José
de Matos-Cruz | 01 Novembro 2015 | Edição Kafre | Ano XII – Semanal – Fundado
em 2004
PRONTUÁRiO
LABAREDAS
Em França, pelos finais do
Século XIII, o Conde de Marbourg, Conrad Reinhardt Marcus é acusado de traição
à Santa Madre Igreja, por submeter a sua alma aos caprichos do demónio. Aproveitando-se
do cargo de inquisidor, e dos poderes excepcionais que recebeu de Sua
Santidade, o Papa Gregório IX, o nobre réu teria massacrado dezenas de
inocentes - homens, mulheres e crianças - dissimulando para tal, com artes
sacrílegas, a submissão a Satanás… Assim principia O Terceiro Testamento / Le
Troisième Testament (1997) - uma saga apócrifa, em quatro partes, entre
a história e a lenda, escrevendo o papel das trevas pelo fogo do sangue - sob
concepção de Alex Alice & Xavier Dorison. Tudo principia com Marcos
ou o Despertar do Leão, em mais um ciclo inexorável entre o bem e o mal, a
verdade e a mentira, a traição e o horror, o sacrilégio e a maldição,
repercutindo-se vinte anos depois, a 29 de Dezembro de 1306, no convento de
Veynes. Assim, e após uma primeira geração de notáveis artistas pioneiros, a
banda desenhada de expressão franco-belga explora distintos horizontes e
protagonistas, visando a perspectiva clássica de um mais amplo público de
adolescentes e adultos.
CALENDÁRiO
¢25SET-31DEZ2014
- Em Lisboa, Galeria São Roque Too apresenta Um Príncipe Fora do Tempo; exposição retrospectiva do artista
plástico José Escada (1934-1980). IMAG.392-486
µ1936-23OUT2014
- David Redfern: Fotógrafo inglês - «Numa altura em que a maioria dos fotógrafos
usava o preto e branco para captar os ambientes dos clubes de jazz, com
bastante fumo e pouca iluminação, [ele] começou a usar a cor» (Diário de
Notícias).
¸23OUT2014
- NOS Audiovisuais estreia Fado Camané
de Bruno de Almeida; com Camané e José Mário Branco. IMAG.189-245-291-436
¸30OUT2014
- David & Golias produziu, e estreia O
Grande Kilapy de Zézé Gamboa; com Hermila Guedes e
João
Lagarto.
¸30OUT2014
- NOS Audiovisuais estreia Mau Mau Maria
de José Alberto Pinheiro; com Ana Varela e Diana Chaves.
¢31OUT-20DEZ2014
- Em Lisboa, Casa da Liberdade - Mário Cesariny expõe Teixeira de Pascoaes [1877-1952] - Obra Plástica, Documentos Inéditos e
Afinidades Contemporâneas, sendo curador Carlos Cabral Nunes. IMAG.153-398-453
31OUT2014-FEV2015 - No
Porto, Museu de Arte Contemporânea de Serralves expõe O Processo SAAL: Arquitectura e Participação 1974-1976, sendo
curador Delfim Sardo e consultor científico José António Bandeirinha;
organização associada ao Canadian Center for Architecture (Montreal). IMAG.249
MEMÓRiA
ü01NOV1645-1708
- Tomás Pereira, aliás Xu Risheng: Missionário jesuíta português, diplomata e
inventor, matemático e músico, engenheiro e arquitecto, geógrafo e astrónomo,
estudioso do budismo Chen e da língua chinesa, mandarim e professor de música
ocidental do imperador Kangxi - Os seus escritos «permitem avançar no estudo
científico e na divulgação desta figura nuclear nas relações luso-chinesas dos
finais do século XVII e inícios do século XVIII» (Luís Filipe Barreto). IMAG.421
¸1922-02NOV1975
- Pier Paolo Pasolini: Escritor e cineasta italiano - «Os bens supérfluos
tornam a vida supérflua… Pecar, não é praticar o mal. O verdadeiro pecado é não
fazer o bem… O melhor da vida é o passado, o presente e o futuro». IMAG.57-89-135-147-228-314-361-427
¨18JAN1925-04NOV1995
- Gilles Deleuze: Filósofo e ensaísta francês - «A lógica de um pensamento é o
conjunto das crises que ele atravessa, assemelha-se mais a uma cadeia vulcânica
do que a um sistema tranquilo e próximo do equilíbrio» (Conversações). IMAG.23-368-499
VISTORiA
® Brisida: Barqueiro
mano,
meus olhos,
prancha a Brisida Vaz.
Anjo: Eu não sei quem te cá traz...
Brisida: Peço-vo-lo de giolhos!
Cuidais que trago piolhos,
anjo de Deos, minha rosa?
Eu sô aquela preciosa
que dava as moças a molhos,
a que criava as meninas
pera os cónegos da Sé...
Passai-me, por vossa fé,
meu amor, minhas boninas,
olho de perlinhas finas!
E eu som apostolada,
angelada e martelada,
e fiz cousas mui divinas.
prancha a Brisida Vaz.
Anjo: Eu não sei quem te cá traz...
Brisida: Peço-vo-lo de giolhos!
Cuidais que trago piolhos,
anjo de Deos, minha rosa?
