segunda-feira, agosto 17, 2020

FUNDA|MENTAL 55

José de Matos-Cruz | 08 Outubro 2020 | Edição Kafre | Ano II – Semanário – Desde 2019

FENDA|MENTAL

JUSTA|POSIÇÃO

08OUT1920-11FEV1986 - Franklin Patrick Herbert Jr, aliás Frank Herbert: Escritor americano de ficção científica, autor de Dune / Duna (1963-1965) - «O homem é um idiota em não dar tudo de si, sempre, no acto de criação. Alguém escreve algo num papel. Não está a destruir, está a plantar uma semente. Então, não tem que se preocupar com inspiração, ou qualquer coisa no género. É apenas uma questão de se sentar, e de pôr-se a trabalhar…»

09OUT1940-08DEZ1980 - John Winston Lennon, aliás John Lennon: Músico, compositor, guitarrista e cantor britânico, membro de The Beatles, assassinado à entrada de sua casa, no edifício Dakota, em Nova Iorque - «A mulher é o negro do mundo. A mulher é a escrava dos escravos. Se ela tenta ser livre, tu dizes que ela não te ama. Se ela pensa, tu dizes que ela quer ser homem».

10OUT1910-15OUT2005 - Ramón Gaya Pomés, aliás Ramón Gaya: Pintor e escritor espanhol, autor de Belleza, Modernidad, Realidad (1960) - «Ser criador é isso: obedecer. Ser artista, pelo contrário, é desobedecer, e daí essa quase travessura que tem quase toda a arte moderna, pois trata-se de uma arte especialmente artística, artificial.» (El Sentimiento de la Pintura - excerto, 1959).

15OUT1923-04OUT2010 - Henrique Miguel Rodrigues de Senna Fernandes, aliás Henrique de Senna Fernandes: Escritor português, natural de Macau, ficcionista e cronista, advogado e professor - «Estava um belo dia de outono para a pesca, o céu límpido, a paisagem toda alumiada de tons metálicos, como só acontece nos meses de Outubro e Novembro. O Belo Adozindo escapulira de casa cedo, evitando encontrar-se com o pai. Eram sete e meia e encaminhava-se para a Praia Grande, onde embarcaria num barco à vela com amigos, para umas horas ao largo de Macau. Ia apetrechado para a pesca, o caniço e as linhas novas, os anzóis vindos de Hong Kong, duma casa da especialidade, o cesto contendo a isca. Vestia-se todo aperaltado e nada conforme com o à vontade que tais excursões exigiam. Seria ridículo se não procedesse com naturalidade e espontaneidade, porque era incapaz de se apresentar doutra forma. O grande conquistador da praça tinha responsabilidades quanto a manter a sua fama. Nunca se sabia quem ia encontrar, embora ainda fosse cedo.» (A Trança Feiticeira - excerto, 1993).

ÁGUA|FORTE

FUNDA|MENSAL

ACTUAL|IDADE

13JUN1935-31MAI2020 - Christo Vladimirov Javacheff, aliás Christo: Artista plástico búlgaro, desenhador e escultor, radicado em Paris (1958) e casado (1962) com Jeanne-Claude Denat de Guillebon (1935-2009), estabelecidos em Nova Iorque (1964) e partilhando efémeras instalações de larga-escala por todo o mundo - «Christo remete para monumentos, espaços públicos, ambientes urbanos e rurais cobertos de tecido ou plástico. Embrulhados com a textura e a cor dos materiais. Na forma de espectáculos únicos…» (José Marmeleira).

03JUN2020 - RTP1 emite Terra Nova (2020) de Joaquim Leitão, série televisiva baseada em O Lugre de Bernardo Santareno (1920-1980); com Virgílio Castelo e Sandra Faleiro. Existe uma versão cinematográfica, realizada por Artur Ribeiro - autor, com Nuno Duarte, do argumento das duas vertentes audiovisuais, em produção de Cinemate. F|M.12

07JUN2020 - Em Cascais, no Dia do Município, e a partir do Centro Cultural de Cascais, Salvato Telles de Menezes e José de Matos-Cruz falam sobre Cascais No Cinema, inaugurando as Conversas de Cascais - transmitidas pelo Facebook da Câmara - entre as iniciativas que assinalam a Semana do Município, em 06/14JUN, por ocasião dos 656 anos da Vila de Cascais. F|M.20

PASSA|TEMPO

Daniel Maia edita e produz com Eduardo Martins, para o colectivo de banda desenhada Tágide, o fanzine Outras Bandas #2; colaboração de António Coelho, João Pedro Afonso, José Bandeira, Maria João Claré, Mário André, Sérgio Santos e Shania Santos (e ilustração de capa). F|M.7-24-Extra

Dom Quixote edita Jorge Amado [1912-2001] - Uma Biografia de Josélia Aguiar.

Quetzal edita O Terrorista Elegante e Outras Histórias de Mia Couto e José Eduardo Agualusa.

Sem comentários:

Enviar um comentário