiu-se em quadradinhos sob chancela
Image, cabendo à Paramount investir no filão cinematográfico. IMAG.6-46-170
CALENDÁRiO
µ30MAI2015 - Em Lisboa, Carpe Diem Arte e Pesquisa apresenta Instantânea: Fotógrafos Latino-Americanos da
Colecção Carpe Diem - exposição colectiva integrada na manifestação anual
PHotoEspaña.
¸08JUN2015 - Cinemateca Portuguesa - Museu do Cinema expõe, com
Câmara Municipal de Vila Franca de Xira / Museu do Neo-Realismo, Rever Manuel Guimarães (1915-1975),
sendo curadora Leonor Areal. IMAG.47-74-86-131-137-150-223-334-347-500-521-527-548
¢09JUN-25JUL2015 - Em Lisboa, Perve Galeria expõe Whispers de João Ribeiro. IMAG.343-537
¢10JUN-25JUL2015 - Em Lisboa, Casa da Liberdade expõe L’Aprés Midi d’Un Faune de Hirondino
Pedro e Manuel João Vieira. IMAG.363-537
¸11JUN2015 - Midas Filmes estreia Manhã de Santo António (2012) de João Pedro Rodrigues. IMAG.68-165-272-456-487
INVENTÁRiO
¯Três meses após Chopin, nascia em Zwickau (Saxónia) Robert
Schumann. Os dois conhecer-se-iam, manteriam relações amistosas e haveriam de
um ao outro dedicar obras (todas para piano solo): a Balada n.º 2, op. 38 por parte de Chopin, a Kreisleriana, op. 16 por parte de Schumann - o qual também deixou um
retrato musical do polaco no n.º 12 do seu Carnaval,
op. 9.
Se Chopin
haveria de simbolizar o romantismo musical em Paris (pelo menos na sua faceta
mais intimista), então Schumann foi a figura dominante desse mesmo movimento no
espaço alemão. Se bem que com menor projecção pública que Mendelssohn (que,
além de compositor, era um maestro profissional e personalidade extremamente
popular e cativante), Schumann acabaria por epitomizar o romantismo de uma
forma abrangente. Porque nele a vida toda e a obra inteira se constituíram
ilustração concreta dos ideais românticos.
À muita e
quase sempre genial música para piano solo (45 opere), juntou Schumann música de câmara, Lied, música sinfónica, coral-sinfónica, ópera, concertante e
géneros híbridos (sempre rompeu géneros, formas, combinações, etc.). Numa
imaginação inesgotável, só a sua mente se esgotou…
Bernardo Mariano (excertos)
08JUN2010 - Diário de Notícias
VISTORiA
¨É brincar
com palavras
como se brinca
com bola, papagaio, pião.
Só que
bola, papagaio, pião
de tanto brincar
se gastam.
como se brinca
com bola, papagaio, pião.
Só que
bola, papagaio, pião
de tanto brincar
se gastam.
As palavras não:
quanto mais se brinca
com elas
mais novas ficam.
quanto mais se brinca
com elas
mais novas ficam.
Como a água do rio
que é água sempre nova.
que é água sempre nova.
Como cada dia
que é sempre um novo dia.
que é sempre um novo dia.
Vamos brincar de poesia?
José Paulo Paes
MEMÓRiA
¨ 22JUL1926-1998 - José Paulo Paes: Poeta e ensaísta brasileiro -
«conciso? / com siso //prolixo? / pro lixo» (poética).
¨ 24JUL1886-1965 - Junichiro Tanizaki:
Escritor nipónico - «A verdade é que não sentimos, face ao papel do Ocidente,
outra impressão que não a de estarmos perante uma matéria estritamente
utilitária, enquanto que nos basta ver a textura de um papel da China ou do
Japão, para sentir uma espécie de tepidez que nos satisfaz o coração» (Elogio da Sombra). IMAG.92-524
¸ 1903-25JUL1986 - Lester Anthony Minelli, aliás Vincent Minnelli:
Cineasta e encenador americano - «Os filmes americanos são muito populares em
todo o mundo, e as vedetas americanas de cinema também o são… Mas, não me
perguntem porquê». IMAG.408
¨ 26JUL1856-1950 - George Bernard Shaw: Dramaturgo e ensaísta
irlandês - «Quando um homem quer matar um tigre, chama a isso desporto; quando
é o tigre que quer matá-lo, chama a isso ferocidade. A distinção entre crime e
justiça não é muito grande». IMAG.297-301
¯1810-29JUL1856 - Robert Alexander Schumann: Compositor e
pianista alemão - «Sem entusiasmo, nada de correcto pode ser alcançado na arte». IMAG.105-194-203-233-268-278-301-341-344-365-375-418-458-509
¯1811-31JUL1886 - Franz Liszt: Compositor e
pianista húngaro - «A música é o coração da vida. Por ela, fala o amor; sem
ela, não há mesmo possível; com ela, tudo é harmonioso». IMAG.92-175-319-337-384-392-394-395-396-410-446-497-498
ANTIQUÁRiO
05JUL1946 -
Em Paris, na piscina Molitor, decorre o primeiro desfile do bikini, novo fato de banho feminino de
duas peças, concebido pelo designer
Louis Réard
e envergado pela showgirl Micheline Bernardini. IMAG.6-565
BREVIÁRiO
¨Guerra & Paz edita José-Augusto
França: Com o O’Neill Falava de Janela Para Janela de José Jorge Letria. IMAG.45-54-69-120-198-235-352-398-490
¨Antígona edita A Ilha de Aldous Huxley (1894-1963); tradução de Virgínia MottaIMAG.71-165-332-444-475-510-521
¨Relógio D’Água edita Os
Sonâmbulos - Como a Europa Entrou Em Guerra Em 1914 de Christopher Clark;
tradução de Miguel Serras Pereira.
¨Antígona edita Cavalo
Pálido, Pálido Cavaleiro de Katherine Anne Porter (1890-1980); tradução de
Paulo Faria.
SUMÁRiO
¸Manuel Fernandes Pinheiro Guimarães nasceu em
Vale Maior / Albergaria-a-Velha, em 19 de Agosto de 1915. Cursou Belas-Artes,
no Porto (1931) e em
Lisboa. Fez pintura (1933), ilustração para jornais e
decoração teatral, trabalhando (1936-1943) - também com assinatura MaGui - como
cartazista / publicista em cinemas do Porto. A partir de 1942, foi assistente
de Manoel de Oliveira, António Lopes Ribeiro, Jorge Brum do Canto, João
Moreira, Arthur Duarte e Armando de Miranda. Em 1949, lançou-se com O Desterrado (Soares dos Reis). Ainda
documentarista (com destaque para temas de arte em 1966-1973), foi responsável
pelas Produções Manuel Guimarães, esteve ligado ao neo-realismo e dirigiu as
longas metragens: Saltimbancos
(1951), Nazaré (1952), Vidas Sem Rumo (1956), A Costureirinha da Sé (1958), O Crime de Aldeia Velha (1964), O Trigo e o Joio (1965), Lotação Esgotada (1972), Cântico Final (1975). Em 1965,
frequentou um estágio em Roma, bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian.
Faleceu em Lisboa, em 29 de Janeiro de 1975.
Sem comentários:
Enviar um comentário