Eu sô aquela preciosa
que dava as moças a molhos,
a que criava as meninas
pera os cónegos da Sé...
Passai-me, por vossa fé,
meu amor, minhas boninas,
olho de perlinhas finas!
E eu som apostolada,
angelada e martelada,
e fiz cousas mui divinas.
Gil Vicente
- Auto da Barca do Inferno
(1517 - excerto)
¨ [...]
Trata-se da constituição de modos de existência, ou da invenção de
possibilidades de vida que também dizem respeito à morte, as nossas relações
com a morte: não a existência como sujeito, mas como obra de arte. Trata-se de
inventar modos de existência, segundo regras facultativas, capazes de resistir
ao poder bem como furtar-se ao saber, mesmo se o saber tenta penetrá-los e o
poder tenta apropriar-se deles. Mas os modos de existência ou possibilidades de
vida não cessam de se recriar, e novos surgem.
Gilles Deleuze
- Conversações
(excerto)
ANUÁRiO
®1465-1536
- Gil Vicente: Dramaturgo, poeta e ficcionista português - «E com a memória da
cruz / fiz-lhe dizer üa missa, / e prometi-vos em camisa / a Santa Maria da
Luz. / E logo à quinta-feira / fui ao Spírito Santo / com outra missa também. /
Chorei tanto que ninguém / nunca cuidou ver tal pranto.» (Ama - Auto da Índia - 1509, excerto). IMAG.29-63-457
¯1605-1681
- Padre Bento Pereira: Membro da Companhia de Jesus, escritor e humanista,
autor de Ars Gramaticae Pro Lingua
Lusitana (1672) - «Acredito pois que é igualmente difícil dar normas
verdadeiras de falar a alguma nação, e é fácil convencer de falsidades aquelas
que se afastam da verdade. É que se os habilíssimos também podem errar, depois
de muito trabalho, nas regras dadas; os ignorantes, pelo contrário, e as
crianças com sete anos de idade podem reconhecer os erros da língua materna, e
rir-se». IMAG.327
1864-1865
- Neste ano económico, a Alfândega Grande de Lisboa rendeu 202:297$828 réis; a
Alfândega do Porto rendeu 179:332$019 réis.
ANTIQUÁRiO
NOV1865
- Neste mês, o gás consumido no concelho de Lisboa, com a iluminação pública,
importou em 5:657$050 réis.
NOV1865
- Neste mês, em Lisboa, foram levantadas da rua 3.397 carroças de lama; e 3.769
carroças de lixo foram removidas para o vazadouro.
PARLATÓRiO
¸Eu
sei o nome dos responsáveis. Eu conheço todos os nomes, e todos os factos dos
quais são culpados. Eu sei. Mas não tenho as provas. Não tenho, mesmo,
quaisquer indícios…
Pier
Paolo Pasolini
14NOV1974 - Corriere della Sera
BREVÁRiO
¯CNM
edita em CD, sob chancela SDG, Johann
Sebastian Bach [1685-1750]: Oster - Oratorium: Actus Tragicus por Hannah
Morrison e Meg Bragle, com The Monteverdi Choir e The English Baroque Soloists,
sob a direcção de John Eliot Gardiner. IMAG.32-58-163-198-203-212-216-220-240-248-267-268-269-277-280-284-305-308-332-334-340-363-375-384-389-392-423-432-458-462-507-510-527-534
¨Presença
edita O Oceano No Fim do Caminho de
Neil Gaiman; tradução de Rita Graña. IMAG.17-21-25-26-34-49-59-86-117-188-203-240-243
¯Universal edita em CD, sob chancela
Mercury, Goodbye Yellow Brick Road - 40th
Anniversary Edition de Elton John.
¨INCM/Imprensa
Nacional - Casa da Moeda edita O
Essencial Sobre Albert Camus (1913-1960) de António Mega Ferreira. IMAG.258-441-508
GALERiA
TEIXEIRA DE PASCOAES
¢A
exposição Teixeira de Pascoaes - Obra
Plástica, Documentos Inéditos e Afinidades Contemporâneas apresenta
cinquenta obras inéditas de Teixeira de
Pascoaes, evocando-se a ligação entre o autor e Mário Cesariny - frequentador assíduo da Casa de Pascoaes, em
Amarante, um solar que se tornou local de peregrinação de muitos intelectuais e
artistas portugueses e internacionais.
Estão igualmente patentes
obras de autores contemporâneos, realizadas especificamente para esta
iniciativa com o intuito de homenagear o gesto plástico de Teixeira de
Pascoaes. Destacam-se Alfredo Luz, Carlos “Zingaro”, Eurico Gonçalves,
Fernando Grade, João Garcia Miguel, João Ribeiro, Jorge Pé-Curto, Manuel João
Vieira, entre outros.
A exposição revela também
obras de Cruzeiro Seixas e Mário Cesariny, onde é clara a referenciação da
poética e do imaginário de Pascoaes, e traz ainda à luz alguns documentos
inéditos do espólio da Casa da Liberdade, integrando cartas dirigidas a
Cesariny pelas diferentes gerações que habitaram a Casa de Pascoaes, e evocando
a profícua ligação entre os dois poetas, que marcaria profundamente o
desenvolvimento posterior do surrealismo em Portugal.
Sem comentários:
Enviar um comentário