quinta-feira, novembro 02, 2017

IMAGINÁRiO #687

 José de Matos-Cruz | 16 Dezembro 2018 | Edição Kafre | Ano XV – Semanal – Fundado em 2004
 
PRONTUÁRiO

ACELERAS
Percorrem as estradas com um frémito de emoções, na vertigem da velocidade ou em rasgos acrobáticos, e… por vezes, sobressaltando os automobilistas mais parcimoniosos. Diferentes, excêntricos, cumplicia-os o culto, aproximam-nos os rituais. Entre o homem e a máquina, gera-se o fenómeno dos motards - que se manifesta em múltiplas áreas de afirmação, expressão, reivindicação e recriação. Entre estas, a banda desenhada tem uma relevância internacional - mesmo por cá, como Luís Pinto-Coelho revelou com As Odisseias de Um Motard (1992). Lá fora, é um clássico Joe Bar Team - iniciado em 1975, sendo autor Bar2, no Moto Journal francês, sobre as proezas e desventuras de vários aceleras. Em álbum desde 1990, eis os quatro parceiros originais, pela versão portuguesa: João Manias numa Norton 850 Commando, Eduardo Bielas numa Honda CB 750, João Enrola-o-Cabo numa Kawasaki 750 H2 e Guido Brasletti numa Ducati 900 SS. Entretanto, Bar2 - aliás, Christian Debarre, um fanático do Gaston Lagaffe por André Franquin - arrumou as duas rodas, e só voltou de passagem, cedendo as manettes a Fane/Stéphane Deteindre & Pierre-Yves Fournier, nesta sátira a todo o gás… IMAG.54-137

PARLATÓRiO

A partir de certa altura, comecei a acreditar em telepatia, espiritualismo, necromancia, leitura de mentes e todo o tipo de arte oculta.
Giacomo Puccini

Um escritor deve acreditar que o que está a fazer é o mais importante do mundo. E tem de apegar-se a essa ilusão, mesmo sabendo que não é verdade.
John Steinbeck

CALENDÁRiO

23JUN-16SET2017 - Em Lisboa, Galeria 3 + 1 expõe Tudo o Que É Profundo Ama a Máscara de Rita Ferreira e António Neves Nobre, sendo curadora Ana Cristina Cachola.


1926-20AGO2017 - Joseph Levitch, aliás Jerry Lewis: Artista americano, cineasta e produtor, argumentista, actor e cantor - «Quando realizo um filme, faço de pai; quando escrevo, faço de homem; quando represento, faço de idiota». IMAG.28-610

1943-26AGO2017 - William Tobe Hooper, aliás Tobe Hooper: Cineasta americano, produtor, argumentista e realizador de Massacre No Texas / The Texas Chainsaw Massacre (1974) - «Reflectindo o mal-estar de um tempo em que os efeitos dramáticos da guerra do Vietname eram transversais na sociedade americana, […] criou um verdadeiro conto assombrado sobre a decomposição dos valores tradicionais» (João Lopes). IMAG.64

15MAI1938-28AGO2017 - Mireille Aigroz, aliás Mireille Darc: Actriz francesa, intérprete de Fim de Semana / Week End (1967 - Jean-Luc Godard) - «Fui feliz, no cinema… mas não cresci» (2015). IMAG.498

31AGO2017 - Big Picture estreia Índice Médio de Felicidade (2017) de Joaquim Leitão; com Marco d’Almeida e Ana Maria Contente. IMAG.122-269-453-490-506

01-30SET2017 - Em Lisboa, Largo Café Estúdio apresenta Amor Em Mito - exposição de pintura de Daan Van Velsen (Holanda) e de poesia de Solange Pacífico.

08SET-03DEZ2017 - Em Lisboa, Torreão Nascente da Cordoaria Nacional expõe, no âmbito da Capital Ibero-Americana de Cultura, Turbulências - obras artísticas da Colecção la Caixa, com «uma visão da criação contemporânea como forma de pensamento sobre a sociedade» (Nimfa Bisbe Molin).

17SET2017 - Durante o Festival Internacional de Cultura de Cascais, a actriz britânica Vanessa Redgrave é homenageada pela Fundação D. Luís I, e distinguida como primeiro Membro Honorário estrangeiro da Academia Portuguesa de Cinema. IMAG.66-243-418

MEMÓRiA

16DEZ1928-1982 - Philip Kindred Dick, aliás Philip K. Dick: Escritor americano de ficção científica - «A realidade é algo que, mesmo quando nós deixamos de nela acreditar, continua a existir e não desaparece». IMAG.136-186-207-358-361-490-682

1902-20DEZ1968 - John Ernst Steinbeck Jr, aliás John Steinbeck: Escritor americano, distinguido com o Prémio Nobel da Literatura (1962) - «Pela espessura da camada de pó que cobre a lombada dos livros de uma biblioteca pública, será possível avaliar-se a cultura de um povo». IMAG.35-360-635-656-679

30JUL1818-19DEZ1848 - Emily Jane Brontë, aliás Emily Brontë: Escritora britânica, autora de O Monte dos Vendavais (1847) - «Não sei como exprimi-lo, mas todos temos a sensação de que existe, ou deveria existir, algo de nós para além do que somos». IMAG.30-189-298

