sábado, fevereiro 06, 2016

IMAGINÁRiO #595

José de Matos-Cruz | 16 Janeiro 2017 | Edição Kafre | Ano XIV – Semanal – Fundado em 2004 

PRONTUÁRiO
 
HUMORES
É conhecida a fábula sobre um congresso de humoristas, em que o britânico apenas reagiu trinta minutos depois de um latino ter contado uma anedota. Não tanto por ser lento em detectar a graça, justificou-se, mas porque nessa retenção do riso é que residia a sua própria piada… O cineasta Terry Jones evocou-a em 1983, embaraçado pelos jornalistas de Hollywood, onde fora tratar da co-produção O Sentido da Vida / The Meaning of Life, com os Monty Python. O problema era: cada país tem específicos alvos e modelos de humor; no inglês, há um refinado cinismo, que pode tornar-se cáustico e violento. Pairava, pois, a questão de saber como iria Terry Jones - realizador (e co-argumentista) com Terry Gilliam - conciliar essa sofisticação britânica, com a espontaneidade dos ianques. Tendo recordado o tal congresso, Terry Jones concluía: «Depois de ver uns quantos filmes americanos, estou certo de que os farei soltar umas gargalhadas!». IMAG.62-419-431-504



CALENDÁRiO
 
µ16OUT-13DEZ2015 - Em Lisboa, Fundação EDP apresenta, no Museu da Electricidade, One’s Own Arena - exposição de fotografia de José Pedro Cortes, sendo comissário Nuno Crespo. IMAG.297-516

23OUT2015-22JAN2016 - Em Lisboa, Museu Nacional de História Natural e da Ciência apresenta O Palácio da Memória - exposição de João Ó, sobre a Era dos Descobrimentos; produção de Impromptu Projects com Galeria Zé dos Bois, sendo curador Natxo Checa.

¢13NOV2015-10ABR2016 - Em Castelo Branco, Centro de Cultura Contemporânea expõe Pintura Modernista Na Colecção Millennium BCP, sendo curadora Raquel Henriques da Silva.

¸19NOV2015 - Midas Filmes estreia Montanha de João Salaviza; com David Mourato e Maria João Pinho. IMAG.269-409


20NOV2015 - Na Biblioteca de S. Domingos de Rana, Câmara Municipal de Cascais inaugura a Bedeteca José de Matos-Cruz.

¢21NOV2015-03ABR2016 - Em Lisboa, Museu Nacional de Arte Antiga/MNAA expõe Colección Masaveu - Grandes Mestres da Pintura Espanhola.

O23NOV-19DEZ2015 - Em Lisboa, Palácio da Independência expõe Resistência e Liberdade - Independências Na Arte das Lusofonias; organização da Casa da Liberdade - Mário Cesariny com o Colectivo Multimédia Perve, a convite da Sociedade Histórica da Independência de Portugal.

¸26NOV2015 - NOS Audiovisuais estreia O Leão da Estrela de Leonel Vieira; com Miguel Guilherme e Dânia Neto. IMAG.19-30-168-180-223-579

¢27NOV2015-28FEV2016 - No Centro Cultural de Cascais, Fundação Luís I apresenta Fragmentos - exposição de pintura e desenho de Raúl Perez.
               
PARLATÓRiO

¨ Os americanos são um povo tolerante… Conseguem aceitar que alguém seja alcoólatra, drogado, espancador de mulheres, e até mesmo jornalista… Mas, se um homem for incapaz de mandar, então, é porque há algo de errado com ele.
Art Buchwald
(1968)




VISTORiA

Lisboa sob névoa

¨Na névoa, a cidade, ébria
oscila, tomba.
Informes, as casas
perdem o lugar e o dia.
Cravadas no nada,
as paredes são menires,
pedras antigas vagas
sem princípio, sem fim.
Fiama Hasse Pais Brandão

