sábado, agosto 15, 2020

FUNDA|MENTAL 54

José de Matos-Cruz | 01 Outubro 2020 | Edição Kafre | Ano II – Semanário – Desde 2019

FENDA|MENTAL

JUSTA|POSIÇÃO

01OUT1835-12JAN1890 - Júlio César Machado: Escritor e jornalista português, autor de A Vida Em Lisboa (1861) - «O escritor humorístico, o conversador estimável e atraente, o crítico gracioso, o folhetinista mais original e mais talentoso, herdeiro e substituto brilhante de Lopes de Mendonça…» (Diário de Notícias - 13JAN1890).

01OUT1910-23MAI1934 - Bonnie Elizabeth Parker, aliás Bonnie Parker: Criminosa americana, assaltante de bancos - «Tal como as flores embelezam ao sol e ao relento, também este mundo brilha mais com gente como tu!» (ao cúmplice e companheiro Clyde Barrow).

02OUT1890-15AGO1977 - Julius Henry Marx, aliás Groucho Marx: Actor americano de cinema, teatro, rádio e televisão («Antes de começar a falar, quero que saibam que não tenho nada de importante a dizer»), formando com Chico e Harpo os Marx Brothers, intérpretes de Os Irmãos Marx No Far West / Go West (1940 - Edward Buzzell) - «Após trinta anos em Hollywood, cheguei à conclusão, lenta e relutantemente, de que sou um autêntico falhado social.» (Memórias de Um Pinga-Amor - excerto, 1963).

CONTRA|TEMPO

1410-1474 - Gomes Eanes de Zurara, aliás Gomes Eanes de Azurara: Cronista-mor do reino de Portugal, guarda-mor do Arquivo Real da Torre do Tombo - «Ó tu, celestial Padre, que com tua poderosa mão, sem movimento de tua divinal essencia, governas toda a in finda companhia da tua santa cidade, e que trazes apertados todolos eixos dos orbes superiores, distinguidos em nove esferas, movendo os tempos das idades breves e longas, como te praz! Eu te rogo que as minhas lagrimas nem sejam dano da minha consciencia, que nem por sua lei daquestes, mas a sua humanidade constrange a minha que chore c piedosamente o seu padecimento. E se as brutas animalias, com seu bestial sentir, por um natural instinto conhecem os danos de suas semelhantes, que queres que faça esta minha humanal natureza, vendo assim ante os meus olhos aquesta miseravel companha, lembrando-me de que são da geração dos filhos de Adão!» (Crónica do Descobrimento e Conquista de Guiné - excerto, 1453).

ÁGUA|FORTE

FUNDA|MENSAL

ACTUAL|IDADE

26JUN1938-23MAI2020 - Maria de Fátima de Bivar [Moreira de Brito] Velho da Costa, aliás Maria Velho da Costa: Escritora portuguesa, ficcionista e poetisa, ensaísta, dramaturga e argumentista; uma das Três Marias (com Maria Isabel Barreno e Maria Teresa Horta - que assinaram Novas Cartas Portuguesas - 1972); autora de O Lugar Comum (1963), de Maina Mendes (1969) ou de Casas Pardas (1977); distinguida com o Prémio Camões (2022) - «Elas fizeram greves de braços caídos. / Elas brigaram em casa para ir ao sindicato e à junta. / Elas gritaram à vizinha que era fascista. / Elas souberam dizer salário igual e creches e cantinas. / Elas vieram para a rua de encarnado. / Elas foram pedir para ali uma estrada de alcatrão e canos de água. / Elas gritaram muito. / Elas encheram as ruas de cravos. / Elas disseram à mãe e à sogra que isso era dantes. / Elas trouxeram alento e sopa aos quartéis e à rua. / Elas foram para as portas de armas com os filhos ao colo. / Elas ouviram falar de uma grande mudança que ia entrar pelas casas. / Elas choraram no cais agarradas aos filhos que vinham da guerra. / Elas choraram de verem o pai a guerrear com o filho. / Elas tiveram medo e foram e não foram. / Elas aprenderam a mexer nos livros de contas e nas alfaias das herdades abandonadas. / Elas dobraram em quatro um papel que levava dentro uma cruzinha laboriosa. / Elas sentaram-se a falar à roda de uma mesa a ver como podia ser sem os patrões. / Elas levantaram o braço nas grandes assembleias. / Elas costuraram bandeiras e bordaram a fio amarelo pequenas foices e martelos. / Elas disseram à mãe, segure-me aí os cachopos, senhora, que a gente vai de camioneta a Lisboa dizer-lhes como é. / Elas vieram dos arrabaldes com o fogão à cabeça ocupar uma parte de casa fechada. / Elas estenderam roupa a cantar, com as armas que temos na mão. / Elas diziam tu às pessoas com estudos e aos outros homens. / Elas iam e não sabiam para onde, mas que iam. / Elas acendem o lume. / Elas cortam o pão e aquecem o café esfriado. / São elas que acordam pela manhã as bestas, os homens e as crianças adormecidas.» (Revolução e Mulheres - in Cravo, 1976).

30MAI-15NOV2020 - No Porto, Museu de Arte Contemporânea de Serralves apresenta O Jardim da Aprendizagem da Liberdade de Yoko Ono - exposição de objectos, obras em papel, instalações, performances, gravações áudio / filmes e materiais de arquivo, sendo comissário Philippe Vergne.

PASSA|TEMPO

Dom Quixote edita Amália, Ditadura e Revolução - A História Secreta de Miguel Carvalho; sobre Amália Rodrigues (1920-1999). F|M.16-26-27-44
 

Sem comentários:

Enviar um comentário