22DEZ1858-1924 - Giacomo Antonio Domenico Michele Secondo Maria Puccini, aliás Giacomo Puccini: «Massenet concebeu a Manon como um francês, com minuetos e pó de arroz. Eu vou tratá-la como um italiano, com paixão desesperada… Por que não duas óperas? Uma mulher como Manon pode ter mais de um amante». IMAG.147-188-207-226-227-440-457-464-473-492-670

1922-23DEZ1998 - Jorge Ricardo da Conceição Vieira, aliás Jorge Vieira: Artista plástico português, escultor, desenhador e professor - «Tanto aquelas peças que estão presas às duas dimensões como as que, quase todas, ganham valor escultórico, incluindo aquelas que há muito vemos nas ruas, preenchem o nosso quotidiano e já pertencem às imagens-memória de todos» (Francisco Silva Dias). IMAG.623

BREVIÁRiO

Tinta da China edita Obra Completa de Ricardo Reis de Fernando Pessoa (1888-1935); organização de Jerónimo Pizarro e Jorge Uribe. IMAG. 26-28-64-82-130-131-157-182-187-196-207-211-236-264-323-326-330-333-343-347-376-382-384-385-395-399-403-404-417-426-433-450-460-467-491-507-509-524-540-551-556-561-576-593-596-604-605-612-613-617-622-632-638-640-645-662-663

E-Primatur edita Avelina - Criada Para Todo o Çerviço de José Vilhena (1927-2015). IMAG. 19-149-587-617

Dom Quixote edita Tonio Kröger de Thomas Mann (1875-1955); tradução de Cláudia Gonçalves. IMAG.173-233-261-517-528-559-593-605

VISTORiA

[Heathcliff:] E eu rezo uma oração – hei-de repeti-la, até que a minha língua se entorpeça… Catarina Earnshaw, possas tu não encontrar sossego, enquanto eu tiver vida! Dizes que te matei, persegue-me então! A vítima persegue os seus matadores, creio eu. Sei que fantasmas têm vagueado pela terra. Fica sempre comigo – encarna-te em qualquer forma… Torna-me louco! Só não quero que me deixes neste abismo, onde não te posso encontrar! Oh, Deus!, é inexprimível! Não posso viver sem a minha vida! Não posso viver sem a minha alma!
Emily Brontë
- O Monte dos Vendavais (excerto)

Um lance sobre o futuro… Tal acontece, sempre que, sobre ele, estendemos o nosso olhar. Então, ele modifica-se, apenas porque nós o observamos. E, assim, todo o resto também se altera.
Philip K. Dick
- O Vidente (excerto)

Ele tinha dito: «Eu sou um homem», e isso queria dizer certas coisas, para Juana. Queria dizer que ele era meio louco e meio Deus. Queria dizer que Kino seria capaz de exercer a sua força contra uma montanha e de mergulhar a sua força contra o mar. Juana, na sua alma de mulher, sabia que a montanha continuaria de pé, enquanto o homem ficaria desfeito; que o mar continuaria a erguer-se tempestuoso, enquanto o homem se afogaria nele. Todavia, era isso que fazia dele um homem, meio louco e meio Deus, e Juana necessitava de um homem, não podia viver sem um homem. Embora a desorientassem estas diferenças entre homem e mulher, conhecia-as e aceitava-as e precisava delas. Evidentemente, ela segui-lo-ia, isso não estava em causa. Por vezes, as suas características de mulher, a razão, a cautela, o instinto de conservação, conseguiam penetrar na virilidade de Kino e salvá-los a todos.
John Steinbeck
- A Pérola (excerto)
INVENTÁRiO

O FENÓMENO

Um aglomerado residencial da periferia, algures nos Estados Unidos. Uma região verdejante, rodeada de montanhas. Zona modelo de vivendas. Os miúdos distraem-se com perversas tropelias electrónicas. Os adultos entretêm-se com o programa desportivo na televisão… É desse mesmo aparelho, ainda aberto apesar do fecho da emissão, que se desprenderá a sedução do sobrenatural - já não como um bafo fétido ou um som paralisante, segundo as crenças ancestrais e as narrativas populares, mas através duma luz intensa e perturbadora, que salta do pequeno ecrã. Eis Poltergeist - O Fenómeno (1982) - com argumento e produção de Steven Spielberg, e dirigido por Tobe Hooper.
O Fenómeno funciona como uma alegoria sobre os malefícios da televisão, e não é impunemente que alguns actores principais (logo o protagonista, Craig T. Nelson) são figuras conhecidas em séries e programas dessa avassaladora janela do mundo. Porém, mais que um alerta, Poltergeist insinua uma iniciação - a que as crianças são, afinal, mais propícias. E uma delas não resiste ao apelo dos fantasmas cintilantes - tal como nós somos atraídos pelo sortilégio das luzes e das trevas, que consagra a volúvel substância do cinema. Aliás, tal Fenómeno pressupõe, em si, um inquietante dilema: se a alma dos filmes, o seu elã, é aparentemente imortal - salvaguardada a fragilidade do suporte físico, e assegurado o exorcismo mágico da projecção - como se explica, então, que cada acção representada em termos dramáticos, no espectáculo, pressuponha a inevitabilidade de um epílogo? 
 

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