José de Matos-Cruz | 1 Maio 2015 | Edição Kafre | Ano
XII – Semanal – Fundado em 2004
PRONTUÁRiO
SUBVIVÊNCIAS
Segundo
as convenções romanescas da arte norte-americana, o imaginário criminal é a
preto-e-branco. Por um lado simbolicamente, quanto aos contrastes radicais
entre o bem e o mal; e também por motivos cinéfilos, na tradição no filme de
gânguesteres configurada em Humphrey Bogart. Entre tais nexos éticos e
estéticos, Jacques Tardi veio propor
um estilo híbrido, através de Griffu - um cinzento neutro, tal
como se perverteu o conflito eterno das luzes contra as trevas; uma sombria
gama gráfica, em que se dissimula a fauna urbana de vigaristas, escroques,
chantagistas… Afinal, só a violência é vermelha como a cor do sangue, cujo
sabor seco e salgado também escapa à banda desenhada.
Nascido vítima em 1977 e,
entretanto, alvo de muitas mortes como cobrador de dívidas, este anti-herói
logra sobreviver entre a miséria humana, a marginalidade social, enfrentando
cada ameaça como um patético fio de intriga, em que acaba por se enforcar. O
dito é simbólico, menos grotesco que uma bala real de calibre 22! Mas tanto
faz, num mundo que - para o argumentista Jean-Patrick Manchette - «entre 1920 e os dias de hoje, é totalmente dominado por
sacanas». Ou, como remata Tardi, eis «uma história de gente corrupta e vilões
da pior espécie». IMAG.312-336-347
CALENDÁRiO
¸08MAI2014 - Pandora Filmes estreia As Ondas de Abril/Les Grandes Ondes de Lionel Baier; com Francisco Belard e Valérie Donzelli.
¯1939-08MAI2014 - Jair Rodrigues de Oliveira, aliás Jair Rodrigues:
Cantor brasileiro, intérprete de Deixa
Isso Pra Lá - «Vai deixar, além da grande história, o seu sorriso
contagiante!» (Tico Santa Cruz).
VISTORiA
¨Faz baixar, radiante deus – há campos sedentos
Do
frescor do orvalho, homens tombam combalidos,
Lassos
deslocam-se os corcéis –
Vem,
faz baixar à terra o teu carro.
Vê
quem, das ondas cristalinas do mar,
Meiga,
a sorrir te acena! O imo diz-te quem é?
Mais
céleres voam os corcéis,
Vê,
Tétis, a divina, acena-te.
Rápido,
o condutor logo do carro desce,
Nos
braços dela cai, Cupido assume a rédea,
Inertes
mantêm-se os corcéis,
Da
torrente embebe-se a frescura.
Elevada
pelos céus, em seu silencioso passo,
Baixa,
olorosa, a noite; a ela segue-se o lasso
Amor.
Ah, sim, descansai e amai!
Febo,
o amante, a repousar está.
Friedrich Schiller
¨Se me recordas, entristeço e faço
por
que o teu vulto sensual me esqueça
e
o teu olhar, a tua boca, e essa
graça
de graça que tu pões no passo.
Sonho-fumo
esgarçando-se no espaço –
nas
mãos em concha amparo-te a cabeça,
e
sem que a minha boca desfaleça
beijo-te
a boca e cinge-te o meu braço.
Já,
no jardim deserto da tristeza,
vens
aos meus olhos como a luz acesa
que
uma penumbra dolorida apaga…
Vai-se
extinguindo o meu desejo… Olha:
tu
foste a rosa que ao abrir se esfolha,
nuvem
perdida que no céu divaga…
Branquinho da Fonseca
-
Poemas (1926)
ITINERÁRiO
VIEIRA PORTUENSE
¢ Francisco Vieira nasceu no Porto em 1765. Aos 17 anos matricula-se como
aluno extraordinário na Aula Régia de Desenho e Figura, em Lisboa. Dois anos
mais tarde está em Roma onde obtém um 1.º prémio de Desenho. Aí frequenta o
atelier de Domenico Corvi. Aos 29 anos dá aulas de Pintura na Academia de Belas
Artes de Parma. Viaja muito, frequenta cortes europeias e, em 1799, executa grandes
pinturas religiosas para a Ordem Terceira de S. Francisco do Porto. Com 37 anos
o pintor pronuncia o discurso inaugural da Academia de Desenho e Pintura e é
nomeado pintor da Real Câmara, para executar com Domingos Sequeira pinturas do
Palácio da Ajuda. Morre em 1805, no Funchal, com 39 anos.
