José
de Matos-Cruz | 24 Dezembro 2018 | Edição Kafre | Ano XV – Semanal
– Fundado em 2004
PRONTUÁRiO
EXTREMOS
Martin
Scorsese sobressai numa geração de cineastas americanos cujo
talento, modelado pela formação universitária e por um entranhado
apelo dos clássicos, subverteria - sob o signo de Hollywood - as
motivações tradicionais, quanto à realidade e ao imaginário.
Trata-se de um autor cuja autenticidade motiva, além da nostalgia ou
do fascínio, singulares virtualidades para a reformulação duma
arte, em constante vertigem entre a indústria e o espectáculo.
Assim
culmina Por
Um Fio
/
Bringing Out the Dead
(1999)
- aliás, estímulo radical do olhar de um realizador que, encarando
os filmes pela fruição - sensível, inteligente, contra as
tendências convencionais de mistificação -, contrapõe sobretudo,
ao artifício crítico, o signo da transfiguração - por vezes
violenta, aleatória mas vibrátil - na qual se gera o culto...
Também argumentista com Paul Schrader, Por
Um Fio
assinala o regresso de Scorsese à Nova Iorque onde nasceu, cresceu,
se diplomou e dirigiu alguns dos seus maiores sucessos. A ligação
entre Scorsese e Por
Um Fio
foi estabelecida por Barbara DeFina, a quem o co-produtor Scott Rudin
convenceu que apenas ele poderia esmaltar, estilizando, a narrativa
flagrante e fragmentária de Joe Connelly, em romance para o qual
verteu a experiência durante nove anos, numa equipa de paramédicos
cuja missão emergente, através das ruas selváticas da Big Apple,
era assistir a toda a espécie de casos desesperados ou extremos.
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CALENDÁRiO
08SET-29OUT2017
- Em Odivelas, Centro Cultural Malaposta apresenta Mulheres
de Tinta - exposição de
pintura de Fernando Ferreira.
08SET-03DEZ2017
- Em Lisboa, Museu Nacional de Arte Contemporânea - Museu do Chiado
apresenta Decadança
- exposição de escultura e vídeo de João Leonardo.
01SET-31DEZ2017
- Em Lisboa, Museu Nacional do Azulejo apresenta Das
Sombras de Quioto à Luz de Lisboa
- exposição de azulejo de Haru Ishii (Japão).
08SET2017-01ABR2018
- Em Cascais, Casa Sommer expõe História(s)
da Vela Em Cascais: Da Primeira Regata à Prata Olímpica
(1871-1948); organização do
Arquivo Histórico Municipal.
08SET-29OUT2017
- No Centro Cultural de Cascais, Fundação D. Luís I apresenta
Convidados do Instante
- exposição de desenho / pintura Lourenço Lomelino.
VISTORiA
Ao
coração que sofre, separado
Do teu, no exílio em que a chorar me vejo,
Não basta o afeto simples e sagrado
Com que das desventuras me protejo.
Não me basta saber que sou amado,
Nem só desejo o teu amor: desejo
Ter nos braços teu corpo delicado,
Ter na boca a doçura de teu beijo.
E as justas ambições que me consomem
Não me envergonham: pois maior baixeza
Não há que a terra pelo céu trocar;
E mais eleva o coração de um homem
Ser de homem sempre e, na maior pureza,
Ficar na terra e humanamente amar.
Do teu, no exílio em que a chorar me vejo,
Não basta o afeto simples e sagrado
Com que das desventuras me protejo.
Não me basta saber que sou amado,
Nem só desejo o teu amor: desejo
Ter nos braços teu corpo delicado,
Ter na boca a doçura de teu beijo.
E as justas ambições que me consomem
Não me envergonham: pois maior baixeza
Não há que a terra pelo céu trocar;
E mais eleva o coração de um homem
Ser de homem sempre e, na maior pureza,
Ficar na terra e humanamente amar.
