quarta-feira, outubro 12, 2016

IMAGINÁRiO #631

José de Matos-Cruz | 16 Outubro 2017 | Edição Kafre | Ano XIV – Semanal – Fundado em 2004

PRONTUÁRiO

INTERVENÇÃO
A via documental, com uma ampla e significativa expressão no cinema português, adquiriu primordial alcance e predomínio pela Revolução de Abril, com reflexos até finais dos anos ’70 do Século XX. Razões específicas motivaram tal fenómeno: o fim da censura criou forte apetência para a abordagem de temas e assuntos até então interditos; gerou-se um enorme interesse em registar e difundir uma realidade social, política e económica sob profundas transformações. Pela visão testemunhatória, em detrimento da leitura alegórica, o cinema sobressaiu como veículo privilegiado para reportar o respectivo contexto e análise dialéctica - um importante mecanismo para influenciar os centros de decisão, ou alterar mentalidades através de uma informação popular. Reflectia-se, assim, uma opção radical: acções de rua, manifestações urbanas, reivindicações sindicais, sessões de esclarecimento, crises laborais em fábricas, greves e comícios partidários, a reforma agrária, uma denúncia de obscurantismo religioso, emancipação feminina, marginalidade juvenil, libertação sexual - eis os temas preponderantes em filmes e séries sobre o Portugal de Abril.
Paralelamente às obras de montagem, com materiais de arquivo - projectando uma reflexão sobre o regime deposto e os seus problemas fulcrais (Estado Novo - guerra colonial, emigração) ou as principais ocorrências durante a Revolução dos Cravos. Eis o que ficou conhecido por cinema de intervenção, com uma tónica militante ou de consciencialização.

CALENDÁRiO

04JUL-31DEZ2016 - Em Chaves, inaugura o Museu de Arte Contemporânea Nadir Afonso, com a exposição Nadir Afonso [1920-2013] - Chaves Para Uma Obra, sendo curador Bernardo Pinto de Almeida. IMAG.165-323-393-494-604

15JUL-31JUL2016 - Em Lisboa, Espaço Chiado 8 - Arte Contemporânea apresenta Anatomia e Boxe - exposição de fotografia de Jorge Molder, pertencente à Colecção António Cachola, sendo curador Delfim Sardo. IMAG.165-237-252-475-491-505-570-612

1934-19JUL2016 - Garry Kent Marsciarelli, aliás Garry Marshall: Cineasta americano, actor, produtor e argumentista, realizador de Pretty Woman / Um Sonho de Mulher (1990) - «Para aqueles que não têm acesso a um filme ou a uma peça teatral, creio que a televisão continua a ser o único meio de entretenimento e eficaz enriquecimento social».

21JUL-23OUT2016 - Em Gaia, Arrábida Shopping apresenta Retratos do Cinema Português - Membros da Academia Portuguesa de Cinema - exposição de fotografia de José Pinto Ribeiro.

21JUL-31DEZ2016 - Em Óbidos, Museu Municipal apresenta Dom Quixote - exposição de gravura, serigrafia e desenho de Júlio Pomar, assinalando os quatrocentos anos da morte de Miguel de Cervantes (1547-1616), e sendo curador Alexandre Pomar. IMAG.19-312-449-495-505-534-552-553-562-582-596-604-610-620

22JUL-15OUT - Em Matosinhos, Galeria Municipal apresenta No Fio da Respiração - exposição de pintura, escultura e desenho (1966-2011) de Julião Sarmento, sendo comissário Miguel von Hafe Pérez. IMAG.33-341-427-437-524-554-625

23JUL-30SET2016 - Em Évora, Biblioteca Pública apresenta Os Testamentos de Orfeu - exposição de «obras (pinturas, cartazes, esculturinhas) onde abundam textos dos seus membros, colagens e abusos sobre eles, ou pequenos ensaios» de Pedro Proença. IMAG.393-561-591

27JUL-11SET2016 - Em Évora, Galeria da Casa de Burgos apresenta (a)Riscar o Património: Exposição de Desenhos - iniciativa da Direção-Geral do Património Cultural/DGPC, com apoio dos Urban Sketchers Portugal. IMAG.544

28JUL-18SET2016 - Em Cascais, Casa das Histórias Paula Rego apresenta 1ª Edição | Prémio Paula Rego - exposição de Estudantes da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa.

