José
de Matos-Cruz | 01 Junho 2017 | Edição Kafre | Ano XIV – Semanal
– Fundado em 2004
PRONTUÁRiO
SOBRESSALTOS
Prestigiado nos anais de Hollywood como o realizador que mais contribuiu para a revelação de Bucha & Estica (aliás, Stan Laurel e Oliver Hardy), Leo McCarey (1898-1969) dirigiu ainda, a partir de meados dos anos ’20, uma série de populares comédias a cargo das principais companhias - da MGM à Paramount, da Fox à United Artists, da Columbia à RKO. Para esta, a primeira produção foi Lua Sem Mel (1942) - sendo ainda argumentista com Sheridan Gibney, e a qual assinalou o lançamento, nos EUA, do actor Walter Slezak. Tendo incidência através da Europa, acção romântica e estilizado humor forjam uma obra tipificada como propaganda anti-nazi, que estreou antes da entrada da América na II Guerra Mundial. Significativamente, só apareceu em Portugal em 1945, e em França quatro anos depois.
Com uma nomeação da Academia ao Oscar do Melhor Som (Stephen Dunn), Lua Sem Mel teve como protagonistas Cary Grant e Ginger Rogers, que voltariam a encontrar-se em A Culpa Foi do Macaco (1952 - Howard Hawks). A rodagem principiou em 25 de Abril de 1942, tendo Grant (aliás, Archibald Alexander Leach) conseguido um atraso quanto ao seu alistamento, que ele pretendia nos Army Air Corps; a 26 de Junho, e mantendo embora um emblemático vínculo pró-britânico, tornou-se cidadão ianque, adoptando legalmente o nome artístico. IMAG.197-233-377
CALENDÁRiO
23MAR-30ABR2016
- Em Lisboa, Galeria Múrias | Centeno expõe Current Upcoming
Past de Florian Meisenberg.
30MAR-29MAI2016 - Em Lisboa, Centro Cultural de Belém/CCB expõe, na Garagem Sul, Arquitectura Em Concurso: Percurso Crítico Pela Modernidade Portuguesa, sendo curador Luís Santiago Baptista.
1929-31MAR2016
- Imre Kertész: Escritor húngaro, sobrevivente do Holocausto,
distinguido com o Prémio Nobel da Literatura em 2002 (por praticar
«uma tradição filosófica em que a vida e o espírito humano são
inimigos, deixando os seus leitores na fronteira com as emoções
compulsivas que inspiram uma liberdade de expressão muito
particular»).
1950-31MAR2016
- Zaha Mohammad Hadid, aliás Zaha Hadid: Arquitecta inglesa de
origem iraquiana, distinguida com o prémio Pritzker em 2004 -
«Explorou criativa e intensamente a sua concepção espacial para o
mundo contemporâneo, um espaço de tensões, energias e movimentos
que responde à dinâmica da vida contemporânea» (Luís Santiago
Baptista).
31MAR2016
- O Som e a Fúria produziu, e estreia John From (2015) de
João Nicolau; com Júlia Palha e Filipe Vargas.
IMAG.48-115-297-353-488
1932-02ABR2016
- Leandro José Barbieri, aliás Gato Barbieri: Saxofonista
argentino, distinguido com o Grammy Latino à Carreira em 2015 (pelo
seu estilo musical «rebelde mas, ao mesmo tempo, bastante acessível,
combinando o jazz contemporâneo com os géneros
latino-americanos, e incorporando elementos da pop
instrumental»).
05ABR-30SET2016
- Em Lisboa, Espaço Novo Banco Arte apresenta Linhas de Diálogo
- exposição de fotografia das Colecções da Fundación Coca-Cola
(Espanha) e de Fotografia Contemporânea do Novo Banco, por 50
artistas portugueses e espanhóis, sendo curadora Lorena Martínez de
Corral.
09ABR-14MAI2016
- Em Lisboa, Galeria Monumental apresenta O Barqueiro Com a
Palavra Debaixo da Língua - exposição de pintura de Maria João
Worm. IMAG.289-301-325-359-386-409-416-430-444-451-553-591-594
INVENTÁRiO
PAIXÃO
E GUERRA
Conhecido
pela sua ganância (consta que chegou a cobrar por cada
autógrafo), Cary Grant - que não estava vinculado a qualquer
estúdio - logrou da RKO um salário semanal de 6.250 dólares, mais
dois por cento das receitas de exploração de Lua Sem Mel
(1942) de Leo McCarey - isto, numa altura em que as taxas do fisco
atingiam os 93 por cento dos rendimentos, nos Estados Unidos. Ginger
Rogers, que o considerava «um dandy irresistível»,
consagrara-se pelos musicais com Fred Astaire na década de
’30, assumindo - agora - uma ex-bailarina de cabaré em Nova
Iorque, Katie, que por 1938, em Viena, se faz passar por membro da
melhor sociedade de Filadélfia, estando prestes a casar com o Barão
austríaco Von Luber. Numa trama cosmopolita, de aparências e
disfarces, a jovem fascinada por jóias é, então, assediada por Pat
- suposto costureiro francês e, na realidade, um compatriota,
repórter radiofónico que pretende extrair-lhe informações sobre o
noivo, sem que ela o saiba um influente colaborador de Adolf Hitler.