Olavo
Bilac
VISTORiA
Um
dia, em 1475, o Mar do Norte bruscamente retirou-se; o Zwyn de
repente secou, sem que fosse alguma vez possível desassoreá-lo ou
voltar a restabelecer uma circulação de água; e Bruges, de ali em
diante afastada dessa vasta mama do mar que lhe tinha alimentado os
filhos, começou a ficar anémica, e desde há quatro séculos
agoniza. Como a cidade é comovente nesta tísica com séculos que a
faz escarrar, atingida por um golpe mortal, uma a uma as suas pedras
– como pulmões – e sobretudo comovente numa manhã de Novembro
outonal, como esta, sob um céu de palidez parecida com a sua…
Georges
Rodenbach
-
Bruges-a-Morta
(1892, excerto - Tradução de Aníbal Fernandes)
MEMÓRiA
1645-24DEZ1708
- Tomás Pereira, aliás Xu Risheng: Missionário jesuíta português,
diplomata e inventor, matemático e músico, engenheiro e arquitecto,
geógrafo e astrónomo, estudioso do budismo Chen e da língua
chinesa, mandarim e professor de música ocidental do imperador
Kangxi - Os seus escritos «permitem avançar no estudo científico e
na divulgação desta figura nuclear nas relações luso-chinesas dos
finais do Século XVII e inícios do Século XVIII» (Luís Filipe
Barreto). IMAG.421-537
1927-24DEZ2008
- Samuel Phillips Huntington, aliás Samuel Huntington: Escritor e
analista americano, especialista em ciência política - «A minha
hipótese é que a fonte fundamental de conflitos neste novo mundo
não será principalmente ideológica ou económica. As grandes
divisões entre a humanidade e a fonte dominante de conflitos será
cultural. Os Estados-nações continuarão a ser os actores mais
poderosos no cenário mundial, mas os principais conflitos da
política global ocorrerão entre países e grupos de diferentes
civilizações. O choque de civilizações dominará a política
global. As falhas geológicas entre civilizações serão as frentes
de combate do futuro.» (Clash
of Civilizations - 1993).
IMAG.607
1855-25DEZ1898
- Georges Raymond Constantin Rodenbach, aliás Georges Rodenbach:
Escritor belga de língua francesa, autor de Le
Règne du Silence (1905) -
«Os sonhos são as chaves para sairmos de nós próprios».
IMAG.512-523
1914-25DEZ2008
- Edward D. Cartier, aliás Edd Cartier: Artista plástico,
assistente de Norman Rockwell, desenhador de capas para imaginários
de Robert A. Heinlein e Isaac Asimov, ou das aventuras de The
Shadow / O Sombra por Walter
B. Gibson, distinguido com o World Fantasy Lifetime Achievement Award
(1992) - «Desde os meus tempos de jovem criador, apercebi-me das
dificuldades em romper e ser reconhecido no mundo da ilustração».
IMAG.231-243-451
27DEZ1888-1965
- Raffaele Attilio Amedeo Schipa, aliás Tito Schipa: Cantor lírico
italiano - «…Tinha legiões de fãs, embora à primeira vista não
possuísse as características geralmente associadas aos tenores de
ópera.» (Great Opera Singers
- Edmund St. Austell).
28DEZ1888-1931
- Friedrich-Wilhelm
Murnau, aliás F.W.
Murnau: Realizador alemão, com carreira em Hollywood - «De todas as
grandes figuras do cinema germânico, Murnau foi a mais alemã. Era
um homem da Vestefália, de aspecto tímido, severo consigo mesmo,
grave com os demais e exigente com o seu trabalho. Áspero por fora,
mas infantil e bondoso no seu íntimo» (Emil Jannings).
IMAG.147-208-527
1865-28DEZ1918
- Olavo Brás Martins dos Guimarães Bilac, aliás Olavo Bilac: Poeta
brasileiro - «Versos e amores sufoquei calando, / Sem os gozar numa
explosão sincera… / Ah! Mais cem vidas! com que ardor quisera
/Mais viver, mais penar e amar cantando!» (Remorso
- excerto). IMAG.543
31DEZ1928-2012
- António Pardal Monteiro: Arquitecto português, pioneiro do
modernismo, responsável pela concretização final do projecto da
Biblioteca Nacional - «Ele foi uma presença sempre importante no
ateliê, para dar conselhos e orientações» (João Pardal
Monteiro). IMAG.435-503-634
1933-31DEZ2008
– Donald Edwin Westlake, aliás Donald Westlake: Escritor
norte-americano, sob nome próprio e vários pseudónimos - «Sempre
que as coisas parecem fáceis, é porque não lemos todas as
instruções com a necessária atenção». IMAG.231-426
COMENTÁRiO
Tomás
Pereira - Xu Risheng
A
obra de Tomás Pereira / Xu Risheng tem um carácter paradoxal. No
seu tempo ficou manuscrita em português e latim tendo, por isso, uma
circulação restrita e limitada. Em língua chinesa, no entanto,
surge impressa logo nos inícios do Século XVIII.
Luís
Filipe Barreto
BREVIÁRiO
Relógio
D’Agua edita O Egipto de
Eça de Queiroz (1845-1900); prefácio de Maria Filomena Mónica.
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Universal
edita em CD, sob chancela Decca, Wolfgang Amadeus Mozart
[1756-1791]: Piano Concertos
Nºs. 17 & 25 por Mitsuko
Uchida, que também dirige The Cleveland Orchestra.
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Companhia
das Letras edita Orfeu da
Conceição de Vinicius de
Moraes (1913-1980).
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Elsinore
edita A Guerra Não Tem Rosto
de Mulher de Svetlana
Alexievich/Aleksievitch; tradução de Galina Mitrakhovicc.
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