José
de Matos-Cruz | 16 Outubro 2017 | Edição Kafre | Ano XIV –
Semanal – Fundado em 2004
PRONTUÁRiO
INTERVENÇÃO
A
via
documental, com uma ampla e significativa expressão no cinema
português, adquiriu primordial alcance e predomínio pela Revolução
de Abril, com reflexos até finais dos anos ’70 do Século XX.
Razões específicas motivaram tal fenómeno: o fim da censura criou
forte apetência para a abordagem de temas e assuntos até então
interditos; gerou-se um enorme interesse em registar e difundir uma
realidade social, política e económica sob profundas
transformações. Pela visão testemunhatória, em detrimento da
leitura alegórica, o cinema sobressaiu como veículo privilegiado
para reportar o respectivo contexto e análise dialéctica - um
importante mecanismo para influenciar os centros de decisão, ou
alterar mentalidades através de uma informação popular.
Reflectia-se, assim, uma opção radical: acções de rua,
manifestações urbanas, reivindicações sindicais, sessões de
esclarecimento, crises laborais em fábricas, greves e comícios
partidários, a reforma agrária, uma denúncia de obscurantismo
religioso, emancipação feminina, marginalidade juvenil, libertação
sexual - eis os temas preponderantes em filmes e séries sobre o
Portugal de Abril.
Paralelamente às obras de montagem, com materiais
de arquivo - projectando uma reflexão sobre o regime deposto e os
seus problemas fulcrais (Estado Novo - guerra colonial, emigração)
ou as principais ocorrências durante a Revolução dos Cravos. Eis o
que ficou conhecido por cinema
de intervenção,
com uma tónica militante ou de consciencialização.
CALENDÁRiO
04JUL-31DEZ2016
- Em Chaves, inaugura o Museu de Arte Contemporânea Nadir Afonso,
com a exposição Nadir
Afonso
[1920-2013]
- Chaves Para Uma Obra,
sendo curador Bernardo Pinto de Almeida. IMAG.165-323-393-494-604
15JUL-31JUL2016
- Em Lisboa, Espaço Chiado 8 - Arte Contemporânea apresenta
Anatomia
e Boxe -
exposição de fotografia de Jorge Molder, pertencente à Colecção
António Cachola, sendo curador Delfim Sardo.
IMAG.165-237-252-475-491-505-570-612
1934-19JUL2016
- Garry Kent Marsciarelli, aliás Garry Marshall: Cineasta americano,
actor, produtor e argumentista, realizador de Pretty
Woman / Um Sonho de Mulher
(1990) - «Para aqueles que não têm acesso a um filme ou a uma peça
teatral, creio que a televisão continua a ser o único meio de
entretenimento e eficaz enriquecimento social».
21JUL-23OUT2016
- Em Gaia, Arrábida Shopping apresenta Retratos
do Cinema Português - Membros da Academia Portuguesa de Cinema
- exposição de fotografia de José Pinto Ribeiro.
21JUL-31DEZ2016
- Em Óbidos, Museu Municipal apresenta Dom
Quixote
- exposição de gravura, serigrafia e desenho de Júlio Pomar,
assinalando os quatrocentos anos da morte de Miguel de Cervantes
(1547-1616),
e sendo curador Alexandre Pomar.
IMAG.19-312-449-495-505-534-552-553-562-582-596-604-610-620
22JUL-15OUT
- Em Matosinhos, Galeria Municipal apresenta No
Fio da Respiração
- exposição de pintura, escultura e desenho (1966-2011) de Julião
Sarmento, sendo comissário Miguel von Hafe Pérez.
IMAG.33-341-427-437-524-554-625
23JUL-30SET2016
- Em Évora, Biblioteca Pública apresenta Os
Testamentos de Orfeu -
exposição de «obras (pinturas, cartazes, esculturinhas) onde
abundam textos dos seus membros, colagens e abusos sobre eles, ou
pequenos ensaios» de Pedro Proença. IMAG.393-561-591
27JUL-11SET2016
- Em Évora, Galeria da Casa de Burgos apresenta (a)Riscar
o Património: Exposição de Desenhos
- iniciativa da Direção-Geral do Património Cultural/DGPC, com
apoio dos Urban Sketchers Portugal. IMAG.544
28JUL-18SET2016
- Em Cascais, Casa das Histórias Paula Rego apresenta 1ª
Edição | Prémio Paula Rego -
exposição de Estudantes da Faculdade de Belas-Artes da Universidade
de Lisboa.
30JUL-11SET2016
- Em Faro, Museu Municipal expõe Esconjurações
Na Colecção Millennium BCP e Noutras Obras de José de Guimarães,
sendo curador Nuno Faria.