De facto, e celebrado o matrimónio na Checoslováquia, uma agitada
viagem de núpcias continua pela Polónia, Holanda, Bélgica - sempre
com Pat a segui-los, cada vez mais seduzido - países que irão
caindo sob o domínio do III Reich. Até França ameaçada e,
finalmente em Paris sob ocupação, uma Katie já incrédula, e
aliada Pat, dedicar-se-á à espionagem conjugal…
Aventura
insinuante sob o signo histriónico - e com implicações que Alfred
Hitchcock evocaria em Difamação (1946), reincidindo Grant ao
lado de Ingrid Bergman - Lua Sem Mel patenteia a expressiva
dinâmica de McCarey, em que um enleio fantasista entre personagens
se recorta na efusão de alusões e subentendidos, em suas máscaras
ou equívocos, ou pela ironia contrastada dos diálogos. Em momento
tão crítico para a História do Século XX, Lua Sem Mel
constitui, também, uma curiosa alegoria da representação pelo Novo
Mundo sobre o Velho Continente, a cargo de um californiano de origem
irlandesa. As contingências próprias da época fazem denotar uma
rodagem rápida e ligeira, privilegiando a ênfase do burlesco e a
eficácia das vedetas, sobre a estrutura narrativa ou o quilate
técnico. Tal risco virtual entre artifício e consistência - que
McCarey sempre joga, como trunfos criativos - remeteria para uma
alusão de Com a Verdade Me Enganas (1937 - McCarey), donde o
talento de Grant se exubera, cúmplice e cativo. Bastaria apreciar,
nesta Lua Sem Mel, a sequência da partida de cartas no barco,
por excelência visual, detalhada, com todos os requintes de uma
conjugação sobre o cinema mudo. Algo que, aliás, se
prefigura na recorrência mordaz entre Rogers e Grant - quando, logo
no início, ele lhe tira as medidas… servindo-se de uma fita
métrica em metal!
02JUN1857-1934 - Edward William Elgar, aliás Edward Elgar: Compositor inglês - «Há música no ar». IMAG.524
GALERiA
Linhas de Diálogo
A
exposição Linhas de Diálogo junta duas colecções. A da
Fundación Coca-Cola (Espanha), na qual há todo o tipo de técnicas
e expressões da arte actual, mas onde a fotografia tem uma grande
relevância, com uma das mais importantes colecções de fotografia
contemporânea do mundo, a Colecção do Novo Banco. O resultado é
uma visão sobre duas colecções que exploram a fotografia espanhola
e portuguesa num mesmo período temporal, oferecendo uma pluralidade
de olhares que convidam a reflectir sobre o mundo, através de
imagens que tanto remetem para as marcas do passado como para
aspectos diversos do quotidiano e da actualidade.
Nas
palavras da curadora, Lorena Martínez de Corral, «a fotografia foi
primeiro um meio visual de massas, e é a chave de toda a produção
técnica de imagens». Por isso, conclui: «Mais do que qualquer
outro meio visual, a fotografia moldou a memória do nosso tempo,
tanto a colectiva como a individual».
-
Maria João Worm
Registo
de uma passagem que atravessa o tempo da insónia usando as palavras
como reflexão e passatempo.
Nesse
silêncio, com o corpo deitado, aparentemente quieto, aparecem
imagens que procuram o seu significado.
E
se as palavras forem desenhos inscritos dentro das formas que
designam?
BREVIÁRiO
Quetzal
edita Pó, Cinza e Recordações de J. Rentes de Carvalho.
Sony
edita em CD, Romance(s) de
Aldina Duarte.
Esfera
dos Livros edita O Dia-a-Dia Em Portugal Na Idade Média de
Ana Rodrigues Oliveira.
Clube
do Autor edita Mulheres Portuguesas de Irene Flunser Pimentel
e Helena Pereira de Melo. IMAG.185-269-519
Guerra
& Paz edita Fernando Pessoa [1888-1935] - Minha Mulher, A
Solidão; organização de Manuel S. Fonseca.
IMAG.26-28-64-82-130-131-157-182-187-196-207-211-236-264-323-326-330-333-343-347-376-382-384-385-395-399-403-404-417-426-433-450-460-467-491-507-509-524-540-551-556-561-576-593-596-604-605-612
Deutesche
Grammophon edita em CD, Maria João
Pires - Complete Concerto Recordings On Deutesche
Grammophon.IMAG.106-411-449-463-495--507
EXTRAORDINÁRiO
OS
ALTERNATIVOS – Folhetim Aperiódico
QUANDO
ME ENTERNEÇO EM VÃO, DESAPAREÇO – 7
O
certo é que a Chiba não voltou a pôr-lhe o travo, ou a tragar o
Petisco. Logo, Benigna da Purificação cortou-se à sorte, fez
contas aos tostões e tornou-se vendedeira com banca certa na Praça
da Figueira.
– Continua
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