José
de Matos-Cruz | 16 Dezembro 2018 | Edição Kafre | Ano XV – Semanal
– Fundado em 2004
PRONTUÁRiO
ACELERAS
Percorrem
as estradas com um frémito de emoções, na vertigem da velocidade
ou em rasgos acrobáticos, e… por vezes, sobressaltando os
automobilistas mais parcimoniosos. Diferentes, excêntricos,
cumplicia-os o culto, aproximam-nos os rituais. Entre o homem e a
máquina, gera-se o fenómeno dos motards
- que se manifesta em múltiplas áreas de afirmação, expressão,
reivindicação e recriação. Entre estas, a banda desenhada tem uma
relevância internacional - mesmo por cá, como Luís Pinto-Coelho
revelou com As Odisseias de Um
Motard (1992). Lá fora, é
um clássico Joe Bar Team
- iniciado em 1975, sendo autor Bar2, no Moto
Journal francês, sobre as
proezas e desventuras de vários aceleras.
Em álbum desde 1990, eis os quatro parceiros originais, pela versão
portuguesa: João Manias numa Norton 850 Commando, Eduardo Bielas
numa Honda CB 750, João Enrola-o-Cabo numa Kawasaki 750 H2 e Guido
Brasletti numa Ducati 900 SS. Entretanto, Bar2 - aliás, Christian
Debarre, um fanático do Gaston
Lagaffe por André Franquin -
arrumou as duas rodas, e só voltou de passagem, cedendo as manettes
a Fane/Stéphane Deteindre &
Pierre-Yves Fournier, nesta sátira a todo o gás… IMAG.54-137
PARLATÓRiO
A
partir de certa altura, comecei a acreditar em telepatia,
espiritualismo, necromancia, leitura de mentes e todo o tipo de arte
oculta.
Giacomo
Puccini
Um
escritor deve acreditar que o que está a fazer é o mais importante
do mundo. E tem de apegar-se a essa ilusão, mesmo sabendo que não é
verdade.
John
Steinbeck
CALENDÁRiO
23JUN-16SET2017
- Em Lisboa, Galeria 3 + 1 expõe Tudo
o Que É Profundo Ama a Máscara de
Rita Ferreira e António Neves Nobre, sendo curadora Ana Cristina
Cachola.
1926-20AGO2017
- Joseph Levitch, aliás Jerry Lewis: Artista americano, cineasta e
produtor, argumentista, actor e cantor - «Quando realizo um filme,
faço de pai; quando escrevo, faço de homem; quando represento, faço
de idiota». IMAG.28-610
1943-26AGO2017
- William Tobe Hooper, aliás Tobe Hooper: Cineasta americano,
produtor, argumentista e realizador de Massacre
No Texas / The Texas Chainsaw Massacre
(1974) - «Reflectindo o mal-estar de um tempo em que os efeitos
dramáticos da guerra do Vietname eram transversais na sociedade
americana, […] criou um verdadeiro conto assombrado sobre a
decomposição dos valores tradicionais» (João Lopes). IMAG.64
15MAI1938-28AGO2017
- Mireille Aigroz, aliás Mireille Darc: Actriz francesa, intérprete
de Fim de Semana / Week End
(1967 - Jean-Luc Godard) - «Fui feliz, no cinema… mas não cresci»
(2015). IMAG.498
31AGO2017
- Big Picture estreia Índice
Médio de Felicidade (2017)
de Joaquim Leitão; com Marco d’Almeida e Ana Maria Contente.
IMAG.122-269-453-490-506
01-30SET2017
- Em Lisboa, Largo Café Estúdio apresenta Amor
Em Mito - exposição de
pintura de Daan Van Velsen (Holanda) e de poesia de Solange Pacífico.
08SET-03DEZ2017
- Em Lisboa, Torreão Nascente da Cordoaria Nacional expõe, no
âmbito da Capital Ibero-Americana de Cultura, Turbulências
- obras artísticas da Colecção la Caixa, com «uma visão da
criação contemporânea como forma de pensamento sobre a sociedade»
(Nimfa Bisbe Molin).
17SET2017
- Durante o Festival Internacional de Cultura de Cascais, a actriz
britânica Vanessa Redgrave é homenageada pela Fundação D. Luís
I, e distinguida como primeiro Membro Honorário estrangeiro da
Academia Portuguesa de Cinema. IMAG.66-243-418
MEMÓRiA
16DEZ1928-1982
- Philip Kindred Dick, aliás Philip K. Dick: Escritor americano de
ficção científica - «A realidade é algo que, mesmo quando nós
deixamos de nela acreditar, continua a existir e não desaparece».
IMAG.136-186-207-358-361-490-682
1902-20DEZ1968
- John Ernst Steinbeck Jr, aliás John Steinbeck: Escritor americano,
distinguido com o Prémio Nobel da Literatura (1962) - «Pela
espessura da camada de pó que cobre a lombada dos livros de uma
biblioteca pública, será possível avaliar-se a cultura de um
povo». IMAG.35-360-635-656-679
30JUL1818-19DEZ1848
- Emily Jane Brontë, aliás Emily Brontë: Escritora britânica,
autora de O Monte dos
Vendavais (1847) - «Não sei
como exprimi-lo, mas todos temos a sensação de que existe, ou
deveria existir, algo de nós para além do que somos».