FEV2009
- Diário de Notícias
MEMÓRiA
¨04MAI1905-1974 - António José Branquinho da Fonseca: Ficcionista,
poeta e dramaturgo português, filho de Tomás da Fonseca - «Quer como poeta,
quer como dramaturgo, ficaram-se devendo a Branquinho da Fonseca algumas das
mais positivas realizações do nosso vanguardismo pós-modernista. Nos três
primeiros anos da Presença, foram precisamente os seus versos - a par dos de
Edmundo de Bettencourt e dos do António de Navarro desse período - os que
melhor documentaram a inquieta continuidade do espírito do Orpheu» (David
Mourão-Ferreira). IMAG.131-407-465
®05MAI1925-2010 - Jaime Salazar Sampaio: Poeta e dramaturgo português
- O seu teatro era «um acto de resistência contra a censura, o que explica em
parte a ambiguidade e o hermetismo dos seus textos de antes da revolução»
(Maria João Brilhante). IMAG. 235-298-299-307-427
¸06MAI1895-1926 - Rodolfo Alfonso Raffaello Pierre Filibert Guglielmi
di Valentina D'Antonguolla, aliás Rodolfo Valentino: Actor italiano radicado
nos EUA - «Generalizar sobre as mulheres, é perigoso. Especificar sobre elas, é
infinitamente pior».
¸06MAI1915-10OUT1985 - Orson Welles: Cineasta americano, actor e encenador
- «Em relação aos meus filmes, creio que não se baseiam tanto numa busca como
numa pesquisa… Se estivermos à procura de algo, o labirinto é o local mais
adequado para a investigação». IMAG.33-44-120-186-188-231-238-243-266-272-326-332-333-373-397-424-468
¨07MAI1925-2008 - Luiz Pacheco: Escritor português - «De entrevista em
entrevista é a mesma chapa, vêm com perguntas de chapa. É como a outra: “O que
é que você pensa da juventude de hoje?” Eu não penso nada, eu nem conheço os
meus filhos…» (a Guilherme Pereira). IMAG.68-180-198-312-411
¢13MAI1765-02MAI1805 -
Francisco Vieira de Matos, o Vieira Portuense: Pintor de elementos históricos e
paisagísticos, lente de desenho na Academia de Desenho e Pintura do Porto.
IMAG.34
¨1759-09MAI1805 - Friedrich Schiller: Poeta e filósofo alemão - «O que
rejeitares do momento, / Eternidade nenhuma o restituirá!». IMAG.71-252
PARLATÓRiO
¨As palavras ditas sem reflexão, inspiradas pela cólera, não lançam
raízes em parte alguma; porém, quando sugeridas pelo ciúme, alastram quais
plantas parasitas, crescem e deitam ramagem sobre a árvore que é o coração,
ensombrando-o.
®O tema do deslumbramento da personalidade encontra-se em inúmeras das
minhas peças.
[A
influência do teatro do absurdo] é inegável. Não ao nível da componente
metafísica, mas das técnicas do diálogo e das situações. Ponho em cena,
normalmente, homens isolados que, remotamente, se quereriam integrar mas não
sabem como.
Jaime Salazar Sampaio
ANTIQUÁRiO
05MAI1835 - É criado o Conservatório de Música, instalado na Casa Pia de Lisboa. Em 1836, foi instituído o
Conservatório Geral de Arte Dramática - que, com a incorporação do
Conservatório de Música, foi seccionado em Escola de Música e Escola de Teatro
e Declamação (que incluía a Dança), a cargo dos seus mentores iniciais, João
Domingos Bomtempo e Almeida Garrett, e instalado no Convento dos Caetanos.
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BREVÁRiO
¯Tradisom edita em CD, José Viannada Motta [1868-1948] - Canções, Lieder, Romanzas pela soprano Ana Maria
Pinto e pelo tenor João Rodrigues, com o pianista Nuno Vieira de Almeida.
IMAG.158-175-182-187
EXTRAORDINÁRiO
OS ALTERNATIVOS
- Folhetim Aperiódico
ATRAPALHADO NA CARCAÇA
O ESCARAVELHO FAZ-SE MORTO - 7
Moedinhas
a tilintar, atiradas para o avental garrido de Graciosa, eram o seu melhor
despertador. E o próprio Damião tinha um gesto reflexo de estender a manápula,
caso pressentisse aproximar-se alguma alma caridosa. Nem um tostão caía em saco
roto.
Ao
pôr da tarde, lá se arrastava aquele par ímpar, de preferência até à Mercearia
Flor Silvestre - dobrada a Esquina dos
Gatos, no coração de Alfama. O Senhor Florêncio da Silveira tinha toda a
paciência para lhes trocar os caóticos montes de metal por umas quantas tiras
de papel, saindo ambos a ensalivar os dedos já excitados para contar as notas.
Com estas, faziam uns rolinhos que, depois, guardavam ciosamente, envoltos em
pratas de cigarros.
–
Continua
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