COMENTÁRiO
 
Raymond Roussel Grito ou Canto?
¨Com Raymond Roussel, um primeiro paradoxo poderia ser formulado: Como explicar que um escritor, no avesso do que se chamaria de um bom escritor, tenha sua obra reconhecida como primordial, nessa entrada do século XX francês, e seja capaz de exercer tamanho fascínio sobre gerações inteiras de escritores e artistas? De Marcel Duchamp (que assistira à adaptação teatral de Impressions d'Afrique, recebendo ali uma parte do impulso para o seu Grande Vidro), ao Oulipo (com suas oficinas de escrita sob restrição), passando por grandes autores cuja obra foi marcada por ele, como Michel Leiris, Georges Perec e Leonardo Sciascia, a leitura e a vida de Roussel impressionam. Sem ele, talvez não se pudessem ler tão bem Proust, Joyce ou Mallarmé com suas «subdivisões prismáticas da ideia», nem compreender o vazio que a literatura instala na linguagem. Roussel tem, no entanto, uma prosa que passa da monotonia mais descritiva e monocórdica para engenhosos emaranhados narrativos, tudo detalhadamente servido em uma cacofonia no limite do legível. De uma frase inicial, decomposta em expressões homófonas, é que nascem os enredos. A armadura da obra é seu ponto de partida, a trama é construída mecanicamente, escolhe-se ao acaso: um calembur, um acalanto, um verso de Victor Hugo…
Ana Maria Amorim de Alencar
             
MEMÓRiA


¸ 17JAN1867-1939 - Karl Lämmle, aliás Carl Laemmle, aliás Carl Lemmle: Produtor do cinema americano, nascido na Alemanha, fundador dos estúdios Universal (The Universal Film Manufacturing Company - 1912). IMAG.23

¨ 1925-17JAN2007 - Arthur Buchwald, aliás Art Buchwald: Colunista e humorista americano - «Sendo a pessoa que sou, quero que se lembrem de mim pelo humor, pelo facto de os ter feito rir. Também quero que me recordem como um sujeito simpático - faz parte da fantasia». IMAG.129-535

¨ 1938-19JAN2007 - Fiama Hasse Pais Brandão: Escritora portuguesa, poetisa e ficcionista, dramaturga, ensaísta e tradutora - «A pedra crê: esta / criança é de pedra. / Não crê que veio do ventre / e que um cordão de sangue / a liga à Natureza.». IMAG.72-98-131-191-254-361

¨ 20JAN1877-1933 - Raymond Roussel: Escritor francês, precursor do surrealismo, autor de Impressões da África (1910) e Locus Solus (1914) - «Influenciou uma plêiade de artistas ao longo de um século» (João Fernandes). IMAG.426
       
GALERi

One’s Own Arena
µJosé Pedro Cortes usa a fotografia para mostrar o lado quotidiano da vida, o casual, o banal. Interessa-lhe o estudo do corpo anónimo, tanto da mulher como do homem, que retrata nesta série pela primeira vez, e os limites e a tensão da relação masculino / feminino. Aprofundou também o estudo dos espaços interiores onde insere os modelos, os objectos e os seus materiais.  
José Pedro Cortes regressou este ano à cidade de Toyama no Japão. Anteriormente, em 2012, tinha sido convidado a passar seis semanas a fotografar nesta cidade, no âmbito do projecto European Eyes on Japan.
Entre abril e maio deste ano, decidiu voltar e procurar o mesmo tipo de cenários e personagens: homens e mulheres vulgares, sem nenhuma história particular ou marca social que os distinguisse de todos os outros que encontrava na rua.
O resultado é uma seleção de 39 fotografias que retratam de forma intensa personagens anónimas, ruas, objectos que surgem do olhar contemporâneo do artista.
«São umas ruas, seis ou sete pessoas, um restaurante, o mesmo quarto de hotel e pouco mais. Tudo isto num país muito diferente, com dificuldade de comunicação. Mas é a rotina de voltar às pessoas e aos sítios e a forma frágil e intensa com que as imagens foram feitas que me faz pensar em Toyama como um território» (José Pedro Cortes).
           
BREVIÁRiO
 
Pato Lógico edita Eu Quero a Minha Cabeça! de António Jorge Gonçalves. IMAG.19-169-183-195-227-252-292-296-310-342-356-430-433-498-521-551
 

¯Distrijazz edita em CD, sob chancela ECM, Serguei Prokofiev [1891-1953]: Visions Fugitives, [Nikolai] Medtner [1880-1951]: Fairy Tale in F Minor, [Frédéric] Chopin [1810-1849]: Sonata N.º 3 pela pianista Anna Gourari. IMAG.92-117-191-203-247-265-284-298-319-325-375-380-389-409-412-446-462-517-533-549-572
           
EXTRAORDINÁRiO

OS ALTERNATIVOS – Folhetim Aperiódico

QUANDO ME ENTERNEÇO EM VÃO, DESAPAREÇO – 1

8 de Maio de 1923
- Tu já pensaste, ó Petisco, que, se nós os dois quisermos, a gente poderia entender-se?! - questionou-o Benigna da Purificação, num assomo de extraordinária ternura.
– Continua  

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