IMAG.30-189-298
22DEZ1858-1924
- Giacomo Antonio Domenico Michele Secondo Maria Puccini, aliás
Giacomo Puccini: «Massenet concebeu a Manon como um francês, com
minuetos e pó de arroz. Eu vou tratá-la como um italiano, com
paixão desesperada… Por que não duas óperas? Uma mulher como
Manon pode ter mais de um amante».
IMAG.147-188-207-226-227-440-457-464-473-492-670
1922-23DEZ1998
- Jorge Ricardo da Conceição Vieira, aliás Jorge Vieira: Artista
plástico português, escultor, desenhador e professor - «Tanto
aquelas peças que estão presas às duas dimensões como as que,
quase todas, ganham valor escultórico, incluindo aquelas que há
muito vemos nas ruas, preenchem o nosso quotidiano e já pertencem às
imagens-memória de todos» (Francisco Silva Dias). IMAG.623
BREVIÁRiO
Tinta
da China edita Obra Completa
de Ricardo Reis de Fernando
Pessoa (1888-1935); organização de Jerónimo Pizarro e Jorge Uribe.
IMAG.
26-28-64-82-130-131-157-182-187-196-207-211-236-264-323-326-330-333-343-347-376-382-384-385-395-399-403-404-417-426-433-450-460-467-491-507-509-524-540-551-556-561-576-593-596-604-605-612-613-617-622-632-638-640-645-662-663
E-Primatur
edita Avelina - Criada Para
Todo o Çerviço de José
Vilhena (1927-2015). IMAG.
19-149-587-617
Dom
Quixote edita Tonio Kröger de
Thomas Mann (1875-1955); tradução de Cláudia Gonçalves.
IMAG.173-233-261-517-528-559-593-605
VISTORiA
[Heathcliff:]
E eu rezo uma oração – hei-de repeti-la, até que a minha língua
se entorpeça… Catarina Earnshaw, possas tu não encontrar sossego,
enquanto eu tiver vida! Dizes que te matei, persegue-me então! A
vítima persegue os seus matadores, creio eu. Sei que fantasmas têm
vagueado pela terra. Fica sempre comigo – encarna-te em qualquer
forma… Torna-me louco! Só não quero que me deixes neste abismo,
onde não te posso encontrar! Oh, Deus!, é inexprimível! Não posso
viver sem a minha vida! Não posso viver sem a minha alma!
Emily
Brontë
-
O Monte dos Vendavais
(excerto)
Um
lance sobre o futuro… Tal acontece, sempre que, sobre ele,
estendemos o nosso olhar. Então, ele modifica-se, apenas porque nós
o observamos. E, assim, todo o resto também se altera.
Philip
K. Dick
-
O Vidente (excerto)
Ele
tinha dito: «Eu sou um homem», e isso queria dizer certas coisas,
para Juana. Queria dizer que ele era meio louco e meio Deus. Queria
dizer que Kino seria capaz de exercer a sua força contra uma
montanha e de mergulhar a sua força contra o mar. Juana, na sua alma
de mulher, sabia que a montanha continuaria de pé, enquanto o homem
ficaria desfeito; que o mar continuaria a erguer-se tempestuoso,
enquanto o homem se afogaria nele. Todavia, era isso que fazia dele
um homem, meio louco e meio Deus, e Juana necessitava de um homem,
não podia viver sem um homem. Embora a desorientassem estas
diferenças entre homem e mulher, conhecia-as e aceitava-as e
precisava delas. Evidentemente, ela segui-lo-ia, isso não estava em
causa. Por vezes, as suas características de mulher, a razão, a
cautela, o instinto de conservação, conseguiam penetrar na
virilidade de Kino e salvá-los a todos.
John
Steinbeck
-
A Pérola
(excerto)
INVENTÁRiO
O
FENÓMENO
Um
aglomerado residencial da periferia, algures nos Estados Unidos. Uma
região verdejante, rodeada de montanhas. Zona modelo de vivendas. Os
miúdos distraem-se com perversas tropelias electrónicas. Os adultos
entretêm-se com o programa desportivo na televisão… É desse
mesmo aparelho, ainda aberto apesar do fecho da emissão, que se
desprenderá a sedução do sobrenatural - já não como um bafo
fétido ou um som paralisante, segundo as crenças ancestrais e as
narrativas populares, mas através duma luz intensa e perturbadora,
que salta do pequeno ecrã. Eis Poltergeist
- O Fenómeno (1982) - com
argumento e produção de Steven Spielberg, e dirigido por Tobe
Hooper.
O
Fenómeno funciona como uma
alegoria sobre os malefícios da televisão, e não é impunemente
que alguns actores principais (logo o protagonista, Craig T. Nelson)
são figuras conhecidas em séries e programas dessa avassaladora
janela do mundo.
Porém, mais que um alerta, Poltergeist
insinua uma iniciação - a que as crianças são, afinal, mais
propícias. E uma delas não resiste ao apelo dos fantasmas
cintilantes - tal como nós somos atraídos pelo sortilégio das
luzes e das trevas, que consagra a volúvel substância do cinema.
Aliás, tal Fenómeno
pressupõe, em si, um inquietante dilema: se a alma dos filmes, o seu
elã, é aparentemente imortal - salvaguardada a fragilidade do
suporte físico, e assegurado o exorcismo mágico da projecção -
como se explica, então, que cada acção representada em termos
dramáticos, no espectáculo, pressuponha a inevitabilidade de um
epílogo?
Sem comentários:
Enviar um comentário