IMAG.393-603
MEMÓRiA
16OUT1927-2015
- Günter Wilhelm Grass, aliás Günter Grass: Escritor e artista
plástico alemão, distinguido com o Prémio Nobel da Literatura
(1999) - «Quando o Diabo não está para aí virado, a virtude
triunfa. Mas, não terá o Diabo, de vez em quando, o direito de não
estar para aí virado?» (O
Tambor
- 1959). IMAG.212-553-564
1905-17OUT1967
- José Galhardo: Escritor teatral, letrista para teatro e cinema,
sócio fundador da Sociedade de Escritores e Compositores Teatrais
Portugueses, advogado, especialista em Direito de Autor, filho de
Luís Galhardo e primo de Vasco Santana - «Um dos autores maiores do
panorama do espectáculo em Portugal no século XX» (Jorge Leitão
Ramos - Dicionário
do Cinema Português 1895-1961).
IMAG.95-145-307-518
21OUT1917-1993
- John Birks Gillespie, aliás Dizzy Gillespie: Trompetista
norte-americano de bebop
e
jazz
moderno
- «Na minha vida, tive duas grandes revelações: a primeira, na
música, foi o bebop;
a segunda, na medicina, a descoberta da homeopatia». IMAG.401-436
22OUT1887-1920
- John Silas Reed, aliás John Reed: Escritor e activista americano,
autor de Dez
Dias Que Abalaram o Mundo
(1919) - «Eu soube, então, e não foi pelos livros, como os
trabalhadores produzem toda a riqueza do mundo, e que esta vai para
aqueles que nada fazem para merecê-la. Vi as batalhas bem de perto,
vi os meus companheiros serem derrotados e mortos, corri pelo deserto
para salvar a minha vida».
22OUT1917-2013
- Joan de Beauvoir de Havilland, aliás Joan Fontaine: Actriz
americana, distinguida com o Oscar por Suspeita
/ Suspicion (1941),
irmã de Olívia de Havilland - «Eu
adoro e respeito a minha irmã, mas não procuramos a companhia uma
da outra. Somos completamente diferentes». IMAG.351-495
23OUT1817-1875
- Pierre Athanase Larousse: Filólogo, enciclopedista, pedagogo e
editor francês - concebeu «um livro (em) que fosse possível
encontrar, por ordem alfabética, todo o conhecimento que actualmente
enriquece o espírito humano», concretizado no Grande
Dicionário Universal (1863).
IMAG.112-497
23OUT1917-2011
- Júlio Martins Resende da Silva Dias, aliás Júlio Resende:
Artista plástico português, distinguido com o Prémio
AICA/Associação Internacional de Críticos de Arte - «Às vezes,
pergunto-me: tu achas que valeu a pena? Essas dúvidas também doem
muito. Não sei se valeu a pena. O futuro o dirá, talvez».
IMAG.132-168-376-393-548-553-604
1905-23OUT1957
- Christian Dior: Estilista
francês, vestiu as actrizes Brigitte Bardot e Marlene Dietrich, a
cantora Edith Piaf ou a princesa Grace do Mónaco. IMAG.26-499
TRAJECTÓRiA
Júlio
Resende
Júlio Resende diplomou-se em Pintura, em 1945, pela Escola Superior de
Belas-Artes do Porto, onde foi discípulo de Dórdio Gomes. Fez a sua
primeira aparição pública em 1944, na I Exposição dos
Independentes. Em 1948, partiu para Paris, recebendo formação de
Duco de la Haix e de Otto Friez. O trabalho produzido em terras
gaulesas é exposto em Portugal, em 1949, e as propostas actualizadas
que Resende demonstra têm reflexo nos artistas portugueses,
definindo a sua vocação de expressionista. Assimilou algum cubismo,
que vai construir na sua fase alentejana, e mais tarde, no Porto,
desenvolveu uma pintura caracterizada pela plasticidade e pela
dinâmica, de malhas triangulares ou quadrangulares, aproximando-se
de forma progressiva da não-figuração. Do geometrismo ao
não-figurativismo, do gestualismo ao neofigurativo, a sua arte
desenvolveu-se numa encruzilhada de pesquisas, cuja dominante será
sempre expressionista e lírica. Pintor de transição entre o
figurativo e o abstracto, distingue-se também como professor,
trazendo à Escola do Porto um novo espírito, aos alunos que a
frequentaram na década de 1960. A obra pictórica de Júlio Resende
revela como percebeu a pintura europeia, pois a observou,
experimentou e soube transmitir aos pintores e aos alunos que formou
na Escola Superior de Belas-Artes do Porto. Uma das suas obras mais
conhecidas é Ribeira
Negra,
no Porto.
BREVIÁRiO
Dom
Quixote edita Porquê
Ler os Clássicos? de
Italo Calvino (1923-1985);
tradução de José Colaço Barreiros.
IMAG.51-439-482-531
Sémele
edita em CD, sob chancela Pan, Elisabeth
Jacquet de la Guerre
[1665-1729]:
Chamber Music
por Musica Fiorita, sob a direcção de Daniela Dolci.
Livros
do Brasil edita A
Aldeia de
William Faulkner (1897-1972);
tradução de Jorge Sampaio.
IMAG.86-153-231-232-305-340-356-377-438-578-628
Devir
edita A Liga dos
Cavalheiros Extraordinários: Século de
Alan Moore & Kevin O’Neill; tradução de Ana Raquel Santos e
Paulo Salgado Moreira. IMAG.35
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