30JUL-11SET2016 - Em Faro, Museu Municipal expõe Esconjurações Na Colecção Millennium BCP e Noutras Obras de José de Guimarães, sendo curador Nuno Faria. IMAG.393-603

MEMÓRiA

16OUT1927-2015 - Günter Wilhelm Grass, aliás Günter Grass: Escritor e artista plástico alemão, distinguido com o Prémio Nobel da Literatura (1999) - «Quando o Diabo não está para aí virado, a virtude triunfa. Mas, não terá o Diabo, de vez em quando, o direito de não estar para aí virado?» (O Tambor - 1959). IMAG.212-553-564

1905-17OUT1967 - José Galhardo: Escritor teatral, letrista para teatro e cinema, sócio fundador da Sociedade de Escritores e Compositores Teatrais Portugueses, advogado, especialista em Direito de Autor, filho de Luís Galhardo e primo de Vasco Santana - «Um dos autores maiores do panorama do espectáculo em Portugal no século XX» (Jorge Leitão Ramos - Dicionário do Cinema Português 1895-1961). IMAG.95-145-307-518

21OUT1917-1993 - John Birks Gillespie, aliás Dizzy Gillespie: Trompetista norte-americano de bebop e jazz moderno - «Na minha vida, tive duas grandes revelações: a primeira, na música, foi o bebop; a segunda, na medicina, a descoberta da homeopatia». IMAG.401-436

22OUT1887-1920 - John Silas Reed, aliás John Reed: Escritor e activista americano, autor de Dez Dias Que Abalaram o Mundo (1919) - «Eu soube, então, e não foi pelos livros, como os trabalhadores produzem toda a riqueza do mundo, e que esta vai para aqueles que nada fazem para merecê-la. Vi as batalhas bem de perto, vi os meus companheiros serem derrotados e mortos, corri pelo deserto para salvar a minha vida».

22OUT1917-2013 - Joan de Beauvoir de Havilland, aliás Joan Fontaine: Actriz americana, distinguida com o Oscar por Suspeita / Suspicion (1941), irmã de Olívia de Havilland - «Eu adoro e respeito a minha irmã, mas não procuramos a companhia uma da outra. Somos completamente diferentes». IMAG.351-495

23OUT1817-1875 - Pierre Athanase Larousse: Filólogo, enciclopedista, pedagogo e editor francês - concebeu «um livro (em) que fosse possível encontrar, por ordem alfabética, todo o conhecimento que actualmente enriquece o espírito humano», concretizado no Grande Dicionário Universal (1863). IMAG.112-497

23OUT1917-2011 - Júlio Martins Resende da Silva Dias, aliás Júlio Resende: Artista plástico português, distinguido com o Prémio AICA/Associação Internacional de Críticos de Arte - «Às vezes, pergunto-me: tu achas que valeu a pena? Essas dúvidas também doem muito. Não sei se valeu a pena. O futuro o dirá, talvez». IMAG.132-168-376-393-548-553-604

1905-23OUT1957 - Christian Dior: Estilista francês, vestiu as actrizes Brigitte Bardot e Marlene Dietrich, a cantora Edith Piaf ou a princesa Grace do Mónaco. IMAG.26-499

TRAJECTÓRiA

Júlio Resende
Júlio Resende diplomou-se em Pintura, em 1945, pela Escola Superior de Belas-Artes do Porto, onde foi discípulo de Dórdio Gomes. Fez a sua primeira aparição pública em 1944, na I Exposição dos Independentes. Em 1948, partiu para Paris, recebendo formação de Duco de la Haix e de Otto Friez. O trabalho produzido em terras gaulesas é exposto em Portugal, em 1949, e as propostas actualizadas que Resende demonstra têm reflexo nos artistas portugueses, definindo a sua vocação de expressionista. Assimilou algum cubismo, que vai construir na sua fase alentejana, e mais tarde, no Porto, desenvolveu uma pintura caracterizada pela plasticidade e pela dinâmica, de malhas triangulares ou quadrangulares, aproximando-se de forma progressiva da não-figuração. Do geometrismo ao não-figurativismo, do gestualismo ao neofigurativo, a sua arte desenvolveu-se numa encruzilhada de pesquisas, cuja dominante será sempre expressionista e lírica. Pintor de transição entre o figurativo e o abstracto, distingue-se também como professor, trazendo à Escola do Porto um novo espírito, aos alunos que a frequentaram na década de 1960. A obra pictórica de Júlio Resende revela como percebeu a pintura europeia, pois a observou, experimentou e soube transmitir aos pintores e aos alunos que formou na Escola Superior de Belas-Artes do Porto. Uma das suas obras mais conhecidas é Ribeira Negra, no Porto.

BREVIÁRiO

Dom Quixote edita Porquê Ler os Clássicos? de Italo Calvino (1923-1985); tradução de José Colaço Barreiros. IMAG.51-439-482-531

Sémele edita em CD, sob chancela Pan, Elisabeth Jacquet de la Guerre [1665-1729]: Chamber Music por Musica Fiorita, sob a direcção de Daniela Dolci.

Livros do Brasil edita A Aldeia de William Faulkner (1897-1972); tradução de Jorge Sampaio. IMAG.86-153-231-232-305-340-356-377-438-578-628

Devir edita A Liga dos Cavalheiros Extraordinários: Século de Alan Moore & Kevin O’Neill; tradução de Ana Raquel Santos e Paulo Salgado Moreira. IMAG.35

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